Como acabar com formigas nas plantas do jardim: métodos caseiros e mais

Como acabar com formigas nas plantas do jardim: métodos caseiros e mais

Você tem problemas com formigas em seu jardim? Saiba tudo sobre como evitar que as formigas ataquem suas plantas de uma forma natural e prática.


Saiba como acabar com formigas nas plantas do jardim

Formiga andando em uma planta

Um dos lugares preferidos das formigas é o jardim de sua casa. Por muitas vezes elas se tornam uma dor de cabeça, destruindo as plantas e tornando o jardim feito e cheio de folhas picadas espalhadas pelo chão. Caso isso aconteça em seu jardim, saiba que existem muitos métodos para afugentar essas pequeninas e você pode conferir todas elas aqui.

Muitos dos processos para afugentar e até eliminar as formigas usam de materiais simples que você tem em casa. Muitas vezes um pouco de casca de fruta ou até mesmo café pode resolver o seu problema.

Descubra quais são os processos e quais os elementos que podem ser usados no combate às formigas durante a leitura desse artigo. Saiba mais detalhes sobre o combate e muitas outras informações sobre esse assunto. Boa leitura!

Como acabar com formigas nas plantas de forma natural

Formigas e outras pragas em uma planta

Quer acabar com formigas nas suas plantas de forma simples? Então descubra a seguir maneiras práticas e naturais de evitar que as formigas se tornem uma dor de cabeça para você. Esteja preparado para proteger as plantas do seu jardim e vasos ou qualquer lugar que elas possam invadir.

Mantenha o ambiente das plantas limpo

Um ambiente limpo é a melhor forma de evitar insetos indesejados. Lixo, retos de comida espalhados no jardim e qualquer outro atrativo para as formigas devem ser evitados. Dificilmente você verá uma formiga sozinha, portanto, qualquer resto esquecido por aí pode causar uma infestação desses bichinhos.

Faça a limpeza do quintal, vasos e canteiros regularmente. Deixe o lixo sempre tampado e com o saco plástico no interior, para facilitar o descarte do lixo quando for necessário.

Faça o replantio

Pode ser que o que esteja atraindo as formigas para os vasos seja o melado adocicado deixado por outros insetos, que moram na terra dos vasos, como cochonilhas e pulgões.

Nesse caso, retire a planta do vaso e plante em outro. Ou, se não quiser trocar o vaso, troque pelo menos a terra. Assim você terá um vaso com planta novinho em folha e sem formigas.

Elimine outras pragas que atraem formigas

Não é só nos vasos que as cochonilhas e os pulgões são um problema. A ocorrência dessas e outras pragas, pode ocorrer também no seu jardim. Nesse caso, não há necessidade de acabar com as formigas, basta combater as pragas que atraem elas.

Portanto, antes de ir atrás das formigas, certifique-se primeiro que está atraindo elas. Se não resolver isso, elas sempre retornarão.

Use barreiras físicas nas plantas

Em muitos casos as formigas atacam lugares onde você não pode usar inseticidas. Uma solução é cavar um buraco ao redor da árvore ou planta e colocar um obstáculo circular cheio de água, para impedir que as formigas cheguem ao tronco. Em vasos, é comum a utilização de um prato com água na base.

Como acabar com formigas nas plantas com soluções caseiras

Formiga em uma folha

Aprenda algumas receitas caseiras práticas e de custo baixo para acabar com a infestação de formigas. Você vai descobrir que sua casa possui muitos dos ingredientes necessário para preparar um bom repelente de formigas. E, se você não tiver em casa, você encontrará fácil em qualquer mercadinho. Descubra a seguir.

Crie uma solução com sabão

Dissolva bem 1 ½ colher de chá de sabão de coco em 1 litro de água e borrife nas folhas das plantas afetadas. Outra opção é misturar 10 g de sabão de coco ralado, 5 cm de fumo de corda e 1 litro de água. Essa solução deve descansar por um dia, depois recolha o resto do fumo e borrife a solução nas plantas.

Uma terceira receita à base de sabão é misturar 5 litros de água, 2 litros de óleo mineral e 3 quilos de sabão de coco picado. Leve essa mistura ao fogo até dissolver o sabão. Quando a solução esfriar borrife nas folhas das plantas.

Use hortelã e pimenta nas plantas

As formigas odeiam o cheiro de hortelã e pimenta. Sendo assim, você pode comprar óleo à base desses produtos e espalhar gotas pelos canteiros, vasos e outros lugares invadidos pelas formigas.

Lembre-se de aplicar novamente o óleo após alguns dias, ou se chover. Pois o cheiro vai se perdendo, e com isso o efeito também acaba.

Acabe com formigas nas plantas com café

Esse é um processo muito simples. Basta pegar a borra de café seca e espalhar no caminho onde as formigas estão passando ou em volta das plantas.

A borra de café é ideal para colocar nos canteiros e, caso não queira colocá-la diretamente na terra, use um prato. O cheiro forte do café espantará as formigas rapidamente.

Use casca de frutas cítricas nas plantas

A casca da laranja possui uma substancia natural chamada (D-limoneno) que é usada na produção de inseticidas orgânicos. O odor forte dessas cascas fará com que as formigas se mantenham longe do local.

Casca de limão, ou de qualquer outro fruto cítrico, também é eficaz no processo de afugentar formigas. Basta espalhar pedaços da casca da fruta entre as plantas para evitar que as formigas as ataquem.

Use essas cascas em todos os lugares onde as formigas atacam ou em qualquer lugar por onde elas costumam passar. Lembre-se de colocar cascas novas após algum tempo, para que continuem fazendo efeito.

