Jacu: veja características da ave, alimentação e mais

Jacu: veja características da ave, alimentação e mais

Você já ouviu falar sobre a curiosa ave Jacu? Esta ave exótica tem características físicas e comportamentais interessantes. Entre e venha sabe tudo sobre elas!


Já ouviu falar em Jacu?

Pássaro Jacu

Você já ouviu falar sobre a espécie Jacu? O Jacu é uma ave brasileira, tradicional da Mata Atlântica. Esta ave de pelugem escura é um animal que possui algumas características únicas e interessantes. Pensando nas dúvidas dos nossos leitores, nós trouxemos aqui as informações necessárias para que você aprenda sobre a espécie.

Você saberia dizer qual é o tamanho da ave Jacu? Quais são suas características físicas, peso e hábitos? A ave Jacu é um animal arredio ou pacifico? Inofensivo ou sabe se defender? O que essas aves gostam de comer e como se reproduzem? São aves que voam? Você aprenderá sobre todos esses temas agora em: características gerais do Jacu. Vamos seguir em frente?

Características gerais do jacu

Pássaro Jacu em galho de árvore

O Jacu é uma ave com grande semelhança com as galinhas. Será que gosta de viver em árvores? Agora você aprenderá sobre as características do Jacu. Você também aprenderá sobre as características físicas desta ave, o nome científico da ave, o habitat, distribuição, comportamento, reprodução e outras coisas mais.

Nome

A ave Jacu tem o nome científico de Penelope obscura. O animal também é conhecido como Jacuguaçu. O nome é originário da língua indígena tupi que era presente nos litorais brasileiros no século XVI. O termo Jacu surge, então, da junção tupi ju’ku e wa’su que significam jacu grande. O termo Jacu também pode ser entendido como comedor de grãos

Além disso, a ave também é conhecida como pava de monte. Já, seu nome científico advém do grego e latim que significam: pene = quase, lophos = crista, obscurus = sombrio.

Aspectos visuais do jacu

O Jacu é uma ave escura, de porte médio e robusta. Sua aparência lembra as das galinhas e dos pavões. O volume da ave pode variar, mas o peso médio para a espécie é de 1 kg ou 2 kg. O tamanho da ave, levando em consideração a ponta de seu bico até a ponta da cauda, está em torno de 68 centímetros à 73 centímetros de comprimento.

A cor da ave é irregular, mas a predominância do preto é presente. Há nuances de marrom, castanho; em outros casos, verde oliva. A face do animal é negra, os olhos são redondos e vermelhos. O animal possui barbelas vermelhas e é ausente de cristas. Não há dimorfismo nas espécies. As patas estão ausentes de penas e os dedos são anisodáctilos.

Habitat e distribuição do jacu

A ave Jacu está distribuída na Mata Atlântica brasileira e também pode ser encontrada na região Sudeste e Sul do Brasil. Além disso, a ave está distribuída no Amazonas e em regiões do Nordeste brasileiro tendo exemplares presentes na caatinga e cerrado.

A ave Jacu também será encontrada em países como a Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Também vivem próximos a rios e árvores de frutos fartos. Estes animais vivem em ambientes florestais e seu habitat são as árvores altas, dificilmente permanecendo no chão.

Reprodução do jacu

Infelizmente, na literatura não há muitos estudos e registros quanto a reprodução dessa espécie. O que se sabe sobre o Jacu é que seu período de maturidade sexual ocorre aos 1 ano de idade. Os animais são monogâmicos e o período de incubação ocorre em 28 dias.

A cúpula ocorre após a fêmea aceitar os presentes do macho e correspondê-los através de uma dança e grunhidos únicos da espécie. Os filhotes nascem após 28 dias e as fêmeas produzem cerca de quatro a dois ovos.

Alimentação da ave jacu

As aves Jacu se alimentam predominantemente de frutos. As aves preservam as sementes ao comer os frutos. Esse comportamento é classificado como frugívoro. As aves Jacu também comem animais invertebrados como minhocas e também, folhas. Os animais preferem os brotos do murici e da caneleira.

