Maiores felinos do mundo: veja lista com leão, tigre e mais

Maiores felinos do mundo: veja lista com leão, tigre e mais

Você sabia que a lista de maiores felinos do mundo vai bem além do leão e o tigre? Neste artigo reunimos todos eles junto com suas respectivas informações.


Sabe qual é o maior felino do mundo?

Tigre em fundo embassado

Os felinos são animais carnívoros extremamente inteligentes e ágeis. Com certeza você já ouviu falar de vários deles, tais como os tigres, onças e leões. Apresentam uma beleza bastante encantadora com pelagens e características marcantes das espécies, além de presas grandes, sentidos aguçados e em grande parte do tempo, ficam alertas.

Existem felinos muito grandes e extensos, que ultrapassam a altura de seres humanos. Alguns outros são de porte médio, mas apresentam velocidades rápidas para correr atrás de presas. Muitos deles apresentam comportamento na maioria das vezes, solitário.

Reunimos aqui várias espécies dos grandes e imponentes “gatos” da selva. Venha conhecer quais são os maiores felinos do mundo, além de suas características, comportamento e origens.

Ligre

Ligre deitado em chão de areia

O ligre é considerado o maior felino do mundo. Ele foi originado da junção entre o leão e o tigre. Já dá pra imaginar o tamanho desse animal, não é? Vamos conhecer sobre sua história, comportamento e curiosidades, além de entender sobre como isso aconteceu.

Medidas do Ligre

O ligre aconteceu pelo cruzamento entre um leão e uma tigresa. Suas características abrangem aspectos das duas raças de felinos. Eles conseguem pesar quase meia tonelada (400 - 500 kg) e podem chegar a medir até 4 metros de comprimento.

Geralmente as fêmeas medem até 3,5 metros. Ambos possuem, sob 4 patas, uma altura mediana de quase 2,5 metros da cabeça ao chão. Alguns pesquisadores estão estudando o crescimento do ligre e afirmam que eles podem crescer durante toda a vida.

Comportamento e habitat do Ligre

Os ligres apresentam um comportamento bastante dócil e aventureiro. Gostam de nadar em lagos ou grandes piscinas, brincar e correr atrás de presas ou objetos. A sua corrida pode chegar até 80 km/h e pelo seu tamanho e poder de mordida, poderiam ocupar o topo da cadeia alimentar caso caçassem.

Pelo fato dos ligres serem raros, algumas vezes eles são criados para serem tratados como animais de estimação ou para serem apresentados em grandes espetáculos. A reprodução natural é bem difícil de ocorrer, mas geralmente eles possuem habitat parecidos com tigres e leões, como florestas, savanas, bosques e regiões sul-africanas.

Algumas curiosidades sobre o Ligre

Algumas vezes, o ligre pode acabar morrendo logo após o nascimento. Isso ocorre pelo fato dele ser um animal híbrido e as mudanças na sua genética podem ser desfavoráveis. Além disso, o ligre macho acaba sendo estéril, não pode procriar com uma ligre fêmea. Assim, eles não são considerados uma espécie biológica.

A recombinação genética também gera problemas na produção de hormônios que inibem o crescimento, por isso eles são felinos tão grandes. Os tigres recebem esses genes do pai e a leoa recebe da mãe. De fato, o ligre não consegue possuir essa genética por ser o cruzamento entre uma tigresa e um leão.

Pantera-nebulosa

Pantera nebulosa deita

A pantera-nebulosa é uma espécie rara de felinos e poucas vezes vista. Não apresenta corpo muito extenso, mas é bastante inteligente. Venha conhecer sua história, personalidade, hábitos e curiosidades!

Medidas da Pantera-nebulosa

A panterosa-nebulosa é um animal que não é forte e estrategista. Possui também um porte médio em torno de 1,5 metros de comprimento e 1 metro de altura. A sua medida a partir dos ombros se dão por volta de 70 cm.

Já o seu peso pode variar entre fêmeas e machos. Basicamente os machos podem pesar até 23 kg, enquanto as fêmeas podem ser menos fortes, em torno de 15 kg.

