Cachorro raspando parede: veja porquê e o que fazer

Cachorro raspando parede: veja porquê e o que fazer

O seu cão anda raspando a parede? Venha entender o porquê de isso acontecer, além de dicas sobre o que fazer com esse comportamento.


Seu cachorro fica raspando parede?

Cachorro em janela

O comportamento de cães em raspar ou arranhar paredes pode ser sinal de alarme e atenção. Os cães geralmente ficam ansiosos quando se sentem inseguros sobre seu ambiente. Eles também podem se sentir ameaçados por algo, o que também pode levá-los a agir dessa forma.

Algumas vezes, eles podem estar se sentindo estressados ou tediosos. Assim, eles irão arranhar, mastigar, cavar e farão todo tipo de coisa que você provavelmente não quer que eles façam. Outras vezes, isso pode ser um hábito que não mostra desconforto, como arranhar o chão para deitar ou para demarcar território.

A seguir, vamos entender quais são as principais causas disso e o que você pode fazer para ajuda-los. É sempre importante conhecer o seu cachorro e o seu comportamento, para você tratar essas razões de forma efetiva. Vamos lá?!

Por que o cachorro fica raspando a parede?

Cachorro com pata levantada

Raspar ou arranhar a parede, e até mesmo o chão, são hábitos bem comuns de cães. Vamos entender por qual motivo isso acontece, e se isso estiver prejudicando o seu cão, você saberá como lidar.

Tédio

Os cães têm uma necessidade instintiva de ter certeza sobre o ambiente em que vivem. Dessa forma, eles tentarão aliviar o tédio e estresse arranhando paredes, portas, pisos, cavando ou mordendo-os. Muitos cães podem arranhar as paredes simplesmente porque estão entediados.

Ainda assim, se você notar esse comportamento mais à noite, ele já pode ter passado da fase do tédio e pode estar gerando quadros de ansiedade. Essa condição leva a um comportamento destrutivo, como arranhar ou raspar a parede.

Comunicação com o dono

Os métodos mais frequentes de comunicação que o seu cachorro possui são mostrados através da linguagem corporal, além de gemidos ou latidos. Preste sempre atenção nos seus movimentos. Ele pode estar raspando a parede para chamar a sua atenção para brincar.

Se ele estiver fazendo isso perto de alguma porta, pode estar precisando sair, seja para aliviar suas necessidades ou para observar/farejar algum movimento ou cheiro. Analise se além dele raspar a parede, se está latindo, choramingando ou cheirando algo.

Troca de dentes

Se o seu cachorro é filhote, há uma grande chance de ele estar incomodado com as trocas de dentes e a forma dele descontar esse nervosismo é arranhando as paredes. Essa troca faz a gengiva coçar e arder, e isso pode demorar algum tempinho.

Se esse for o real motivo, ele deve parar de raspar a parede dentro de algumas semanas. Ofereça mordedores ou ossinhos para ajudar a furar a gengiva mais rápido e acabar com o incômodo.

Arranhando para marcação de território

Os cães adoram demarcar território. Antigamente, os cachorros arranhavam o ambiente para delimitá-los, geralmente ambientes com terra e grama, fixando o seu “cheiro” para que outros entendam que aquele local já possui dono. Sendo assim, esse instinto pode ser passado de geração em geração.

Calor ou sono

Algumas vezes os cães gostam de raspar a parede, ou até mesmo o chão, no intuito de se refrescar. Esse hábito é bem comum em locais de terra em que eles arranham para a parte superior da terra sair e eles deitarem em locais mais fresquinhos.

Além disso, muitos gostam de ficar raspando para poder se deitar, no sentido de “acolchoar” o ambiente. Perceba se ele faz isso somente em momentos que vai dormir. Se sim, provavelmente não é algo que irá incomodar ele ou você, é apenas hábito inofensivo.

Cachorro gosta de arranhar coisas

O motivo pelo qual seu cachorro está fazendo isso também pode ser porque ele simplesmente gosta da sensação. Isso seria mais provável se seu cão não parecesse fazê-lo mais em um determinado momento. Observe como ele se comporta no dia-a-dia e se faz isso em determinadas situações ou apenas normalmente.

Alguns cães que vivem em apartamento que possui chão muito liso, gostam de arranhar para gastar as suas unhas de forma habitual, já que aquele piso não favorece para que isso aconteça naturalmente.

