Como saber se a calopsita sente frio? Veja como cuidar do seu bichinho

Como saber se a calopsita sente frio? Veja como cuidar do seu bichinho

Temperaturas baixas não combinam com calopsitas. Saiba quando ela está com frio e o que fazer para protegê-la aqui!


Calopsita sente frio mesmo?

calopsita na mão

Sim, calopsita sente frio, e isso não é nada bom quando se trata de criar calopsita em regiões onde o frio é rigoroso, pois ela não resiste a temperaturas abaixo dos 4°C.

Mesmo que a temperatura fria não seja tão baixa, ainda assim, a ave corre o risco de desenvolver problemas de saúde por causa do frio que pode abaixar sua imunidade.

Se você ficou surpreso ao descobrir que o frio é um perigo para a sua calopsita, acompanhe o que vem a seguir para você saber como proteger sua querida ave. Aprenda agora como perceber quando ela está sentindo frio, como preparar a gaiola dela e como cuidar do ambiente da calopsita nos dias de temperatura mais baixa. Vamos lá?

Como saber se a calopsita está sentindo frio

Calopsita com frio

Saber se a calopsita está com frio é essencial para a saúde e até para a manutenção da vida dela. Descubra a seguir os sinais que essa ave dá ao tutor quando a temperatura deixa de ser ideal e passa a ser uma ameaça para ela.

Calopsita também treme no frio

Se você vir a sua calopsita tremendo como se estivesse arrepiada, ela pode estar com frio. Nesse caso, ela arrepia suas penas e pode tremer discretamente. Mas isso é fácil de resolver com algumas atitudes simples.

Verifique se o viveiro da sua ave está em um local úmido ou se está em um local onde venta muito e mude-o para um lugar mais bem aquecido. Não deixe a sua calopsita tomar muito vento, porque ela pode ficar doente.

Se o dia frio estiver ensolarado, aproveite os raios solares e deixe a sua calopsita ficar um pouco no sol. Isso vai fazer bem a ela e vai ajudá-la a se aquecer.

Ela pode afofar as penas no frio

A calopsita afofa suas penas por diversos motivos, por isso, é difícil dizer o porquê de ela agir assim, já que essa ave afofa as penas quando está com frio, relaxando ou dormindo, por exemplo.

Mas se ela fica com as penas afofadas continuamente durante o dia ou por um período prolongado, isso é um sinal de que ela está com frio e que está tentando se aquecer. Observe bem se é isso que está acontecendo e não hesite em aquecer seu pet caso seja essa a situação.

Ela coloca o bico sobre as costas

Preste atenção neste detalhe. Se, nos dias de temperaturas mais baixas, a sua calopsita colocar o bico sobre as costas de um jeito estranho, é bem provável que ela esteja tentando se proteger do frio.

Como a calopsita não pode colocar uma touca, como os humanos fazem para aquecer a cabeça no inverno, por exemplo, ela tenta proteger a cabeça contra o frio dessa maneira.

O frio pode fazer a calopsita dobrar a perna

A calopsita geralmente fica apoiada em uma perna só enquanto dorme, quando se alonga ou quando quer descansar apenas um dos pés, mas ela pode também dobrar a perna e o pé contra o corpo como uma maneira de se aquecer, caso ela esteja sentindo frio.

Portanto, se ela dobrar a perna, e você vir que ela não está se alongando, dormindo ou descansando um dos pés, preste atenção se o dia está com a temperatura mais baixa. Assim, se esse for o caso, o frio pode muito bem ser o responsável por fazer com que a ave aja dessa forma.

Calopsita pode perder peso no frio

Um dos aspectos da aparência da calopsita que não costuma ser observado com frequência é o peso do pet. No entanto, é necessário ficar atento: o frio pode fazer a calopsita perder peso, e a perda rápida de peso é um sinal de alerta.

Controlar o peso da sua calopsita é importante para a saúde e o bem estar dela. Fique de olho e redobre a atenção durante o inverno, realizando medições frequentes de peso caso note que algo esteja errado com o seu pet.

Como preparar a gaiola da calopsita no frio

calopsita na gaiola

Agora que você já aprendeu a perceber quando a sua calopsita pode estar com frio, aprenda como deixar a gaiola da melhor maneira para ela se manter aquecida quando a temperatura estiver mais baixa. Acompanhe:

Evite colocar banheiras em tempo frio

Nada de colocar banheira na gaiola da calopsita quando estiver frio, a não ser nos períodos mais quentes do dia, para a sua ave tomar um bom banho e dar tempo para que ela seque logo.

Se a calopsita ficar molhada, ou com as penas úmidas, a temperatura do corpinho dela vai cair e ela vai correr o risco de contrair micro-organismos nocivos na pele e nas penas.

