Cachorro de apartamento: Conheça as melhores raças!

Cachorro de apartamento: Conheça as melhores raças!

Que tipo de cachorro de apartamento escolher para criar? Qual a melhor raça? Veja aqui a resposta para essa pergunta e muito mais!


Melhores raças de cachorro de apartamento

Cachorro de apartamento: melhores raças

Você já pensou em criar cachorro de apartamento? Acha difícil pelo fato de muitos apartamentos terem regras rígidas contra barulho ou algo do tipo? Pois saiba que é possível.

Algumas raças de cachorro são perfeitas para o ambiente de apartamento, de maneira que eles conseguem se adaptar rapidamente.

Um ambiente confortável e tranquilo pode ser fundamental para que seu amigo pet se comporte e não atrapalhe a paz dos seus vizinhos, mas é importante falar sobre raças que são assim por natureza, e portanto, conseguem conviver nesses locais.

Por isso, traremos algumas raças que podem ser criadas em apartamento, considerando o comportamento e outras características importantes.

Tipos de cachorros para apartamento de porte pequeno

Uma das características que os cachorros de apartamento devem ter é o pequeno porte. Como muitos apartamentos são pequenos, exigem necessariamente a presença de cachorros pequenos, seja pelo aproveitamento do espaço interno, pela circulação em área externa e principalmente com relação ao cuidado com o seu bem-estar no ambiente.

A seguir, veremos algumas raças de cachorros de pequeno porte que podem ser criados em apartamento.

Chihuahua

cachorros para apartamento: chiuahua

Esse não é só um cachorro de pequeno porte, mas é considerado o menor cachorro do mundo, não passando dos 20 centímetros, e justamente por este motivo, são perfeitos para quem quer criar cachorro, mesmo com as restrições que o local impõe.

Apesar de seu tamanho pequeno, sua energia é grande, e por isso é preciso ter um ambiente que favoreça a sua intensa circulação.

Lulu da Pomerânia

cachorro de apartamento: lulu da pomerânia

O Lulu da Pomerânia é um cachorro de apartamento alemão, sendo categorizado por muitos como anão, devido ao seu pequeno tamanho.

No entanto, é importante frisar que a sua paciência é do seu tamanho, não sendo muito amistoso, e exigindo sempre brincadeiras que os estimulem. Ainda assim, é uma raça de cachorro que tem um pequeno porte e dessa forma, pode ser criado em apartamento tranquilamente.

Pinscher

cachorros de apartamento:pinscher

Assim como o Lulu da Pomerânia, o Pinscher tem um pequeno porte, chegando até os 25 centímetros, sendo uma opção de cachorro de apartamento ideal de acordo com as regras.

Apesar de seu pequeno tamanho, tem um gênio muito forte e gasta muita energia durante o dia.

Haja jogo de cintura para lidar com esse cãozinho tão estressado!

Cachorro de apartamento: raças que não latem

Outra característica interessante para quem quer ter cachorro de apartamento é ter um amiguinho silencioso, já que incomodar a vizinhança não é lá uma coisa legal, o que faz dos latidos os principais motivos pelos quais é proibida a criação de cachorros em apartamentos.

Se você quer criar um cachorro que não late, é preciso conhecer quais raças obedecem a essa escolha. Conheça agora algumas dessas raças.

Buldogue francês

cachorro de apartamento: budogue francês

O Buldogue Francês se destaca pelo seu temperamento tranquilo, pequeno porte, e também pelo fato de ser muito afetuoso com os seus tutores.

Essa é uma das raças mais comuns para quem quer criar cachorro de apartamento, tendo em vista que ele não costuma latir com frequência e também é uma companhia para quem quer se divertir, já que ele adora brincadeiras, desde que não envolvam movimentos intensos.

