Cachorro pode comer mamão? Faz mal? Veja a resposta!

Cachorro pode comer mamão? Faz mal? Veja a resposta!

Entre e confira tudo sobre os benefícios do mamão para o seu pet e muitas outras dicas de alimentação para o seu cãozinho!


Será que cachorro pode comer mamão?

Cão recebendo mamão

Sim, o cachorro pode comer mamão! Esta fruta pode ser muito benéfica para a saúde e a qualidade de vida do seu cão, afinal, ela é rica em vitaminas, minerais, enzimas e polifenóis. Não é à toa que o mamão é conhecido como uma fruta nutritiva tanto para humanos quanto para os cachorros.

Entretanto, é preciso cuidado com a casca e as sementes que não são recomendadas para a ingestão alimentar do seu pet, podendo causar problemas graves e desconforto para a saúde do seu querido amigo canino.

Por isso, vamos te ajudar a compreender melhor os benefícios do mamão para a saúde do seu pet. Aqui você saberá como oferecer a fruta para o cachorro e descobrirá quais cuidados precisam ser considerados ao incluir o mamão na alimentação do seu amado cãozinho! Vamos lá?

Benefícios do mamão para o cachorro

Duas fatias de mamão

Conhecido como uma fruta nutritiva, o mamão traz muitos benefícios para a saúde humana e canina. Confira mais, nos próximos tópicos, tudo sobre as qualidades deste alimento que ajuda desde o sistema digestivo até a saúde dos olhos do seu cãozinho. Veja:

Mamão melhora o sistema digestivo do cachorro

Um dos componentes nutricionais deste alimento é a papaína, também conhecida como enzima proteolítica. A papaína ajuda na digestão do seu pet e a sua atuação é feita no estômago. A função desta enzima é ajudar a dissolver as proteínas que estão presentes na alimentação do cachorro, ajudando na redução da carga no sistema gastrointestinal.

Além de melhorar o sistema digestivo do cãozinho, a papaína também ajuda a decompor gorduras e açúcares que são encontrados nos alimentos, podendo colaborar na prevenção da obesidade nos animais.

Mamão auxilia no aumento da imunidade do cachorro

Dentre os diversos benefícios que o mamão pode trazer à saúde do seu pet, é possível encontrar também o auxílio no aumento da imunidade. Por ser uma fruta rica em vitaminas, ele conta com propriedades antioxidantes, função imunológica e produção de colágeno para ajudar na qualidade de vida do seu cãozinho.

As vitaminas A, C, E e K existentes no mamão são boas para auxiliar no aumento da imunidade, além de trazer melhorias para a pele e pêlos do seu pet. A presença de vitaminas no alimento ajuda na saúde do pet, tornando-o menos suscetível a doenças, com proteção contra células cancerígenas e fatores alérgicos.

Mamão é bom para o sangue e os ossos

Além de auxiliarem no aumento da imunidade, as vitaminas encontradas no mamão também são excelentes fontes de antioxidantes. As vitaminas A e C contribuem para a proteção do sistema cardiovascular e ainda são capazes de ajudar na melhoria da circulação sanguínea do seu cãozinho. Ou seja, seu cachorro pode comer mamão e ainda se torna menos vulnerável às doenças cardíacas.

Outro componente encontrado no mamão é o cálcio. Este mineral é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes do seu pet. É conhecido pela sua importância no fortalecimento dos ossos, tornando-se elemento fundamental para o combate à osteoporose.

Mamão é bom para a pele

Rico em vitamina E e antioxidantes como o betacaroteno, o mamão também faz bem para a pele do seu pet. Esses componentes ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo o ressecamento e ajudando a manter a pele saudável para que o seu cãozinho não se sinta incomodado.

O betacaroteno também pode ajudar na manutenção das membranas mucosas, a suspensão do dano oxidativo às células e perda muscular por conta de exercícios físicos. Sendo assim, seu cachorro pode comer mamão e ter ainda mais qualidade de vida e uma pele saudável.

Mamão é bom para os olhos do cachorro

O mamão é uma fruta com diversas fontes de vitaminas que fazem muito bem à saúde do seu cãozinho. Por isso, não seria diferente para a saúde dos olhos. Este alimento é rico em vitamina A, conhecida pela prevenção da cegueira noturna e atraso dos efeitos da degeneração macular, uma doença oftalmológica causada devido à idade.

Por conta desses benefícios, a vitamina A está associada à saúde dos olhos do seu amigo canino. Além disso, também faz parte da síntese de hormônios e da saúde da pele.

Como oferecer mamão para o cachorro

Existem diversas maneiras de preparar mamão para oferecer ao seu cachorro. Aqui você vai conhecer três formas de preparo que seu cãozinho vai adorar saborear! Aprenda como preparar esse petisco para servir.