As aves Jacu também buscam por frutos da jabuticaba, amora, embaúba, jamelão, caqui, palmito, pitanga. Os animais também podem se aproveitar das plantações de hortaliças como abóbora, alface, batata-doce, tomate, etc. e provocar desagrados e inconveniências a fazendeiros.

Comportamento do jacu

O Jacu é um animal territorialista. O egoísmo da espécie está presente no fato de que não são aceitas outras aves no grupo após a conquista territorial de um espaço. Os animais gostam de viver nos bandos em duplas, ou solitários.

Os animais mais fortes são os alfas e lideram todo grupo. O Jacu também se comporta de maneira cordial quando deseja copular com as fêmeas oferecendo pedras, palhas, comidas e galhos. Estes animais não voam com frequência e preferem viver silenciosamente nas árvores tendo um comportamento discreto.

Estado de conservação do jacu

O estado de conservação do Jacu é considerada pouco preocupante. Dentro da escala conservacionista, a espécie não está ameaçada de extinção sendo vasta em diversas regiões. No entanto, para que ela se mantenha em estado pouco preocupante, é necessário que os humanos preservem a natureza.

Subespécies de jacu que vivem no Brasil

Você sabia que a ave Jacu tem subespécies? As subespécies dos animais resultam de cruzamentos que trazem diferenças físicas aos animais, assim como afetam as regionalidades e costumes. Vamos conferir:

Jacu-de-barriga-castanha

Você já ouviu falar sobre a ave Jacu-de-barriga-castanha? O bicho tem o nome científico de Penelope ochrogaster. É uma subespécie de Jacu que só pode ser encontrada no Brasil. Fisicamente, a ave igual ao Jacu Penelope obscura contendo apenas algumas pequenas diferenças.

A ave Penelope ochrogaster tem o dorso esverdeado e a sobrancelha branca. A espécie também tem topete vermelho e abdome castanho. As regiões mais críticas para o desaparecimento da espécie são o estado de Minas Gerais.

Jacu-de-spix

A ave exótica Jacu-de-spix também é nomeada cientificamente como Penelope jacquacu. Esta subespécie de Jacu tem exemplares no Brasil e fora do país também! Essas aves são encontradas na Venezuela, Peru, Guiana, Equador, Colômbia e Bolívia.

Fisicamente, a ave é parecida com o Jacu penelope obscura, porém as pernas são rosadas e a cauda da ave tem subtons de verde oliva. No Brasil vivem no Amazonas, Pará, Roraima, Acre e Rondônia.

Jacupiranga

A exótica ave Jacupiranga é nomeada cientificamente de Penelope pileata. Há poucas informações sobre a subespécie. O que se sabe é que a subespécie de Jacu está quase ameaçada e está presente nas áreas dos rios Madeira e Xingu até o leste do Pará, Tocantins e Maranhão do Brasil.

Fisicamente, essas aves são parecidas com o Jacu penelope obscura, mas a diferença é que as Penelope pileata tem a extensão do pescoço até o início das patas tons avermelhado em sua plumagem. Além disso, a face das Penelope pileata é cinza e há pouca quantidade de penas negras na subespécie, diferentemente do Jacu obscura.

Jacuaçu

Jacuaçu ou Penelope obscura vivem nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. As aves têm a plumagem na cor negra ou castanha com alguns riscos brancos, face negra e barbela vermelha vibrante no pescoço. As patas do animal são negras.

Os olhos da espécie são vermelhos e existe a presença de fios lisos parecidos com cabelos que rodeiam o bico da espécie. O bico da espécie é cinza escuro, a pele permanece negra como as das outras subespécies.

Jacucaca

A subespécie Jacuacaca nomeada cientificamente de Penelope jacucaca é uma subespécie endêmica no Brasil. Pode ser encontrada nas regiões do Maranhão, sul do Piauí e Ceará, no interior da Bahia, Paraíba, Alagoas e norte de Minas Gerais.