Pug: o cachorro de apartamento pequeno e que não late!

cachorro de apartamento: pug

Certamente o pug é um dos cachorros mais silenciosos que existe. Mesmo com sua anatomia que atrapalha a sua respiração, gerando alguns ruídos no processo, eles não costumam ser propensos a lator.

São muito bagunceiros e brincalhões, mas também são afetuosos e silenciosos. A combinação perfeita para um cachorro de apartamento.

Golden Retriver: um cachorro de apartamento peludo e muito fofo

cachorro de apartamento: golden retriever

O Golden Retriever é definitivamente um dos sonhos de qualquer pessoa que procura um bom cachorro de apartamento.

De origem britânica, são muito dóceis, afetuosos, inteligentes e prontos para aprenderem qualquer tipo de truque e o melhor de tudo é que são muito silenciosos, sendo raros os eventos em que se ouve o seu latido.

Cães domésticos: raças de cachorro de apartamento de médio porte

Alguns ambientes de apartamento são bem mais permissivos com relação à criação de cães, e também apresentam uma estrutura maior de circulação, favorecendo as pessoas que querem encontrar cachorros de apartamento de porte médio, sendo indicadas outras raças e outras características que os encaixam nesses ambientes.

Veja quais são as raças de cachorro de médio porte que você pode criar no seu apartamento sem medo de ser feliz.

Pastor de Shetland

cachorro de apartamento: pastor de shetland

O Pastor Shetland, ou Sheltie como pode ser conhecido, é um dos cachorros de porte médio que mais chamam a atenção de pessoas por serem inteligentes e amigáveis, sempre com energia para brincar, mas também com um bom comportamento que um cachorro de apartamento deve ter.

Não é tão barulhento e nem espaçoso, o que favorece a sua criação nesse tipo de ambiente.

Buldogue Inglês

cachorro de apartamento: buldogue inglês

O Buldogue Inglês é também um tipo de cachorro de apartamento de porte médio que é muito procurado.

Seu temperamento não é lá dos melhores, mas ainda assim é uma boa companhia, especialmente em apartamentos, já que não costuma latir muito e não é tão bagunceiro.

Certamente não vai dar muito trabalho para quem quer criar esse Buldogue dentro do seu apartamento.

Chow Chow: um cachorro de apartamento exótico e lindo!

cahorros de apartamento: chow chow

O Chow Chow é muito conhecido por sua língua azul, mas não é só por isso que ele pode ser um cachorro de apartamento ideal para você.

Ele se destaca por sua tranquilidade, educação e postura, sendo um cachorro muito quieto e que se comporta relativamente bem.

Seu porte médio e sua pelagem podem esconder sua musculatura, sendo um cachorro bastante forte e inteligente, além de ser um fiel cão de guarda.

Cocker Spaniel Americano

cachorr de apartamento:Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é o menor dos Spaniels, e também é aquele tipo de cachorro de apartamento ideal, que todas as pessoas querem ter. Ele é muito dócil e apegado aos tutores e adora a companhia de todos da casa.

Mas não se engane! Ele tem um instinto caçador muito apurado e uma postura sempre pronta para o ataque, mas ainda assim, é um excelente companheiro, de modo que utiliza esses seus dotes agressivos somente em casos extremos de defesa.

Spitz Japonês

Cachorro de apartamento: Spitz Japonês

Alegre, brincalhão e cheio de energia. Essas são as três palavras que mais combinam com o Spitz Japonês.

Ele é um cachorro de apartamento de porte médio e é do tipo que ama brincadeiras e muito mimo, e talvez por isso, seja uma das raças que melhor se adaptam a apartamentos, ainda que precisem sair constantemente para gastarem pelo menos um pouco de sua energia.

Investir em brincadeiras ao ar livre pode ser uma boa oportunidade para conseguir cansar o seu amigo Spitz.

