Pode dar leite para gato filhote? De vaca, em pó e outros!

Pode dar leite para gato filhote? De vaca, em pó e outros!

O que você sabe sobre dar leite para gatos filhotes? Descubra tudo sobre o assunto e aprenda o que é verdade ou mito sobre esse alimento.


Afinal, pode dar leite para gato filhote?

Gato filhote com tigela de leite ao lado

Ter um gatinho em casa é uma das coisas mais legais da vida. É uma pena que muitos não gostam e que abandonam ninhadas desses fofinhos, sem nenhuma piedade. Inclusive, se você cruzar com uma situação como esta, socorra os filhotinhos e ajude-os até encontrar uma adoção responsável para eles.

Aqui você vai aprender tudo o que precisa para cuidar de gatinhos órfãos, abandonados ou que, por qualquer outro motivo, não puderam se alimentar com o leite materno. Você vai aprender a preparar o melhor leite para tratar um filhote de gato, de modo a não prejudicar sua saúde. Confira essas e outras informações sobre o leite para gatos filhotes e as verdades sobre este assunto. Boa leitura!

Leite que não pode dar para o gato filhote

Dois gatinhos sentados com tigela de leite na frente

Saiba, aqui, quais são os tipos de leite que podem prejudicar a saúde de seu gato. Descubra os malefícios que um leite inapropriado pode causar à sua saúde, evitando ao máximo futuros desconfortos do sistema digestivo de seu pet. Veja:

Por que não pode dar leite de vaca para gato filhote?

Quando filhotes de gatos são alimentados apenas com leite de vaca, as consequências podem ser muito desagradáveis. O leite de animais herbívoros é rico em lactose e pobre em proteínas e gorduras, o que prejudica o sistema digestivo do felino.

Os gatos adultos produzem pequenas quantidades de enzima que digere a lactose, mas não o suficiente para evitar males intestinais. Caso o leite de vaca seja oferecido por um maior período de tempo ao animal, seu crescimento e sua saúde podem ser prejudicados.

Por que não pode dar leite em pó industrial para gato filhote?

Assim como o leite de animais como vaca, cabra ou qualquer outro tipo de animal, o leite em pó pode oferecer problemas intestinais ao felino, principalmente aos filhotes, exceto os leites em pó fabricados especialmente para gato filhote.

Os gatinhos dependem muito do leite materno para seu desenvolvimento, alimento que não é facilmente substituível. Existem receitas caseiras, sendo assim, procure orientação de um veterinário para que seja receitado o leite em pó adequado ao seu gatinho.

Por que não pode dar leite de cabra para gato filhote?

Tanto o leite de vaca, como o de cabra e seus derivados, devem ser evitados na alimentação do gato filhote. Geralmente, o leite oriundo de um herbívoro é prejudicial ao intestino dos felinos. Existem receitas em que o leite de cabra pode ser dado aos seus gatinhos, mas, de modo geral, elas costumam exigir uma preparação e combinações com outros ingredientes para serem apropriadas para os pequenos pets.

Por que não pode dar leite para bebês para gato filhote?

Os gatos, principalmente filhotes, não devem ser alimentados com nenhum outro leite que não seja o leite materno. Na ausência da mãe, o mais ideal é procurar uma “ama de leite”, isto é, uma gata que está amamentando sua ninhada e que esteja em plenas condições de saúde, para amamentar os órfãos em questão.

Somente o leite da gata ou o leite industrializado fabricado especialmente para gatos filhotes é suficiente para dar a eles os nutrientes e anticorpos necessários para ativar de forma eficiente o sistema imunológico. Leite para seres humanos bebês não é, de modo algum, apropriado para o gato filhote.

Leite que pode dar para o gato filhote

Gatinho filhote ganhando mamadeira

Saiba quais os tipos de leite você pode alimentar o seu gatinho. Veja aqui os ingrediente para preparar um leite saudável e apropriado para alimentar, da melhor maneira possível, seu filhote de gato! Acompanhe:

Leite de gato: ama de leite para o filhote

O leite materno é o alimento perfeito, não só para os gatinhos, mas para todos os filhotes de mamíferos. No caso da ama de leite, a saúde da gata fornecedora de leite é essencial para que ela possa dar conta de alimentar não só os pets da sua ninhada, mas os demais adotados.

Os casos mais comuns para o uso da gata ama de leite é quando encontramos filhotes abandonados por motivos diversos, como morte ou fraqueza da mãe. Nessas ocasiões, encontrar uma gatinha para doar leite pode ser uma ótima alternativa.

Sucedâneo para gato filhote

O leite sucedâneo, ou seja, que tenta imitar a composição do leite materno, é ideal para gatos filhotes. Encontrados em lojas que vendem produtos para animais, este leite de valor acessível vai poder substituir o leite materno de forma a não prejudicar o intestino dos gatinhos.

