Búfalo: veja tipos, alimentação, curiosidades e muito mais

Búfalo: veja tipos, alimentação, curiosidades e muito mais

Você conhece bem o búfalo? Sabia que existem domésticos e selvagens? Descubra tudo sobre esses imponentes animais aqui!


O búfalo é um animal de grande porte!

vários búfalos em pé

Mais robustos do que o gado bovino comum, os búfalos são uma espécie admirável pela valentia e pela qualidade de seus produtos. Naturalmente oriundos dos continentes africano e asiático, os búfalos invadiram o mundo, de modo que há diversas espécies domesticadas para fins comercias, devido ao fornecimento de carne e leite.

A diferença entre o búfalo selvagem, o búfalo doméstico e os vários tipos de raças de búfalos existentes você vai descobrir ao decorrer da leitura. Além disso, aqui você irá conferir outras informações e curiosidades sobre a vida e outras características deste belo animal que vem conquistando criadores em todo mundo com sua capacidade de fornecer bons produtos alimentícios. Boa leitura!

Características gerais do búfalo

Búfalo

Descubra aqui as características do búfalo. Saiba identificar e diferenciar o animal através de informações quanto ao peso, às características visuais, à reprodução e à distribuição. Veja:

Nome e origem

Syncerus caffer é o nome científico do búfalo africano. Ele também é conhecido por outros nomes, como búfalo-cafre, búfalo-do-cabo, búfalo-negro-africano ou, ainda, búfalo-da-cafraria. O búfalo doméstico é criado para o corte e para a produção de leite. Geralmente ele é nativo de regiões da Índia, Itália e Filipinas. Já o búfalo africano nunca foi domesticado. Os búfalos africanos habitam a região da África Subsaariana, vivendo nas savanas em planícies arborizadas em áreas próximas à água.

Tamanho e peso do animal

O búfalo africano é um animal de grande porte, de modo que os machos chegam a medir até 3 m de comprimento e 1,7 m de altura. Seu peso pode chegar a 900 kg. As fêmeas pesam entre 500 kg e 600 kg e são um pouco mais baixas do que os machos. Os búfalos são semelhantes aos bois, mas são bem maiores em sua aparência. Sua visão não é perfeita, mas a audição e o olfato são muito aguçados.

Características visuais

Os búfalos africanos possuem pelagem negra e seus chifres são largos e voltados para trás. Seu corpo é em forma de barril com peito largo e pernas grossas. Sua cabeça é grande e o pescoço é curto e grosso. Os machos são maiores do que as fêmeas e ambos possuem a mesma coloração escura. Os chifres das fêmeas são mais curtos e mais finos do que os chifres dos machos. Possuem uma cauda longa que termina em um tufo de pelos.

Distribuição do búfalo

Os búfalos africanos são encontrados nas pradarias e nas savanas de países como Somália, Zâmbia, Namíbia, Moçambique África do Sul, Quênia, Etiópia, Zimbábue, Botswana e Tanzânia. Os búfalos domésticos são encontrados nas regiões da Índia e Tibete no continente asiático, onde foram lançados para o mundo. No Brasil, a criação de búfalos começou entre 1890 e 1906, com espécimes importadas da Índia, Itália e África.

Comportamento e reprodução

Esses grandões vivem em savanas e em pradarias dispostas em áreas arborizadas abertas ou em bosques. Bebem água de manhã, e à noite e pastam o dia inteiro, preferindo horários mais frescos. Vivem em manadas, não importando o número de indivíduos. Entre eles, existe uma hierarquia que é bastante respeitada, por isso, eles vivem tranquilos e em silêncio.

A reprodução dos búfalos não tem uma época específica, mas o nascimento dos filhotes é mais comum em épocas em que o alimento é mais farto. Dessa forma, eles preferem o acasalamento na época das chuvas. A gestação da fêmea dura em torno de 340 dias, gerando apenas um filhote por vez. O filhote nasce pesando cerca de 40 kg e é protegido pela fêmea, que é muito feroz ao defender sua cria. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 4 anos de idade, em média.