Comportamento e habitat da Pantera-nebulosa

Seu habitat se dá em locais como Himalaia, Índia, Butão, Tailândia, China e no Vietnã. Geralmente vivem em florestas tropicais úmidas, mas também podem ser encontradas em terras florestais secas e/ou devastadas. São animais que gostam de bolar estratégias para pegar suas presas e podem viver em altas altitudes.

Algumas curiosidades sobre a Pantera-nebulosa

A Pantera-nebulosa, apresenta os maiores dentes caninos de todos as espécies carnívoras terrestres. É uma espécie atualmente classificada como vulnerável, e corre risco de chegar à extinção.

Ela possui uma pelagem marrom/bronzeada ou marrom-clara e apresenta marcas irregulares pelo corpo em formatos de grandes elipses de bordas mais escuras. Por esse motivo o nome foi dado à espécie, por parecerem grandes nuvens carregadas e nebulosas.

Gato-vermelho-de-bornéu

Gato vermelho de bornéu andando por entre mata verde

Venha conhecer sobre o gato-vermelho-de-bornéu. É uma espécie pouca conhecida, mas tudo indica que são predadores inteligentes e solitários. Venha entender.

Medidas do Gato-vermelho-de-bornéu

O gato-vermelho-de-bornéu apresenta medidas em torno de 50 cm a 80 cm de comprimento da cabeça ao final da cauda. Os machos podem pesar até 4 kg. Geralmente as fêmeas são mais miúdas e seu rabo pode possuir em torno de 25 cm. Também não são muito pesadas, podendo apresentar em torno de 2,5 - 3 kg.

Comportamento e habitat do Gato-vermelho-de-bornéu

O gato-vermelho-de-bornéu, como o próprio nome diz, é encontrado em regiões das ilhas de Bornéu, com exceção de Brunei e Kalimantan do Sul, na Indonésia. Sua distribuição ainda é pouco compreendida. Até meados de 2010 existiam apenas 12 registros do felino.

Parecem ser dependentes de floresta e estão restritos à cobertura florestal natural e seminatural, incluindo florestas de montanhas e planícies - tanto primárias quanto altamente degradadas devido às atividades madeireiras. Alguns registros históricos foram obtidos nas proximidades de rios e pântanos também.

Seu comportamento é raramente observado. Era considerado noturno, mas imagens recentes de armadilhas fotográficas sugerem fortemente um padrão de atividade diurna, com atividade noturna ocasional, sempre sozinhos.

Algumas curiosidades sobre o Gato-vermelho-de-bornéu

Fora das áreas protegidas, a perda de habitat devido à exploração comercial de madeira e plantações de óleo de palma é a principal ameaça ao gato-vermelho-de-bórneu. Sua população está diminuindo e uma curiosidade marcante é que ele quase nunca é visto pelas pessoas e por pesquisadores.

Isso acaba dificultando o seu monitoramento. Assim, comerciantes de animais selvagens estão cientes da raridade do gato, e acabam aproveitando disso. Pesquisas apontam que eles foram capturados ilegalmente na natureza para os mercados de peles e animais de estimação. A caça furtiva de espécies de presas dos gatos é um problema crescente.

Lince euro-asiático

Lince para em maio a mata

O lince euro-asiático relembra vagamente os gatos de estimação. É uma espécie que possui sua aparência muito bem valorizada e dentre todas as espécies de lince, ele é considerado a maior delas. Vamos conhecer!

Medidas do Lince euro-asiático

O lince euro-asiático possui comprimento de 80 cm até pouco mais de 1 metro. Não é muito alto, apresentando apenas 70 cm da cabeça ao chão e seu peso pode variar entre 15 kg até 29 kg. Como a grande maioria dos felinos, a fêmea é um pouco menor.

Comportamento e habitat do Lince euro-asiático

O lince euro-asiático apresenta comportamento de caça em horário crepuscular. Entre suas presas estão as lebres, aves florestais, corças, renas e os roedores lêmingues. Gostam de dar emboscadas e geralmente vivem de forma solitária. Entretanto, em épocas de reprodução, podem viver em casais em pequenos intervalos de tempo.

São bastante calmos e os sons que são emitidos são bem difíceis de serem ouvidos, inclusive por animais locais. Assim, podem passar despercebidos por várias localidades.