Pedaços de mamão fresco ou batido

Mamão picado

A primeira maneira para servir mamão ao seu pet é em pedaços frescos ou batido com um pouco de água. O modo de preparo é bem simples e o seu cãozinho vai adorar comer. Para preparar a primeira dica, basta retirar a casca e as sementes e cortar a fruta em pedaços pequenos ou médios, depende apenas do tamanho do seu cachorro.

Para a segunda dica também é preciso retirar a casca e as sementes. Depois basta cortar em pedaços e colocar tudo no liquidificador com um pouco de água e bater até que a consistência se torne um tipo de papinha.

Petisco de mamão com gengibre para cachorro

Outra sugestão de como oferecer mamão para o seu cachorro é em forma de petisco com gengibre. Você vai precisar de:

• 1 xícara de farinha de arroz integral
• ½ xícara de mamão cortado em pedaços
• 1 xícara de iogurte natural (sem açúcar)
• ½ colher de chá de gengibre fresco ralado
• 1 colher de sopa de óleo de coco

Para preparar a receita, pré-aqueça o forno a 180°C, misture todos os ingredientes em uma tigela até ficar homogêneo e jogue pouca farinha em uma superfície reta. Então, coloque a mistura, abra a massa até ficar com meio centímetro de espessura, corte-a como desejar e coloque-a em uma assadeira. Asse por 25 minutos ou até dourar e, então, basta esperar esfriar e servir o petisco ao seu dog!

Snack congelado de mamão para cachorro

Agora que você já sabe que cachorro pode comer mamão, para os dias mais quentes, a dica é preparar um snack congelado de mamão! É só bater no liquidificador o mamão cortado em pedaços (sem casca e sem sementes) com água. Quando a mistura estiver homogênea, coloque em uma forminha de gelo e leve ao congelador. Depois que congelar, basta servir o snack ao seu cãozinho!

Cuidados ao dar mamão para o cachorro

Cão pedindo mamão ao dono

Como todo alimento, é preciso estar atento aos cuidados necessários antes de oferecer mamão ao seu cachorro. Por exemplo, é preciso ficar atento quanto à quantidade da fruta fornecida, é necessário retirar as sementes e a casca. Confira mais a respeito das contraindicações a seguir:

Atenção à quantidade de mamão para o cachorro

Todo alimento que é consumido em excesso pode fazer mal à saúde, por isso tenha atenção à quantidade de mamão que vai servir ao seu pet.

O mamão é uma fruta que causa efeito laxativo e, mesmo que o seu cãozinho seja saudável, pode acontecer de ele ser estimulado a fazer suas necessidades. Sendo assim, o ideal é dar sempre pouca quantidade para evitar situações desconfortáveis ao seu cachorro.

Cachorro não pode comer semente de mamão

As sementes do mamão contêm pequenas doses de cianeto - substância tóxica para os cães, e apesar de não apresentar problemas de imediato, ao longo do tempo pode se tornar prejudicial à saúde do seu cãozinho, devido ao acúmulo desta substância tóxica no organismo do pet.

Além disso, ainda existe outro motivo para não dar sementes de mamão aos cachorros. Ainda que sejam pequenas, as sementes podem causar obstrução intestinal, portanto, seu cachorro pode comer mamão desde que você tire as sementes!

Não pode dar casca de mamão ao cachorro

A casca do mamão é de difícil digestão para os cães. Por este motivo pode causar dores de barriga se for ingerida. E, se o seu pet ingerir uma quantidade grande, a casca não digerida pode ficar presa no sistema digestivo. Ou seja, nem pense em dar a casca do mamão ao seu cãozinho!

Ofereça apenas mamão maduro ao cachorro

Além das orientações fornecidas acima, é recomendável que o seu cãozinho ingira apenas mamão maduro para se alimentar para que desfrute melhor dos benefícios oferecidos por esta fruta, evitando possíveis desconfortos. Assim, seu pet pode saborear a fruta sem maiores problemas.

Tenha atenção ao servir mamão ao seu cachorro!

Fatias de mamão

O mamão é rico em nutrientes e vitaminas que fazem muito bem à saúde do seu cãozinho, porém tenha sempre atenção ao servir a fruta para que não aconteça situações desagradáveis e prejudiciais, como dores de barriga ou alergias. O problema não está em oferecer e alimentar o seu pet com a polpa da fruta e sim na quantidade, sementes e casca.

Se o seu "cãopanheiro" já passou pelo veterinário e o profissional autorizou a ingestão do alimento, não tenha medo de servir a fruta ao seu pet, desde que tenha moderação e siga as recomendações feitas pelo especialista.

Caso ainda não tenha passado pela consulta com o profissional, não perca mais tempo adiando e agende a visita para que o seu pet tenha ainda mais qualidade de vida e, se for permitido, possa degustar a tão saborosa fruta que muitos adoram! No mais, o mamão é uma ótima opção para servir de petisco ao seu cachorro!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Alimentação Dicas Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.