Tipos de búfalo que podem ser criados

Existem alguns tipos de búfalo que são criados no Brasil e outros que são selvagens. Descubra quais são os tipos que vivem em seu habitat natural, além de saber características dos búfalos domésticos e de descobrir onde eles vivem. Acompanhe:

Búfalo Mediterrâneo

Búfalo Mediterrâneo

São búfalos que vivem em rios e são descendentes de búfalos de raças indianas. Eles são encontrados nas regiões do Mediterrâneo e na Europa. A coloração da pelagem é cinza escuro e marrom escuro, com alguns indivíduos apresentando manchas brancas na região traseira do corpo e despigmentação parcial da íris dos olhos. Os chifres são de tamanho médio voltados para trás com pontas voltadas para cima e para dentro.

Com rosto largo, tal búfalo apresenta pelos largos e esparsos no queixo. Possui corpo robusto em relação ao seu comprimento, pernas fortes e patas curtas. O abdome é volumoso, o peito é profundo e a traseira curta, dando ao búfalo do mediterrâneo uma aparência compacta e musculosa. Os machos pesam cerca de 800 kg e as fêmeas podem chegar a pesar 600 kg. São ótimos para a produção de carne e leite, e são a segunda raça mais numerosa no Brasil.

Búfalo Carabao

Búfalo Carabao

É a raça principal do Extremo Oriente, englobando a China, Filipinas e Tailândia. É uma raça que se adaptou bem ao Brasil devido à facilidade de ser usada como animal de tração, além de possuir uma carne de boa qualidade. No Brasil, essa raça é criada no Pará e na Ilha de Marajó exclusivamente para a produção de carne. Os búfalos Carabao gostam de viver em áreas pantanosas, usando os chifres para se cobrirem de lama.

Também chamados de búfalos do pântano, possuem chifres largos, abertos e com perfil triangular que fazem um ângulo reto para trás. Sua coloração é cinza parda com manchas brancas nas patas e, no peito, em forma de colar. Os machos chegam a pesar 700 kg e as fêmeas podem atingir os 500 kg.

Búfalo Africano

búfalo africano

A espécie Syncerus caffer, representante do búfalo africano, também conhecido como búfalo-cafre, búfalo-do-cabo ou búfalo-negro-africano é, como o próprio nome diz, nativa da África. Ele é encontrado em savanas espalhadas pela África sub-saariana que pode chegar a pesar mais de 900 kg e a medir 1,80 m.

Ele é um animal de porte maior do que os búfalos doméstico e é selvagem. O mamífero é muito forte e possui como predador natural o leão, ainda que possa se defender e contra-atacar o felino caso este esteja sozinho, não em manada. Atualmente, não há muitos representantes da espécie, de modo que se estima que sobrevivem 900.000 indivíduos, a maioria presente, hoje, na África Ocidental.

Búfalo Murrah

Búfalo Murrah

Essa é outra raça originária da Índia. O nome Murrah é hindu e significa “aspiralado”, devido à forma dos chifres dessa raça de búfalo, que possui chifres encaracolados. A pelagem do búfalo Murrah é de cor negra, de modo que alguns indivíduos possuem manchas brancas apenas na parte traseira do corpo. São animais de porte robusto e maciço.

Tal raça de búfalo é considerada a melhor para produção de leite. No Brasil é a raça mais numerosa e é considerada um excelente investimento. Além do leite, o búfalo Murrah é ótimo para o fornecimento de carne. Os machos pesam entre 600 kg e 800 kg, e as fêmeas de 500 kg a 600 kg. Na Índia, as fêmeas dessa raça podem produzir até 1.650 litros de leite em 305 dias.

Búfalo Jaffarabadi

Búfalo Jaffarabadi

A origem do nome dessa raça vem da cidade de Jafarabad, localizada a oeste da Índia. Sua cor é negra, o búfalo possui um peito proeminente e chifres grandes que tendem para baixo, formando uma espiral. O diferencial da raça é o tamanho, pois representa animais de maior porte do que os búfalos de outras raças, inclusive do que o búfalo selvagem africano.

É um animal forte, com capacidade torácica enorme, o que ajuda muito na produção de leite. As fêmeas podem produzir até 2.150 litros de leite em 319 dias. Quando bem alimentados, são ótimos no oferecimento de carne, pois os machos podem pesar entre 700 kg e 1.500 kg, e as fêmeas de 650 kg a 900 kg, o que garante bastante matéria-prima para a saborosa proteína.

