Peixes de água doce para aquário: espécies, preços e cuidados

Peixes de água doce para aquário: espécies, preços e cuidados

Procurando um peixe de água doce para o seu aquário? Conheça algumas espécies de diferentes preços, tipos e tamanhos!


Quais são os melhores peixes de água doce?

Sete peixes em um aquário

Na escolha dos peixes tropicais para o seu aquário de água doce, além da questão estética e gostos pessoais, também é bom basear-se no conhecimento das dificuldades de criar as suas espécies preferidas.

Uma das primeiras coisas que se deve ter em mente são as características do aquário. Sendo assim, é fundamental observar se o peixe que você gostaria de ter pode ser criado de forma solitária ou, caso você queira um aquário comunitário, como ele se adapta à convivência com outras espécies.

Além disso, seja solitário ou comunitário, nem todos os peixes são fáceis de manter. Muitas vezes isso acontece não tanto pelo peixe em si, mas pelo tipo de ambiente e as condições da água que ele requer.

Neste post, então, você terá uma lista com os principais peixes de água doce para aquário e algumas de suas principais características.

Peixes de água doce ornamentais para aquários comunitários

Só quem não conhece peixes minimamente pode achar que são espécies pacíficas. Então na hora de montar um aquário é preciso saber que espécies podem conviver em harmonia. Isso não será difícil e o primeiro passo será conhecer espécies que você geralmente pode levar para um aquário comunitário.

Acará-bandeira (Pterophyllum scalare)

Peixe de água doce em aquário

Acará-bandeira são esses esplêndidos peixes nativos da Bacia Amazônica e que amam viver em águas escuras e paradas, levemente ácidas. Precisam de um tanque de pelo menos 200 litros com altura de pelo menos 50 cm, pois são peixes que adoram se mover e crescem consideravelmente.

Como são peixes comunitários, o ideal seria incluir pelo menos dois casais no aquário. Mas atenção, o acará-bandeira tende a se alimentar de peixes menores. Portanto, a inclusão de pequenas espécies no aquário está excluída.

Eles têm uma dieta onívora. Além de pequenos peixes (especialmente alevinos), alimentam-se também de larvas, insetos e vegetais.

Molinésia (Poecilia)

Peixe de água doce Molinésia

Pelo nome de “molinésia”, ou simplesmente “molly”, são reconhecidos, na verdade, uma grande quantidade de peixes do gênero Poecilia, com exceção feita apenas ao Guppy (Poecilia reticulata) e ao Guppy Campona (Poecilia wingei).

Molinésia é um peixe bonito, muito brincalhão e fácil de criar, desde que se cumpram determinados requisitos. Eles não lidam bem com a água poluída e são ligeiramente mais propensos a doenças do que outros peixes.

Esses peixes devem ser mantidos na proporção de 1 macho para 2/3 fêmeas e têm um caráter bastante pacífico.

Peixe tetra néon (Paracheirodon innesi)

Peixe de água doce Tetra Neon

O tetra-néon, ou simplesmente néon, é um peixe nativo da Amazônia, onde vive a bacia do rio Solimões, frequentando suas águas turvas e calmas.

Sua reprodução é ovípara e sua fertilização, externa. Os ovos eclodem em cerca de um dia. É uma espécie onívora com dieta muito variada, que inclui plantas, insetos, larvas e pequenos crustáceos.

Comunitário por natureza, nada sempre em grandes grupos. Em aquário é sempre melhor criá-lo em grupos de cinco indivíduos ou mais, precisa de espaço para nadar e vegetação para se esconder.

Graças às suas cores, beleza e vivacidade, o néon é um dos peixes de aquário mais comuns do mundo.

Mato grosso (Hyphessobrycon eques)

Peixe de água doce Mato Grosso

Comumente conhecido no Brasil como mato grosso, essa espécie é um pequeno peixe de água doce amplamente distribuído na América do Sul, nas bacias do Amazonas e Rio Paraguai, em águas correntes ou paradas.

Este peixe dificilmente ultrapassa os 4 ou 5 cm de comprimento e tem uma esperança de vida de 4 a 5 anos.

É uma espécie espaçosa. Por isso, para montar um bom aquário, as dimensões mínimas devem ser de pelo menos 80x45x45 cm, para um mínimo de 6 a 10 peixes.

Por sua vez, as temperaturas ideais para criá-lo variam entre 22º e 27º C, sendo que o pH deve estar entre 5,8-7,5 e dureza média da água entre 8-12.

Peixe limpa-vidro (Otocinclus)

Peixe de água doce Limpa Vidro

Geralmente chamados de limpa-vidro, é na verdade um conjunto de peixes pequenos, muito calmos e tímidos, que se alimentam principalmente de algas e dos organismos que as colonizam.

