Cachorro pode comer beterraba crua ou cozida?
Quando pensamos em incluir alimentos saudáveis na dieta do nosso pet, a primeira coisa que vem na cabeça é a grande variedade de verduras, frutas e legumes disponíveis e que costumam fazer tão bem para nós humanos. Um exemplo disso é beterraba, um legume tão querido pelos humanos e que pode ser consumido das mais variadas formas.
Com o cachorro essa história não é tão diferente, afinal, cachorro pode comer beterraba tanto crua quanto cozida. Esse alimento traz muitos benefícios ao animal, quando oferecido da maneira e na quantidade correta. Fique aqui para ver mais informações sobre a adição da beterraba na dieta do seu cachorro.
Benefícios de dar beterraba ao cachorro
Agora que nós já sabemos que o cachorro pode comer beterraba, vamos falar um pouco dos benefícios da beterraba ao organismo do seu cão e de que forma ela pode ajudá-lo a se desenvolver de forma saudável.
■Beterraba melhora a digestão nos cachorros
O cachorro pode comer beterraba, principalmente porque ela é um alimento rico em água e fibras, portanto é ótima na digestão canina. Ela ajuda na formação das fezes sem que isso machuque a parede intestinal. Além disso, ela auxilia na indigestão e em problemas no trato urinário. Dessa forma, todo o trânsito intestinal é favorecido com a ingestão da beterraba.
Portanto, caso o seu cachorro tenha problemas digestivos, a beterraba pode ser de grande ajuda. Além de ajudar a formação das fezes, ela ajuda na consistência das mesmas para que elas não machuquem cãozinho. A junção da beterraba com um bom consumo de água diariamente vai ajudar muito na digestão do seu cachorro.
■Fortalece o sistema imunológico
A beterraba é uma fonte rica em vitamina C, bastante conhecida pelo auxílio que traz para o sistema imunológico tanto de humanos quanto de animais. Por conter altas doses de ferro e cobre, a beterraba também ajuda na formação de glóbulos vermelhos e plaquetas, auxiliando no transporte de oxigênio para o corpo e impedindo coágulos. O impedimento de coágulos evita diversos problemas no organismo do seu cão.
Dessa forma, é interessante acrescentar a beterraba à dieta do seu cão como uma forma de manter a imunidade dele sempre alta. Principalmente no caso dos cachorros que gostam muito de explorar lugares diversos, é importante que eles mantenham uma boa imunidade. Assim, as sujeiras e bactérias não afetam o organismo dele de forma nociva.
■Melhora a saúde da pele e dos pelos
A vitamina A, rica em retinol, é fundamental para a manutenção dos epitélios da pele, ou seja, as camadas de pele do seu cachorro. Outra vantagem é a presença das vitaminas C e E que contêm cargas antioxidantes em sua formação e ajudam muito no crescimento dos pelos do cachorro.
Já a biotina presente na beterraba é um ótimo nutriente para fazer com que os pelos do seu cachorro cresçam brilhantes e sedosos.
Como preparar beterraba para o cachorro comer
Já que a beterraba traz tantos benefícios para o seu cachorro, vamos falar um pouco de como você pode oferecer esse alimento para ele, afinal, a beterraba pode ser servida de diversas formas.
■Purê de beterraba para cachorro
Uma das maneiras que o cachorro pode comer beterraba é na forma de purê. Para isso, basta cozinhar a beterraba sem nenhum tempero. Quando ela estiver mole, amasse-a, espere esfriar e coloque no recipiente onde o seu cachorro costuma comer. Além de ser saudável para o cachorro, o purê de batata ajuda os cães que possuem alguma dificuldade em mastigar.
■Beterraba crua ralada para o cachorro
A forma ideal que o seu cachorro pode comer beterraba é quando ela está crua. Assim o animal consegue absorver 100% dos nutrientes oferecidos por ela. E uma das maneiras mais comuns de preparar a beterraba crua é ralando a mesma. Para isso, basta apenas que você a rale em tiras mais fininhas e ofereça para o cachorro sem nenhum adicional.
■Suco de beterraba para cachorro
Você pode achar estranho de dar o suco da beterraba aos cães, mas essa pode ser uma das formas mais saudáveis de oferecer essa verdura. Para preparar o suco, basta lavar a beterraba, descascá-la e bater no liquidificador junto com um pouco de água em temperatura ambiente.
Lembrando que não é preciso colocar açúcar ou qualquer tipo de adicional ao suco. O cachorro pode comer ou beber a beterraba na forma pura.