Seu habitat engloba florestas densas, com estratos arbustivos grandes e cheios e montanhas. Eles não vivem no Brasil e não originados de locais da Europa e da Ásia, mais comumente na Suécia.

Algumas curiosidades sobre o Lince euro-asiático

Uma característica marcante do lince euro-asiático é que ele possui alguns pelos pretos puxados para cima na ponta das suas orelhas. Isso é marcante da espécie e faz com que ele seja diferenciado de outras.

Além disso, eles vivem de forma solitária e apresentam uma visão muito bem aguçada, por isso, são ótimos caçadores reservados.

Leopardo-das-neves

Leopardo das neves com neve caindo sob ele

O leopardo-das-neves não é um animal muito conhecido no Brasil. Não apresenta um tamanho muito grande, mas é bem inteligente e possui papel fundamental na cadeia alimentar. Venha conhecer sobre o leopardo-das-neves, seu comportamento e curiosidades.

Medidas do Leopardo-das-neves

O leopardo-das-neves não é um animal muito grande, quando comparado com outros felinos mencionados anteriormente. Pode chegar a pesar até 75 kg e possui em torno de 0,6 a 0,7 metros de altura. O seu comprimento chega a 1,30 metros.

Comportamento e habitat do Leopardo-das-neves

O Leopardo-das-neves é o mais raro e misterioso de todos os grandes felinos. É tão raramente visto que é conhecido também como o "Fantasma das montanhas". Geralmente eles comem quase tudo que podem pegar, e têm o costume de caçar animais muito maiores do que eles.

Suas principais presas incluem ovelhas e cabras selvagens, lebres e aves de caça. São animais bastante solitários e podem ser encontrados em ambientes inóspitos das grandes cadeias de montanhas na Ásia Central, incluindo o Himalaia e as montanhas do sul da Sibéria na Rússia.

Algumas curiosidades sobre o Leopardo-das-neves

Dentre suas curiosidades está o fato que ele está perfeitamente adaptado ao seu habitat e não gosta de ser visto em bandos. A sua pelagem branca com manchas pretas permite ao animal fundir-se com o ambiente cinzento de encostas rochosas ou de montanhas, facilitando a sua caça e a sua liberdade nesse ambiente.

Consegue atingir até 80 km/h e são animais bem inteligentes e ariscos. Estudiosos afirmam que essa espécie pode estar se extinguindo, apresentando em torno de 6000 animais em todo o mundo. E esse número vem caindo, principalmente por motivos como a caça ilegal e pelo alto valor agregado à sua pele.

Guepardo

Guepardo deitado em tronco

Os guepardos são animais extremamente rápidos e habilidosos. São considerados um dos animais mais rápidos do mundo. Venha entender um pouco sobre eles, suas curiosidades, costumes, origem e habitat.

Medidas do Guepardo

Também conhecido muitas vezes como chitas, os guepardos podem chegar a medir cerca de 2 metros de comprimento, já com a cauda inclusa. São bastante esguios, e não pesam muito, em torno de 35 kg até 55 kg.

Além de suas medidas, vale ressaltar que possuem as patas bem compridas e mesmo os machos sendo maiores que as fêmeas, ambos possuem velocidades de corrida e emboscada extraordinariamente rápidos. Podem chegar até 115 km/h. Isso é basicamente a velocidade permitida para carros em estradas de mão dupla. Muito interessante, não é?

Comportamento e habitat do Guepardo

Os guepardos gostam de viver sozinhos ou em pequenos grupos. Seu hábito de caça é praticamente diurno, quando enxergam melhor as presas. Sua característica marcante é a perseguição em torno de sua presa antes de matá-la.

O habitat dos guepardos é bastante característico de regiões da África, abrangendo a sua área central e meridional. Alguns são encontrados na Ásia, mais comumente no Irã e gostam de viver em ambientes abertos com gramados, além de florestas secas, desérticas e pradarias. Já foram encontradas em altas altitudes, acima de 4000 metros.

