Cachorro troca de dente mesmo?
Ter um cachorro pode ser uma experiência muito surpreendente. Apesar de serem animais extremamente comuns nas residências, os cães possuem um organismo e desenvolvimento bastante complexo. Por isso, tutores de primeira viagem, ao adotarem um cachorrinho, podem desenvolver várias dúvidas quanto à criação do pet ao longo do tempo. Uma delas é saber se o cachorro troca de dente.
Assim como os humanos, o cachorro troca de dente na infância. Isso, porque, quando filhotes, os cães possuem uma arcada dentária muito pequena. Por isso, ao nascerem, os dentes precisam ser pequenos o bastante para caberem dentro da boca do animal. E, nessa altura, conforme o cachorro cresce e desenvolve uma arcada dentária maior, os dentes pequenos caem, dando lugar a dentes maiores e mais fortes. Interessante, não? Pronto para descobrir muito mais sobre a troca de dentes dos cães? Vamos lá!
Dúvidas sobre a troca de dente no cachorro
Mesmo sabendo que o cachorro troca de dente, algumas coisas podem não ficar tão claras sobre como isso ocorre. Sendo assim, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como funciona esse processo para o cachorro.
■Com quantos meses o cachorro perde os dentes de leite?
O processo de dentição do cachorro começa bem cedo. Com duas semanas de vida, os primeiros dentes de leite começam a crescer. E, então, a partir do terceiro mês, eles já começam a ficar moles e entram em processo de queda. Subsequentemente, do terceiro ao quinto mês, o cachorro perde todos os dentes.
Por vezes, esse processo pode não ser notado pelo tutor, porque, em algumas situações, o cachorro perde os dentes enquanto come e acaba engolindo-os junto com a comida. Mas fique tranquilo! Caso o cachorro engula algum dente, isso não fará mal a ele.
■Quanto tempo dura a troca de dentes?
Como foi dito anteriormente, os dentes não caem todos de uma vez. Eles caem aos poucos, em um período de aproximadamente dois meses. Conforme eles vão caindo, os dentes definitivos vão crescendo no lugar certo.
Esse processo do crescimento de novos dentes costuma durar de um a dois meses depois de todos os dentes caírem. Depois disso, o cachorro troca toda a sua arcada dentária até completar sete meses de idade.
■Como são os dentes antes e depois da troca?
As diferenças dos dentes de leite para os dentes permanentes estão fundamentadas principalmente no formato e na quantidade de dentes presentes na arcada dentária antes e depois da troca.
Os dentes de leite são mais brancos e pontiagudos. Por isso, quando filhotes, os cachorros costumam ter mordidas tão doloridas que machucam com mais facilidade. Por outro lado, os dentes permanentes costumam ser maiores que os anteriores. Além disso, eles são mais brilhantes, porém, bastante amarelados em comparação aos dentes de leite.
Em relação à quantidade, na fase dos dentes de lente, os cães possuem 28 dentes em sua boca. Após o cachorro efetuar todas as trocas dentárias, ele passa a ter 42 dentes permanentes.
■A troca de dentes é incômoda?
Sim, quando o cachorro troca de dente esse processo pode ser um pouco incômodo. No momento da queda, pode ser difícil para o cachorro conseguir mastigar, visto que seus dentes estarão moles. E, na transição da queda para o crescimento, a erupção dos dentes novos pode causar uma sensação dolorosa, além de um pouco de coceira.
Nessa fase, é normal que o cachorro aparente estar com falta de apetite, por conta da dificuldade e do desconforto para comer. O que pode ajudar é oferecer ração úmida ou alimentos mais moles. Para aliviar o desconforto e a coceira na gengiva, é possível comprar brinquedos de silicone e mordedores específicos.
■E se o cachorro não trocar os dentes?
Às vezes, é comum em algumas raças de cachorro que o dente de leite não caia. Isso causa uma condição chamada dentição dupla. Nesse caso, os dentes de leite continuam na arca dentária do cachorro e os dentes permanentes crescem por cima. Essa condição é mais conhecida por ser comum em raças de pequeno porte, como Maltês, Lhasa Apso e Yorkshire.
A dentição dupla causa acúmulo de tártaro e desvio da mordedura do cachorro. Por isso, se isso acontecer, o mais recomendado é levá-lo a um veterinário odontológico, que irá definir a melhor maneira de extrair os dentes de leite.
Como ajudar um cachorro na troca de dentes?
Como já vimos, o cachorro troca de dente, processo que pode ser um processo um pouco complicado para ele. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a auxiliar o seu cachorro a passar por essa fase de modo mais confortável. Veja:
■Faça a escovação adequada
A frequência da escovação dos dentes do seu cachorro é uma prática necessária desde que ele nasce e que os primeiros dentes crescem. Entretanto, quando o cachorro troca de dente, esse processo pode ser um pouco doloroso para ele. Por isso, nesse período, a escovação pode ter a frequência reduzida para não machucar a boca do cachorro.
Mesmo assim, é importante tentar limpar sua boca de vez em quando. Quando isso acontecer, é importante respeitar seu tamanho e escová-la com uma escova própria para cães. Enquanto estiver escovando, é necessário ter bastante cuidado e delicadeza, pois essa é uma área sensível para os cachorros, principalmente enquanto filhotes.
■Ofereça brinquedos seguros
Quando o cachorro troca de dente, o tipo de brinquedo com que ele brinca é bastante importante. O cachorro gosta de brincar mordendo, portanto, brinquedos de plástico ou muito duros podem acabar machucando a boca dele, principalmente durante a troca de dentes.
O ideal é oferecer brinquedos de silicone ou de materiais mais moles e macios. Assim, ele consegue brincar de morder sem que isso machuque os dentes ou as gengivas. Além disso, brinquedos siliconados podem ajudá-lo nos momentos em que a gengiva coçar ou doer.
■Dê alimentos de fácil mastigação
Para ajudar o seu cachorro, evite oferecer alimentos muito duros durante a troca de dentes. Apesar de a ração seca ser ótima para ele, durante esse processo, ela pode prejudicá-lo, causando dores ou até quebrando os dentes. Assim, o cachorro perde o apetite e para de comer para não sentir dor, fato que faz com que ele perca nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.
Nesse caso, rações úmidas, papinhas para cachorro filhote ou alimentos de consistência mais mole podem ser melhores para oferecer ao seu pet em tal fase. Eles são mais fáceis de mastigar e são tão nutritivos quanto a ração normal, ajudando o seu cão a ter mais energia nesses dias difíceis.
A troca de dentes do cachorro é incômoda, porém necessária
De modo sucinto, o cachorro troca de dente enquanto é filhote. Quando atinge os três meses de vida, os dentes já começam a cair e, aos seis ou sete meses, eles já completam o processo de troca. Assim como para os humanos enquanto crianças, esse pode ser um processo bastante doloroso, causando incômodo para os filhotinhos.
Sendo assim, é muito importante ficar de olho no cão. Assim, quando essa fase começar, você saberá como ajudá-lo a tornar esse processo menos doloroso para ele. Para isso, brinquedos macios e molinhos, assim como comidas de fácil mastigação, podem ser de grande proveito.
Apesar de não ser um processo agradável, a troca dos dentes é muito necessária na vida do cachorro, afinal, com os dentes permanentes, ele consegue se desenvolver melhor ao longo da vida!