Cachorro soltando muito pelo? Veja as causas e o que fazer

Cachorro soltando muito pelo? Veja as causas e o que fazer

O seu cachorro está soltando muito pelo? Então leia neste artigo os principais motivos e aprenda o que fazer quando isso acontece.


Cachorro soltando muito pelo é normal?

Cachorro peludo e mão segurando escova de pelos

Neste artigo você verá que todos os cães soltam pelos e isso é completamente normal mesmo que seu cachorro não apresente nenhuma doença. Isso faz parte da renovação constante da pelagem. Pode-se notar a queda de pelos em todo o ano, principalmente em raças de pelos mais longos.

Entretanto, saiba que a queda de pelos só é normal quando acontece de forma uniforme e não é acompanhada de sintomas, caso contráriom pode ser resultado de alguns problemas de saúde e por isso é bom ficar atento para evitar graves problemas. Veja aqui tudo o que precisa saber sobre cachorro soltando muito pelo.

O que faz o cachorro soltar muito pelo?

Mulher escovando cachorro branco

São vários fatores que levam à perda de pelo do cachorro, pois nos cachorros ocorre troca de pelos velhos para outros novos e saudáveis nascerem. Porém, há outros motivos que podem prejudicar a saúde do pet e resultam na queda dos fios. Abaixo estão as possíveis causas e como tratá-las.

Algumas raças soltam mais pelo

Você já sabe que é comum os cães soltarem pelos, porém, uns soltam mais do que outros. A principal diferença nisso está na raça do cãozinho. Algumas raças apresentam bastante queda de pelos naturalmente, enquanto outras nem tanto.

Aqui estão as principais raças que soltam mais pelos: São Bernardo, Akita, Chow Chow, Golden Retriever e Labrador. Se a raça do seu pet estiver na lista, prepare o seu aspirador de pó!

Queda de pelo natural

É notável que os cachorros sempre perdem grande quantidade de pelos. Isso faz parte do processo fisiológico do cãozinho, causado pelo envelhecimento dos pelos e logo após pelos novos nascem. Durante esse processo, a pelagem do cãozinho não é afetada, já que é feita uma substituição constante.

A troca de pelos geralmente ocorre duas vezes no ano, na mudança do verão para o inverno. Como no Brasil as estações não são muito definidas, é normal que essa troca aconteça durante o ano todo, sendo mais comum em algumas épocas específicas. Além disso, é normal que quanto mais velho o pet fica maior é a queda de pelo.

Gravidez causa queda de pelo

Outro fator contribuinte para a queda de pelos no caso das fêmeas é o período em que ela está no cio e durante a gravidez, devido aos hormônios sexuais. Quando a cadela está passando por transações hormonais é bem normal que ela perca mais pelo.

Porém, doenças causadas pela desordem de hormônios apresentam a queda de pelo como um dos principais sintomas. Por isso, você deve ficar atento, pois se não cuidar dessa situação imediatamente pode virar algo bastante grave. Doenças como hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo são umas das mais frequentes em algumas raças.

Alimentação inadequada

A alimentação irregular é um problema para o cachorro. É necessário manter uma dieta balanceada para que haja a quantidade necessária de nutrientes no organismo de pet, já que a deficiência desses nutrientes afetam a pelagem e a saúde do cãozinho. Se na alimentação do seu cachorro não conter zinco, vitaminas, ômega 3 e 6, com certeza a queda de pelos será maior.

Por isso, é importante proporcionar ao cão uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas e observar os alimentos que causam alergias para evitar problemas de saúde, como coceiras, fraqueza, cansaço excessivo, pois esses são também fatores que provocam a queda de pelos do pet.

Escovação inadequada

A escovação, apesar de parecer muito simples, é um dos principais cuidados que você deve ter com o seu cachorro. Isso porque ela tem a importante função de prevenir a pelagem dele contra a proliferação de bactérias e fungos.

Porém, se a higienização não for feita corretamente, o cachorro pode ter sérios problemas que resultarão na perda excessiva de pelos, como irritação na pele, feridas, alergias, fungos, etc.

Uso de medicamentos

Faça o uso de medicamentos somente quando necessário e quando recomendado por um veterinário. Nunca termine ou inicie um tratamento sem antes se comunicar com um especialista. O uso equivocado de medicações pode afetar a saúde do cão, provocando doenças graves ou alergias.

É indicado que você sempre leve seu cachorro ao veterinário e realize os exames de rotina, assim saberá as possíveis doenças que ele pode apresentar e as recomendações a seguir com os medicamentos certos para cada caso.

Quando devo me preocupar?

Você já sabe que existem alguns fatores naturais como clima, idade e raça que afetam a quantidade de pelos que o seu cachorro solta naturalmente. Porém, existem outros fatores não naturais que são prejudiciais à pelagem do cão e você deve evitá-los.

Se os pelos do seu cachorro começarem a cair mais do que o normal, de forma irregular e apresentar sintomas como coceira, irritação, vermelhidão, ou qualquer outro sintoma, isso significa que você deve se preocupar e buscar soluções o mais rápido possível.

O que fazer quando o cachorro está soltando muito pelo?

