Moda pet: como investir bem nesse crescente setor!

Moda pet: como investir bem nesse crescente setor!

O negócio de moda pet é dos que mais cresce no Brasil. Por isso, vamos deixar mostrar alguns pontos que você deve levar em contar para investir bem nesse setor!


Por que o setor de moda pet cresce tanto?

Dois cachorros usando lenço e óculos

De acordo com dados do IBGE, atualmente mais de 139 milhões de animais de estimação habitam os lares brasileiros. Dessa forma, com toda essa clientela em potencial, o setor de moda pet tornou-se um negócio que cresce muito.

Para se ter uma ideia, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), mesmo com toda a crise causada pela pandemia, o mercado de produtos pet no Brasil teve um faturamento de R$ 20 bilhões em 2020.

Evidentemente, todos querem sua fatia do bolo e por isso há uma explosão de lojas e sites especializados. Além do amor pelos animais, essa mania se traduz em uma possibilidade econômica que abre o apetite.

Saiba como criar seu negócio de moda pet

Criança e cachorro em Pet Shop

Então, se você ama animais e com este mercado apresentando essas taxas de crescimento favoráveis, esse é o seu ramo. Mas, como todo negócio, é preciso seguir alguns passos para ter sucesso na empreitada.

Defina o público alvo

Assim como no caso de roupas para pessoas, se você não pretende montar uma super loja de departamentos, a primeira decisão na hora de criar uma loja de roupas para pet é escolher o nicho no qual você vai investir.

Segundo a Abinpet, o Brasil tem cerca de 54,2 milhões de cães e com certeza esse é o maior filão dentro do mercado de moda pet. No entanto, os 23,9 milhões de gatos também oferecem enormes possibilidades. E não devemos esquecer de outros animais, como hamsters, porquinhos da índia e até cavalos.

Conheça negócios de moda pet de sucesso

Tendo em vista que você não está inventando um negócio novo, uma forma de eliminar ou pelo menos diminuir erros, principalmente no começo, é observar outros negócios de sucesso.

Uma simples busca “moda pet” na internet vai lhe mostrar os principais negócios nesse setor. Você também pode ouvir conselhos e dicas no YouTube de pessoas que já estão no ramo. Além disso, se quiser ou achar necessário, pode fazer cursos com especialistas oferecidos nessas redes.

Invista forte na loja online

Mesmo que o seu projeto seja uma loja física para buscar uma freguesia assídua e fiel na sua cidade, hoje em dia, ter uma loja online é fundamental para qualquer negócio.

Evidentemente, isso é uma verdade não só para a moda pet, mas para qualquer tipo de negócio atualmente. Então, invista em uma página web chamativa e que apresente muito bem seus produtos. Junte a essa página o uso das redes sociais como Facebook e Instagram.

Faça seus clientes serem especiais

Família e cachorro em Pet Shop

Na verdade, sempre deveria ser assim. Todos os clientes deveriam ser tratados como únicos e especiais. Então faça com que na sua loja os pets e seus donos se sintam em casa. Isso não é só uma idéia e deve ser demonstrado de forma prática.

Crie produtos personalizados

Assim como há produtos que viram febre e todo mundo quer ostentar, também há clientes que preferem produtos exclusivos com os quais seus pets serão notados. Então é muito bom sempre contar com ideias inovadoras.

Uma das formas de proporcionar esse serviço, é usar canais para contato direto com o cliente. Além de facilitar a tarefa de entender exatamente o que o cliente deseja, a personalização economiza tempo.

Tenha um catálogo variado

Já faz muito tempo que as prendas que os animais usam eram apenas acessórios. Hoje pode-se dizer que são adereços estéticos. Portanto, ter um catálogo variado, que contemple pelo menos o essencial no nicho de moda pet no qual você está investindo é essencial.

Portanto, tente diversificar ao máximo seu catálogo, cobrindo uma ampla gama de modelos, tamanhos e preços.

Agregue valor a produtos

Dois cachorros deitados sobre folhas

Não basta só seguir as últimas tendências fashion do mercado ou mesmo apresentar modelos exclusivos na sua loja de moda pet. Todo negócio hoje necessita apresentar um diferenial.

Dê conforto aos pets

Algo que pode funcionar para surpreender o cliente nesse sentido é o próprio espaço da loja física, que deve ser confortável para que o pet se sinta como se estivesse em sua própria casa.

Na loja virtual isso é importante na composição da sua loja virtual, que deve ter uma interface o mais amigável possível.

Mostre todos os benefícios

Independente do nicho da sua loja pet, você deve fazer o cliente saber que seus produtos são de ótima qualidade. Digamos, por exemplo, que um cliente compra uma coleira linda, mas na primeira caminhada com seu cachorrinho um botão já se solta.

Uma situação assim seria um pequeno detalhe, mas é terrível para qualquer negócio em tempos de comentários nas redes sociais. O ideal é que seja o contrário e que o cliente elogie a beleza e a qualidade do seu produto.

Ofereça um estilo de moda pet que crie conexão

Cachorra de vestido e laço

Como saber que roupas combinam com um pet? Isso é talvez mais complicado do que vender roupas para humanos, mas seguindo alguns critérios você vai encontrar as roupas ideais para cada pet.

Com o dono do pet

Quando você veste um pet, você na verdade está seguindo também o gosto do seu dono. Não é à toa que, segundo o IBGE, o Brasil tem mais cães e gatos que crianças em seus lares.

Então, assim como os pais gostam muitas vezes de compartilhar seus gostos na hora de vestir os filhos, a mesma coisa ocorre com os pets. Por isso pergunte e tente encontrar algo que a pessoa goste ao invés de tentar impor o seu gosto.

Com a personalidade do pet

Mas quando o dono do pet pedir sua opinião, o que geralmente acontece, leve em conta o estilo do pet. Um modelo que fica lindo em um poodle talvez não fique bem em um lhasa, uma cor que fica bem em um gatinho branco talvez não fique bem em um alaranjado, e assim por diante.

Com estudo e dedicação você vai saber mais sobre a personalidade de diferentes pets e vai mais facilidade na hora de oferecer esse ou aquele modelo ao seu cliente.

Roupas temáticas são demais!

Cachorro vestindo camisa e com óculos

Algumas roupas que você deve sempre ter na sua loja são os modelos temáticos, que agradam quase todo mundo. Aqui deixamos dois exemplos de roupas que você pode produzir para fisgar o seu cliente.

Inspire-se em filmes

Você tem uma infinidade de modelos para construir roupas para pets inspiradas em filmes. E o melhor é que muitos modelos estão disponíveis pra você na própria internet.

Sendo assim, você pode fazer roupas inspiradas em Star Wars, nos principais super-heróis da TV ou quem sabe naquela série que está bombando na Netflix.

Para as épocas do ano

As diferentes épocas e datas do calendário também podem inspirar muitas roupas interessantes, começando pelas roupas para diferentes estações do ano.

Além disso, você pode construir roupas de acordo com as datas comemorativas, como aquela tradicional vermelhinha para o Natal, uma fantasia de pirata para o Carnaval ou algo xadrez para as festas juninas. Estes são apenas alguns exemplos.

Trabalho e paixão

Cachorros e proprietário de Pet Shop

Criar um negócio relacionado a animais quase sempre significa querer conciliar trabalho e paixão. Se você ama os pets e vive no Brasil, que é o segundo maior mercado do mundo nesse segmento, então é unir o útil ao agradável.
Dessa forma, com foco e inteligência, estudando o tema e sempre se atualizando, o seu negócio de moda pet com certeza vai longe!

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.