Búfalo Asiático

Búfalo Asiático

Bubalos amee é o nome científico do búfalo-d'água-selvagem ou búfalo-asiático. Essa raça de búfalo é ancestral do búfalo doméstico encontrado na Índia. Os machos podem chegar a pesar entre 700 kg e 1.200 kg e podem chegar a medir 3 m de comprimento.

Seu habitat natural são os pântanos e planícies da Ásia, mais especificamente no Camboja, Índia, Butão, Tailândia, Nepal e Myanmar. Já é extinto no Vietnã, Indonésia, Laos, Sri Lanka e Bangladesh. Seus predadores naturais são o dragão-de-komodo, tigres e crocodilos asiáticos.

Búfalo Romeno

Búfalo Romeno

O surgimento da raça de búfalos romanos se dá em meados de 1960 com o cruzamento do búfalo mediterrâneo e do búfalo Murrah existente na Bulgária. A cor predominante dele é preta, tanto no couro quanto na pelagem. As fêmeas diferem dos machos quanto ao tamanho e ao peso, sendo que os machos pesam entre 650 kg e 680 kg, e as fêmeas entre 530 kg a 560 kg.

Os machos e as fêmeas possuem chifres direcionados para o dorso, tendo cerca de 60 cm de comprimento. O uso principal dessa raça é voltado para a produção de leite e para a tração animal. A produção de leite de uma fêmea pode chegar a 1.450 litros em um prazo de 252 a 285 dias. Além da produção leiteira, a raça pode fornecer boa quantidade de carne.

Formas de criação de búfalo

Búfalos na água

Os búfalos podem oferecer, além de uma carne saborosa, auxílio no trabalho do campo. A seguir, saiba quais são as principais formas de criação para tais fins específicos, como produção de carne, de leite, de couro, entre outros! Acompanhe:

Produção de carne

A criação de búfalos para o abate chama-se "bubalino cultura". Essa criação está em pleno desenvolvimento no território brasileiro. Ainda não é aceita por muitos, mas a qualidade da carne é bem semelhante à da carne bovina que estamos acostumados. Ela é suculenta, macia e rica em ômega 3, possuindo proteínas ideais para o consumo humano.

Inclusive, em alguns lugares, a carne de búfalo é oferecida no lugar da carne bovina comum. Entretanto, ainda é necessária uma legislação adequada para que tal proteína receba uma qualificação e uma identificação cabíveis para ser amplamente difundida e comercializada assim como as carnes de frango e de vaca.

Produção de leite

No Brasil, não existe uma legislação que padroniza a identidade e a qualidade do leite de búfala. Ainda assim, sua industrialização é mais rentável e apresenta mais qualidade se comparada ao sistema de industrialização do produto derivado da vaca. O leite de búfala garante um rendimento de 40% a 50% maior durante o processo de derivados, se comparado aos produtos derivados da vaca.

Um exemplo claro é a produção de manteiga e de queijo: enquanto o leite de búfala, mais rico em gorduras, produz 1 kg de manteiga com 10 litros de leite, a mesma produção de 1 kg exige 20 litros de leite de vaca. Além do teor de gordura ser mais alto, o leite de búfala tem níveis maiores de proteína, calorias, vitamina A, cálcio e sólidos totais quando comparado ao leite de vaca.

Uso do chifre de búfalo

O chifre de búfalo é destinado à fabricação de brinquedos para pets, mais especificamente ossos artificiais para cães. Por ser muito duro, é essencial que os donos dos cães acompanhem as brincadeiras para evitar qualquer acidente durante a brincadeira. Com o tempo, o contato da saliva do cão vai amolecer o osso feito de chifre de búfalo; sendo assim, fique atento quando ele começar a soltar pedaços. Quando isso ocorrer, é hora de trocá-lo.

Couro de búfalo

O couro de búfalo possui boa espessura e é usado para a fabricação de botas, calçados e roupas com visual mais rústicos. O produto a ser feito depende do tipo de espessura que varia entre a porção da barriga e lombo. É um couro macio e robusto que, além do vestuário, é usado na fabricação de rédeas e de outros acessórios de montaria.

