Cachorro quieto e triste? Veja os motivos e o que fazer

Cachorro quieto e triste? Veja os motivos e o que fazer

Seu cachorro está quieto e triste? Está com dúvidas do que pode ser e do que fazer? Confira neste artigo os motivos e como cuidar do seu amigo peludo!


Notou que o seu cachorro está quieto e triste?

Cachorro deitado triste olhando para cima

Seu companheiro de quatro patas apareceu quieto e triste? Os cachorros costumam ser alegres e interativos com os seus tutores, logo, um cachorro quieto e triste pode indicar que há algo de errado. Muitas vezes não há motivos para maiores preocupações, mas em certas situações pode indicar um problema.

O cachorro pode ficar muito quieto ou triste devido a alguma mudança recente na sua vida. Pode estar triste com a perda de alguém, ou até mesmo alguma doença. Por isso, é importante o dono sempre estar ciente do que está acontecendo na vida do pet.

É papel do dono ajudar o cachorro nessa hora e trazer sua alegria de volta. Pode ser com passeios, carinho ou biscoitos, o importante é ver o cão feliz novamente! Portanto, continue a leitura para descobrir os principais motivos que levam os cachorros a ficarem quietos e tristes e o que fazer para ajudá-los!

O que pode deixar o cachorro quieto e triste

Cachorro olhando pela janela

São muitas situações que podem deixar seu cãozinho quieto e triste. Pode ser que ele esteja sentindo dor, esteja doente, pode ter comido algo que o deixou com algum desconforto ou ainda que tudo esteja ligado aos instintos do bicho. Continue lendo para descobrir!

Mudança de ambiente

Quando uma família resolve se mudar para outra casa, o cachorro pode estranhar o ambiente novo e ficar estressado. O animal não entende o que está acontecendo, de um dia para o outro sua cama, comida e banheiro mudaram de lugar e isso pode ser confuso e estressante.

Existem algumas formas de proceder quando se deseja tornar a mudança menos estressante para os donos e para os bichinhos de estimação e, assim, atenuar possíveis choques.

O ideal é não expor o cão ao novo ambiente de forma abrupta, comece devagar. Leve o animal para passar algumas horas no novo local algumas vezes antes de fazer a mudança completa. Brinque um pouco com ele para que se sinta mais confortável, assim, ele vai associar o ambiente como algo positivo.

Lembre-se que o animal é bastante ligado ao seu tutor e dê garantia ao seu amigo que vocês estão juntos nessa.

Alimentação inadequada

Alimentar o seu cachorro de forma errada pode trazer desconfortos no trato digestório do animal. Lembre-se, o seu cão não pode comer tudo! Eles costumam ficar observando o dono comer com aquela cara triste e bastante convincente. Mas não fique com peso na consciência de negar o pedido, afinal, você está negando para o bem dele.

Várias doenças podem ser ocasionadas pela má alimentação dos caninos, levando eles a ficarem tristes e quietos como indício de que o seu corpo não está bem. Os cachorros não possuem em seu organismo algumas enzimas necessárias para digerir certos alimentos como derivados do leite, por exemplo, causando-lhes gases e desconforto.

A má alimentação dos cães ainda pode acarretar outros problemas de saúde, como a diabetes e a obesidade. O que podem fazer com o que animal se sinta sem energia e indisposto. Ou, podem sentir dores no estômago ao comer algo tóxico para animais, como chocolate ou alguma comida com temperos.

Além disso, se não estiver recebendo todos os nutrientes necessários, o animal com certeza não terá disposição para nada. Portanto, tenha certeza de que o seu pet está recebendo uma alimentação saudável. Lembre-se que a ração deve ser o seu principal alimento, pois possui todos os nutrientes que ele precisa para ficar saudável.

Novo membro na família

Uma situação que pode deixar seu cachorro triste e quieto é quando ele presencia a chegada de um novo membro na família. Pode ser um novo pet ou até mesmo a chegada de uma criança. Cães são animais inteligentes e com certeza irão perceber que terão de dividir a atenção dos tutores com o novo membro da família.

Cachorros são tão sentimentais quanto são inteligentes, portanto, é comum que apresentem um certo ciúme. Não será muito difícil para o dono notar essa insatisfação do canino com a situação, pois ele certamente vai demonstrar com o seu comportamento.

Sendo assim, faça com que ele não se sinta excluído com a chegada de alguém. Interaja com ele e o bebê, ou pet novo, ao mesmo tempo, assim eles também já podem criar laços afetivos.