Felizmente, embora sejam várias espécies, as necessidades de criação entre elas são muito semelhantes. Acima de tudo, devem ser criadas em grupos com um mínimo de 6 a 8 exemplares e em tanques com comprimento não inferior a 60 cm.

São, portanto, muito comuns em aquários pequenos, pois, com seu tamanho, também são dos mais adequados para reunir um grande número de peixes em um aquário que não seja muito grande.

Peixe-lutador (Betta)

Peixe de água doce Betta

As numerosas subespécies do gênero Betta são classificadas em diferentes categorias. O mais comum é o Betta splendens, o peixe-lutador ou de briga. Apesar do nome, o betta é muito sociável, sendo que só o macho não pode conviver com outro macho de sua espécie.

Os machos têm cores extraordinárias, enquanto que as fêmeas são menos coloridas. Os peixes-lutadores alimentam-se de pequenos moluscos e insetos, que atacam na água ou na sua superfície.

É um peixe bastante pequeno e por isso não precisa de um grande aquário. O aquário deve ter um volume de água de pelo menos 54 litros e um comprimento de 60 centímetros.

Peixes de água doce ornamentais para aquário monoespécie

Para não ter frustrações e prejuízos, principalmente no início, os aquaristas precisam estudar bem que tipo de aquário pretendem criar. Umas das principais informações é saber que há peixes que, por diversos motivos, devem ser criados sozinhos ou apenas com peixes de sua espécie. Aqui vão alguns deles:

Badis vermelho (Dario dario)

Peixe de água doce Badis Vermelho

O badis vermelho ou badis escarlate é um peixe pequeno cujo tamanho adulto do macho não ultrapassa 3 cm que tem uma cor que varia do rosa ao laranja e ao vermelho fogo. O vermelho é cruzado por 7 ou 8 listras verticais brancas ou azuis.

É uma escolha cada vez mais popular para aquários pequenos, apesar da sua territorialidade e seu temperamento agressivo. Permite montar um aquário de 45 cm x 20 cm de medidas básicas para um macho e uma ou mais fêmeas, no caso de um maior número de machos é preferível que não seja menos do que os 60 cm de comprimento.

Baiacu de água doce (Colomesus asellus)

Peixe Baiacu de Água Doce

Como se conhece sobre as diversas espécies de baiacus, uma das principais características do baiacu de água doce ou baiacu amazônico é sua capacidade de inchar como um balão quando se sente ameaçado.

Como um dos seus nomes diz, é um peixe nativo da Bacia Amazônica (brasileira e peruana) de cerca de 8 cm. Não confundir com baiacu-papagaio ou baiacu-listrado (Colomesus psittacus), que chega a 30 cm.

Normalmente, é reconhecido como o único baiacu de água doce da América do Sul, mas em 2013 apareceu um baiacu na bacia do rio Tocantins bastante semelhante ao amazônico, mas diferente na genética, ou seja, uma nova espécie (Colomesus tocantinenses).

Acará-disco (Symphysodon)

Dois peixes de água doce

Considerado um dos peixes de aquário mais decorativos, acará-disco refere-se a todas as espécies do gênero Symphysodon. Vive nas águas do rio Amazonas e em alguns de seus afluentes.

Possui corpo quase circular, acompanhado quase em toda a sua extensão pelas barbatanas. A estupenda libré, com fundo amarelo-acinzentado avivado por listras azuis luminosas e barbatanas de bordas vermelhas, tem uma cor mais intensa nos machos adultos.

O acará-disco se alimenta de larvas, crustáceos, insetos e vegetais. Põe os ovos a céu aberto, em pedras ou plantas aquáticas, e nos primeiros dias de vida nutre os alevinos com uma secreção particular da epiderme.

Killifish (Cyprinodontidae)

Peixe de água doce Killifish

O nome “Killifish”, abreviado para “Killi”, agrupa peixes coloridos pertencentes à família Cyprinodontidae e é usado em todo o mundo por entusiastas e especialistas.

Estão entre os peixes de libré com cores mais vistosas e inusitadas, mas no que diz respeito à sua criação no aquário, convém lembrar que não é para todos, muito menos para os iniciantes.

Os motivos são simples. Os killis parecem feios se estressados, eles são pálidos, precisam de uma nutrição adequada e, às vezes, temperaturas ou valores complexos: a água deve estar sempre entre 22º e 25º C e o PH entre 6 e 8. Por esta razão, ao criar uma linhagem de killi é importante fazer isso com pureza, sem misturar os locais.

Quínguio (Carassius auratus)

Peixe de água doce Quínguio

Conhecido também pelos nomes de peixe-japonês, peixinho-dourado, peixe-vermelho ou pimpão-encarnado, o quínguio é uma espécie nativa do Leste Asiático, mas foi praticamente introduzida em todos os lugares do mundo.

