Seu cachorro bebe muita água? Veja se é normal e o que fazer.

Seu cachorro bebe muita água? Veja se é normal e o que fazer.

Você observou que seu cachorro bebe muita água. Será que isso é normal ou se pode ser um sinal de problemas? Leia aqui tudo sobre!


É normal o cachorro beber muita água?

Dois cachorros aparentando sede

A resposta para essa pergunta é: depende. Assim como beber muita água pode ser um alerta de que alguma coisa não vai bem, existem situações que é necessário o aumento na quantidade de água para dar equilíbrio ao organismo. Você já observou a quantidade de água que seu cachorro está ingerindo diariamente?

O ideal é que o cachorro beba 100 ml de água para cada kg. Mas como medir essa quantidade? Você pode colocar no recipiente de água do seu cãozinho, um copo equivalente a 150 ml e cada vez que trocar a água, calcular quanto de água foi ingerida. Ao somar o que ele bebeu você terá uma noção de quantidade.

Nesse artigo vamos ver o que devemos fazer quando nossos cachorros bebem água em exagero, e também porque isso pode acontecer.

Quando o cachorro beber muita água pode ser normal?

Filhote bebendo água

Chega o final do dia e você descobre que seu cãozinho andou bebendo muita água? Não se desespere! Continue lendo para descobrir o que pode estar acontecendo com seu cachorro.

Cadelas grávidas ou que amamentam

A gestação de uma cadela dura em torno de 70 dias e durante esse período, seu corpo precisa gastar mais energia para a formação dos filhotinhos. Ter uma hidratação adequada é um ponto crucial para este momento.

A água ajuda na absorção dos nutrientes pelos alimentos, além de ser essencial para a produção do leite. Nessas condições, quanto mais água o cachorro ingere, mais leite seu corpo irá produzir e consequentemente, mais nutrida estará a ninhada no período de amamentação.

Atividades físicas requerem muita água

Após os exercícios ou uma boa caminhada com seu amigo cão é imprescindível que ele se reidrate. Ainda mais em estados que possuem o clima muito quente como boa parte do Brasil. Ao fazer exercício físico, o corpo libera suor.

Suor é água indo embora do organismo e toda perda de líquido precisa ser reposta para garantir um organismo hidratado. Então não deixe de oferecer água limpa e fresca para seu cachorro após brincadeiras, corridas e atividades físicas.

Em dias quentes o cachorro bebe muita água

Quando o dia está muito abafado, com alta temperatura ou até com umidade muito baixa, provavelmente você precisará de mais água para equilibrar a sua temperatura corporal. A mesma coisa acontece com os cachorros.

Em dias quentes, os cãozinhos respiram para baixar a temperatura corporal e isso faz com que a água que está no organismo evapore. Como vimos antes, toda água que é eliminada, precisa ser reposta. Portanto, nesses dias é normal que a quantidade ingerida de líquido seja um pouco maior.

Mudanças na alimentação do cachorro

Você sabia que a alimentação influencia diretamente na quantidade de líquidos ingeridos pelo cachorro? É isso mesmo. Ao mudar a ração do seu cachorro ou até mesmo introduzir alimentos naturais em suas refeições, mais água ele terá necessidade de beber.

Isso acontece porque ao mudar para uma ração mais seca ou alimentos salgados, uma maior quantidade de fibra e de sódio será ingerida. Quando o sódio entra na corrente sanguínea, o organismo sente sede e pede mais água.

Fatores mentais

Acredite! Os cães também podem ficar estressados, passar por momentos de tensão, se sentirem sozinhos e entrarem em depressão. Esses problemas mentais interferem diretamente no seu comportamento. Para aliviar esses sintomas eles sentirão vontade de beber mais água.

A ingestão de água pode diminuir a tensão, aliviar um estresse ou até mesmo chamar sua atenção. Se seu cãozinho tem ficado muito só ou se você alterou a sua rotina, ele pode estar estranhando esse novo comportamento e isso pode afetá-lo psicologicamente. Beber mais água será uma forma dele lhe dizer que algo não está certo.

Cachorro tomando remédios

Quando seu cãozinho está doente e está precisando recorrer a remédios, ele sentirá mais sede. A explicação para essa necessidade de aumento na ingestão de água é a quantidade de urina expelida pelos farmacológicos.

Bons exemplos para esse aumento são os esteroides, corticoides e diuréticos, que podem tratar dermatite atópica, dor e insuficiência cardíaca respectivamente.

Quando o cachorro beber muita água pode não ser normal?

Cachorro sorridente

Se cachorro está bebendo água demasiadamente e não está tomando remédio, nem saiu para fazer atividade física ou mudou sua alimentação: ligue seu sinal de alerta e veja o que pode ser.

Cachorro bebe muita água e passa mal

Se seu cãozinho está com problemas digestivos constantes e você observar que isso ocorre sempre após a ingestão de água, significa que ele pode estar desidratado. A desidratação é um sinal que o consumo de água não está adequado para o equilíbrio das funções corporais e pode ocasionar falha no organismo.

Você pode questionar: "Ué! Mas o meu cachorro está tentando beber água e mesmo assim seu corpo está colocando para fora. Como isso pode acontecer?". Isso ocorre quando na tentativa de saciar a cede o cão ingere muita água de uma só vez em um momento em que o organismo já está desidratado. Isso pode causar uma reação no seu cãozinho e o resultado desse choque é o vômito.

Cachorro que não quer comer e só bebe água

Quando você está muito enjoado e tenta comer algo, você consegue? Provavelmente, não. Mas para tentar manter-se "de pé", você acaba bebendo bastante água. Isso pode acontecer porque você deve estar com problemas no trato digestivo.