Algumas curiosidades sobre o Guepardo

Essa espécie é considerada um felino social, porque muitas vezes são vistos lambendo-os uns aos outros, para manterem-se limpos. Além disso, apresentam unhas bem finas e improváveis de esconder quando não estão atacando a sua presa. Por mais que eles sejam muito rápidos, não são considerados muito fortes em relação a outros animais.

Uma preocupação frequente é a proteção de seus filhotes, que muitas vezes são comidos por outros animais, como os leões. Além disso, os guepardos perseguem a sua presa e tentam comê-la de forma rápida, antes de outros felinos ou hienas cheguem perto por causa do cheiro.

Se isso acontece geralmente os guepardos saem de perto, deixando seu alimento para trás, por serem mais fracos.

Leopardo

Leopardo com cabeça deitada sobre as patas

Com certeza você já ouviu falar dos leopardos, não é? São animais bem inteligentes e se adaptam muito bem em diversos ambientes e localidades. Venha conhecer sobre seu comportamento, origens e características físicas.

Medidas do Leopardo

Os leopardos são animais medianos, que chegam até 1,70 metros de comprimento para o macho e 1,30 metros para a fêmea. Conseguem alcançar até 70 cm de altura e correm em uma velocidade média de 55 km/h. Sendo assim, não são muito velozes, quando comparados aos guepardos e leões.

O seu peso pode variar para a fêmea e o macho, entre 25 kg e 32 kg, respectivamente. Existem alguns machos do grupo variante dessa espécie que ficam fora desse padrão, podendo atingir até 90 kg.

Comportamento e habitat do Leopardo

Os leopardos apresentam comportamento oportunista, ou seja, a sua estratégia de caça é que tentam se aproveitar de situações específicas para pegar sua presa. Caçam uma grande variedade de animais, como chacais, antílopes, gazelas, macacos, gnus e muito mais. Além disso, os leopardos vivem em mais lugares do que qualquer outro grande felino.

Se sentem confortáveis em quase todos os habitats, incluindo desertos, florestas tropicais, bosques, savanas de pastagens, montanhas, matagais e pântanos. São comumente vistos na África e Ásia. Dessa forma, eles são uma das poucas espécies de animais selvagens encontrados fora dos parques nacionais.

Algumas curiosidades sobre o Leopardo

O leopardo é semelhante em aparência ao jaguar, mas tem um físico menor e mais leve. As manchas em sua pelagem são menores e mais densas que as do jaguar. Infelizmente, como todos os outros grandes felinos, o leopardo está sob ameaça e listado como vulnerável em perigo de extinção.

O felino mais ameaçado do mundo é o leopardo-de-amur, com menos de 100 desses magníficos animais remanescentes nas selvas do extremo oriente russo. Além disso, possui aparência muito bonita, variando as suas colorações, podem nascer mais pretos ou mais marrons claros com manchas pretas por todo o seu corpo.

Puma (onça-parda)

Onça parda deitada em raizes de árvore

Os pumas, ou onças pardas, são animais bem conhecidos pelo mundo todo. Fazem parte dos felinos mais espertos e inteligentes e gostam de conhecer a sua localidade e presas. Venha conhecer um pouco sobre eles.

Medidas da onça-parda

Embora o puma seja um felino bastante grande, ele não pertence à família dos felinos de grande porte e, portanto, é considerado de tamanho mediano. Eles apresentam medidas em torno de 0,9 metros de altura, desde a cabeça erguida até o chão.

O seu comprimento varia em torno de 1,60 metros e sua cauda é bem longa, medindo até 80 cm. Eles pesam em torno de 70 kg a 85 kg. Alguns pumas conseguem pesar até 100 kg.

Comportamento e habitat da onça-parda

O comportamento dos pumas (ou onças-pardas) mais característico é que eles são bastante territorialistas. Não gostam de dividir o seu espaço com outros animais e nem com outros pumas. São bem solitários, raramente são vistos em bandos. No máximo são encontrados em pares.

Quando necessitam dividir territórios, evitam ao máximo contato com o outro grupo. Frequentemente o puma abrange toda a América do Sul, México, Estados Unidos, Costa Rica e Canadá. Também são encontrados no Brasil, e em porções específicas de florestas chilenas. Seu habitat natural inclui montanhas, florestas, desertos e pântanos.