Pode atingir e ultrapassar os 20 cm de comprimento se for mantido no tanque, no aquário tende a ser menor, mas não é adequado para aquários com menos de 100 litros.

Na natureza vive em praticamente qualquer lugar, o que o torna um dos peixes mais difundidos do mundo. Inclusive, sua propagação deveu-se principalmente ao abandono por aquaristas que soltaram o peixe ao perceber que o seu tamanho ultrapassava o tamanho do aquário.

Cuidados necessários com peixes de água doce

Aquário sob uma luminária

Os peixes de água doce não são difíceis de criar. Mas algumas espécies são muito delicadas. No entanto, seguindo as informações certas e conselhos adequados, cuidar dos peixes é simples, por isso vamos explicar aqui os principais cuidados que devem ser levados em conta.

A escolha do peixe

A primeira coisa é pensar no tipo de peixe a escolher. A notícia boa, principalmente para quem é iniciante, é que os peixes de água doce geralmente são os mais indicados.

Ao escolher peixes de água doce para o aquário, você deve levar em consideração não apenas seus gostos pessoais, mas também as formas e os tipos de caráter de cada espécie de peixe.

Lembre-se que é um microambiente sujeito a equilíbrios muito delicados e até mesmo a entrada de um peixe pode fazer com que o aquário apresente falhas ou até mesmo cause a morte de muitos peixes.

Separe peixes pequenos e grandes

Uma coisa para criar peixes de água doce é prestar atenção no tamanho deles e não criar uma superlotação no aquário. Leve em consideração o tamanho que cada espécie pode atingir, a fim de evitar que falte espaço para nadar.

Uma dica que aquaristas experientes dão é que para os criadores neófitos é melhor criar as espécies menores e mais comuns, pois geralmente são mais fáceis de cuidar.

Porém, alguém que é um especialista, porque já teve ou tem um aquário, pode optar por peixes maiores ou mais raros, que são bonitos e têm uma personalidade particular.

Um aquário com tamanho suficiente

Para a escolha do tamanho do aquário é necessário levar em consideração alguns fatores para fornecer um lar adequado para seus peixes.

O aquário deve ser grande o suficiente para acomodar todos os peixes que você escolher. Um peixe de 2,5 cm precisa de cerca de 4,5 litros de água. Portanto, se você tem 10 peixes desse tamanho, seu aquário deve ter no mínimo 45 litros.

O principal fator para a escolha do aquário é, evidentemente, o tamanho do peixe. Mas há outros fatores, como peixes que nadam rápido, por exemplo, e que precisam de aquários com pelo menos 1 metro de comprimento.

Atenção ao estado da água!

Também fundamental é o estado da água. Para isso, é preciso regular a temperatura com um termostato colocado dentro do aquário. Os peixes de água doce precisam de um clima que oscila entre 22 e 28 graus centígrados.

Outra etapa a seguir é medir o pH pelo menos uma vez por semana. Com um kit de limpeza, você pode fazer isso facilmente. Troque o filtro mensalmente e remova a sujeira que se acumula no vidro com uma esponja.

Não é necessário trocar a água continuamente, mas parcialmente uma vez por mês pode resolver muitos problemas relacionados à higiene.

Alimente de forma correta

Quase todo mundo que não conhece pensa que alimentar peixes de água doce é complicado, mas essa é uma tarefa razoavelmente fácil. Você terá que alimentá-los uma vez por dia com um pouco de comida, pois o excesso pode matá-los.

Além disso, se eles não terminarem toda a comida, isso pode entupir o filtro e causar danos. A ração para peixes é fácil de encontrar em lojas de animais, embora alguns precisem de grânulos em vez de flocos.

Seja como for, em uma loja especializada você pode obter não só os peixes, mas também dicas e conselhos úteis sobre a sua criação.

Evite que os peixes peguem doenças

O aquário é naturalmente povoado por milhões de bactéria que, em condições normais, vivem em perfeito equilíbrio com os peixes do aquário. Fatores como limpeza inadequada do tanque ou dieta desequilibrada podem causar doenças bacterianas entre os peixes de aquário.

Estas doenças podem ter diferentes origens: bactérias, vírus, vermes do sistema digestivo, etc. Um dos primeiros sinais de uma doença é o comportamento dos peixes, mas os sinais físicos como queda de escamas ou mudança de cor também preocupam.

Cuidando e limpando o seu aquário

Em geral, os peixes são animais de estimação que requerem pouca manutenção. Eles só precisam de comida adequada, água limpa e oxigênio. Nesta ocasião, mostraremos como limpar o aquário de forma adequada para manter os peixes de água doce saudáveis e tranquilos.

Lugar de instalação do aquário

Além do tamanho do aquário, na criação de peixes de água doce, é importante recriar um ambiente saudável e protegido para cada espécie. Geralmente o ambiente ideal é um local animado, como a sala de estar ou a cozinha.