Essa situação também ocorre com o cachorro que não aceita comer, mas que está bebendo muita água. Além do trato digestivo, também não podemos descartar a possibilidade de uma disfunção hormonal e diabetes canina, por exemplo. Nesses casos, é aconselhável a visita ao veterinário.

Cachorro idoso que bebe muita água merece atenção

À medida que o cachorro vai envelhecendo, ele passa por mudanças físicas e comportamentais. Seu organismo começa a funcionar mais lentamente e algumas doenças podem surgir.

Os rins do seu pet são um ótimo ponto de partida. Os rins são responsáveis por conservar a água no organismo. Quando o rim não está em pleno funcionamento, ele não consegue filtrar os resíduos químicos do corpo — o que pode resultar em insuficiência renal.

Cachorro bebe muita água e urina pela casa

A diabetes mellitus é uma doença que aumenta a ingestão de água e a quantidade de urina diária de um cão. A diabetes ocorre quando seu cãozinho passa a ter resistência a um hormônio chamado insulina.

A insulina é responsável por manter os níveis de glicose no sangue dentro do esperado e também, por impedir que as proteínas sejam usadas como fonte de energia preservando a formação dos músculos.

Quando a glicose não consegue ficar na corrente sanguínea, ela vai direto para a urina. Assim, a glicose exige mais água, que faz produzir maior quantidade de urina e faz o cachorro fazer um grande volume de xixi.

Cachorro que bebe muita água e está com a barriga grande

Se seu cachorro apresenta um grande apetite, uma sede insaciável, uma bela barriga, músculos fracos e doença de pele, ele pode estar com síndrome de cushing. Essa doença, também é conhecida como hiperadrenocorticismo. Ela é o excesso de cortisol na corrente sanguínea.

O cortisol tem a função de equilibrar o estresse no organismo. Também chamado de hormônio do "luta-ou-fuga", ele é liberado pelas glândulas adrenais e em pequenas quantidades.

Como isso acontece? Quando o equilíbrio do cortisol fica desregulado, ele é liberado em uma quantidade excessiva para o sangue. Se a superexposição a esse hormônio se der por muito tempo, o cachorro pode apresentar uma barriga grande, um dos sintomas da síndrome de cushing.

Cachorro bebendo muita água e com febre

A temperatura normal de um cachorro é de 38,8 °C a 39,2 °C. Ao encostar no focinho do seu cãozinho, você percebe que ele está quente e seco, as orelhas estão quentes, os olhos estão vermelhos, ele está com tremedeiras e com desânimo.

Nesse momento, o ideal é medir sua temperatura. Para isso você pode usar um termômetro retal ou o auricular. Este último é um pouco mais caro, porém é bem menos desconfortável. Se a febre for confirmada, então é normal que seu cachorro beba mais água. Essa reação é uma defesa do organismo do animal para equilibrar sua temperatura corporal.

Cuidados necessários quando o cachorro bebe muita água

Cachorro bebendo água

A hiper hidratação é tão perigosa quanto a desidratação e ingerir uma quantidade de água maior que a necessária exige alguns cuidados. Descubra aqui os cuidados que você precisa tomar.

Não faça seu cachorro beber menos água

Caso você observe que seu cachorro está bebendo muita água, não tente diminuir a quantidade. Ao invés disso, observe se junto dessa quantidade de água apresenta-se algum desconforto.

Se houver sintomas de doenças, é importante que você o leve ao veterinário. Através de consultas e exames, o veterinário poderá verificar se há algum desequilíbrio no organismo e diagnosticar o que está acontecendo para oferecer o melhor tratamento para o seu cachorro.

Ofereça água limpa

A água do seu cachorro deve ser trocada sempre, para ela poder se manter livre de impurezas. Ao deixar a água exposta por muito tempo no ambiente, ela fica suja e isso pode ocasionar doenças graves ao seu cãozinho.

Para evitar a contaminação por água, garanta que o bebedouro do seu animal esteja sempre limpo, em local arejado e que a água seja filtrada e esteja sempre fresca. O ideal é você trocar a água várias vezes durante o dia, a fim de preservar sua qualidade e os nutrientes que ela pode oferecer.

Conte com veterinária médica sempre

Sempre tenha em mãos o telefone de um veterinário de sua confiança. Ele é a pessoa certa para ajudar você e seu cãozinho em todos os momentos. Assim como os humanos precisam fazer consultas e exames de rotina, o seu cachorro também precisa.

As consultas de rotina podem prevenir muitas doenças e melhorar a qualidade de vida de seu animal. Não deixe para buscar um veterinário apenas em momentos de apreensão. Procure por ele também em momentos de prevenção. Afinal, prevenir é melhor do que remediar não é?

Dê atenção ao cachorro que bebe muita água

Cachorro bebendo água

Vimos nesse artigo que a atividade física, um ambiente muito quente, a mudança na alimentação e a ingestão de remédios são alguns fatores que podem acompanhar uma sede demasiada. Mas também vimos que se essa sede vier acompanhada de alguns sintomas, como febre, vômito, barrigão e falta de apetite, o ideal é procurar um veterinário para uma avaliação.

Além disso, lembre-se sempre de oferecer água limpa, fresca e filtrada ao seu cãozinho, a fim de garantir a ingestão de uma água longe de contaminação. E, sempre que for passear, leve com você uma garrafinha de água reservada para ele.

Observar a rotina do seu cachorro, dar-lhe atenção e tirar uns minutos do dia para o passeio e brincadeiras podem te ajudar a ficar atento ao comportamento dele e, consequentemente, soar um aviso de alerta quando alguma coisa diferente acontecer.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


causas cuidados dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.