Algumas curiosidades sobre a onça-parda

Uma das curiosidades mais interessantes sobre o puma é que eles não rugem. A grande maioria dos felinos rugem não somente para se comunicar com outros animais, mas para também assustar as presas.

Já os pumas emitem um som similar aos gatos de estimação. Esse som é realizado pelos gatos quando estão irritados ou amedrontados e servem para se comunicar com um silvo estridente.

Além disso, infelizmente, como a maioria dos felinos, há grandes chances de serem extintas pelo desmatamento em locais que os pumas vivem. Isso faz com que eles migrem pra outros locais e essa mudança pode acabar não sendo efetiva. Alguns morrem de fome e outros são caçados por fazendeiros ou caçadores ilegais.

Onça-pintada

Família de onças pintadas

As onças pintadas são animais de beleza extrema e são bem famosos no Brasil. É considerado o terceiro maior felino do mundo e possui parentesco bem próximo dos leões. Vamos conhecer sobre suas características evolutivas, comportamento e curiosidades.

Medidas da Onça-pintada

As onças-pintadas estão entre maiores felinos do mundo, de acordo com revistas especializadas em animais. Da cabeça ao final do tronco, esses felinos variam em comprimento de 1 a 2 metros. Alguns machos podem chegar até 2,4 metros.

Contando com a cauda, pode-se adicionar mais 60 centímetros de comprimento, embora elas sejam curtas quando comparadas a outros felinos de grande porte. Os machos são mais pesados do que as fêmeas. Eles podem pesar entre 55 kg até 115 kg, enquanto as fêmeas pesam de 45 kg a 90 kg.

Comportamento e habitat da Onça-pintada

As onças-pintadas vivem sozinhas e são bastante territorialistas, assim como as onças-pardas. Geralmente eles caçam veados, queixadas, capivaras, antas e vários outros animais terrestres, que preferem emboscar à noite.

Entretanto, se o alimento selvagem for escasso, esses grandes felinos também caçarão o gado doméstico. Eles definem a sua área marcando-a com sua urina ou resíduos, além de árvores com garras. Elas somente passam tempo com outros animais de sua espécie quando estão acasalando ou cuidando de filhotes.

Normalmente, vivem em florestas ou bosques, mas também são encontrados em áreas desérticas, como o Arizona. Eles tendem a ficar perto da água e também são encontrados em florestas tropicais, savanas e pastagens.

Algumas curiosidades sobre a Onça-pintada

Eles se parecem muito com os leopardos, que vivem na África e na Ásia, mas as manchas das onças são mais complexas e geralmente têm um ponto no centro. Esses felinos eram adorados como deuses em muitas culturas antigas da América do Sul, e as representações da onça-pintada aparecem em artes e na arqueologia das culturas pré-colombianas.

Outra interessante curiosidade é que elas, ao contrário de muitas espécies de felinos, não evitam a água. Na verdade, eles conseguem nadar muito bem e muitas vezes conseguem até pegar algumas presas que estão nas beiras dos rios e lagoas. Além disso, conseguem caçar peixes, tartarugas e até jacarés.

Leão

Leão em pe na savana

Os leões são um dos felinos mais admirados e conhecidos pelas pessoas. Por muito tempo foram admirados ao longo da história como símbolos de coragem e força. Venha conhecer sobre o segundo maior felino do mundo, seus hábitos, tamanho e características.

Medidas do Leão

Os leões estão entre os maiores felinos do mundo. O Macho consegue chegar até 3,3 metros de comprimento, e a fêmea em torno de 2,8 metros. A sua altura pode variar entre 60 cm até 90 cm e são bastante pesados.

O macho tem por volta de 250 kg, e a fêmea em torno de 190 kg. São excelentes predadores, e mesmo sendo animais de grande porte, conseguem correr até uma velocidade de 80 km/h.

Comportamento e habitat do Leão

Ao contrário de todos os outros grandes felinos que são caçadores solitários, os leões são animais sociais e vivem em grupos de até 40 leões. A caça é noturna e em grupo, e permite que os leões abatam presas maiores e compartilhem a matança com o bando.