Raças de cachorros de apartamento que não soltam pelo

Para criar cachorro de apartamento é preciso saber também daqueles que soltam poucos pelos, afinal nem todos da casa lidam bem com isso, além do fato de nas áreas comuns dos prédios, existirem exigências para a manutenção de um ambiente sempre limpo, recomendando a circulação de cachorros que soltam pouco pelo.

Essas raças também são as indicadas para apartamentos, sendo silenciosos (dentro do possível), amorosos e companheiros.

Boston Terrier

cachorro de apartamento: Boston Terrier

Se você procura por um cachorro tranquilo, afetuoso, que adora estar em família e ainda por cima que solta pouco pelo, o Boston Terrier é a melhor indicação.

Ele é a melhor indicação para quem não quer perder tempo com cortes de pelo ou mesmo ficar sempre limpando os lugares por onde ele passa, considerando que o seu pelo é suave e curto, e a queda é quase nula.

Ele é, sem dúvida nenhuma, uma das boas indicações de cachorro de apartamento, e pode ser o tipo de cachorro que você busca.

Maltês

cachorro de apartamento: Maltês

O Maltês é um típico cachorro de apartamento que você quer colocar no colo o dia todo, e acredite, ele vai adorar!

Do tipo carinhoso e brincalhão ele conquista qualquer pessoa, e o fato de não soltar pelos é um bônus para o que ele já oferece.

Também é do tipo calmo e que não faz tanto barulho. Uma boa pedida para quem quer ter um companheirinho fofo dentro do apartamento.

Poodle: o peludinho favorito como cachorro de apartamento

cachorro de apartamento: Poodle

Os Poodles são os cachorros de apartamento mais populares, e podem ser encontrados em diversos tamanhos, seja pequeno ou médio.

Eles são muito inteligentes, brincalhões e cheios de energia, mas por outro lado, são extremamente territorialistas e ciumentos, o que revela o seu temperamento variável, e muitas vezes podem até ser um pouco barulhentos.

Ainda assim, é possível dar boas gargalhadas com as brincadeiras feitas por seu amigo peludo, que solta pouquíssimo pelo.

Cachorro de apartamento: raças que são pura alegria

Não é somente de porte elegante e de pouca pelagem que se faz um cachorro de apartamento. Existem também aqueles que são somente alegria, e ainda assim, dentro das restrições que são impostas, podem ser bem acolhedores.

Eles são ideais para quem quer dar vida a um ambiente, e ter um amigo sempre disposto a brincar. Veja, a seguir, as raças que se destacam por serem mais alegres.

Brussels Griffon

cachorro de apartamento: Brussels Griffon

Seu focinho mal encarado esconde o quão dócil esse cachorro de apartamento é, e o quanto ele pode alegrar um ambiente.

O Brussels Griffon, ou Griffon de Bruxelas como também é conhecido, é um dos cães mais dóceis e acolhedores que existem, ideais para convívio em ambiente com muitas pessoas e até mesmo com outros animais, inclusive os gatos.

Seu porte médio é uma das características que ajudam a quem quer um cachorro que conviva bem em um apartamento.

Cavalier King Charles Spaniel

cachorro de apartamento: Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel é do tipo de cachorro de apartamento que gosta tanto de seu tutor que chega a ser grudento em determinados momentos, sendo muito dengoso, adora ficar no colo e exige atenção sempre que pode.

Sua alegria e felicidade no ambiente costuma ser bastante contagiante, fazendo com que todos ao seu redor compartilhem desse sentimento.

Um cão que se adapta facilmente a uma rotina de apartamento e que se destaca também por seu silêncio.

Bichon Frise

cachorro de apartamento: Bichon Frise

O Bichon Frisé é pura alegria e fofura. Para quem gosta de um cachorro de apartamento pequeno e com muito amor para dar, essa é a raça ideal.

Ele é do tipo que faz amizade com qualquer pessoa, e também, por conta do seu porte, costuma lidar muito bem com ambientes pequenos. Essa raça também é muito apegada ao dono, sendo muito receptivo e brincalhão.