Os peixes devem ficar acostumados com pessoas que sempre passam pelo tanque e cuidem deles. Atrás de uma porta ou mesmo em uma garagem ou porão com pouca presença humana, os peixes se assustam facilmente.

Para reduzir o crescimento de algas, o melhor é colocar o aquário diretamente na frente de uma janela.

Instale um bom filtro para aquário

A limpeza da água é um dos principais fatores para os peixes de água doce continuarem saudáveis. Um filtro, então, é outro item necessário se você não deseja limpar o aquário a cada dois dias. Existem muitos modelos diferentes no mercado, tanto em tamanho quanto nas funções.

Uma das suas funções é reduzir ou eliminar o uso de produtos químicos, outra é reduzir os resíduos, sendo que alguns possuem as duas funções. Com base no tamanho dos peixes e dos tanques, lojas especializadas vão recomendar o mais adequado para o seu aquário.

Utilize decoração adequada

Quando prepara um aquário para seu peixinho de água doce, não observe apenas o tamanho do peixe, mas também a mobília básica para o aquário. Ele precisa atender a esses requisitos, mas também oferecer espaço suficiente para armazenar alimentos e acessórios.

Sendo assim, você também terá que colocar certos objetos dentro do tanque, então você deve calcular o espaço que eles ocupam para que cada peixe tenha a quantidade certa de água necessária. Escolha sempre um aquário de 5 ou 10 litros a mais do que o recomendado.

Como limpar o aquário?

Como parte do ambiente doméstico e para a saúde dos peixes, é importante manter o aquário sempre limpo. Por isso, lave o aquário pelo menos uma vez por semana e não use água sanitária ou detergentes de qualquer tipo.

Para começar, retire todos os enfeites e limpe-os com o auxílio de uma esponja e água quente corrente, certificando-se de remover todas as algas. Em seguida, limpe o vidro interno do aquário com um raspador de algas com movimentos para cima e para baixo, lentamente. Depois use a rede para remover a sujeira que se acumula na superfície.

Para finalizar o processo de limpeza, reinsira os enfeites limpos e, finalmente, adicione água limpa da torneira ao aquário para completar o enchimento do tanque com o condicionador de água.

Qual é o preço de um peixe de água doce?

Aquário sobre uma mesa

Os custos para criar um peixe de água doce variam de acordo com várias questões. A lista de itens e seus custos não tem preço fixo, pois cada marca diferente pode variar em custos. Veja quanto custa em média construir e manter um aquário de água doce.

Preço dos peixes

O valor dos peixes de água doce varia pela beleza e pela raridade. Há peixinhos muito baratos, a partir de 5 reais a unidade, como alguns belos bettas ou acará-bandeiras. Mas também há peixes que chegam a R$6 mil a unidade, como o Neptune Grouper.

Se você está começando e é inexperiente, evite comprar peixes muito caros só porque você gosta deles esteticamente. Em vez disso, opte por espécies mais robustas que requerem menos cuidados e são mais fáceis de criar.

Preço dos aquários

Existem aquários para todos os tipos de peixe, dependendo de seus tamanhos e necessidades. Há pequenos aquários de 4 litros que custam um pouco mais de 100 reais. Mas para esses você terá que buscar peixes pequenos.

Para peixes maiores, para que possam se desenvolver e sobreviver por mais tempo, o ideal é um aquário grande com mais de 50 litros. Nesse caso, você provavelmente terá que desembolsar uns R$1.000,00.

É uma média do mercado, mas depende muito da marca e das especificações do aquário.

Custos com a manutenção

Quanto aos gastos correntes mensais relativos à mudança de materiais filtrantes, condicionadores de água, fertilizantes e rações, os custos podem variar entre R$50,00 a R$200,00.

O consumo de eletricidade é insignificante para um aquário de médio porte, porque as bombas, filtros e luzes consomem relativamente pouco. Já o aquecedor é um aparelho que só é utilizado nos meses frios e pode-se recorrer ao uso de temporizadores reguláveis para economizar ainda mais.

Custos com alimentação

Os peixes de aquário são seres onívoros, por isso comem carne e vegetais. Há, dependendo da raça, aqueles que preferem os alimentos preparados de vegetais e outros que amam os preparados à base de proteínas.

Claro que vai depender da quantidade de peixes e do tamanho deles, mas os custos com alimentação mensal para peixes, conforme os criadores, geralmente ficam entre R$20,00 e R$150,00.

Um aquário é alegria para pequenos e adultos

Criança observando um pequeno aquário

O principal objetivo deste artigo é fazer com que você entenda e monte um aquário adequado, garantindo que todos os peixes ou outras formas de vida consigam viver e se desenvolver de acordo com suas necessidades.

Os peixes são animais fáceis de cuidar porque não requerem muita atenção. Observá-los é um espetáculo que crianças e adultos adoram.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.