Além disso, apesar de todos os seus rugidos, rosnados e ferocidade, os leões são animais familiares e verdadeiramente sociais em suas próprias comunidades. Seu habitat abrange pastagens, arbustos e florestas abertas da África Subsaariana, além de savanas e ambientes desérticos.

Algumas curiosidades sobre o Leão

Enquanto os leões não dependem da camuflagem tanto quanto diversos outros felinos, sua pelagem de cor marrom/dourada permite que eles se fundam com seu habitat arenoso. Suas presas incluem, búfalos, zebras, elefantes filhote, rinocerontes, hipopótamos, porcos selvagens, crocodilos e girafas.

Mas às vezes também comem presas menores, como ratos, pássaros, lebres, lagartos e tartarugas. Depois de uma caçada bem-sucedida, todos os leões do bando compartilham a refeição.

Porém, há uma hierarquia, com os machos adultos assumem primeiro, seguidos pelas leoas e, finalmente, os filhotes. Também são considerados preguiçosos, pois passam em torno de 15 horas do dia dormindo ou descansando.

Tigre

Tigre

O tigre é considerado o maior felino do mundo registrado como espécie biológica. Eram muito utilizados antigamente como animais de caça e não gostam de se relacionar com seres humanos. Venha conhecer um pouco mais sobre esse felino maravilhoso.

Medidas do Tigre

As medidas do tigre podem variar de espécie para espécie, mas geralmente abrangem 2,5 metros até 4 metros de comprimento. Já as fêmeas chegam até 2,8 metros, e por isso são mais miúdas. O seu peso varia entre 170 kg até 320 kg.

Apesar disso, já foram encontrados tigres brancos com peso acima de 420 kg, mas são raros. Sua cauda pode chegar até 1 metro. A diferença de tamanho de uma espécie para outra pode estar relacionado com a localidade e o clima presente.

Comportamento e habitat do Tigre

Os tigres ocupam uma variedade de habitats na Ásia, desde florestas tropicais e perenes a manguezais, pastagens e savanas. Embora a distribuição do tigre se estenda da Sibéria a Sumatra, a maioria dos tigres remanescentes do mundo estão na Índia. A subespécie indiana é conhecida como tigre de Bengala.


Além disso, os tigres têm uma dieta ampla, variando de cupins a bezerros de elefantes. No entanto, o núcleo de sua dieta é de mamíferos de médio à grande porte, como veados e cabras. Apresentam comportamento solitário. Também são territorialistas e gostam de se banhar em grandes rios.

Algumas curiosidades sobre o Tigre

Mesmo sendo o maior felino do mundo, infelizmente, também é o felino mais ameaçado. De acordo com estudiosos da área, existem aproximadamente quase 4.000 tigres selvagens restantes no mundo hoje.

Apesar disso, um fato interessante é que os Tigres têm uma anatomia com mais de 600 músculos e uma forte estrutura óssea que os torna ótimos predadores em seu habitat natural. Eles podem pular mais de 9 metros em um único salto, o que lhes dá uma vantagem quando se trata de encontrar e atacar suas presas, pois ele é um caçador de emboscadas.

Ele desenvolveu uma série de características que permitem identificar presas desavisadas. As listras pretas verticais e sua pelagem o ajudam a permanecer escondido na floresta e se fundir com a grama seca a céu aberto.

Gostou de conhecer os maiores felinos do mundo?

Onça parda andando pela mata

Como você pode perceber, os felinos não são somente animais grandes em tamanho, extensão e peso. São também animais sensacionais, espertos e inteligentes e muitas vezes se adaptam para criar o melhor ambiente para caçar suas presas e se desenvolver.

Pudemos ver também que o tigre, leão, onças-pintadas são, respectivamente, os maiores animais registrados do mundo. Além disso, vimos cruzamentos que não possuem registro biológico por serem estéreis como o Liger, resultado do leão e do tigre.

O artigo mostra também que a maioria deles são todos advindos de ambientes como savanas, florestas tropicais e locais desérticos como África ou Ásia, e infelizmente, muitos estão vulneráveis à extinção. Apesar disso, são animais fortes e estrategistas e devem ser preservados.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.