Idade dos gatos: veja como saber, como calcular e mais dicas

Idade dos gatos: veja como saber, como calcular e mais dicas

Sempre quis saber quantos anos o seu gato tem? E quantos anos em comparação aos humanos? Descubra essas coisas e muito mais neste artigo!


Como calcular a idade dos gatos em anos humanos?

Gato deitado

Alguns gatos domésticos podem viver até 20 anos, já que apresentam uma velocidade de amadurecimento e envelhecimento próprios, diferente dos humanos e de outros animais. Essa expectativa de vida varia de acordo com diversos fatores, como raça, alimentação, ambiente em que vivem, cuidados que recebem, etc.

Por viverem menos que nós, passam das fases de filhote para adulto e de adulto para idoso em um tempo curto (de acordo com a nossa perspectiva, é claro). Por isso, é normal parar e pensar quantos anos o seu gato tem em comparação com a gente. Mas como saber exatamente a idade do gato em anos humanos?

Existem algumas dicas e regras básicas que te ajudam a fazer essa conversão. Fique tranquilo que te mostraremos tudo o que você precisa saber para descobrir, em anos humanos, a idade do seu gatinho! Continue lendo para descobrir!

Como saber a idade do gato

Gato filhote com a mãe na grama

Como os gatos não são capazes de nos dizer a sua idade, conseguimos essa informação através de características específicas que ajudam a descobrir quantos anos cada um tem. Separamos algumas das principais em tópicos, que você pode conferir aqui embaixo.

Observe o estado dos dentes

Um bom indicativo da idade de um gato está nos dentes. Eles surgem nos filhotes a partir de 1 mês de vida, com pequenos dentes brancos que são substituídos por maiores, por volta dos 6 meses. Os dentes definitivos param de crescer pouco antes do gato completar um ano.

Os novos dentes definitivos são brancos e brilhantes, permanecendo assim até um pouco antes dos 3 anos. Dos 3 a 5 anos (que seriam a casa dos 30 anos dos humanos), eles começam a amarelar aos poucos por causa do desgaste que começa a ocorrer com o tártaro dentário. Assim, os gatos idosos têm dentes ainda mais amarelados e desgastados.

Veja as características dos olhos

A análise da idade através dos olhos do gato é mais útil quando se tem um gato filhote. Geralmente, os filhotes abrem os olhos entre a primeira e segunda semana de vida, podendo voltar a se fechar até a quarta e quinta semana.

Quando abertos definitivamente, os filhotes apresentam uma cor de olhos azul-acinzentado que vai se dissipando no decorrer dos meses. A cor definitiva dos olhos do felino é atingida por volta dos 6 meses de vida.

Gatos mais velhos, geralmente por volta dos 10 anos, são mais propensos a apresentar alguma nebulosidade ou corrimento ocular. Um olhar mais desfocado também é uma característica dos gatos idosos.

Veja se há definição muscular

Por serem mais ativos, gatos mais jovens apresentam mais chances de terem uma definição muscular mais sobressalente que os ossos, com uma pele mais rente ao corpo. Já gatos mais velhos, perto de se tornarem idosos, começam a ter um corpo mais ossudo com um excesso de pelo nas omoplatas.

Isso ocorre porque o músculo, que já foi definido quando o gato tinha uma atividade física maior, começou a se retrair, deixando espaço para a pele e para os ossos aparecerem mais.

A pelagem do gato muda conforme a idade

A pelagem dos gatos cresce e muda com o tempo. Quando filhotes, os pelos são bem finos, longos e “arrepiados”. Por ainda estarem em desenvolvimento, filhotes menores de 6 meses apresentam uma pelagem que parece grande para o corpo.

Ao se tornarem jovens adultos, os gatos ficam com uma altura e cor de pelos compatível com sua raça, com alguns sendo longos e outros curtos. A espessura é mantida em um nível por quase toda a vida adulta, se tornando mais espessa perto da velhice.

Uma outra característica de gatos mais velhos é apresentar pelos mais frágeis e mais claros, podendo exibir tons de cinza e branco.

O período de reprodução é uma pista

Um bom indicativo de que um gato já chegou na fase adulta é quando se inicia o período reprodutivo. O cio nas fêmeas pode ocorrer por volta dos 6 meses de vida, com miados prolongados a noite e um excesso de carinho. Os machos podem ficar mais agressivos e apresentar longos miados a noite também.

O período de reprodução é o que mais define a transição do filhote para o jovem adulto, que em idades humanas pode variar entre 15 e 18 anos.

A energia do gato pode indicar sua idade

Se engana quem pensa que todo gato é preguiçoso. São animais com um alto gasto de energia, principalmente a noite, variando de intensidade ao decorrer de sua vida. Filhotes precisam de mais energia para se desenvolver e aprender sobre o mundo a sua volta, por isso apresentam um gasto energético maior que gatos mais velhos.

Quanto mais dorminhoco e lento, mais velho ele é, já que não apresenta a mesma disposição da juventude. É importante sempre levar seu gato ao veterinário para saber se ele está com pouca energia por causa da idade ou por algum problema de saúde.

Mudanças no comportamento do gato de acordo com a idade

Gato deitado mordendo um brinquedo azul

Assim como os humanos, os gatos costumam ter um comportamento diferente em cada etapa da vida. Sendo mais brincalhões quando filhotes e mais reservados e quietos quando idosos. Em cada fase esses animais apresentam características comportamentais bem marcantes que iremos te mostrar agora. Veja a seguir!

