Cachorro pode comer beterraba crua ou cozida? Descubra agora!

Cachorro pode comer beterraba crua ou cozida? Descubra agora!

Nesse artigo daremos dicas e falaremos sobre os benefícios e os cuidados na hora de inserir a beterraba na alimentação do seu cachorro.


Cachorro pode comer beterraba crua ou cozida?

Beterrabas cortadas junto a faca

Quando pensamos em incluir alimentos saudáveis na dieta do nosso pet, a primeira coisa que vem na cabeça é a grande variedade de verduras, frutas e legumes disponíveis e que costumam fazer tão bem para nós humanos. Um exemplo disso é beterraba, um legume tão querido pelos humanos e que pode ser consumido das mais variadas formas.

Com o cachorro essa história não é tão diferente, afinal, cachorro pode comer beterraba tanto crua quanto cozida. Esse alimento traz muitos benefícios ao animal, quando oferecido da maneira e na quantidade correta. Fique aqui para ver mais informações sobre a adição da beterraba na dieta do seu cachorro.

Benefícios de dar beterraba ao cachorro

Cachorro comendo

Agora que nós já sabemos que o cachorro pode comer beterraba, vamos falar um pouco dos benefícios da beterraba ao organismo do seu cão e de que forma ela pode ajudá-lo a se desenvolver de forma saudável.

Beterraba melhora a digestão nos cachorros

O cachorro pode comer beterraba, principalmente porque ela é um alimento rico em água e fibras, portanto é ótima na digestão canina. Ela ajuda na formação das fezes sem que isso machuque a parede intestinal. Além disso, ela auxilia na indigestão e em problemas no trato urinário. Dessa forma, todo o trânsito intestinal é favorecido com a ingestão da beterraba.

Portanto, caso o seu cachorro tenha problemas digestivos, a beterraba pode ser de grande ajuda. Além de ajudar a formação das fezes, ela ajuda na consistência das mesmas para que elas não machuquem cãozinho. A junção da beterraba com um bom consumo de água diariamente vai ajudar muito na digestão do seu cachorro.

Fortalece o sistema imunológico

A beterraba é uma fonte rica em vitamina C, bastante conhecida pelo auxílio que traz para o sistema imunológico tanto de humanos quanto de animais. Por conter altas doses de ferro e cobre, a beterraba também ajuda na formação de glóbulos vermelhos e plaquetas, auxiliando no transporte de oxigênio para o corpo e impedindo coágulos. O impedimento de coágulos evita diversos problemas no organismo do seu cão.

Dessa forma, é interessante acrescentar a beterraba à dieta do seu cão como uma forma de manter a imunidade dele sempre alta. Principalmente no caso dos cachorros que gostam muito de explorar lugares diversos, é importante que eles mantenham uma boa imunidade. Assim, as sujeiras e bactérias não afetam o organismo dele de forma nociva.

Melhora a saúde da pele e dos pelos

A vitamina A, rica em retinol, é fundamental para a manutenção dos epitélios da pele, ou seja, as camadas de pele do seu cachorro. Outra vantagem é a presença das vitaminas C e E que contêm cargas antioxidantes em sua formação e ajudam muito no crescimento dos pelos do cachorro.

Já a biotina presente na beterraba é um ótimo nutriente para fazer com que os pelos do seu cachorro cresçam brilhantes e sedosos.

Como preparar beterraba para o cachorro comer

Já que a beterraba traz tantos benefícios para o seu cachorro, vamos falar um pouco de como você pode oferecer esse alimento para ele, afinal, a beterraba pode ser servida de diversas formas.

Purê de beterraba para cachorro

Purê de beterraba

Uma das maneiras que o cachorro pode comer beterraba é na forma de purê. Para isso, basta cozinhar a beterraba sem nenhum tempero. Quando ela estiver mole, amasse-a, espere esfriar e coloque no recipiente onde o seu cachorro costuma comer. Além de ser saudável para o cachorro, o purê de batata ajuda os cães que possuem alguma dificuldade em mastigar.

Beterraba crua ralada para o cachorro

Beterraba crua ralada

A forma ideal que o seu cachorro pode comer beterraba é quando ela está crua. Assim o animal consegue absorver 100% dos nutrientes oferecidos por ela. E uma das maneiras mais comuns de preparar a beterraba crua é ralando a mesma. Para isso, basta apenas que você a rale em tiras mais fininhas e ofereça para o cachorro sem nenhum adicional.

Suco de beterraba para cachorro

Suco de beterraba

Você pode achar estranho de dar o suco da beterraba aos cães, mas essa pode ser uma das formas mais saudáveis de oferecer essa verdura. Para preparar o suco, basta lavar a beterraba, descascá-la e bater no liquidificador junto com um pouco de água em temperatura ambiente.

