Puma concolor: veja informações, curiosidades e muito mais!

Puma concolor: veja informações, curiosidades e muito mais!

Este artigo é para pessoas que tem curiosidades sobre os felinos puma. Leia o artigo agora mesmo e aprenda sobre estes lindos e interessantes bichos.


Conheça o puma concolor

Puma deitado olhando para frente

Você certamente já ouviu falar sobre as onças, mas você sabia que não existem apenas onças pintadas? Já ouviu falar sobre o puma? O puma é também conhecido como onça-parda, sendo um animal muito admirado e conhecido pelos amantes de felinos e curiosos.

Estes animais são mamíferos carnívoros e vivem em vários países e territórios distintos. Para que você aprenda mais sobre o puma, nós separamos para você algumas informações relevantes sobre a espécie.

Você descobrirá neste artigo qual é o habitat da onça-parda, do que se alimenta, características físicas, curiosidades e muito mais. Continue lendo o artigo e descubra agora a ficha técnica do puma concolor!

Ficha técnica do puma concolor

Onça-parda em cima de uma pedra comendo um pedaço de carne

Vamos connhecer primeiro o habitat, a alimentação e entender a origem do puma concolor. Será que o felino vive no Brasil? Será que ele é grande? A seguir, você aprenderá sobre isso.

Nome e origem do animal

Puma concolor é o nome científico do felino popularmente conhecido como onça-parda, suçuarana e leão-baio. Este animal origina-se de várias relações filogenéticas. Mas, primeiramente do cruzamentos entre felinos Acinonyx jubatus, também conhecido popularmente como chita, e Puma yagouaroundi, também chamado de gato-mourisco.

O gato-mourisco é um animal brasileiro que vive principalmente na região amazônica e extende-se até a Argentina. O acinonyx é um felino africano que habita as savanas e península arábica.

O cruzamento dessas duas espécies com o DNA de outros cruzamentos, incluindo espécies como gato-de-palhas, prionailurus, leopardo e lince, gerou o puma concolor.

Características visuais

O puma é o maior felídeo da família filidae, medindo entre 55 e 155 centímetros de comprimento. A sua altura fica entre 60 e 70 centímetros de garrote. As fêmeas são animais menores e pesam entre 53 kg e 72 kg, enquanto os machos podem chegar a impressionantes 120 kg.

O animal tem a cor caramelo e o pelo negro está presente em algumas partes da face como na saída dos bigodes, em áreas do focinho próximo ao nariz e cauda. A cauda desses animais é grossa e longa. Além disso, o animal tem olhos nas tonalidades esverdeadas ou mel e podem viver até os 9 anos de idade.

Distribuição e habitat

O puma concolor está presente em várias áreas do bioma brasileiro. Estes animais vivem na Amazônia, cerrado, caatinga, pantanal. Além disso, embora a mata atlântica ainda tenha apenas 7,3% de cobertura florestal, o puma concolor também pode ser encontrado lá. A espécie é encontrada em maior quantidade na América Central e do Sul.

O habitat natural do puma concolor é subdividido segundo suas subespécies. Existem exemplares presentes em áreas da América do Norte, Central e do Sul, sendo mais encontrada no sul do Canadá.

Hábitos e reprodução do puma concolor

O puma concolor é um animal solitário, gosta de sair à noite e dormir durante o dia. Estes animais se escondem dos humanos e, por isso, preferem sair para caçar no crepúsculo. Mas os horários de caça podem mudar de acordo com os hábitos de suas presas, podendo, portanto, serem vistos caçando durante o dia.

A onça-parda é um animal desprendido de monogamia e pode acasalar livremente. A cúpula é ligeira e a gestação dura entre 90 dias e 96 dias. Geralmente, nascem entre 1 a 6 filhotes, mas é comum nascerem 2 por gestação. O intervalo reprodutivo das fêmeas é de 12 meses, mas nem todas conseguem reproduzir.

Alimentação do puma concolor

O puma concolor é um animal oportunista que observa suas presas com paciência e as ataca quando menos esperam. São animais capazes de matar animais grandes e pesados entre 70 kg e 125 kg. Estão entre suas presas preferidas: veados, alces, cabras, pacas, tatus, quatis, aves de diversos tamanhos e répteis de vários portes.

