Veja dicas de como espantar morcegos de casa, telhado e árvores!

Veja dicas de como espantar morcegos de casa, telhado e árvores!

Tem medo de morcego? Não sabe como espantá-lo? Aprenda diversas maneiras de espantar morcegos de casas, telhados e árvores.


Quer espantar os morcegos de casa?

Vários morcegos no teto de casa

Morcegos são mamíferos que voam, de modo que existem mais de 1.200 espécies no mundo todo, mas, somente 3 hematófagas. No Brasil, pode-se encontrar mais de 170 espécies, incluindo as hematófagas. Normalmente, os morcegos não atacam o homem, mas há registros de ataques ao ser humano, principalmente nas áreas rurais. Com o desmatamento, eles começaram a invadir as cidade, procurando locais escuros e úmidos.

Então, para espantar esses animais das casas, deve-se tomar medidas, como fechar buracos existentes nas construções, iluminar e ventilar o local onde os morcegos ficam durante o dia, colocar produtos que exalam cheiros desagradáveis a esses mamíferos, dentre outros. Neste artigo você conhecerá os principais métodos para espantar morcegos da sua residência, sem ferir a si mesmo ou o animal. Vamos lá?

Como espantar morcegos de forma segura?

Vários morcegos no sótão de casa

No Brasil, morcegos são bichos protegidos por lei, ou seja, não podem ser mortos. Portanto, deve-se encontrar maneiras de afastá-los das residências de forma não letal. Como gostam de locais escuros, quentes e silenciosos, deve-se executar armadilhas ao bicho, ou seja, providenciar que o ambiente fique iluminado, ventilado e com muitos ruídos. Descubra as melhores dicas para espantá-los:

Como espantar morcegos com garrafas

Esses animais, quando invadem as residências, causam certos incômodos, fazendo com que as pessoas criem situações diversas para afugentá-los. Uma dessas situações é pendurar garrafas de vidro com a boca virada para baixo no forro do telhado. Colocar as garrafas dessa maneira afugenta os morcegos.

O local onde as garrafas ficam expostas precisa ter bastante vento ou um bom espaço entre o teto e telhado para que o vento circule livremente. O vento, passando pela boca das garrafas, produzirá um som que o ouvido humano não chega a perceber, mas o morcego sim. Confundido, o animal tenderá a fugir, pois tem ouvidos bastante sensíveis.

Como espantar morcegos com spray de água

Uma outra maneira de espantar morcegos é com spray de água. A água deve ser colocada em um borrifador. Durante o dia, enquanto os morcegos estão descansando, ela deve ser borrifada neles, já que causa uma inquietação no animal. Jamais use mangueiras, porque o jato de água sai com uma pressão maior, e pode causar pânico no animal.

É uma técnica um pouco arriscada e que exige muito cuidado por parte da pessoa que está fazendo isso, porque o morcego, a princípio, não ataca o ser humano. Entretanto, caso o animal sinta-se ameaçado, poderá se assustar, voando na direção de quem maneja o borrifador.

Como espantar morcegos com canela em pó

A canela em pó, através do odor que exala, pode servir como repelente natural contra os morcegos. É uma maneira doméstica que funciona, de modo que basta espalhar bastante canela em pó na área infestada por esses animais.

O olfato dos morcegos é bastante desenvolvido e, devido a isso, certos odores causam irritabilidade no animal, fazendo com que o mesmo se afaste desse odor.

Como espantar morcegos usando luz

Os morcegos são animais de hábitos noturnos, isto é, saem à noite a procura de alimento. Gostam de ficar, durante o dia, em locais escuros e sem barulho. Então, uma forma de espantá-los seria iluminando o local onde esses animais ficam durante o dia, ou colocando vários espelhos que possam refletir alguma fonte de luz. A luz causa irritabilidade nesses bichos, fazendo com que eles não entrem ou deixem o local que está iluminado.

Como espantar morcegos com fenol

Fenol é uma substância bastante parecida com o álcool, só que é ácida. Sendo ácida, é necessário muito cuidado para manuseá-la, pois ela pode ser corrosiva em grandes quantidades e até causar irritações, se ingerida ou inalada por pessoas.