O que fazer com o cachorro raspando parede

Dono e cachorro batendo as "mãos"

Você conheceu diversos motivos que levam o seu cão a agir dessa forma. Com certeza alguma dessas razões se aplica a ele. Vamos entender o que fazer com eles e quais soluções viáveis podem te ajudar nisso.

Ensine pelo adestramento

Primeiro de tudo, você precisa entender porquê o seu cachorro está agindo dessa maneira. Depois de encontrar a causa, você passa a tratar a consequência, adestrando-o para que ele pare de fazer isso. Você pode optar por profissionais de adestramento especializados, ou pode fazer você mesmo em casa.

Quando perceber tal ato tente distraí-lo com outra coisa. Não grite com ele, não chame o nome dele e não peça para parar, pois isso faz com que ele comece a arranhar a parede porque sabe que vai ganhar atenção.

Faça exercícios e brincadeiras com seu cão

O comportamento de arranhar e raspar paredes e até o chão podem estar totalmente ligadas com o fato de que seu cão pode estar sendo deixado de lado. Por isso, é essencial que você passeie com ele pelo menos uma vez ao dia, para que ele faça exercícios fora de casa e mude de ambiente.

Além disso, estimule-o a sempre brincar, com bolinhas, cabos de guerra, brinquedos de morder, petiscos para que ele procure e incentive os instintos, como o faro. Além disso, você pode levá-lo para parques abertos, com bastante grama e jogar frescobol.

Evite deixar seu cão sozinho sem necessidade

Todos os cães, por mais que sejam cachorros de vigia ou de guarda, gostam da família e da sua companhia. Sendo assim, evite deixá-los sozinhos, pois isso pode incomodá-lo ao ponto de se sentir desmotivado, tedioso ou até ansioso. É essencial que você brinque e faça atividades físicas com ele.

Assim, o faça correr, jogue bolinha e se a sua única alternativa seja deixar ele sozinho, treine-o para que consiga brincar de forma independente. Compre brinquedos que o distraiam quando você sair, tais como arremessadores automáticos de bolinhas ou cabos de guerra de pressão que ficam presos ao chão.

Aposte no enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental para seu cão, nada mais é do que a adaptação do local para que ele conviva da melhor forma. Ou seja, o seu local deve ser bom e atrativo o suficiente para que ele consiga viver com boa qualidade de vida.

A melhor forma de isso acontecer é oferecendo desafios e recompensando-o, além de oferecer mecanismos para estimular atividades físicas e socialização com outras pessoas. Nunca o deixe preso e ignore-o. Insira-o em diversos momentos em família e tenha um plano alimentar nutritivo com estímulo de caça ou comedouros divertidos.

Forneça alimentação adequada

A alimentação é um fator que influencia em demasia no comportamento dos cães. Ela pode prejudicar a imunidade se estiver desestabilizada, afetando o seu comportamento e as suas atividades. Dessa forma, sempre forneça a ração adequada para nutri-lo da melhor forma.

Se você acostumou seu cão com outros alimentos, dose quantidades e tenha os horários pré-definidos para oferecer esses alimentos. Caso você ofereça de forma aleatória, isso estimulará seu cão a querer sempre comer, gerando compulsão.

É importante entender por que o cachorro raspa a parede.

Cachorro recebendo carinho

Você conheceu quais são as principais causas do seu cachorro raspando a parede. Sendo assim, o tédio ou ansiedade são uma das razões mais comuns pelas quais os cães exibem um comportamento destrutivo. Assim, é realmente útil exercitar seu cão para liberar toda a energia nervosa antes de você sair de casa.

Isso também pode acontecer quando há coisas no ambiente que são estressantes. Chuvas fortes ou ruídos extremos costumam ser causas comuns de estresse para eles. Além disso, às vezes o comportamento de raspar ou mastigar é simplesmente o resultado de um filhote sendo filhote e isso pode estar relacionado à sua energia acumulada ou troca de dentes.

Assim, considere realmente qual é a raiz do problema. Se o seu cão sofre de problemas de ansiedade ou abandono, será útil para ambos passarem mais tempo juntos e para ajudar a aliviar esses medos. Quanto mais tempo você passar com seu cão e quanto mais tentar encontrar a causa do problema, melhor para vocês dois.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.