Fisicamente, o animal possui a cor em tons castanhos, porém mais frios próximo a cor da canela. A predominância dos olhos e cristas vermelhas, com ausência dos subtons esverdeados nas penas. O animal também possui as patas rosadas.

Jacupemba

A ave Jacupemba ou Penelope superciliaris, é uma subespécie de Jacu interessante. O animal tem exemplares espalhados em vastas áreas brasileiras. As regiões ao sul do rio Amazonas, do Maranhão e rio Madeira, na região do Rio Grande do Sul e no Paraguai.

O animal tem em sua plumagem subtons esverdeados oliva mais presente do que nas outras aves. Em alguns exemplares não é raro a presença de topetes negros e lisos. O padrão dos olhos vermelhos também é mantido nesta subespécie.

Jacumirim

O Jacumirim é uma subespécie de Jacu que tem o nome científico de Penelope marail, mas também é conhecida como Brava bronzeada. Esta subespécie está distribuída no nordeste do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. As cores da espécie são cinza com brilho oliva esverdeado em toda sua plumagem.

A espécie vive próxima de rios e lagoas. Existe um padrão de tamanho entre as espécies Jacu nas quais elas medem a mesma altura, porém o Jacumirim é a menor ave Jacu entre todas e por consequência, a mais leve também.

Algumas curiosidades sobre o jacu

Pássaro Jacu em galho de árvore

Todos os animais possuem algumas curiosidades e com as aves também não seria diferente. Por serem parentes das galinhas, será que é possível que as aves Jacus convivam juntas das galinhas? A comunicação das aves Jacu, como são? Separamos algumas dessas questões para você se aprofundar mais sobre a espécie.

Os jacus não se juntam com as galinhas

A ave Jacu é um animal individualista. Já as galinhas costumam ser animais inofensivos e a convivência entre essas duas aves pode gerar conflitos de território já que as aves Jacu não aceitam membros distintos em seus grupos. Sendo assim, será incomum que galinhas convivam com aves Jacu.

Há também diferenças entre essas aves. As aves Jacu vivem no topo das árvores e dificilmente descem até o solo para interagir com outras espécies de animais enquanto as galinhas têm voo comprometido. Por isso será uma convivência improvável.

As características do canto do jacu

O canto da ave Jacu será distinto entre as suas subespécies. Os cantos são para atrair machos e fêmeas nos períodos de acasalamento, também servem para orientar a localização dos bandos. No geral, as espécies de Jacu vocalizam através de pios, outras subespécies através de grunhidos altos. As vocalizações dessas aves são desarmônicas e seu canto é barulhento.

Comunicação e percepção do jacu

As aves Jacu se comunicam através de seu canto. Este canto será distinto a situações específicas e subespécies. A ave Jacu piará para seus filhotes de certa maneira enquanto emitirá sons diferentes nos períodos de acasalamento, por exemplo.

A ave Jacu tem a percepção da luz UV, o que para o ser humano é impossível sem o uso de equipamentos. As aves também tem visão tricromática e vêem melhor as cores primárias e por isso possuem uma incalculável forma de ver o mundo. Quando estão presas em cativeiro ou limitadas ao seu espaço natural, perdem esta incrível habilidade.

Jacu, uma ave diferente que deve ser preservada

Pássaro Jacu pousado e cerca feita de tronco

Você aprendeu neste artigo algumas informações sobre as exóticas aves Jacu. Você já sabe que a ave Jacu é uma espécie que possui subespécies distintas em sua classificação científica. Além disso, você aprendeu sobre subespécies que estão em risco de extinção e que estes animais são interessantes ao meio ambiente.

As aves Jacu são animais que ajudam as florestas a serem reflorestadas, pois são boas dispersoras de sementes. Através disso, essas aves ajudam o bioma brasileiro a se manter equilibrado através do crescimento natural das matas. Portanto, se você gosta das aves, não meça esforços na preservação do meio ambiente. Você também pode ajudar a natureza, conversando com os seus amigos sobre a ave Jacu.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.