Lembrando que não é preciso colocar açúcar ou qualquer tipo de adicional ao suco. O cachorro pode comer ou beber a beterraba na forma pura.

Beterraba com outros alimentos para o cachorro

Bolinho de beterraba

Outra opção também é oferecer a beterraba com outros alimentos para o seu cachorro. Dentro disso, existem várias opções: biscoitos caseiros de beterraba feitos especialmente para o cachorro, bolinho de beterraba e até mesmo ração de beterraba. Além disso, também existem os snacks de beterraba.

Esses você pode comprar em pet shops ou fazê-los apenas cortando o vegetal e assando ele no forno por alguns minutos.

Cuidados ao dar beterraba para o cachorro

Cachorro com língua de fora

Apesar de sabermos que cachorro pode comer beterraba, é sempre importante lembrar que é preciso ter controle sobre esse tipo de alimento. Isso porque quando oferecidos de forma imprudente, podem prejudicar a saúde do cão. Veja alguns cuidados que você deve ter antes de incluir a beterraba à alimentação do cachorro.

Opte pela beterraba orgânica para o cachorro

A beterraba orgânica tem maior valor nutricional e é uma opção muito mais saudável. Isso porque ela é cultivada de forma mais natural, sem o uso de agrotóxicos e outros componentes químicos. Os agrotóxicos fazem mal ao seu cachorro e inibem a vantagem dos nutrientes que a beterraba natural poderia oferecer.

Portanto, o cachorro pode comer beterraba, mas o recomendado é que você sempre opte pela forma orgânica dela.

Atenção às contraindicações da beterraba para cães

O seu cachorro não poderá comer a beterraba caso ele possua problemas nos rins. A beterraba contém altas doses de oxalato, um mineral que quando é ingerido em grandes quantidades pode causar pedras nos rins.

Outra ressalva é em casos de cachorros que possuem diabetes. A beterraba possui altos índices de açúcar e um consumo excessivo pode aumentar os níveis de glicose na corrente sanguínea dos cachorros. Por isso, o cachorro pode comer beterraba, mas sempre em quantidades muito pequenas para que isso não o prejudique.

E, por fim, caso o seu cachorro seja filhote ainda, o ideal é esperar até que ele tenha pelo menos 6 meses de vida, para que você possa oferecer a beterraba a ele.

Ofereça a quantidade certa de beterraba ao cachorro

O cachorro pode comer beterraba, mas tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde dos cachorros. Isso porque quando ingerida de forma exagerada pode causar indigestão e diversos outros problemas. Outro ponto, também, é que por conta do alto nível de açúcar presente, ela pode levar o animal a desenvolver diabetes.

O ideal é que você ofereça a beterraba em torno de uma ou, no máximo, duas vezes na semana. Assim o cachorro tem tempo de processar todos os nutrientes. Nesse meio tempo, ele pode consumir outros alimentos que são nutritivos para ele. A ração seca, a ração úmida, e outros vegetais e frutas também são importantes para completar uma dieta saudável ao seu cão.

Lave a beterraba antes de dar ao cão

É fundamental que você sempre lave a beterraba antes de oferecê-la ao seu cachorro. Isso porque a beterraba quando vem da terra ou das feiras e mercados pode conter bactérias. Mesmo que o organismo dos cães seja mais resistente a alguns tipos de bactérias, existem ainda algumas que podem causar problemas.

Quando elas entram em contato com o organismo do cachorro, podem causar doenças, infecções e vários outros problemas.

Não use temperos na beterraba

Sempre que você for oferecer a beterraba ao seu cachorro, o ideal é que ela esteja livre de temperos. O cachorro pode comer beterraba, mas não tem o mesmo sistema digestório que nós temos. Portanto, o tipo de tempero que costumamos consumir com essa verdura, não faz bem a eles, pois contém muito sódio. Fique atento, pois os cachorros podem consumir apenas uma quantidade pequena de sódio por dia.

Ofereça beterraba ao seu cachorro com cuidado

Aprendemos aqui que o cachorro pode comer beterraba, e que esse pode ser um alimento muito vantajoso para ele. Como vimos ela possui uma infinidade de nutrientes que vão ajudá-lo desde a pele e o pelo até o sistema imunológico. Entretanto, é sempre importante manejar a quantidade dessa verdura para que ela não desregule o organismo do seu cachorro.

A beterraba não pode ser utilizada como base alimentar, ela sempre servirá como um complemento à alimentação, seja ela uma alimentação natural ou à base de ração. Esteja sempre bem informado sobre a saúde do seu cachorro e tenha sempre o auxílio de veterinários e especialistas que vão te ajudar a entender o que pode ser bom para o seu pet ou não.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentação dicas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.