Border Collie

cachorro de apartamento: Border Collie

Quer um cachorro sempre pronto para brincar? O Border Collie é o cachorro de apartamento mais indicado!

Ele é dono de uma grande energia e vontade de brincar, o que pode ser utilizado também para a realização de algumas tarefas, já que ele pode aprender facilmente truques, e estar sempre pronto para agitar.

Mesmo com essa característica inquieta, com atividade física e com treino, ele pode se adaptar a apartamentos, ainda que possam oferecer alguma dor de cabeça de vez em quando.

Raças de cachorros de apartamento que adoram a companhia do dono

Se você é daqueles que gostam de uma companhia amorosa, existem também raças de cachorro de apartamento que são mais afetuosas.

Normalmente todos os cachorros têm afeto por seus tutores, mas alguns deles são mais carinhosos e retribuem sempre que podem.

Conhecer quais tipos de cachorro você pode encontrar com essa característica é uma boa indicação.

Yorkshire Terrier

cachorro de apartamento: Yorkshire Terrier

Esse é um cachorro de apartamento de porte pequeno, extremamente sociável e que ama os seus tutores.

Apesar do tamanho, é um cão com o instinto caçador, ainda que seja um dos mais brincalhões.

É tão ativo que pode ficar o dia inteiro atrás do seu tutor para fazer brincadeiras ou aquele carinho que tanto gosta, e uma dica interessante, é andar com ele de vez em quando para que gaste um pouco da sua energia.

Japanese Chin

cachorro de apartamento: Japanese Chin

O Japanese Chin, ou Spaniel Japonês, é também um cão muito afetuoso, e seu porte pequeno faz dele um bom cachorro de apartamento, porém, tanto carinho, pode também ser carregado de desobediência, exigindo um pouco de paciência no seu trato.

Cheio de energia é daqueles que ficam o dia inteiro na ativa, mas com o desgaste pode ser mais tranquilo, demonstrando mais o seu carinho.

Lhasa Apso

cachorro de apartamento:Lhasa Apso

O cão Lhasa Apso é daqueles bem alegres e bem-humorados.

Ele adora a companhia da família e costuma lidar bem com crianças, o que é algo que ajuda na sua sociabilidade, mas a sua outra face mostra um cachorro que mesmo sendo muito alegre, pode ser um pouco arredio, exigindo alguns treinamentos específicos no seu desenvolvimento.

É um tipo de cachorro de apartamento que todos querem ter devido ao seu humor leve e seu comportamento que pode ser treinado.

Outras raças de cachorros de apartamento que são puro charme

Outra característica importante em um cachorro de apartamento, para além de todas que já foram faladas, é a postura que ele tem. Apresentam características finas, bom porte e especialmente um bom comportamento. Com essas características é possível encontrar algumas boas opções.

Chinese Crested

cachorro de apartamento:Chinese Crested

Quem vê um Chinese Crested, ou Cão de crista chinês de longe, logo se admira por sua característica quase tosado e sem pelos, estando estes concentrados em maior quantidade no focinho e, exatamente por isso, é um cachorro de apartamento que é puro charme. Até parece aqueles de filme!

Para além da beleza e elegância é um cachorro extremamente alegre e receptivo, além de carinhoso e afetuoso. É um pouquinho teimoso, mas sempre bem-humorado e cheio de energia para gastar.

Coton de Tulear

cachorro de apartamento: Coton de Tulear

Outro cachorro de apartamento bem elegante é o Coton de Tulear, que possui como principais características as suas patas curtas.

Estão sempre disponíveis para qualquer tipo de brincadeira, seja com tutores, com outros cães e, principalmente, com seu brinquedo favorito.

Com o corte de seus pelos corretos é um cachorro bem charmoso e seu pequeno porte faz dele um pet ideal para apartamentos.

