Cachorro pode comer jabuticaba? Veja benefícios e cuidados!

Cachorro pode comer jabuticaba? Veja benefícios e cuidados!

Saborosa e brasileira, a jabuticaba está em vários quintais por aí. Mas será que os cães podem comê-la? Confira aqui!


Afinal, cachorro pode comer jabuticaba?

pé de jabuticaba

A jabuticaba é uma das frutas que podemos classificar como genuinamente brasileira. Parte da infância de muitas pessoas, ela já apareceu em livros e séries, além de ser um passatempo divertido para crianças de todo o Brasil. Porém, não são somente os humanos que podem se deliciar com a jabuticaba.

A fruta também pode ser consumida pelos cachorros! Os bichinhos também podem se beneficiar das propriedades da jabuticaba, como os antioxidantes, vitaminas e minerais. No entanto, isso deve ser feito com moderação, já que a fruta contém muitas fibras, o que pode soltar o intestino dos pets. Quer saber mais sobre os benefícios da jabuticaba para o seu peludo? Veja abaixo!

Propriedades da jabuticaba

Apesar de ser uma fruta pequena, a jabuticaba é cheia de nutrientes. Da semente à casca, é possível encontrar substâncias benéficas à saúde, tanto de humanos quanto de cães. Confira algumas delas abaixo.

Fibras alimentares

Quase sempre descartados pelos humanos, tanto a casca da jabuticaba como a semente da fruta concentram grande quantidade de fibras, em sua maioria solúveis. Elas são responsáveis pela sensação de saciedade do cachorro, de modo que contribuem para a regularização da taxa glicêmica e auxiliam no funcionamento do intestino do animal

Entre estas fibras, está a pectina. Ela é capaz de absorver toxinas e metais pesados do organismo do cão, evitando que estes sejam absorvidos. A pectina ainda protege o peludo de doenças cardiovasculares e evita a prisão de ventre.

Vitaminas C e E

Essa frutinha também é uma ótima fonte de vitamina C. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), são 16,2 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas dessa fruta. Este nutriente atua diretamente no organismo, aumentando a imunidade. Além disso, é um dos principais parceiros do corpo na absorção do ferro e um excelente anti-inflamatório e cicatrizante.

Já a vitamina E é só um dos vários antioxidantes presentes na jabuticaba. São estes micronutrientes que previnem o envelhecimento precoce e são essenciais na eliminação de toxinas do organismo. Entre os benefícios dos antioxidantes, está o aumento na produção de histamina, responsável por diminuir coceiras, redução do risco de degeneração ocular e fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Magnésio

Na polpa da jabuticaba, encontra-se o magnésio. Este mineral é essencial para o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Outra função deste mineral é fixar o cálcio no organismo através da sua associação com o fósforo, fortalecendo os ossos e as articulações.

Além disso, o magnésio é essencial para o controle glicêmico, já que aumenta a sensibilidade à insulina. O coração também se beneficia da ingestão deste mineral, pois ele aumenta a eficácia dos medicamentos para a hipertensão.

Fósforo e zinco

A jabuticaba é rica em fósforo, micronutriente vital para o metabolismo e para o desenvolvimento dos ossos. Também é importante para a manutenção dos músculos e das funções cerebrais, além de integrar a estrutura das células. Associada ao magnésio, auxilia no fortalecimento das articulações.

Outro mineral presente nesta frutinha é o zinco. Ele é o responsável, junto com o ferro, pela ação cicatrizante e pela formação do colágeno no organismo. Ele também atua como antioxidante, prevenindo danos nos tecidos.

Benefícios da jabuticaba para o cachorro

jabuticabas

Riquíssima em diversas vitaminas e minerais, a jabuticaba traz diversos benefícios ao seu melhor amigo. Da casca até o caroço, tudo pode ser consumido pelo animal, desde que seja de forma moderada. Veja quais são as principais vantagens do consumo da jabuticaba pelos cães abaixo.

Possui ação antioxidante

A jabuticaba possui, em sua casca, a substância antocianina. Ela é um uma espécie de pigmento, responsável pela coloração da fruta, além de um antioxidante poderoso que tem a função de eliminar do corpo do cachorro os radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce.

A antocianina também pode reduzir as chances de aparecimento de tumores e de problemas no coração. Estudos recentes também apontam a influência desta substância na estabilização dos níveis de açúcar no sangue dos cachorros e na preservação das células do sistema nervoso deles, contribuindo para a melhora na qualidade de vida dos pets.

Jabuticaba diminui o colesterol

Uma pesquisa do Instituto de Biologia da Unicamp concluiu que a casca da jabuticaba possui propriedades capazes de diminuir os níveis de gordura no sangue e aumentar o HDL, considerado o colesterol bom. Substâncias benéficas para o controle do colesterol também se encontram na semente da jabuticaba.

Assim, para cães que são propensos a doenças relacionadas ao sobrepeso, a jabuticaba é excelente e pode controlar as gorduras "ruins" do corpo deles. Ademais, a fruta possui compostos fenólicos que são vitais para a atividade de receptores relacionados à insulina e que são responsáveis também pela regeneração do fígado dos cachorros, o que pode ser benéfico para aqueles que têm problemas hepáticos.

Fortalece o sistema imunológico

Como dito anteriormente, a jabuticaba é rica em nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. Entre estes nutrientes, está a vitamina C, que está na polpa da fruta, juntamente com o ferro, o fósforo e a niacina, substância que auxilia na digestão dos cachorros.