O fenol tem um cheiro próprio, bem característico. Esse odor causa irritação nos morcegos, fazendo com que eles deixem o local em que estão, o mais rápido possível. Pessoas que utilizarem tal método para espantar morcegos de suas casas devem sempre fazer a aplicação do produto com um borrifador.

Como espantar morcegos com naftalina

Para espantar morcegos com naftalina, deve-se fazer pequenas trouxas de tecidos muito finos, tipo filó, e colocar bolinhas de naftalinas dentro. O ideal é colocar essa trouxinha com naftalina no teto do local onde esses animais permanecem durante o dia.

Caso não consiga prendê-las no teto, coloque-as numa vareta alta: quanto mais próxima do teto, melhor. Elas precisam ficar bem fixadas para não caírem com as revoadas dos morcegos. O odor que a naftalina produz é irritante para as narinas dos morcegos e, com isso, geralmente eles abandonam o local.

Como espantar morcegos com telas

Um dos métodos mais eficientes para espantar morcegos de sua residência é pela colocação de telas, provocando o fechamento de todas as aberturas existentes, principalmente no telhado ou nos arredores dele.

É recomendado que esta atividade seja feita à noite, porque neste horário os animais não estarão no local, pois saem para se alimentar. As telas de arame com tramas pequenas são as mais indicadas. Existem, no comércio, telas especiais para esse fim, que fecham os espaços existentes entre o telhado e o forro da casa.

Como espantar morcegos com óleos essenciais

Óleo essencial é aquele que concentra aromas de plantas, flores, etc. Pode exalar aromas agradáveis ou não. Existem aromas que se tornam desagradáveis ao olfato dos morcegos, fazendo com que eles se afastem dos locais onde esses aromas estão.

A maioria dos animais não gosta do odor provocado pelo eucalipto, mentol, hortelã e hortelã-pimenta. Mas como utilizar tais óleos essenciais? Você deve colocá-los em um frasco de vidro ou um pote embebido da substância nas entradas dos locais por onde os morcegos entram e saem. Assim, o odor espantará os animais.

Como espantar morcegos usando o calor

Espantar morcegos com o calor se torna muito relativo, porque eles costumam buscar por locais quentes. Ainda assim, algo que pode espantá-los é fogo ou fumaça. Entretanto, espantá-los dessa forma pode ser perigoso, pois a chama pode provocar acidentes, caso se descontrole. Por isso, caso você opte por utilizar esse método, fique atento para que o fogo não se prolifere.

Como espantar morcegos usando o som

Os morcegos possuem o sentido da audição bem desenvolvido. Percebem sons que os seres humanos não conseguem perceber. Então, para espantá-los de um local usando o som, por exemplo, através de caixas de som, deve-se usar várias combinações de sons diferentes com volumes também diferentes. Isso deixará os morcegos desorientados e irritados.

Esses aparelhos, que produzirão esses sons diferentes, devem permanecer ligados mais de um dia para se obter melhores resultados, ou seja, para espantar definitivamente os morcegos do local.

Como espantar morcegos com tiras de papel alumínio

Outra maneira de espantar morcegos das casas é utilizando tiras de papel alumínio. Você deve colocar tiras de papel alumínio no teto onde se encontram os morcegos, nas entradas e nas saídas das tocas desses animais. Com o anoitecer, quando o vento soprar na habitação dos morcegos, haverá produção de bastante barulho, som que irritará os morcegos. As tiras também refletem feixes de luz durante o dia pelo local, irritando-os e desorientando-os.

Bloqueie as fontes de alimento dos morcegos

A maioria dos morcegos se alimenta de insetos. Outros ainda podem alimentar-se de frutos, folhas, pólen, néctar e de outros animais. Somente três espécies alimentam-se de sangue, sendo que esses vivem, normalmente, em matas ou áreas rurais. As cidades oferecem a esses animais alimentos e abrigo, por isso, eles têm procurado proteção em ambiente urbanos.

Para evitar que esses animais invadam a sua propriedade, faz-se necessário não haver oferta de alimento e nem de abrigo. Portanto, quanto menos alimento disponível houver, menos morcegos por perto se instalarão.

Bloqueie brechas no telhado

Como já foi comentado aqui, deve-se vedar todas as possíveis entradas e saídas da casa por onde os morcegos podem passar, principalmente nos telhados e forros. Esses locais são ideais para muitos animais viverem, pois são escuros, quentes e, muitas vezes, úmidos.

