Você conhece o piru-piru? Veja o guia completo desta ave

Você conhece o piru-piru? Veja o guia completo desta ave

Você já ouviu falar sobre a ave piru-piru? Se você gosta de aves ou é curioso entre e saiba tudo sobre a ave piru-piru.


Conheça o pássaro piru-piru!

Você gosta de aves? Elas são animais interessantes, pois ajudam na manutenção da natureza através da dispersão das sementes. Há aquelas que preferem viver no litoral das praias, outras em florestas, assim como existem aves raras e outras mais comuns. Hoje nós falaremos sobre a ave piru-piru (Haematopus palliatus). Você já ouviu falar sobre essa ave? Você sabe do que ela gosta de come e se ela é ou não uma ave brasileira?

Esta curiosa ave está presente no litoral das Américas. Ela pertence à família Haematopodidae e tem uma interessante e chamativa estética. Nós separamos algumas informações sobre o piru-piru para você conhecer mais sobre suas características, habitat, além de outras informações legais. Vamos lá?

Características do piru-piru

Todos os animais possuem características físicas que os tornam únicos. O mesmo acontece com as aves piru-piru. Você conhecerá, agora, grandes características da espécie, como o que ela gosta de comer, em quais países e regiões típicas a ave vive, seu estado de conservação e muito mais! Veja:

Nome

A ave piru-piru tem alguns nomes populares e peculiares, vamos conhecê-los agora! A ave é conhecida como "batuíra-do-mar-grosso", "bejaqui", "cã-cã-da-praia" e "ostraceiro". O nome científico, como você já leu, é Haematopus palliatus. Os nomes populares homenageiam as características principais da espécie.

Você aprenderá mais sobre as aves piru-piru ao longo deste artigo, mas ao ler sobre os nomes populares, você já pôde presumir que a espécie gosta bastante dos litorais de praias. Por este motivo, as aves piru-piru recebem esses nomes populares que simplificam seus hábitos.

Caracteristicas físicas e aspectos visuais

As aves piru-piru têm características físicas interessantes. As aves de ambos os sexos medem entre 40 e 44 cm de comprimento, de modo que os machos pesam entre 499 a 657 g, e as fêmeas entre 568 e 720 g, contendo dimorfismo sexual não evidente. A ave piru-piru tem pernas longas e finas cor-de-rosa e possui um bico comprido e vermelho.

Além disso, o animal é robusto e tem penas brancas na parte inferior do corpo, enquanto a cabeça contém penas negras até o pescoço descendo pelugens amarronzadas. Os olhos são vermelhos nas pálpebras, mas a pupila é amarela. A cauda do pássaro é curta e não há presença de cristas. Quando as aves voam, a parte inferior das asas é completamente branca.

Habitat e distribuição

O animal está presente em toda costa brasileira, que se estende desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, com 7.491 quilômetros de extensão. As aves ficam próximas ao oceano atlântico que banha os estados do Amapá, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além de outras regiões, como Fernando de Noronha.

As aves também estão distribuídas em outros países, como Costa Rica, Venezuela, Honduras e Estados Unidos, onde há litoral nos estados de Maine, Vermont, Nova Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Rhode Islandm. Também estão presentes na Califórnia e nos países México, Peru e Chile.

Alimentação do pássaro piru-piru

As aves piru-piru se alimentam através de seu bico alicate, que é capaz de triturar invertebrados costeiros. Os pássaros piru-piru gostam de comer camarões, mariscos, ostras, caranguejos, siris, caramujos, cavadores e outros animais marinhos de pequeno porte.

A ave captura os animais com seu bico ultra funcional e consegue quebrar cascas fortes e abrir a proteção dos frutos do mar. Geralmente os piru-piru aproveitam também os animais que ficam presos na areia e os frutos que crescem nas pedras das praias.

Comportamento e reprodução da ave piru-piru

O comportamento dessas aves se baseia em sobrevoar os mares, as praias e os litorais. As aves sobrevoam os litorais da América do Norte, da costa Pacífica e Atlântica e nidificam na costa brasileira. As aves andam em duplas, principalmente em períodos de fertilidade, nos quais os machos e as fêmeas cuidam de seus filhotes.

As aves piru-piru atingem a maturidade sexual com um ano de idade. A fêmea põe entre dois e quatro ovos e seus filhotes permanecem em dependência até os 6 meses de idade. Para preservar seus filhotes, as aves se fingem de mortas para atrair os predadores para longe do ninho. É uma ave que pode viver até 10 anos de idade.

Estado de conservação do piru-piru

Segundo a IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais das espécies ameaçadas), o estado de conservação da ave piru-piru é pouco preocupante ou estável. No entanto, os estudos não estão atualizados e sequer há informações completas sobre a espécie.

Devido à ausência de estudos aprofundados sobre a ave nos litorais brasileiros, a IUCN fica sem embasamento teórico sobre a real condição das aves piru-piru no Brasil. Não foi registrado, por exemplo, a quantidade de exemplares de aves piru-piru em São Paulo e em todo o sudeste brasileiro.

Subespécies de piru-piru (baiacu)

A ave piru-piru é um pássaro que contém subespécies em sua família. Você saberia diferenciar a ave piru-piru das suas subespécies Haematopus palliatus palliatus e Haematopus palliatus galapagensis? Pensando nisso, nós trouxemos essas diferenças para você. Veja:

Haematopus palliatus palliatus

Não há diferenças físicas entre a ave piru-piru e a subespécie Haematopus palliatus palliatus. A única diferença entre elas é que esta tem exemplares que vivem na costeira das praias dos Estados Unidos e nas ilhas.

A ave também possui exemplares no sul da América do Sul, ou seja, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Nas demais regiões, os exemplares são registrados como H. palliatus, apenas.

Haematopus palliatus galapagensis

Já a Haematopus palliatus galapagensis é a subespécie de piru-piru que vive no Arquipélago de Galápagos., precisamente, no Equador. Esta subespécie é um pouco diferente da outra, porque seus representantes são aves que apresentam maior extensão da porção preta na região torácica, por isso são mais escuras.

Haverá diferença na variedade da alimentação, porque em Galápagos existem outros tipos de crustáceos.
Mas, quanto aos comportamentos, no geral, permanecem os mesmos.

Pássaro piru-piru, uma ave que deve ser preservada

Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre a ave piru-piru. Você aprendeu quais são as características físicas da espécie, descobriu do que ela se alimenta e onde habita. Você também pôde ler sobre o estado conservacional da espécie e entendeu que ainda não há estudos mais aprofundados sobre as aves piru-piru no Brasil. No mais, agora você está consciente sobre como essas aves podem ser importantes ao meio ambiente.

Agora que você já sabe informações relevantes sobre a espécie, você ficará mais atento quando for à praia, pois será capaz de reconhecer uma ave piru-piru. Elas são aves importantes para o estado conservacionista do litoral, portanto, se você é fã de aves, ou apenas um curioso, cuide das praias, pois no litoral vivem espécies fantásticas que devem ser admiradas e respeitadas pelos seres humanos!

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.