Brinquedos para calopsita: mastigadores, poleiros, balanços e mais!

Brinquedos para calopsita: mastigadores, poleiros, balanços e mais!

Este artigos é para tutores de calopsitas ou curiosos que desejam aprender informações sobre brinquedos para calopsitas!


Por que brinquedos para calopsita são importantes?

Calopsita com brinquedos ao fundo

As calopsitas são aves nativas da Austrália e estão amplamente presentes no Brasil, com muitos exemplares espalhados pelo território. Elas pertencem à ordem dos Psitacídeos e têm um temperamento dócil, agitado e brincalhão. Por serem animais agitados, necessitam gastar energia, por isso, é importante que seus tutores brinquem com suas aves diariamente. Caso contrário, elas poderão desenvolver ansiedade e tenderão a se tornarem ariscas!

Portanto, as brincadeiras são essenciais para a saúde das calopsitas para que elas consigam estimular seus instintos naturais e não percam as percepções típicas da espécie que são incentivadas na vida selvagem. Pensando nisso, nós criamos este artigo com muitas ideias de brinquedos para calopsitas. Aqui, você também aprenderá, na prática, a fazer brinquedos para suas aves. Vamos começar?

Ideias de brinquedos para calopsita prontos

Antes de começarmos a falar sobre como fazer brinquedos para calopsitas, você verá agora algumas sugestões de brinquedos prontos. Esses brinquedos podem ser encontrados em pet shops ou em lojas virtuais. Existem vários tipos de brinquedos prontos que estimulam a inteligência do seu animal. Vamos conhecê-los agora:

Poleiros para calopsita brincar

Os poleiros são acessórios interessantes porque imitam a natureza. Existem poleiros no formato de galhos que imitam as árvores e poleiros com obstáculos que imitam o ambiente natural. Todos estes tipos de poleiro são bons para as calopsitas!

Os poleiros ideais devem ser feitos de madeira ou de algum material semelhante. Além disso, os poleiros podem ser retos ou bifurcados, como os galhos das árvores naturais. O ideal é que os poleiros tenham um diâmetro adequado para que a ave consiga agarrá-los com as patinhas sem esticar demais e sem fechar erroneamente os dedos ao ponto de causar desequilíbrio.

Mastigadores para calopsita

Na natureza, as calopsitas beliscam materiais como um hábito natural com o intuito de estimular o bico e de diminuir a ansiedade. Desse modo, ter um mastigador é uma boa opção para seu pet permanecer saudável.

Você pode apostar em mastigadores em formato chaveiro. Há mastigadores com sabores e aromas diferenciados, geralmente em formatos de bastão, os quais você poderá pendurar na gaiola do seu pet. Há também mastigadores feitos de tecidos fortes e outros revestidos de palha. Você também pode apostar em serragem de madeira para seu animal!

Miçangas para calopsitas

As miçangas são ótimas para as calopsitas porque são materiais coloridos e giratórios que estimulam o pet, além de prenderem a atenção do animal. Porém, as miçangas não podem ficar soltas, pois seu animal poderá engoli-las. Nunca ofereça miçangas presas a fios de nylon, pois é primordial que elas estejam presas em arcos ou estiras de aço forte.

As miçangas podem revestir balanços, escorregadores, enfeitar as gaiolas, além de decorar vários brinquedos. Busque por miçangas resistentes, nunca feitas de plástico, pois seu animal conseguirá soltá-las facilmente. Opte por acessórios presos com segurança e feitos de materiais resistentes.

Balanço é um bom brinquedo para a gaiola

O balanço é um ótimo brinquedo pronto para seu animal e é um acessório que pode ser pendurado na gaiola do seu pet. Existem vários tipos de balanço para calopsitas. Há balanços em formato de arco, outros com penduricalhos de miçangas e outros feitos apenas de aço e madeira, por exemplo.

Os balanços devem conter um banco no qual a ave consiga colocar as patinhas e fazer impulso, ou um poleiro onde a ave consiga se equilibrar e agarrar com as patinhas. Você pode ser criativo e customizar o balanço seu animal da forma que achar melhor, pois ele achará divertido!

Calopsita gosta de brincar com espelho

Apesar de as aves não se reconhecerem no espelho, as calopsitas adoram brincar com eles! Isto acontece porque as calopsitas acreditam estar se comunicando com outras aves da mesma espécie. Por isso, podem passar boa parte do dia dançando, cantando e se olhando em frente ao espelho.

Estes psitacídeos podem dar cabeçadas do espelho ou agir com reatividade, portanto, faça um teste antes de deixar o espelho definitivamente dentro da gaiola e observe. Mas, no geral, as calopsitas adoram os espelhos. Lembre-se: compre aqueles que possibilitam a fixação nas grades da gaiola para evitar acidentes.

Bola é um bom brinquedo para calopsita

Muitas pessoas acham que só os cães gostam de perseguir bolas, mas as calopsitas também apreciam. Você pode apostar nas bolas que ficam presas nas gaiolas. Dessa maneira, o pet prende as patinhas nas grades e o desafio é tentar soltá-las da grade. É legal que essas bolas tenham barulhinhos e cores vibrantes.

Você pode apostar em bolas coloridas e deixá-las soltas dentro da gaiola. Além disso, você pode apostar em bolas grandes e que quicam alto. Para isso, solte sua calopsita da gaiola e brinque com ela de perseguir a bola. Ela vai adorar!

Playground para calopsita brincar

Outra opção de brinquedos prontos é o playground. Playgrounds são brinquedos grandes que contém uma base fixa com estímulos desafiadores. São brinquedos que têm balanços, poleiros, mordedores, escadas, miçangas, esconderijos, cores e barulhos diversos para seu pet se divertir.