Misture vinagre e detergente

Outra mistura eficaz no combate à infestação de formigas é vinagre e água dissolvidos em partes iguais. Coloque a mistura em um borrifador e aplique no seu jardim e em todos os lugares onde tiver formiga.

Caso não queira usar vinagre, o detergente pode ser a solução. Faça a mesma mistura indicada acima substituindo o vinagre pelo detergente e borrife em frestas, fendas, rachadura e em todo lugar onde houver formigas.

Faça a aplicação dia sim, dia não. Pode ter certeza que o cheiro dessas misturas manterá as formigas bem longe das suas plantas.

Use suco de limão nas plantas

O suco de limão é uma substância que repele formigas. Não é necessário misturar com água, basta usá-lo em sua forma natural. Espalhe o suco de limão nos canteiros e vasos do seu jardim e deixe secar naturalmente.

O odor forte e a acidez do suco vão afugentar as formigas. Portanto, aplique o suco de limão em todos os lugares onde houver formigas e não economize na quantidade.

Como acabar com formigas com armadilha nas plantas

Três formigas em uma planta molhada

As formigas são insetos muito pequenos, mas mesmo assim é possível fazer algumas armadilhas para elas. A seguir, descubra como fazer armadilhas para pegar as formigas antes que ataquem suas plantas!

Use iscas venenosas para formigas

No mercado ou lojas especializadas, você poderá encontrar iscas venenosas para formigas. Essas iscas geralmente são fabricadas à base de polpa de laranja desidratada e óleo de soja, onde é dissolvido o inseticida.

Essas iscas costumam ter um cheiro atraente para as formigas e devem ser posicionadas próximas à planta invadida pelos insetos. Podem ser encontradas em grãos, que serão carregados pelas formigas, ou então em forma líquida. Nesse caso, deve ser aplicado nos buracos onde as formigas ficam.

É um método muito usado devido à facilidade e eficiência. É bom ter cuidado quando for usá-lo, pois é prático de usar, mas pode ser tóxico. Leia o rótulo do produto que comprar e utilize proteção nas mãos e rostos ao aplicar. Além disso, se possuir algum animal de estimação, tenha certeza de que ele não tem acesso ao veneno.

Use terra de diatomáceas

Terra de diatomácea é um pó mineral usado para ajudar no combate a pragas, como baratas, formigas, pulgões e ácaros. Sua aplicação pode ser feita na forma seca ou úmida, sendo que a aplicação úmida é recomendada apenas para áreas mais arejadas. Isso porque, em área com muito vento, a substância úmida adere melhor ao solo.

Como é um produto tóxico, evite a inalação e tome muito cuidado ao aplicá-lo, use apenas em lugares que realmente precisam ser protegidos.

Instale armadilhas adesivas

Em recipientes como vasos de plantas, lixeiras e até mesmo próximo às plantas que você quer proteger, aplique um pouco de vaselina ou graxa para apanhar as indesejadas formigas.

A armadilha feita com vaselina ou graxa grudará as formigas que se aproximarem. Isso impedirá que as formigas se alimentem e vão abandonar a ideia de atacar suas queridas e estimadas plantas.

Alguns cuidados ao tentar acabar com formigas nas plantas

Três formigas em uma flor amarela

Aqui você vai descobrir que o uso de produtos tóxicos nem sempre são a solução para acabar com uma infestação ou até mesmo uma colônia de formigas. É importante saber quando usar um produto tóxico e quando chamar um profissional competente. Veja mais a seguir.

Nem todas as formigas são ruins para as plantas

Existem várias espécies de formigas e nem todas são maléficas às plantas. Além de avisar que suas plantas de vasos podem estar com outras pragas, como vimos anteriormente, as formigas são grandes polinizadoras. Diferente das abelhas que voam, as formigas podem fazer a polinização das flores pelo solo fazendo a fertilização das mesmas.

Não use agentes tóxicos para as plantas

O uso de inseticidas pode ser prejudicial às plantas, às pessoas e ao meio ambiente. Algumas plantas são sensíveis a estas substâncias e acabam tendo suas folhas queimadas e secas pelo produto impedindo o processo da fotossíntese.

Caso necessite do uso de métodos mais agressivos, procure um profissional competente para que os efeitos colaterais sejam os menores possíveis. Sempre que puder use métodos naturais, pois além de serem eficazes não prejudicam aos seres humanos e nem o meio ambiente.

Evite usar formicidas ou outros tipos de veneno

Não existe necessidade de acabar com as formigas, basta afugentá-las. Aqui você pode aprender vários métodos naturais e eficientes para espantar as formigas de seu convívio. Esses métodos naturais costumam apenas espantarem as formigas do local, ao contrário dos venenos que você compra no mercado.

As formigas são importantes para o meio ambiente. Como vimos, elas podem ser até mesmo benéficas, alertando sobre a presença de pragas no seu jardim. Assim, evite matá-las, apenas deixe que sigam outro caminho.

Agora você sabe como acabar com as formigas nas plantas

Formiga em uma folha verde

Aqui você descobriu que as formigas gostam muito de um quintal mal cuidado e que boa parte de sua invasão se dá por conta de uma limpeza mal feita. Caso a limpeza não seja a solução, o uso de alguns métodos e processos naturais são os mais aconselháveis. Várias receitas podem substituir o uso de produtos mais agressivos à base de materiais tóxicos.

O uso de métodos e produtos naturais podem evitar que as formigas deixem as suas plantas sem que seja necessário agredir a natureza ou colocar em risco sua família e seus animais de estimação.

Caso seja necessário o uso de algum outro método que não seja o uso de substâncias naturais ou armadilhas simples, procure um profissional que entenda do manuseio de produtos como formicidas, por exemplo. Mas lembre-se, as formigas são importantes para nosso ambiente, evite matá-las.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.