Caso você não consiga achar ou não tenha condições de adquirir o leite industrializado, compre leite integral de baixa lactose, adicione uma gema de ovo cozida e algumas gotas de uma vitamina do tipo "glicopan" e dê ao filhotinho em uma seringa ou mamadeira para filhotes.

Fórmula com leite de cabra

Fórmulas com leite de cabra podem ser semelhantes ao leite materno. Por isso, veja aqui os ingredientes para uma receita perfeita com leite de cabra. Os ingredientes necessários são:

• 1 copo de leite de cabra integral;
• 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral;
• 2 colheres de sopa de farinha láctea;
• 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo (sem a clara);
• 1 colher de sopa de creme de leite ou de mel.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Após batida, coloque a mistura em uma vasilha de vidro lacrada. Coloque na geladeira e retire apenas a quantidade necessária para alimentar os gatinhos. Esta receita serve para até 3 dias. Depois deste período, faça uma nova receita.

Cuidados ao oferecer leite para gato filhote

Gato filhote mamando leite na mamadeira

Para dar leite ao seu gatinho, você deve seguir algumas dicas para que o faça de maneira correta. Descubra como preparar uma receita e qual a quantidade a ser oferecida ao bichinho, amamentando-o da forma correta sem prejudicar sua saúde. Veja:

Quantidade de leite para gato filhote

O estômago de um gatinho recém nascido tem a capacidade de 50 ml/kg. A cada vez que toma leite, o gatinho ingere cerca de 10 ml a 20 ml do líquido. Essa quantidade é essencial para cobrir as necessidades nutritivas do animal.

Com o leite bem preparado e rico em nutrientes, você deve oferecê-lo ao filhote de 4 a 5 vezes por dia. Caso o leite esteja mais diluído, essa quantidade deve ser aumentada. É aconselhável deixar o gatinho mamar até largar a mamadeira.

Como preparar o leite para gato filhote

De modo geral, dependendo do tipo de leite que você optar por fornecer ao gato filhote, a preparação irá variar. Por exemplo, caso você queira alimentá-lo com leite em pó apropriado para felinos, dilua o produto em água morna até que seja formada uma mistura homogênea.

Caso você queira preparar uma receita para o pet, deverá segui-la à risca para não haver chances de medidas erradas entrarem na receita, prejudicando o felino. A maior e mais ampla orientação, de modo geral, é quanto à temperatura, que deve ser mantida em aproximadamente 39°C.

Como dar o leite ao gato filhote

O tamanho do furo no bico da mamadeira é muito importante para uma boa adaptação do filhote. Se for pequeno, o cansaço pode fazer com que ele desista de mamar, se for grande, o bichinho pode engasgar.

Quando der a mamadeira, o gatinho deve ficar em uma posição vertical. Não dê de mamar com o filhote de barriga para cima, isso evita que o leite vá para os pulmões e cause uma pneumonia. Caso não tenha mamadeira própria, use um conta-gotas ou uma seringa sem agulha.

Fazendo o gato filhote arrotar

Depois de mamar, é importante colocar o pequenino para arrotar. Segure-o na palma da mão, fazendo uma leve massagem em seu abdome para que o pet possa eliminar o ar que foi ingerido. Esse processo deve ser feito com você ao lado, e deve ser realizado o mais próximo do chão, para evitar, em uma possível queda, que o filhotinho se machuque.

Como fazer a mudança do leite para a comida

O gatinho costuma tomar leite até completar 4 semanas de vida. Após esse período, você pode dar a ele alimentos pastosos ou ração amassada e apropriada para o gato filhote. Esse desmame é iniciado com 3 semanas de vida. Comece dando a ele papinha de ração ou sachê. Quando passar dos 50 dias de vida, o gatinho já terá condições de comer a ração seca.

Dê sempre o leite adequado para seu gato filhote!

Dois gatos filhotes ao lado de mamadeira

Após a leitura, você pôde descobrir que sim, gatos podem tomar leite, mas desde que você invista nos indicados e nas fórmulas especiais para eles! Dentre os não indicados, o leite de vaca, por exemplo, é um dos mais nocivos, pois é rico em lactose e pobre em proteína e em gorduras. Ademais, aqui você conferiu todas as informações necessárias para substituir o leite materno dos gatos filhotes de forma segura e saudável.

Aprendeu, também, a preparar um leite caseiro de forma adequada, usando os ingredientes corretos de forma a nutrir, em caso de emergência, o gatinho desprovido de leite materno. O mais importante é que o gato filhote seja amamentado durante as 4 primeiras semanas de vida e, caso não tenha o leite materno, faça alguma das substituições que aprendeu aqui. Faça a amamentação de forma tranquila e seja paciente com o pequeno felino. Boa adoção!

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.