Você pode encontrar alguns com argolas, redes coloridas, piscina, chocalhos e com uma série de adereços adicionais. Sempre busque por playgrounds com vários brinquedos coloridos acoplados. Dessa forma, seu animal permanecerá distraído e feliz. Playgrounds com múltiplos andares também são uma boa opção.

Brinquedos caseiros para calopsita

Agora que você conhece algumas opções de brinquedos prontos para calopsita, você aprenderá como criar brinquedos caseiros para seu animal. Existem brinquedos feitos de corda, de fita e há, também, os de madeira. A boa notícia é que você não precisará gastar muito para criá-los. Mãos à obra, vamos começar!

Como fazer brinquedos com papeis para calopsita

Para fazer um brinquedo de papel para sua calopsita, você precisará apenas de quatro rolos de papel higiênico e um palito de churrasco. Comece pegando os rolos de papel higiênico de forma horizontal e encontre o meio do objeto. Enfie os rolos no palito, imitando um espetinho de churrasco.

Dentro dos rolos você pode colocar legumes, alpiste ou qualquer tipo de petisco para seu animal. Apenas tenha cuidado ao colocar comidas secas, pois o brinquedo é feito de papel. Através dessa forma simples, seu animal poderá se distrair brincando sozinho.

Como fazer brinquedos de madeira para calopsita

Você pode criar uma casinha de palitos de picolé para sua ave. Para criá-la, você precisará de palitos de picolé, tesoura, régua e cola quente. Crie a base da casa retirando as partes arredondadas do palito, medindo o tamanho de forma regular e cole a lateral dos palitos a fim de criar a base do chão da casa.

Após isso, recorte as partes arredondadas para criar as paredes, sempre medindo a altura dos palitos. Cole as laterais novamente. Para o telhado, você pode deixar as partes arredondadas para ficar bonito. Use sua criatividade para fazer portas e janelas. É fácil, divertido e sua ave vai adorar!

Como fazer brinquedos de cordas e fitas

Você pode criar uma bolinha de cordas com fita para sua calopsita. Para isso, você precisará investir em uma corda naval sisal natural de diâmetro milimétrico. Essas cordas são encontradas em papelarias ou em pet shops. Amasse uma folha de papel em formato de bola e enrole a corda naval a fim de preencher todos os buraquinhos e sele as pontas com cola quente.

Use fitas de cetim coloridas para enfeitar a bolinha. Corte-as em formato vertical para que fiquem balançando quando a bolinha se movimentar. Pegue um fio da corda e pendure no alto da gaiola com um nó náutico simples e está pronto!

O que evitar nos brinquedos para calopsita

Calopsita no poleiro

Você aprendeu que os brinquedos são acessórios indispensáveis para as calopsitas, mas existem alguns que devem ser evitados. Calopsitas são animais curiosos e não saberão identificar o que pode ser prejudicial a elas. Fica, portanto, a critério do tutor avaliar e descartar alguns objetos prejudiciais ao pet. Descubra mais sobre eles agora:

Alguns tipos de brinquedos de plástico

Muitos brinquedos para aves são feitos de plástico ou contêm partes de plástico, mas esse é um tipo de material que pode ser perigoso para as calopsitas. Portanto, atente-se ao tipo de plástico. Evite aqueles que possuem baixa densidade, como os brinquedos de garrafas pet, de sacos plásticos ou acrescidos de outros materiais, como isopor. Opte por plásticos densos, fortes e que exigem força humana para serem dobrados ou quebrados.

Brinquedos para calopsitas com muito metal

O metal serve para ajudar a manter a estrutura de alguns brinquedos, mas o material sempre deverá estar revestido ou ser um facilitador para que o brinquedo não perca sua funcionalidade. Portanto, evite brinquedos feitos totalmente de metal, pois as calopsitas têm o hábito de bicar e de beliscar e poderão machucar o bico.

Brinquedos que podem prender a calopsita

Tenha cuidado com cordas que possam prender as perninhas das aves. Observe e evite, também os brinquedos que possam prender outras partes do corpo do animal, como o bico. Por isso, opte por brinquedos com diâmetros maiores, lisos e sem extremidades perigosas para seu pet brincar com segurança.

Brinquedos para calopsita pontiagudos

Tenha cuidado com os brinquedos pontiagudos! Evite comprá-los para sua ave, pois os psitacídeos são animais agitados e um acidente pode ocorrer caso os brinquedos possuam pontas.

Sempre apalpe o brinquedo antes de comprá-lo a fim de averiguá-lo para evitar possíveis acidentes. Além disso, não ofereça de forma alguma objetos pontiagudos para seu animal se distrair, como tesouras, objetos de vidro, garfos, ou coisas do gênero ao seu pet.

Divirta-se muito com sua calopsita através dos brinquedos!

Menina brincando com calopsita

Agora que você aprendeu sobre alguns brinquedos para calopsitas, você pode brincar com seu pet sempre que quiser. Constantemente disponibilize um tempinho para dar atenção ao seu animal, porque as calopsitas merecem receber afeto, atenção, carinho e diversão diariamente.

Aqui você aprendeu quais são os brinquedos prontos para as calopsitas, recebeu dicas sobre como criar seus próprios brinquedos, e entendeu quais materiais devem ser evitados na hora de adquirir um deles.

Se você gosta de aves e de calopsitas, ou é apenas um curioso, você aprendeu que as calopsitas são animais que gostam de receber atenção. Agora, você está pronto para oferecer brincadeiras diversas e legais para seu animal de estimação. Capriche, divirta-se e use a criatividade!

Palavras-chave relacionadas


Aves Comprar Dicas Tipos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.