Pessoa segurando cachorro. Ambos com casaco de capuz azul

Se o seu cãozinho está soltando mais pelo do que o normal, é necessário revisar o quanto antes, pois você já viu que muitas causas podem prejudicar a pelagem do seu pet. Nesse caso, alguns cuidados devem ser seguidos para evitar doenças e manter os pelos do seu cão saudáveis. Confira, a seguir, dicas sobre o que fazer.

Faça escovação regularmente

A escovação é um dos métodos fundamentais de higiene do cachorro. Ela minimiza os efeitos do excesso da queda de pelos, remove sujeira e pelos soltos e promove massagem que ajuda na circulação sanguínea. Até os cães com pelos mais curtos precisam de uma escovação regular.

É importante escolher uma escova ideal para o tipo de pelo do seu cachorro e para facilitar a remoção dos fios, a escovação deve ser feita na direção dele. É fundamental que a escovação ocorra todos os dias. Manter os pelos escovados, limpos e secos é uma forma de prevenir doenças.

Dê banho adequadamente

O banho do cachorro deve ser habitual e feito de forma correta, seguindo todos os cuidados necessários. O ideal são banhos semanais ou quinzenais dependendo da raça e da pelagem do seu cão. É necessário saber escolher os materiais adequados para o banho do seu pet para que ele não fique com feridas, alergias e irritações.

Como o cachorro apresenta temperatura corporal mais alta que a do ser humano, é bom que a temperatura da água para o banho esteja de fria para morna. Não se esqueça de enxaguar bastante o seu pet, pois resíduos de materiais também causam perda de pelos e isso é algo simples de ser evitado.

Alimente e hidrate bem seu cachorro

A alimentação é a forma mais fácil de conseguir todos os nutrientes necessários para o corpo. Você já sabe que a falta de vitaminas e nutrientes importantes provocam a queda de pelos dos cãezinhos, por isso é importante sempre fornecer uma alimentação saudável que atenda todas as necessidades dos cachorros.

Alimentos com zinco, ômega 3, ômega 6, vitamina D, vitamina C e vitamina E são super importantes na dieta do seu pet, pois fortalecem a pelagem do cão, deixando os fios mais saudáveis, resistentes, brilhosos e hidratados. Não se esqueça de sempre dar água para seu pet, porque isso vai ajudar a manter a pelagem hidratada ainda mais.

Faça exercícios regularmente

O estresse também é um fator importante que prejudica a saúde do cão. Assim como ocorre queda de cabelo nos seres humanos, nos cachorros o estresse também resulta em uma grande perda de pelos. Por isso é importante que o tutor tire um tempo para praticar atividades com seu pet que promovam o bem estar e felicidade.

Crie uma rotina com seu cachorro onde ele possa se divertir. É fundamental passeios diários, brinquedos em casa, atividades físicas que desenvolvam o cérebro, boas horas de sono saudável sem barulho e incômodo e bastante presença da família. Essas coisas diminuem o tédio e o estresse.

Leve o cachorro para tomar banho de sol

Banho de sol é importante não só para nós seres humanos, mas também para o cachorro, pois o sol apresenta a vitamina D que é essencial para o corpo do cãozinho. Além disso, o banho de sol proporciona o aumento da absorção de fósforo e cálcio no organismo do pet. Os pelos em contato com o sol crescem mais fortes e saudáveis.

Mantenha a tosa do cachorro em dia

A tosa também é um método de higiene importante para a remoção de sujeira e pelos soltos no couro do cachorro. O indicado é que a tosa seja feita a cada 15 dias dependendo da raça dele. Porém, algumas raças como o Sharpei, por exemplo, apresentam o pelo muito mais curto. Sendo assim, a tosa não é necessária desde que haja a higiene regular, com banhos e escovação.

Promova o enriquecimento ambiental

Para qualquer cachorro, um ambiente saudável é indispensável. O cãozinho precisa ter seu próprio espaço, onde ele possa brincar, dormir, comer e realizar todas as atividades necessárias sem incomodo e estresse. É bom evitar barulhos e brigas perto do cão, porque isso além de fazer mal, pode também deixá-lo alterado e agressivo.

Não se esqueça de separar um local somente para ele fazer suas atividades fisiológicas (cocô e xixi), para que ele não fique sempre em contato com essas impurezas, pois isso pode causar infecções quando está em contato com a pele.

Cachorro soltando muito pelo: fique atento!

Cachorro peludo deitado em sofá cinza

Como você pode ver aqui neste artigo, é muito comum o cachorro soltar pelo durante todo o ano de forma regular e homogênea. E por isso, não há com o que se preocupar nesse caso. Porém, quando há irregularidades e sintomas atrelados a essa perda de pelo, algo maior pode estar por trás e é necessário ter atenção e buscar tratar o quanto antes para evitar algo mais grave.

Você também leu aqui que problemas como alimentação inadequada, estresse, desordem hormonal e higiene irregular podem afetar a saúde e consequentemente a pelagem do cão, fazendo com que haja queda excessiva de pelos.

Portanto, não se esqueça de seguir as recomendações e levar seu pet ao veterinário sempre que necessário além de agir das formas que orientamos para prevenir essa queda excessiva.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cuidados causas dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.