Perdas e solidão

O luto pode ser o responsável pelo mau estar do seu pet. Sim, eles podem sentir a perda de algo ou alguém que eles se sentiam ligados. O responsável pelo luto do seu cão pode ser desde a perda de um brinquedo até a perda de outro animal ou do dono.

Em muitos casos o cachorrinho sente tanto pela morte do seu companheiro que acaba falecendo após algum tempo.

O luto do cachorro pode durar dias, semanas e até meses. Eles tendem a demonstrar um comportamento diferente do comum. Alguns costumam fazer suas necessidades fisiológicas em lugares errados, costumam ficar tristes e quietos, além da perda do apetite. Será necessária muita paciência nesse momento, mas lembre-se, vai passar.

Apoie o animal nesse momento difícil, o carinho vai ser sempre o maior aliado nessas horas. Mas é importante ajudá-lo a manter a sua rotina tradicional. Não deixe que ele fique sem comer e brinque e passeie com o animal diariamente, assim ele vai se distrair e se acostumar com a perda.

Pode ser insatisfação

Como vimos, a linguagem corporal e comportamental faz parte da comunicação dos cães, por isso eles irão denunciar quando estiverem insatisfeitos com alguma coisa. A insatisfação do seu pet pode ser por vários motivos, vai depender de quão bem o dono o conhece para descobrir.

O cachorro pode ficar insatisfeito com a comida que estão oferecendo a ele. Pode ficar insatisfeito com o novo ambiente que está vivendo ou até mesmo sentindo falta de mais atenção do seu tutor. Nesses casos, o cachorro vai se demonstrar mais triste e quieto, pois realmente não está feliz com algo chave na sua vida.

Observe bem o que pode estar sendo o motivo da insatisfação do seu cachorro e tente resolver. Se for a comida, pode tentar trocar o tipo de ração. Se for atenção, procure passar mais tempo com o seu companheiro. Leve-o para passear e brinque sempre que possível!

Apenas algum pedido a fazer

Não se engane, os cães sabem como convencer seu dono a fazer algo que eles gostam. Por isso, o fato de ele parecer estar mais quieto e triste ultimamente talvez não seja por um motivo grave, mas simplesmente seja porque ele está pedindo alguma coisa. Geralmente o pedido vem acompanhado de sons emitidos pelo pet, além de outros comportamentos.

O uivo pode indicar alguma vontade do cão, como a atenção do seu dono ou chamar a atenção de uma cadela no cio. Já latidos espaçados, indicam que estejam pedindo alimento. A cauda também pode ajudar a entender o que se passa com o companheiro, por exemplo, se o cão estiver acuado, é comum que coloque o rabo entre as pernas.

O local onde a ação ocorre também pode ser um indicador. Se está perto da porta, pode querer sair para passear. Se carrega um brinquedo na boca, seria a hora de brincar? Mas, se ele estiver na cozinha, pode ser que ele esteja com fome, ou apenas com vontade de alguma guloseima.

Estado de saúde pode ser o motivo

Ao ver seu cachorro triste e muito quieto você deve estar alerta ao que ele pode estar sentindo. Atente para o estado de saúde do animal. No geral, ele irá demonstrar muito mais que uma tristeza, pois o seu corpo pode dar sinais de que a saúde dele não vai bem.

Se o cachorro sente dor, ele pode gemer e chorar. A intensidade do choro também pode indicar o nível da dor que o animal está sentindo no momento. Altos gemidos indicam dores agudas.

Mudanças no corpo do animal podem dar indícios de alguma enfermidade, por exemplo ele pode mostrar um emagrecimento repentino. Ou, se ele estiver salivando, pode ser sinal de envenenamento. Esteja em alerta! Se observar estes sinais no seu cão, leve-o ao veterinário.

O que fazer com o cachorro quieto e triste

Cachorro molhado correndo feliz com um galho na boca

Vimos acima os principais motivos que podem deixar o seu cão quieto e triste. Mas o que fazer diante dessas situações? Como reconhecer o motivo da tristeza do seu amigão? Veja o que fazer se você perceber que o seu cachorro está quieto e triste.

Dedique algum tempo ao cachorro

Você anda muito ocupado e tem deixado seu companheiro sozinho? Avalie bem a possibilidade de estar mais presente na vida dele. Ele ama você e pode estar sentindo falta da sua atenção. O fato de ele estar só pode deixá-lo triste e quieto.

Ao chegar em casa, pare por alguns minutos para fazer carinho. Além disso, cachorros são muito ativos, então brinque com ele quando possível. Jogue aquela bolinha que ele tanto ama algumas pelo jardim ou corredor, isso com certeza vai fazer com que ele se sinta mais alegre. Aproveite o momento com seu amigo canino, vai ser bom para vocês dois.