O puma também é capaz de se alimentar de porcos selvagens, capivaras e jacarés. Não é incomum atacarem fazendas de criação de galinhas, cavalos, porcos, bois e cabras. Além disso, o animal costuma guardar partes da caça sob as folhas e terra para se alimentar posteriormente.

Estado de conservação do puma concolor

Onça-parda deitada com a cabeça levantada

Até aqui você aprendeu que o puma é um animal que está distribuído em várias partes do planeta. No entanto, toda natureza deve ser preservada a fim de que os animais continuem a contribuir para a saúde do planeta. Agora nós falaremos sobre alguns aspectos conservacionistas da espécie. Vamos começar?

Estado considerado "pouco preocupante"

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais dos Estados Unidos considera a espécie em estado "pouco preocupante", devido sua grande adaptabilidade a regiões completamente devastadas pelo homem.

São animais ágeis e que se adaptam muito facilmente a novos ambientes. Mas, quando habitam áreas antropizadas, ficam muito expostas e vulneráveis. Isso é perigoso principalmente para os filhotes que ainda não são tão ágeis e espertos como as onças adultas. Há também os riscos causados a esses animais devido ao desmatamento, queimas e caças, claro.

É o que aconteceu no Brasil; o alto nível de desmatamento e caças constantes diminuiu a presença da espécie no país. Segundo as fontes de estudo focadas na ecologia das onças brasileiras, a classificação atual do puma concolor na região, infelizmente, é a de "risco de extinção".

Puma concolor no Brasil

O puma concolor no Brasil está estimado na quantidade total de 4000 indivíduos, apenas. Foi catalogado o registro de declínio de 10% da população da espécie nas regiões da Amazônia, cerrado e caatinga nos últimos anos. No pantanal, a espécie tem menos de 1000 exemplares, assim como baixas quantidades na região da mata atlântica.

No Brasil, o puma concolor está presente em maior quantidade na área do Rio grande do sul, mas os estudos necessitam ser atualizados. O animal já está completamente ausente nas áreas do nordeste, litoral sul-maranhense, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Isso mostra como a situação do animal é preocupante no país.

Recolonização nos Estados Unidos

A espécie já esteve à beira da extinção, mas conseguiu ser recuperada. A disseminação completa da espécie foi mais forte nos Estados Unidos, sobretudo na região da Flórida.

A recolonização ajuda no equilíbrio ecológico do planeta. Portanto, há um movimento crescente de recolonização e reprodução em cativeiro para recuperar a população de pumas.

Qualquer animal que é completamente extinto da natureza causa um desequilíbrio no bioma. Portanto, as recolonizações são importantes e necessárias.

Ameaças ao puma concolor

Puma concolor com a boca aberta

Ainda falando sobre preservação das espécies, há muito mais para aprender sobre as ameaças ao puma concolor. Sabemos que esta espécie está em declínio em algumas regiões do mundo, mas quais são os motivos que levam a espécie a desaparecer? Discutiremos a seguir alguns fatores importantes sobre o assunto.

Diminuição do seu habitat

O puma concolor é um animal que precisa de que os biomas estejam equilibrados para que possa sobreviver e proliferar.

A diminuição de seu habitat, no Brasil, é causado pelo desmatamento, queimadas florestais, poluição dos rios e do solo, indústrias de madeira, eólica, borracha, de extração de piaçaba, garimpos, mineração e agropecuária. Além das produções ilegais e também da caça esportiva ilegal.

Nas demais regiões do mundo, os animais perdem seus territórios para humanos que constroem rodovias e cidades durante a expansão urbana. As onças são prejudicadas pelos empreendimentos imobiliários, que visam muitos hectares de áreas isoladas dos grandes centros.

Além disso, é muito comum as onças acabarem perdendo espaço para empresas de agropecuária.

Caça ao puma concolor

A caça é uma atividade proibida no Brasil (há permissão apenas para caça a javalis). Em países como os Estados Unidos, África, Canadá, etc, esta prática é permitida.

Entretanto, mesmo com a caça a felinos sendo proibida por lei no Brasil, o puma concolor continua sendo visto como uma ameaça à pecuária por fazendeiros, que muitas vezes abatem o animal.