■Beterraba com outros alimentos para o cachorro
Outra opção também é oferecer a beterraba com outros alimentos para o seu cachorro. Dentro disso, existem várias opções: biscoitos caseiros de beterraba feitos especialmente para o cachorro, bolinho de beterraba e até mesmo ração de beterraba. Além disso, também existem os snacks de beterraba.
Esses você pode comprar em pet shops ou fazê-los apenas cortando o vegetal e assando ele no forno por alguns minutos.
Cuidados ao dar beterraba para o cachorro
Apesar de sabermos que cachorro pode comer beterraba, é sempre importante lembrar que é preciso ter controle sobre esse tipo de alimento. Isso porque quando oferecidos de forma imprudente, podem prejudicar a saúde do cão. Veja alguns cuidados que você deve ter antes de incluir a beterraba à alimentação do cachorro.
■Opte pela beterraba orgânica para o cachorro
A beterraba orgânica tem maior valor nutricional e é uma opção muito mais saudável. Isso porque ela é cultivada de forma mais natural, sem o uso de agrotóxicos e outros componentes químicos. Os agrotóxicos fazem mal ao seu cachorro e inibem a vantagem dos nutrientes que a beterraba natural poderia oferecer.
Portanto, o cachorro pode comer beterraba, mas o recomendado é que você sempre opte pela forma orgânica dela.
■Atenção às contraindicações da beterraba para cães
O seu cachorro não poderá comer a beterraba caso ele possua problemas nos rins. A beterraba contém altas doses de oxalato, um mineral que quando é ingerido em grandes quantidades pode causar pedras nos rins.
Outra ressalva é em casos de cachorros que possuem diabetes. A beterraba possui altos índices de açúcar e um consumo excessivo pode aumentar os níveis de glicose na corrente sanguínea dos cachorros. Por isso, o cachorro pode comer beterraba, mas sempre em quantidades muito pequenas para que isso não o prejudique.
E, por fim, caso o seu cachorro seja filhote ainda, o ideal é esperar até que ele tenha pelo menos 6 meses de vida, para que você possa oferecer a beterraba a ele.
■Ofereça a quantidade certa de beterraba ao cachorro
O cachorro pode comer beterraba, mas tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde dos cachorros. Isso porque quando ingerida de forma exagerada pode causar indigestão e diversos outros problemas. Outro ponto, também, é que por conta do alto nível de açúcar presente, ela pode levar o animal a desenvolver diabetes.
O ideal é que você ofereça a beterraba em torno de uma ou, no máximo, duas vezes na semana. Assim o cachorro tem tempo de processar todos os nutrientes. Nesse meio tempo, ele pode consumir outros alimentos que são nutritivos para ele. A ração seca, a ração úmida, e outros vegetais e frutas também são importantes para completar uma dieta saudável ao seu cão.
■Lave a beterraba antes de dar ao cão
É fundamental que você sempre lave a beterraba antes de oferecê-la ao seu cachorro. Isso porque a beterraba quando vem da terra ou das feiras e mercados pode conter bactérias. Mesmo que o organismo dos cães seja mais resistente a alguns tipos de bactérias, existem ainda algumas que podem causar problemas.
Quando elas entram em contato com o organismo do cachorro, podem causar doenças, infecções e vários outros problemas.
■Não use temperos na beterraba
Sempre que você for oferecer a beterraba ao seu cachorro, o ideal é que ela esteja livre de temperos. O cachorro pode comer beterraba, mas não tem o mesmo sistema digestório que nós temos. Portanto, o tipo de tempero que costumamos consumir com essa verdura, não faz bem a eles, pois contém muito sódio. Fique atento, pois os cachorros podem consumir apenas uma quantidade pequena de sódio por dia.
Ofereça beterraba ao seu cachorro com cuidado
Aprendemos aqui que o cachorro pode comer beterraba, e que esse pode ser um alimento muito vantajoso para ele. Como vimos ela possui uma infinidade de nutrientes que vão ajudá-lo desde a pele e o pelo até o sistema imunológico. Entretanto, é sempre importante manejar a quantidade dessa verdura para que ela não desregule o organismo do seu cachorro.
A beterraba não pode ser utilizada como base alimentar, ela sempre servirá como um complemento à alimentação, seja ela uma alimentação natural ou à base de ração. Esteja sempre bem informado sobre a saúde do seu cachorro e tenha sempre o auxílio de veterinários e especialistas que vão te ajudar a entender o que pode ser bom para o seu pet ou não.