Estimule o cachorro a fazer exercícios

A rotina corrida de muitos tutores tem causado impacto na vida dos seus pets. O pouco tempo dedicado ao cachorro reflete outro problema, o sedentarismo. Muitas pessoas também têm preferido morar em apartamentos ao invés de casas de forma que o espaço para o cachorro se torna reduzido para que ele se divirta e se exercite adequadamente.

Como se vê, a falta de exercícios pode afetar o estado emocional dos pets deixando ele mais retraído. Cães precisam exercitar a mente e o corpo. Experimente dedicar um tempo estimulando o cachorro a fazer exercícios. Pode ser em casa mesmo, com brincadeiras que façam o pet gastar energia, fazendo ele correr ou brincar de esconde-esconde.

Também há outras formas de fazer o seu cachorro praticar exercícios. Inclusive, existem competições que envolvem os atletas de quatro patas para que você possa estimular seu companheiro a ter uma vida saudável, como a natação. O céu é o limite quando se trata de exercícios para seu cachorro.

Faça passeios com o seu cão

Que tal chamar seu parceiro para aquele rolê? Cachorros adoram caminhar acompanhados dos seus donos, portanto, você pode incluir caminhadas na rotina dele. Caminhar acaba sendo um exercício, além de permitir que o cão tenha contato com outros pets.

Ver novos ambientes e sentir os diversos cheiros por aí é muito animador para o animal. Não precisa ser um passeio muito longo, mas deve ser feito com frequência. Se você não tem muito tempo, ou chegou cansado do trabalho, tente pelo menos dar uma volta na quadra com o cão. Com certeza ele já vai adorar!

Experimente novas guloseimas

No repertório de coisas que você pode fazer para deixar seu cachorro mais feliz é possível incluir alguns alimentos para variar a dieta do seu cachorro. E lembre-se, nada de dar ao cachorro alimentos que podem trazer problemas ao bichinho, se possível, consulte o médico veterinário na hora de escolher as guloseimas para experimentar com o seu cão.

Você pode unir as brincadeiras em casa na hora de dar esses alimentos ao cachorro. Por exemplo, você pode esconder o petisco dentro de alguma coisa para que o seu amigo procure, estimulando também o instinto caçador do cachorro. Pode também oferecer o petisco cada vez que o cachorro acertar algum desafio.

Um pouco de música pode ajudar

Já ouviu falar em música para cachorro? Sim, os amigos de quatro patas também curtem um som e isso já foi observado por pesquisadores. Claro que não deve ser qualquer tipo de música, mas sim aquelas que têm uma frequência agradável aos ouvidos dos cães, então ao invés de acalmá-lo o dono pode causar o efeito inverso.

Pesquisadores observaram que a música clássica pode ajudar cães a diminuírem seu estresse e ansiedade, sendo possível observar que eles latem menos e descansam mais quando são expostos a esse tipo de música.

Mas, cada cão tem preferências individuais, então perceba como ele reage. Além disso, uma boa sugestão é deixar o cachorro ouvindo música enquanto você estiver fora de casa para diminuir o tédio do amiguinho.

Use brinquedos

Inclua brinquedos na diversão do seu pet. Existem várias opções de brinquedos que você pode dar ao seu amigo e ajudar ele a ter um ambiente mais divertido. Você inclusive pode dar brinquedos recheáveis ao pet, de forma que ele tenha que retirar a comida de dentro do brinquedo.

Cordas são brinquedos excelentes para morder ou brincar de cabo de guerra com outro cachorro. Você ainda pode dar bichinhos de pelúcia para o cachorro que podem servir de companhia na hora da soneca.

E claro, que cachorro não adora uma bolinha? Seja de tênis ou de plástico, a bolinha é uma alegria na vida dos caninos. Portanto, é essencial que você tenha algumas pela casa e jogue para que seu pet vá buscá-la de vez em quando.

Faça enriquecimento ambiental

O que é o enriquecimento ambiental? Se trata de modificar o espaço vital de algum animal de forma que ele obtenha melhor qualidade de vida interagindo com um ambiente mais agradável. Em caso de animais selvagens em cativeiro é possível fazer o enriquecimento ambiental simulando o habitat daquela espécie.

Para o caso dos cães você pode fazer o enriquecimento ambiental do seu melhor amigo através de sons, brinquedos, alimentos e aromas. Até mesmo a temperatura do ambiente pode influenciar no enriquecimento ambiental de algumas raças, como o Husky Siberiano, por exemplo, que é adaptado a ambientes mais frios.