Keeshond

cachorro de apartamento:Keeshond

O Keeshond é um cachorro de apartamento de porte médio, mas os seus exuberantes pelos o fazem parecer ainda maior, fazendo com que essa seja a sua marca, tendo grandes pelos que chamam a atenção de qualquer pessoa, tendo um visual muito elegante.

Uma característica interessante é que visualmente parece estar usando óculos, deixando a sua imagem ainda mais intrigante.

São cães alegres e simpáticos, tendo uma facilidade imensa para aprenderem truques e para serem bem treinados.

Bearded Collie

cachorro de apartamento: Bearded Collie

O Bearded Collie é indicado para quem gosta de cachorro de apartamento bem peludo.

Seus longos pelos são muito vistosos, e escondem um cachorro sempre alerta e pronto para todos os tipos de brincadeiras.

Um cão muito dócil e que facilmente pode se adaptar a um local menor ou um apartamento, sem maiores dores de cabeça. Com um bom treinamento ele pode se comportar muito bem.

Cuidados que você deve ter com o cachorro criado em apartamento

cachorro de apartamento: cuidados

Ter um cachorro de apartamento por perto é sempre bom. Eles podem ser grandes, médios, pequenos, barulhentos, silenciosos ou que soltam muito ou pouco pelo, mas, seja de que tipo for, exige uma atenção dobrada em todo o ambiente e nos cuidados.

Cachorros, de uma maneira geral, precisam de cuidados para que possam se desenvolver, ou que simplesmente não sejam expostos à riscos, e em um apartamento é preciso também avaliar os potenciais perigos.

Traremos algumas dicas de cuidados que você pode praticar e que podem ajudar a preservar a vida e saúde do seu pet.

Redes de proteção em janelas, sacadas e parapeitos

Apartamentos possuem estruturas muito altas, e cachorros de apartamento, especialmente aqueles que são curiosos, podem sofrer graves acidentes em janelas ou varandas.

Para evitar isso, é preciso colocar redes ou telas de proteção, a fim de que o seu amigo pet não caia de alturas que possam até tirar a sua vida.

O ideal é cercar todo o tipo de janela ou porta que dê para uma área externa ou ar livre. Se certifique também sobre a segurança e estabilidade dos materiais utilizados para esta finalidade, visto que o cachorro pode arranhar, danificar ou fazer outros tipos de ação que danifiquem a proteção.

Rotina de caminhadas para cachorro de apartamento

Apartamentos são ambientes muito fechados e distantes da natureza, e para um cão é sempre importante ter esse contato pelo menos uma vez ao dia.

Por isso, para quem tem um cachorro de apartamento, é recomendado que tenha uma rotina de caminhada, sempre em horários mais amenos como início da manhã ou fim da tarde, evitando horários de sol mais intenso.

Isso pode ser fundamental para a sua saúde, já que ele encontra locais para fazer suas necessidades e também podem trabalhar o sistema cardiovascular.

Encontre um bom horário para que consiga, junto com seu cãozinho, fazer passeios que sejam prazerosos.

Alimentação balanceada de cachorro de apartamento

Cachorro de apartamento também precisa de cuidados com relação à sua alimentação, tendo em vista o ambiente em que estão vivendo.

Como um apartamento pode ser um local muito fechado e afastado do mundo externo, comidas com nutrientes em excesso se tornam grandes vilãs, já que o cachorro não consegue digerir corretamente ou mesmo queimar esses nutrientes que são ingeridos.

Dar uma boa alimentação com verduras, alimentos frescos, e evitando sempre o excesso é a melhor alternativa.

Aproveitando a presença de um amigo especial

Pessoa fazendo carinho em cachorro

Independente de sua raça, de seu temperamento ou tamanho, um cachorro de apartamento é sempre uma boa companhia.

Existem muitos tipos, e os cuidados são essenciais, mas com tudo sendo feito exatamente como você quer, pode aproveitar de uma amizade muito especial.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.