Animal de trabalho

O búfalo como animal de tração tem como vantagem o autodeslocamento, a reserva de força e o preço de aquisição, que é mais baixo. Para se manter, o búfalo pode consumir alimentos da própria fazenda, sendo que ele melhora o serviço realizado no campo e pode ser utilizado em qualquer serviço que exija força.

Ainda assim, existem desvantagens, já que ele precisa de alimentação disponível durante todo o seu período de trabalho, que varia de 8 a 10 horas. Além disso, ao longo do dia, o animal tem que parar para descansar, perdendo tempo diário no trabalho, sendo que em dias muito quentes sua produção cai consideravelmente e o seu desempenho é mais lento na produção agrícola.

Curiosidades sobre o búfalo

búfalo

Tanto o búfalo doméstico quanto o selvagem possuem características curiosas sobre seu comportamento e habitat. Existem raças que são confundidas com outros animais, por exemplo. Confira, a seguir, mais detalhes:

O búfalo africano nunca foi domesticado

Para derrubar um búfalo o leão deve ser grande o forte. Já os leopardos e as hienas só conseguem caçar um búfalo em grupo e mesmo assim se estiver desgarrado. O búfalo é muito difícil de caçar quando está em manada.

O búfalo africano selvagem é um animal que não está em extinção, mas vem diminuindo muito com o tempo. No passado eram quase 10 milhões de indivíduos, hoje são cerca de 900.000 exemplares vivendo nas savanas africanas. Apesar dos parques e reservas, alguns historiadores o classificam como animal em extinção, mas são opiniões isoladas.

O búfalo americano é na verdade um bisão

O bisão é o maior mamífero terrestre encontrado na América do Norte e na Europa. Paralelamente, há dois tipos de bisão: o americano e o europeu. Quanto ao americano, suas semelhanças com os búfalos são tão grandes que frequentemente o bicho é chamado de búfalo-americano.

Apesar das semelhanças, há grandes diferenças entre os bisões e os búfalos, de modo que o bisão é apenas um "parente próximo" do búfalo. Além disso, o bisão também é "parente" do iaque e do gado bovino comum.

Um bisão pode chegar a 2 m de altura e a pesar 900 kg. Ele tem a cabeça grande e dois chifres curtos curvados para cima. Ademais, ele possui uma pelagem marrom grossa e comprida que cobre todo o corpo. Esse pelo é mais comprido ao redor do pescoço, onde seu comprimento chega até as patas dianteiras.

A diferença entre búfalo e vaca

Além das diferenças com bisões, os búfalos também têm diferenças com as vacas. Eles são mais robustos do que elas e possuem chifres mais largos e mais compridos do que as vacas. A coloração do búfalo é tipicamente escura, variando entre preto, cinza escuro e, às vezes, marrom escuro. Já as vacas, em sua maioria, possuem cores mais claras e apresentam manchas padronizadas.

Predadores e ameaças aos búfalos

Na África selvagem, os maiores predadores são os leões, as hienas e os leopardos. Já os búfalos que vivem na Índia têm como predadores os crocodilos, os tigres e o dragão-de-komodo. Ainda assim, ambos são caçados pelo homem, que contribui bastante para a destruição das espécies selvagens existentes nos continentes africano e asiático. O búfalo selvagem já é considerado extinto em alguns países da Ásia como Vietnã, Indonésia, Sri Lanka entre outros.

Os búfalos são animais muito importantes!

Búfalo

Aqui você pôde conferir tudo sobre os búfalos. Vimos que existem espécies selvagens que habitam a África e a Ásia e pudemos conhecer os búfalos domésticos que têm origem nas raças selvagens da Ásia. Cada tipo de búfalo doméstico é responsável por um tipo de produto. Algumas raças oferecem uma qualidade de carne melhor do que outra, enquanto outras são mais indicadas para a produção leiteira.

São animais robustos e fortes, com características marcantes, como os chifres grandes e espiralados. Maiores e mais pesados do que o gado bovino comum, os búfalos são animais que impõem respeito.

No estado selvagem, os predadores não têm muito sucesso na caça, quando os búfalos estão em manada. Mas, infelizmente, os búfalos selvagens vêm perdendo seu espaço natural, e estão caminhando para a extinção por causa da caça predatória e do uso de seu habitat para a criação de cultivos agrícolas.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.