Não sabe como fazer enriquecimento ambiental? Leia nosso artigo sobre enriquecimento ambiental para cães e aprenda as diversas formas de fazer isso. Com certeza o seu cãozinho vai ficar muito feliz com essas mudanças!

Enriquecimento ambiental para cães: tipos e ideias de como fazer! | Guia Animal

https://guiaanimal.net/articles/484

O enriquecimento ambiental vai ajudar na saúde do seu pet, deixando-o mais inteligente e desenvolvendo suas habilidades naturais. Entre e sabia mais!

Ajude o seu cachorro assim que notar que ele está quieto e triste

Pug triste sentado na cama enrolado no coberto

Bem, mostramos aqui neste artigo o que pode motivar o seu pet a ficar triste pelos cantos, principalmente se ele for jovem, enérgico e brincalhão como a maioria dos cachorros. Os cães não falam, então cabe a nós, humanos, observar os sinais que eles nos dão para perceber quando há algo de errado.

Observe seu comportamento e não hesite em levá-lo ao veterinário se achar que pode ser um problema grave. No mais, pode ser por motivos emocionais, até mesmo por motivos bobos como uma inquietação.

Ofereça sempre um tempo disponível para o seu cão para que ele saiba que sempre terá a sua companhia. Promova brincadeiras para exercitá-lo e ofereça sempre um ambiente agradável para o seu amigo. Deixe-o bem alimentado com comida saudável e que ele aprecie.

Lembre-se que ele é um amigo muito especial e merece todo o amor e atenção que você pode oferecer!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Quanto custa para adestrar um cachorro? Saiba valor e dicas

Quanto custa para adestrar um cachorro? Saiba valor e dicas

Descubra se o adestramento do amigo pet cabe dentro do seu orçamento e quais são os benefícios de você oferecer isso à ele!


Personalidade do Rottweiler: bravo, obediente, manso e mais

Personalidade do Rottweiler: bravo, obediente, manso e mais

Será mesmo que o Rottweiler é perigoso e agressivo? Você sabia que ele é um cão muito amoroso e leal? Venha entender todos os aspectos da sua personalidade!


Pode dar banho em cachorro filhote? Veja dicas e cuidados

Pode dar banho em cachorro filhote? Veja dicas e cuidados

Você tem ou já teve um cão filhote e se perguntou se é correto dar banho nele? Este artigo responderá todas as suas dúvidas quanto a isso, acompanhe!


Cachorro mordendo a pata ou lambendo! O que pode ser?

Cachorro mordendo a pata ou lambendo! O que pode ser?

Seu cachorro anda mordendo a pata ou lambendo, e você não sabe o motivo? Confira a seguir quais são as causas e o que fazer!


Qual o preço do cachorro Bull Terrier? Veja valor e custos

Qual o preço do cachorro Bull Terrier? Veja valor e custos

Você quer adquirir um Bull Terrier, mas não sabe o preço nem os custos? Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre os valores desse pet. Confira!


Últimos posts


Cachorro pode comer jiló? Veja benefícios e cuidados!

Cachorro pode comer jiló? Veja benefícios e cuidados!

Você sabia que cachorro pode comer jiló? Conheça os benefícios desse alimento para os cachorro e como você pode preparar para incluir nas refeições do seu pet.


Quanto custa para adestrar um cachorro? Saiba valor e dicas

Quanto custa para adestrar um cachorro? Saiba valor e dicas

Descubra se o adestramento do amigo pet cabe dentro do seu orçamento e quais são os benefícios de você oferecer isso à ele!


Auroque: conheça este ancestral extinto do gado doméstico

Auroque: conheça este ancestral extinto do gado doméstico

Você já ouviu falar do Auroque? Neste artigo você ficar sabendo de tudo sobre os ancestrais primitivos das vacas. Confira!


Personalidade do Rottweiler: bravo, obediente, manso e mais

Personalidade do Rottweiler: bravo, obediente, manso e mais

Será mesmo que o Rottweiler é perigoso e agressivo? Você sabia que ele é um cão muito amoroso e leal? Venha entender todos os aspectos da sua personalidade!


Seu cachorro urina onde dorme? Veja as causas e como cuidar!

Seu cachorro urina onde dorme? Veja as causas e como cuidar!

Seu cachorro está urinando onde dorme? Entenda os motivos desse tipo de comportamento e também como você pode lidar com isso para extinguir esse comportamento.