Além disso, a caça às presas do puma concolor também prejudica o bioma, porque os animais ficam sem alimento e vagam até morrer de fome. Portanto, a caça a tamanduás, capivaras, veados, porcos selvagens, cobras, jacarés e até mesmo ao javali, prejudicam e contribuem para a diminuição da população da espécie no país

Atropelamentos

Os atropelamentos são um dos motivos que levam o puma concolor a entrar em declínio. Muitos animais morrem atropelados por caminhões nas regiões da caatinga brasileira, assim como na mata atlântica, cerrado e pantanal. Isso ocorre porque as estradas nessas regiões não costumam ser bem sinalizadas.

Além disso, caminhoneiros e turistas andam por essas áreas sem nenhuma iluminação, asfalto ou barreiras de diminuição de velocidade, como os quebra-molas, por exemplo. Por isso, muitos motoristas não conseguem enxergar os pumas nas estradas, ocasionando acidentes letais.

Curiosidades sobre o puma concolor

Puma concolor andando na neve

Que as pumas concolores são animais interessantes você já sabe! Mas, você sabia que existem inúmeras subespécies da puma concolor? Você consegue adivinhar como estas espécies de felino se comunicam? Nós separamos mais informações para você aprender mais sobre esses felinos extraordinários, continue lendo.

Subespécies de puma concolor

O puma concolor é um animal que tem mais de 32 subespécies, um número elevado e impressionante. As subespécies são separadas em grupos filogeográficos. O primeiro deles é o grupo P. concolor cougar e está presente na América do Norte. O segundo é o P. concolor costaricensis, que está presente na América Central.

Além disso, há também P. concolor capricornensis, presente no Sudeste da América do Sul, e o P. concolor concolor, que está presente no Norte da América do Sul. No Brasil, duas subespécies são predominantes: P. concolor concolor e P. concolor capricornensis.

Comunicação do puma concolor

Os pumas concolores têm alguns comportamentos na comunicação que os tornam únicos.
A espécie emite vocalizações em contextos parentais na comunicação com seus filhotes, diferenciando-se na comunicação sexual e durante a luta e a caça. Os filhotinhos também têm o mesmo padrão emitindo assobios e piados de filhote.

A comunicação destes animais também ocorre através da urina e das fezes, visto que são animais alpha, que estão no topo de cadeia alimentar, e necessitam marcar o território. Estas espécies comunicam territorialidade através de arranhões nas árvores, emitindo cheiros fortes para atrair o sexo oposto e esfregando-se nos locais para deixar seu odor.

Mitologia sobre o puma concolor

Na américa do norte, os felinos estão presentes na cultura indígena. A lenda de Cheyenne é uma das histórias.

O mito conta que uma índia perdeu seu bebê, mas encontrou filhotes de puma no deserto. Ela pressionou o felino em seu peito através de um abraço e o felino sugou o seio da índia. Ao longo dos dias, o animal buscava comida para as índia e outras de sua tribo.

A lenda também conta que os feiticeiros usavam as patas de puma concolor mortos em seus colares para espantar maus espíritos e presságios de morte. O gemido do animal também era interpretado como um alerta de morte para os Apaches e índios Walapais, do Arizona.

O puma concolor possui um parente extinto

A subespécie da onça-parda, o puma do leste ou Puma concolor couguar foi extinta oficialmente. Infelizmente, o animal não é visto desde 1938. A decisão foi feita através do Diário Oficial do governo dos Estados Unidos após pesquisas com embasamento científico.

Os dados apontam que a subespécie foi extinta em 1930. O habitat natural do animal era o leste da América do norte. A extinção ocorreu devido à caça ilegal da espécie e à perda de território para empreendimentos ao longo de oito décadas.

O majestoso puma concolor

Puma concolor andando e olhando para o lado

Você leu muitas informações relevantes sobre o puma concolor neste artigo e agora sabe como esse animal é extraordinário! O puma concolor, também conhecido como onça-parda, está distribuído por vários países, mas existem muitos motivos que levam a espécie a se tornar cada vez menor no mundo todo.

Você está ciente sobre a importância da preservação da natureza a onça-parda e o quanto a informação é importante para que artigos como este cheguem até pessoas desinformadas.

Se você admira o seu planeta, os felinos ou quaisquer outros animais, mostre este texto para um fã de felinos. Você também pode ajudar a espécie orientando as pessoas sobre as riquezas do puma concolor!

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.