Quanto tempo dura o cio do gato? Duração, frequência e mais

Quanto tempo dura o cio do gato? Duração, frequência e mais

Seu gatinho está naqueles dias e você já não aguenta mais? Descubra em quantos dias o cio termina, quais são as fases e o que fazer para acalmar seu bichinho.


Sabe quanto tempo dura o cio do gato?

Gata branca deitada com o filhote

Neste artigo descobriremos quando se inicia o cio de um gato e quando ele acaba. São dias difíceis de lidar com o animalzinho, pois muitos demonstram agressividade durante esse período. Mas cuide do felino com todo o amor e carinho que puder, pois é nessas horas que ele mais precisa do seu dono.

A durabilidade do cio e a frequência podem variar conforme o ambiente em que o gato vive. Se o animal tiver convivência com outros gatos do sexo oposto, o cio dura mais tempo.

A seguir, confira as fases que caracterizam o cio do gato. Mais adiante, veremos quais são os sintomas que podem alertar os tutores de que o cio está próximo, e assim evitar uma cria indesejada. Além de descobrir algumas curiosidades importantes para compreendermos o comportamento dos felinos. Continue lendo para saber mais!

Fases do cio do gato

Gato miando

Cada gato pode ter reações e sintomas diferentes no cio, porém, as fases que compõem esse período são sempre as mesmas. Acompanhem abaixo quais são elas e os sintomas que a fêmea pode apresentar.

Proestro

Essa é a fase inicial do cio, nesta fase o macho já se interessa pela gata, mas ainda não é aceito. O que altera no felino é a quantidade de estrógeno em seu corpo, o que resulta em uma vulva aumentada, podendo ocorrer um vazamento de secreção mucosa.

Na maioria das vezes essa fase passa despercebida, pois dura apenas um dia. O que pode-se notar é que as gatas esfregam suas cabeças contra objetos para deixar seu rastro e ficam mais dengosas e famintas.

Estro

A partir dessa fase, as gatas se tornam mais receptivas ao macho. Nota-se que a fêmea muda o seu tom de miado, com a intenção de chamar os machos. Se houver a cópula, essa fase termina em até 5 dias, caso contrário, pode levar até 20 dias.

Esse é o período em que consideramos que a gata está no cio, pois é a partir dessa fase que pode ocorrer o acasalamento e a gata gerar uma cria de filhotes.

Interestro

É o período comum do animal, quando o gato não está no cio, ou seja, não há ovulação. Dura em média entre 7 e 15 dias, entre um estro e outro.

Não há nenhum sintoma de reprodução, o comportamento é o normal do felino e pode haver aproximação gatos de sexos opostos. Mesmo assim, não haverá acasalamento, pois os níveis de hormônios responsáveis pela gestação estão baixos.

Diestro

Pode ocorrer uma gravidez psicológica e a gata demonstrar sinais de uma falsa gravidez. É muito comum acontecer quando ela ovula, mas não engravida. Se a felina demostrar esses sinais, é provável que ela inicie novamente o ciclo, a partir do proestro.

Caso ela tenha fecundado e esteja prenha, essa fase durará em torno de dois meses, que é o período em que os filhotes se desenvolvem para nascer. Cuide bem dela durante esse período, faça um ninho para que ela se sinta segura e confortável para parir.

Anestro

Essa fase é quando a gata não está mais no cio. A duração média é de 1 a 3 meses. Geralmente ocorre entre o outono e o inverno, pois os dias são mais curtos.

Essa fase se caracteriza pela não produção de hormônios pelo ovário da gata. Além disso, nesta fase ela não se interessa e nem aceita o macho.

Sintomas de um gato no cio

Gato arranhando o arranhador

Os sintomas podem variar para cada gato. Alguns podem demonstrar todos os sinais, enquanto outros podem sentir apenas um sintoma. Observe e analise seu gato seguindo as informações abaixo:

Miado característico de um gato no cio

É um miado estridente e mais aguçado. Ele serve para que as gatas vocalizem a sua vontade de acasalar. Em outras palavras, elas querem chamar a atenção dos machos.

Esse é um dos primeiros sintomas que podemos notar, e acontece quando a gata já está preparada para a cópula. Ela pode querer fugir de casa em busca de um gato, portanto, é importante que o tutor se mantenha firme caso não queira que ela engravide.

Gato no cio rola pelo chão

Essa é outra forma para as fêmeas chamarem os gatos: rolando pelo chão. É muito comum durante o período fértil, a gata ficar mais dengosa e gostar de se esfregar em móveis e em pessoas, pois a intenção é soltar o seu cheiro e deixar seu rastro para atrair os machos.

Pode-se dizer também que é uma maneira de chamar a atenção de seu dono para brincar, já que neste período elas necessitam mais atenção do que o comum.

Gato no cio gosta de arranhar as coisas

Todos os gatos já nascem com a vontade de arranhar com a intenção de marcar território, mas durante o cio esse desejo se intensifica. A gata fica impaciente, ansiosa e utiliza o arranhar como forma de gastar a ansiedade, além de deixar seu odor registrado para chamar os machos.

