Lhasa Apso ou Shih Tzu, você sabe a diferença? Saiba agora!

Lhasa Apso ou Shih Tzu, você sabe a diferença? Saiba agora!

Com uma pelagem exuberante e porte pequeno, o Lhasa Apso e o Shih Tzu são confundidos com frequência. Conheça mais sobre eles aqui!


Lhasa Apso e Shih Tzu têm diferenças?

Cão shih tzu sobre a grama

Cão com origem no Tibet, pelagem longa, porte pequeno e olhos grandes. Esta descrição pode servir tanto ao Lhasa Apso quanto ao Shih Tzu e é normal a confusão acontecer na hora de diferenciá-los. A grande semelhança entre estes animais se dá pelo fato de o Shih Tzu ser resultado do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês!

Entretanto, essas raças possuem características particulares e peculiares que fazem toda a diferença na hora de escolher o seu companheiro. Por isso, neste artigo você conhecerá os principais diferenciais de ambos os cães, e saberá quais cuidados cada raça demanda! Confira mais sobre o Lhasa Apso e o Shih Tzu no artigo a seguir. Vamos lá?

Diferenças nas características do Lhasa Apso e do Shih Tzu

Cão shih tzu olhando para foto

Apesar da origem em comum, o Lhasa Apso e o Shih Tzu foram criados com funções distintas. Enquanto o primeiro foi desenvolvido para realizar a guarda dos templos e palácios budistas, o segundo foi pensado para ser um companheiro dos monges. Porém, as diferenças não param por aí. Veja a seguir.

Tamanho e peso do Lhasa Apso e do Shih Tzu

Tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu são cães de porte pequeno, mas com estrutura física robusta, o que os torna adequados para apartamentos ou casas pequenas. No entanto, há diferenças sutis no tamanho e peso.

Um Lhasa Apso macho tem entre 25 e 29 centímetros de altura, enquanto a fêmea é ligeiramente menor, com altura entre 25 cm e 27 cm. O peso também varia de acordo com o gênero do animal. Os machos podem pesar de 6 kg até 9 kg, ao passo que as fêmeas podem pesar entre 5 kg e 7 kg.

Já o Shih Tzu não possui diferenças de tamanho e peso relacionados ao gênero do animal. Ambos não passam dos 28 cm de altura e podem pesar entre 4 kg e 7 kg.

Pelagem do Lhasa Apso e do Shih Tzu

Os pelos destes cães, assim como seu tamanho, possuem diferenças sutis. Ambos têm, na maioria dos casos, pelagem bicolor, entretanto, há exceções de cães de ambas as raças. Por exemplo, o Lhasa Apso, na maior parte das vezes, possui a pelagem de apenas uma cor.

A textura dos pelos destas duas raças também são diferentes: enquanto o Shih Tzu tem pelagem fina, densa e com ligeira ondulação, o Lhasa Apso possui fios mais grossos, pesados e ásperos ao toque. Em ambos os casos, geralmente, os tutores optam por manter os animais com sua pelagem longa.

Expectativa de vida do Lhasa Apso e do Shih Tzu

O Lhasa Apso é um cão que adora brincar e se divertir! Além disso, suas características físicas, como os olhos grandes, são marcantes. Porém, estes traços refletem diretamente na sua longevidade, já que cães desta raça tendem a ter alguns problemas de saúde conforme envelhecem. Felizmente, isto não se torna empecilho para a longevidade do animal, que pode chegar aos 15 anos tranquilamente.

Já o Shih Tzu apresenta tendência a ter alguns males de saúde que podem limitar a movimentação do animal. Ademais, seu focinho um pouco mais achatado também pode trazer problemas se não houver cuidado do tutor na hora de brincar. Entretanto, também é uma raça que tem uma boa expectativa de vida, girando na faixa dos 16 anos.

São raças muito barulhentas ou bagunceiras?

O Lhasa Apso e o Shih Tzuu podem ser parecidos na aparência, mas na personalidade, são bem diferentes. O Shih Tzu é um animal carinhoso, dócil e amigável com outros bichinhos e crianças. Já o Lhasa Apso é um cachorro mais independente, confiante e desconfiado, traços de um bom cão de guarda.

Apesar de ambos gostarem de brincadeiras e passeios, o Shih Tzu não é tão resistente à atividade física quanto o Lhasa Apso, que pode passar horas se divertindo.

Lhasa Apso e Shih Tzu se dão bem com desconhecidos?

Como um bom cão de guarda, o Lhasa Apso não é muito fã de estranhos, podendo alertar seu tutor em relação a situações suspeitas ou pessoas desconhecidas se aproximando da residência. Sua postura independente também o torna menos tolerante ao colo.

Já o Shih Tzu é popular por ser extremamente amigável, simpático, cumprindo com o seu propósito de ser um cão de companhia. Sua natureza carinhosa o torna sociável e de convivência fácil com estranhos, animais e crianças.

Lhasa Apso e Shih Tzu ficam sozinhos por muito tempo?