Gato filhote

O gato filhote é aquele que tem idade entre 0 e 12 meses de vida. É a fase da vida do animal em que ele está se desenvolvendo, com grandes mudanças físicas ao longo deste primeiro ano de vida. Nos dois primeiros meses, ele é totalmente dependente da mãe para se alimentar, além de aprender com ela a se limpar com lambidas, por exemplo.

São nos primeiros meses de vida que o gato está se descobrindo, além de conhecer e entender o ambiente em que vive. Ao longo do primeiro ano, é normal que o animal explore todos os cantos da casa e que gaste sua energia com brincadeiras um pouco destrutivas. Sua energia está alta e a curiosidade também.

Gato jovem e adulto

O gato jovem é o que tem idade entre 1 e 3 anos. Ele ainda conserva muita energia e curiosidades de quando era filhote, porém já entende bastante o local que vive e os riscos que corre em determinadas situações. Mesmo que um pouco reduzida, sua energia ainda é alta e a vontade de brincar também.

Já o adulto, é o animal entre 3 e 7/10 anos (varia de acordo com a raça). É a fase da vida mais tranquila do gato, que prefere gastar sua energia descansando nos seus lugares favoritos. Ele já reconhece tudo a sua volta e mantém um laço contínuo com seu dono. Ainda gosta de brincar, mas não gasta muito tempo do seu dia com isso.

Gato idoso

Pode ser considerado idoso o gato com idade a partir dos 7 ou 10 anos, dependendo de sua raça. Geralmente, nessa idade precisa de um cuidado mais intenso, já que ele não tem muita energia e forças para se manter saudável e ativo.

Gatos idosos são mais reservados e territoriais com seus espaços e laços construídos com o passar dos anos. Têm pouca energia para brincar e correr, mas não quer dizer que ele não goste. Por isso, deixe sempre brinquedos disponíveis para que ele possa brincar no seu tempo.

Dicas para fazer o gato viver mais

Gato tomando água

É possível ajudar a subir a expectativa de vida do gato com cuidados básicos e simples no dia a dia. Fornecer uma vida boa e saudável para seu gato, física e mental, é essencial para que ele viva mais. Saiba mais a seguir.

Alimente bem seu gato

Ter uma alimentação balanceada e saudável é o melhor meio de prevenir o surgimento de doenças no organismo do gato. Opte por alimentos livres de substâncias que façam mal a longo prazo e ofereça a ração em horários regrados, de acordo com a necessidade do animal (consulte um veterinário para saber especificamente o seu caso).

Alimentos naturais e saborosos, dados na medida certa, são ótimas opções para manter seu bichinho saudável e com uma vida prolongada.

Estimule a prática de exercícios

Todos sabemos que alguns gatos podem ser bem preguiçosos. Portanto, tirar pelo menos 15 minutos do seu dia para brincar com seu gato já faz uma grande diferença a longo prazo.

Estimule seu animal a praticar exercício através de arranhadores, passeios, plataformas para gatos ou até mesmo com variações de brincadeiras. Isso faz com que ele se mantenha curioso e interessado na prática de exercícios, o deixando com a saúde em dia com menos risco de desenvolver obesidade.

Faça a higiene correta do gato

Uma boa higiene previne o seu gato de contrair doenças. Certifique-se de que a caixa de areia está sempre limpa, renovando a areia por completo a cada 7 dias. Dê banhos ocasionais, de acordo com o estilo de vida dele, o limpando de maneira adequada, inclusive seus dentes.

Através de pequenas atitudes no dia a dia você ajuda a evitar que vírus e bactérias cheguem até seu bichinho, facilitando que ele viva mais.

Visite regularmente o veterinário

É essencial manter seu veterinário de confiança à par da vida do seu gato. Assim, ele pode indicar a melhor ração para ele, uma rotina de exercícios e cuidados, por exemplo, e se todas as vacinas estão em dia.

Além do mais, o veterinário consegue observar possíveis doenças no seu estágio inicial, o que é muito difícil para um não profissional descobrir. Além disso, ele deve recomendar exames periódicos para prevenir doenças. O veterinário é o maior aliado para a saúde do seu gato que ele pode ter!

Organize o espaço do gato

Organizar o ambiente em que o gato vive com objetivo de prevenir acidentes é muito importante. Tire um tempo para analisar sua casa e os riscos que ela pode oferecer para o seu animal. Ser cuidadoso nunca é demais e é essencial para garantir uma vida saudável ao seu amiguinho de quatro patas.

Arrume seu espaço de uma forma que o gato não tente arriscar a própria vida para descobrir algo. Já ouviu o ditado “a curiosidade matou o gato”? Não espere acontecer para ver, seu animal não precisa correr riscos!

Calcule a idade do seu gato em anos humanos!

Não existe uma correspondência fixa na idade do gato em comparação com a dos humanos. Mas como você leu aqui, é possível estimar a idade do felino de acordo com diversos fatores. Acima temos uma tabela comparativa entre a idade de ambos, que tal saber quantos anos o seu gato tem em comparação a nós?

Os gatos são uma das melhores companhias para se ter em casa, sendo obrigação de cada dono fazer o possível para retribuir esse carinho com cuidados que ajudam a prolongar a estadia deles aqui na Terra. Seguindo essas dicas básicas que mostramos aqui você pode fazer uma diferença enorme na vida do seu companheiro peludo!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.