Sobretudo, é importante que o animal tenha o seu próprio arranhador para poder aliviar seus picos de estresse e ansiedade, já que este é uma mania comum entre os gatos, mesmo não estando no cio.

Gato no cio fica mais ansioso

No período do cio, é absolutamente normal a gata sentir a necessidade de sair de casa em busca do acasalamento. Ela fica ansiosa devido as alterações de hormônios em seu corpo. Pode-se notar que o seu comportamento não é o comum de sua rotina.

Para desgastar sua ansiedade, é muito importante que o dono faça atividades extras com brincadeiras, isso irá ajudar a combater o estresse do período também.

Algumas dúvidas sobre o cio do gato

Gato de barriga para cima brincando

É completamente normal você ainda estar com algumas dúvidas em relação ao cio do seu gato. Vamos tentar esclarecer algumas delas compartilhando várias curiosidades interessantes sobre o assunto. Leia os tópicos abaixo para saber mais.

Como acalmar gato no cio?

Parece uma missão difícil, mas não impossível. Para acalmar seu felino, dê muito amor e carinho, mime o animal o máximo possível e tenha muita paciência. Faça coisas que distraiam, brincadeiras pela casa ou até uma massagem relaxante, isso irá ajudar aliviar a tensão do cio.

É possível também optar por florais naturais ou um difusor de feromônios, que servem como calmantes para a ansiedade da gata. Normalmente, você encontra em pet shops alguns de tomada, que fazem com que o cheiro vá se espalhando aos poucos.

Quando ocorre o primeiro cio das gatas?

Geralmente ocorre entre o sexto e o décimo mês de vida, porém pode acontecer antes quando a gata possui convivência com gatos machos. Nesse caso, pode ocorrer entre o quarto e quinto mês, enquanto ainda são consideradas filhotes, por isso os cuidados devem ser redobrados.

O primeiro cio também pode variar conforme a raça de cada gato, condição corporal e época do ano, pois o cio acontece quando os dias são mais longos. O surpreendente é que os gatos podem ter vários ciclos durante o período de um ano.

De quanto em quanto tempo o gato entra no cio?

Essa é uma dúvida que todos os tutores têm. Pois bem, isso envolve o clima, a época do ano e a incidência de luz solar. Durante as estações que são frias, como o inverno e o outono, a libido dos felinos é menor. Já na primavera e no verão, os hormônios "florecem" mais, por isso nessas estações podem ocorrer diversos "cios".

Analisando após o cio, se sua gata não acasalou, é possível que o ciclo do cio se inicie novamente em até 15 dias.

Em outro exemplo, se houve cópula, mas sem gravidez, o cio fica inativo por 40 dias, recomeçando em seguida. Da mesma forma que após parir, a gata pode entrar no cio novamente em 30 dias. É algo bem complexo e também muito variável.

Como evitar que o gato entre no cio?

A resposta para essa pergunta é apenas uma, simples e objetiva: castração. Esse procedimento pode ser realizado a partir dos três meses de vida do gato. Além de evitar crias indesejadas, a castração auxilia na prevenção de diversas doenças como inflamações, infecções e câncer de mama.

Existe também uma vacina, porém, ela não é recomendada, pois prejudica mais do que beneficia o bichinho. Ela pode causar tumores internos e externos, ou ainda gerar uma gravidez psicológica na felina.

Gato macho entra no cio?

Sim, eles entram no cio, mas é completamente diferente do cio das gatas, iniciando pela maturidade. O primeiro cio de um gato macho começa mais tarde entre o oitavo e o décimo segundo mês de vida.

Eles não possuem ciclos como as gatas, pois ele pode acoplar em qualquer momento que desejar. Para o seu cio ficar ativo, é necessário apenas que ele ouça o miado ou sinta o odor da gata.

O que pode interferir, como já citado, são as estações do ano. Durante o inverno e o outono a libido é menor entre os gatos. Mas mesmo assim, ele não deixará de reagir caso perceba uma gata no cio.

Saber quanto tempo dura o cio do gato é complexo

Gato deitado em cima de um tapete

Chegando até aqui, conseguimos entender tudo o que se passa durante o cio de um gato, desde suas mudanças comportamentais até o que fazer para auxiliar nosso bichinho durante o seu período fértil.

É importante que os tutores compreendam as fases do cio e também saibam identificar os primeiros sintomas para saber o que fazer para evitar uma cria indesejada. Além de entender o quão necessário é dar suporte para a felina, caso emprenhe.

Sempre há também a opção da castração, caso não queira que sua gata tenha crias, essa é a melhor opção. Além de evitar o estresse no gato, também ajuda na prevenção de doenças e tumores.

Portanto, fique atento ao comportamento do seu gato e dê a ele todo o amor e carinho que necessita durante as diferentes fases do cio. Ele se sentirá muito melhor com você por perto!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.