Então, para evitar que morcegos utilizem as casas, causando incômodos aos moradores, faz-se necessário uma manutenção do telhado e do forro da casa, retirar telhas quebradas e fechar possíveis brechas com materiais resistentes.

Cuidados na hora de espantar morcegos

Pequeno morcego dentro de casa

Além de saber como afugentar os morcegos, há cuidados que devem ser tomados na hora de espantá-los. Por exemplo, precaver-se na hora de lidar com eles, não manuseá-los e procurar ajuda profissional quando necessário são algumas dicas. Confira, a seguir, todas elas detalhadamente:

Não mate o morcego, apenas espante!

Os morcegos são considerados animais silvestres protegidos por lei, portanto, não podem ser mortos. Ademais, é preciso ter um cuidado especial com as espécies hematófagas, que se alimentam de sangue de aves e mamíferos.

As demais espécies de morcegos são inofensivas, de modo que jamais se deve matar tais bichos. Esses animais, inclusive, auxiliam o ser humano em diversas situações, por exemplo, alguns são polinizadores e alimentam-se de insetos. Existem, também, pesquisas na área médica, onde estuda-se as substâncias anticoagulantes que existem na saliva dos morcegos. Portanto, não se deve matar morcegos, mas sim, espantá-los.

Evite contato com o morcego

Os morcegos, na maioria das vezes, são animais inofensivos. Mas isso não quer dizer que as pessoas devam tocá-los. Deve-se evitar o contato com esses animais em função de algumas doenças que podem ser transmitidas. É importante observá-los, saber onde estão alojados e quais as possibilidades de espantá-los.

Além disso, caso você tenha pets, deixe-os bem longe dos morcegos. Assim como você, outros animais também podem contrair doenças através da mordida ou das secreções do mamífero voador.

Evite subir no telhado de casa e em árvores

Sabe-se que morcegos vivem em ambientes escuros, silenciosos, úmidos e que eles têm preferência por árvores ocas e por forro de telhados. Invadem residências a procura de abrigo e alimento, portanto, deve-se evitar deixar locais muito fechados, sem ventilação, não higienizados e com alimentos para eles por perto. Ainda assim, atenção: evite subir em telhados de casas e em árvores para espantar esses animais, pois pode ser perigoso para você devido à altura.

Conte com um profissional

Caso nenhuma das orientações e dicas dadas acima funcione, talvez seja hora de procurar por ajuda profissional.

No geral, em grandes e médias cidades, você pode ligar para a Divisão de Vigilância de Zoonoses, a qual conta com profissionais capacitados para ir até sua casa remover os morcegos. Em cidades menores, entre diretamente em contato com a prefeitura, já que os funcionários poderão te instruir e encaminhar a melhor solução para seu problema com os bichos voadores.

Devemos ter medo dos morcegos?

Morcego voando

Geralmente, os morcegos são inofensivos, só atacando quando se sentem ameaçados. De modo geral, eles contribuem muito com a preservação do ambiente natural, através das polinizações, alimentando-se de insetos, além de contribuírem com estudos e pesquisas na área médica.

Com o desmatamento, procuraram as cidades para se alimentarem e encontrarem abrigo. Quando isso ocorre, ao se instalarem em casas, esses animais causam incômodo nos proprietários dos locais onde eles ficam.

Assim, existem muitos métodos para espantá-los. Você pode usar garrafas, spray de água, canela em pó, luz, fenol, naftalina, papel alumínio, dentre muitos outros utensílios. Ademais, lembre sempre de que existem pessoas capacitadas e com materiais adequados para a captura dos morcegos, de modo que, sempre que necessário, deve-se chamá-los. No mais, após espantar os morcegos de sua propriedade, faça a higienização do local, porque os resíduos deixados podem ser focos de proliferação de doenças.

Autor deste artigo

Sempre fui apaixonado pelo campo, pela natureza, e principalmente pelos animais. Cheguei a cursar Medicina Veterinária, mas encontrei na escrita uma forma de poder expressar esse sentimento que tenho, assim o trabalho se torna mais prazeroso.

Palavras-chave relacionadas


Curiosidades Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.