Lembre sempre dessa recomendação e coloque-a em prática nos dias de baixa temperatura, assim você vai manter a sua calopsita limpinha e protegida do frio ao mesmo tempo.

Ofereça uma alimentação reforçada

A alimentação também entra na lista de cuidados com a calopsita nos dias de temperatura baixa. Nos dias frios, essa ave gasta mais energia para manter sua temperatura e precisa de mais calorias para manter elevados seus níveis de energia.

Por esse motivo, reforçar a alimentação é a solução para isso, embora alimentá-la em excesso também deve ser evitado. Então, ofereça à sua calopsita uma variedade maior de alimentos, que sejam ricos em minerais e proteínas, como farinhadas, frutas, verduras e sementes.

Cuidar da alimentação da sua calopsita no inverno vai garantir que ela continue saudável nesses dias mais frios do ano.

Coloque a gaiola em um lugar protegido e a cubra

Deixe a gaiola da sua calopsita em um local livre de correntes de ar e feche as janelas à noite, ou pelo menos cubra-as com cortinas grossas.

E por falar em cobrir, cubra também a gaiola se o tempo estiver muito frio. Basta um cobertor, um lençol ou uma cobertura de gaiola, como as capas de tecido, que ajudam as calopsitas a se aquecerem e a se protegerem do vento. Assim, você vai manter quente o ar dentro da gaiola.

Só tome cuidado para não usar panos muito grossos que sufoquem a ave ou bloqueiem a entrada do ar para ela respirar.

Como cuidar do ambiente da calopsita no frio

calopsita na gaiola

Dar atenção ao ambiente onde a calopsita costuma ficar também é essencial para a saúde dela. Confira o que você pode fazer para proteger a sua ave e para deixá-la mais à vontade no frio.

Deixe a calopsita tomar banho de sol

Uma das maneiras de “driblar” o frio que a sua calopsita sente é colocando a gaiola dela no sol. Além de um bom banho de sol ser necessário e de ele ser uma boa fonte de vitamina D, o sol faz com que ela se aqueça de forma natural durante o dia, melhora o humor dela e acaba com qualquer umidade presente nas penas.

Se o dia estiver mais frio, mas ensolarado, deixe a sua querida ave no sol por mais ou menos 15, 20 minutos, de manhã ou à tarde. Se for possível fazer isso nos dois períodos, melhor ainda.

Use um aquecedor no ambiente

Outro jeito de “driblar” o frio que a sua calopsita sente é fazendo uso de um aquecedor convencional na sua casa, mas se você não tiver esse aparelho, você pode providenciar um aquecedor para pássaros que pode ser usado na grade de gaiolas e viveiros, pois ele fornece a temperatura ideal para as aves nos dias frios.

Por aí você encontra por bons preços aquecedores para pássaros que são bem eficientes, com 50W de potência e que ainda por cima gastam pouca energia. Está aí mais uma dica para você manter a sua calopsita aquecida no frio.

Use lâmpadas para aquecer o ambiente

Uma boa opção para aquecer o ambiente da calopsita no frio é a lâmpada de cerâmica. Ela é própria para climatizar o ambiente e é ótima para viveiros. Esse tipo de lâmpada não emite luz, é uma excelente fonte emissora de calor, não retira a umidade do ar e pode ser usada à noite como alternativa ao aquecedor convencional.

Embora seja muito boa para manter a sua calopsita aquecida no frio, vale ressaltar que a lâmpada de cerâmica deve ser colocada do lado de fora da gaiola para a ave não correr o risco de se queimar ao encostar na lâmpada.

Instale um umidificador

Muitas vezes o frio vem junto com a baixa umidade do ar, e para fazer frente a isso, o umidificador é uma ótima alternativa.

A umidade baixa do ar “abre as portas” para o risco de infecções respiratórias nas calopsitas, além de provocar espirro, secreção nasal, tosse, vermelhidão e ressecamento dos olhos, perda de apetite e aumento de ingestão de água.

Então, vale muito a pena ter um desses, pois o umidificador mantém o ar mais úmido e confortável para sua calopsita nos dias frios, além de ajudar na manutenção da saúde dela.

Cuide da sua calopsita no frio!

Duas calopsitas com frio

Por ser nativa da Austrália, uma região bastante ensolarada e que quase não faz frio, a calopsita sente bastante quando a temperatura cai, por isso, os cuidados em relação a essa ave devem ser reforçados nos dias frios.

Saiba interpretar os sinais que a calopsita te dá e seja proativo na hora de garantir o bem-estar e a saúde dela nos dias de temperaturas baixas. Como você pôde notar ao longo do artigo, fazer isso não é difícil. Assim ela vai continuar te mostrando a personalidade alegre e divertida que ela tem por causa dos cuidados que recebe de você o tempo todo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Aves

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.