Outro detalhe que diferencia estas raças é a sua capacidade de permanecer sozinho. O Shih Tzu, por ser um cão mais afetuoso, que gosta de colo e companhia, tende a sofrer mais com a ausência prolongada do tutor e não gosta de ficar sozinho.

O Lhasa Apso, por seu caráter territorialista e independente, é capaz de lidar melhor com a solidão. No entanto, cabe ao tutor acostumar o animal com a própria companhia, trabalhando com o enriquecimento do ambiente através de brinquedos.

Diferenças nos cuidados do Lhasa Apso e do Shih Tzu

Filhote de lhasa apso deitado

Apesar das suas semelhanças, tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu exigem cuidados específicos. Entre os aspectos que necessitam atenção por parte do tutor estão a pelagem, alimentação e as atividades físicas. Confira a seguir as nossas dicas.

Cuidados com o filhote de Lhasa Apso e de Shih Tzu

Assim como qualquer filhote, o tutor deve tomar cuidado com o espaço em que o cãozinho ficará nos seus primeiros dias. O local não deve proporcionar possibilidade de fugas, quedas ou acesso a objetos que possam ser ingeridos. Também é recomendado que o bichinho já tenha um veterinário para que você possa solucionar quaisquer dúvidas que possam vir a aparecer.

Ambas as raças, Lhasa Apso e Shih Tzu, são conhecidas por serem higiênicas e limpas, já que não fazem as suas necessidades longe de onde come ou dorme. Isto as tornam excelentes para o convívio em ambientes internos, portanto, deve-se evitar deixar estes cães dormirem na área externa.

Quanto devo dar de comida para estas raças?

A quantia de alimento a ser oferecida aos animais deve ser calculada com base no seu peso e na sua necessidade energética. Desta forma, você estará garantindo que o animal está bem nutrido e dentro do seu peso ideal. Tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu são cães de porte pequeno a médio e a alimentação deve seguir o seu peso.

Se o animal for de porte pequeno, entre 4 kg e 8 kg, ele deve consumir entre 95 g e 155 g de ração diariamente. Já para animais acima de 8 kg, o indicado é oferecer de 160 g para cima. O ideal é que o animal consuma esta porção dividida entre duas a três refeições por dia.

Essas raças necessitam de muitas atividades físicas?

Por serem raças de porte pequeno, tanto o Shih Tzu quanto o Lhasa Apso são animais que não requerem muito exercício físico. Entre ambos, o que mais requer atividades que gastem energia é o Lhasa Apso. Isto pode ser feito através de passeios curtos ou brincadeiras com o animal.

Como comentado anteriormente, o Shih Tzu possui o focinho mais achatado e os olhos saltados, de modo que pode possuir dificuldades para respirar em maior frequência quando os passeios forem muito longos. Por isso, respeite os limites do seu cãozinho, já que ele pode se cansar mais rápido do que o Lhasa Apso.

Cuidados com o pelo do Lhasa Apso e do Shih Tzu

A característica mais marcante destes animais é a sua pelagem exuberante. Porém, eles exigem cuidados se os fios forem mantidos longos, como a escovação diária, a hidratação e a lavagem com produtos adequados. São estes processos que manterão os pelos desembaraçados, macios e lisinhos, como devem ser.

Porém, um detalhe que precisa ser mencionado é que a pelagem do cão está atrelada a diversos fatores, tais como a espécie e a sua ascendência. Nem sempre um Shih Tzu ou Lhasa Apso terá os pelos lisos característicos da raça. Portanto, o cuidado é essencial para que ele fique o mais próximo possível do ideal.

Cuidados com as unhas e dentes destas raças

Todo cão requer atenção aos detalhes, como suas unhas e com a sua dentição. Apesar de parecerem secundárias, elas se relacionam intimamente com o bem estar do animal e o descuido com elas pode gerar. As unhas devem ser observadas, pois, com a falta de desgaste, podem crescer demais e fazer pressão nas articulações, desalinhando-as.

Já a saúde oral deve receber cuidado redobrado, já que estas raças produzem muito tártaro e tem dentição dupla. Realizar a avaliação dos dentes do animal com o veterinário é muito importante, bem como a escovação diária a partir dos três meses.

Lhasa Apso e Shih Tzu: Duas raças alegres e companheiras!

lhasa apso ao lado de shih tzu

Apesar das suas diferenças físicas e comportamentais, o Shih Tzu e o Lhasa Apso se assemelham em um fator: são cães extremamente leais e companheiros, apreciam a companhia do tutor e adoram brincar. Também são bons cães para casas pequenas ou apartamentos, devido a sua tolerância ao estilo de vida e seu tamanho diminuto.

Entretanto, estas raças exigem cuidados com sua principal característica: o pelo exuberante. Ele requer escovação diária, de forma a evitar que sujeira e nós se acumulem. Com isto em dia, estes animais estão prontos para dar ao seu tutor amor e alegria.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Filhotes Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.