Ademas, a vitamina C contribui também para o combate à degeneração celular e é responsável pela melhora no aspecto da pelagem do animal, bem como no funcionamento das suas articulações. Já o zinco contribui na defesa imunológica e na cicatrização, além de agir como um antioxidante, o que estimula o bem-estar dos cães.

Previne doenças cardiovasculares

Os antioxidantes são moléculas responsáveis por evitar a oxidação das células. No caso da jabuticaba, a sua casca possui antocianinas, responsável pela cor azul-arroxeada da casca, 20 vezes superior à vitamina E e cheia de benefícios para seu pet!

Entre eles, está o fortalecimento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, de todo o sistema cardiovascular. Além dela, a fruta conta com a pectina, uma fibra solúvel que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Assim, um cachorro que consome jabuticaba com frequência dificilmente desenvolverá problemas no tecido sanguíineo.

Outra característica da jabuticaba é que sua casca pode proporcionar um relaxamento das artérias. Isso acontece devido às substâncias presentes na casca promoverem uma maior produção de óxido nítrico, um nutriente vasodilatador e o principal produzido pelo organismo. Ou seja, benefícios incontáveis para os cães!

Como oferecer a jabuticaba ao cachorro

Há cães que pegam a fruta direto do pé, o que deve ser evitado. O ideal é oferecer a jabuticaba de maneira que os nutrientes sejam bem aproveitados pelo seu peludo. Abaixo, temos algumas sugestões de preparo da fruta para o seu cachorro. Confira!

Jabuticaba para cachorro em forma de pasta ou geleia

A forma mais simples é processando uma porção de jabuticabas, com pouca ou nenhuma casca, no liquidificador, até formar uma pasta. Esta pasta pode ser oferecida diretamente ao animal, como um lanche, ou misturada a refeição que será servida ao cachorro.

Assim, ele estará consumindo as principais vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde, além de mantê-lo hidratado, devido ao alto teor de água e minerais presentes na polpa da fruta.

Sorvete de jabuticaba

A pasta acima também pode ser colocada em uma forma e congelada. Quando chegar um dia quente de verão, é só desenformar e oferecer ao cachorro. Uma forma saborosa, refrescante e cheia de nutrientes para o seu peludo se lambuzar.

Este petisco também pode ser usado como forma de recompensa se você estiver adestrando ou pensando em adestrar seu cãozinho. Ele vai adorar.

Semente de jabuticaba triturada para o cachorro

Rica em elagitaninos, um poderoso anti-inflamatório, e em taninos, substância antioxidante e cicatrizante, a semente da jabuticaba quase sempre é descartada após o consumo. Porém, ela é muito importante e pode ser oferecida, de forma moderada, ao seu cão.

Basta triturar as sementes em um liquidificador ou mixer e incorporar na alimentação diária do animal ou em forma de um lanchinho. Essa mistura também pode ser colocada em forminhas de gelo e congelada, para ser oferecida em dias quentes.

Cuidados ao dar jabuticaba ao cachorro

cão pedindo jabuticaba

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso cuidado na hora de dar jabuticaba para o seu animalzinho comer. Veja abaixo os principais cuidados que você, tutor, deve ter na hora de oferecer esta fruta para o seu cão.

Evite dar a casca da jabuticaba ao cachorro

A casca da jabuticaba, apesar de possuir inúmeros benefícios, pode virar um problema para o seu bichinho. Isso se deve à presença das fibras, que são de difícil digestibilidade por parte dos cães, já que seu organismo não é bem adaptado aos alimentos de origem vegetal.

Ao consumir cascas em excesso, o animal pode vir a ter desconfortos gastrointestinais, prisão de ventre, obstrução intestinal ou até diarreia.

Não deixe seu cão comer jabuticaba direto do pé

Se você tem uma jabuticabeira em casa e o seu bichinho tende a roubar algumas para comer, cuidado. Ao ingerir as jabuticabas inteiras, o animal pode acabar consumindo mais do que deveria. Ao consumir as cascas e a semente sem supervisão, o peludo pode vir a ter problemas digestivos e, consequentemente, ao sofrimento do cãozinho.

A dica aqui é cercar os pés, de forma a barrar o acesso do animal a jabuticabeira. Assim, você evita que ele consuma as frutas sem que você perceba e tenha problemas estomacais.

Não exagere na quantidade da jabuticaba

Como qualquer alimento em excesso, a jabuticaba em quantidade maior do que a adequada pode fazer mal ao seu cachorro. A quantia que o animal pode consumir deve ser consultada junto ao veterinário que acompanha o seu bichinho.

Como dito anteriormente, cascas e sementes consumidas em excesso podem provocar problemas gastrointestinais, constipação ou até mesmo diarreia.

Jabuticaba: Um petisco saboroso e saudável!

cão recebendo jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta saborosa e cheia de benefícios para a saúde dos cães, portanto, o seu cachorro pode comer jabuticaba! Esta frutinha tão brasileira tem nutrientes capazes de reduzir a produção de histamina, reduzir o risco de degeneração macular dos olhos e de fortalecer os vasos sanguíneos.

No entanto, cabe ao tutor tomar os devidos cuidados na hora de oferecer a fruta ao animal. É recomendado que as jabuticabas sejam consumidas em forma de pasta, triturando os caroços e acrescentando o menor número de cascas possível. Na dúvida, consulte o veterinário responsável pela saúde do seu peludo para não correr riscos.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.