Cachorro pode comer pão? Confira agora dicas de alimentação!

Cachorro pode comer pão? Confira agora dicas de alimentação!

Você sabia que cachorro pode comer pão? Conheça os cuidados necessários ao oferecer o alimento para garantir a saúde do seu pet.


Posso dar pão para o cachorro sem problemas?

cachorro ao lado de cesta de pães

Muita gente se pergunta se cachorro pode comer pão, de modo que a resposta inicial é sim! O pão não faz mal para os cachorros se for consumido de forma balanceada. Entretanto, por ser rico em carboidratos, é preciso ter cuidado para não exceder a quantia que um cachorro pode comer, pois, em excesso, pode levar à obesidade e outros problemas corporais.

Assim, é imprescindível balancear a dieta dos cachorros, de modo que, além de conter carboidratos, tão presentes nos pães, ela seja rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. Portanto, veja, a seguir, alguns cuidados necessários ao dar pão para o seu pet e algumas receitas alternativas de pães ainda mais saudáveis.

Cuidados ao dar pão para o seu cachorro

Cachorro ganhando pão

No geral, o pão não faz mal para os cachorros, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir a saúde do seu cãozinho. Conhecer a quantidade ideal do insumo para os pets e saber todas as ressalvas envolvidas no oferecimento do pão são fatores imprescindíveis. Confira:

Quantidade segura de pão para cachorro

Se consumido em quantidades pequenas, o pão não fará mal para o seu cachorro, podendo ser uma ótima fonte de energia. Mas também é preciso que o cãozinho faça exercícios frequentes e tenha uma dieta balanceada, garantindo que ele não consuma outros alimentos ricos em carboidratos, evitando assim problemas como a obesidade canina. O ideal é que você ofereça porções pequenas, com cerca de 15 g cada, o equivalente a uma fatia de pão de forma, eventualmente.

Saiba os riscos de dar pão em excesso para cachorro

O pão é um alimento rico em carboidratos, que são transformados em açúcar no sangue. Dessa forma, se consumido em excesso, o seu cãozinho pode ficar com altos índices de açúcar no sangue e adquirir alguns problemas de saúde, como obesidade. Portanto, tenha cuidado na hora de dar o alimento para seu cachorro. Fique atento e não exagere nas quantidades.

Ingredientes do pão proibidos para cães

Mesmo que os pães comuns não façam mal para os cachorros, é preciso ter cuidado para não dar pães que contenham ingredientes alternativos para seu pet, como temperos e recheios, por exemplo.

Diversos alimentos utilizados para temperar e rechear pães podem ser tóxicos para cachorros, como cebola, pimentas, sal em excesso, uva-passa, chocolate, dentre outros. Por isso, é importante evitar dar pães que contenham alimentos alternativos, focando apenas nos pães mais simples, como pão francês e pão de forma, por exemplo.

Nunca ofereça a massa crua do pão para o cachorro

Outro cuidado muito importante é não oferecer massa crua do pão para seu cãozinho. Quem já fez pão sabe que a massa passa por diversos processos de fermentação até chegar no alimento final, e o fermento pode ser muito tóxico se ingerido pelos cachorros.

A questão é que o estômago do cachorro apresenta as condições necessárias para a massa continuar seu processo de fermentação. Dessa forma, a massa continua crescendo e acaba liberando doses tóxicas de álcool no organismo do animal.

Além de poder ficar com a barriga inchada, o cãozinho também pode ser vítima de intoxicação alcoólica, podendo gerar vômitos, diarreia, arritmia, insuficiência real e cardíaca, e até mesmo coma. Por isso, é preciso ter muito cuidado para que seu cãozinho não coma massa de pães, pois ela pode fazer muito mal aos animais.

Nunca dê pão doce para cachorro

Também é preciso ter cuidado para não dar pão doce para seu cachorro. Em primeiro lugar, os doces podem fazer mal para seu cãozinho e aumentar os riscos de obesidade e diabetes. Entretanto, esse não é o pior dos problemas.

Muitos pães doces contêm o adoçante xilitol, usado em diversos produtos para substituir o açúcar. O adoçante não oferece muitos riscos aos humanos, mas é muito tóxico para os animais. O xilitol pode diminuir drasticamente o nível de açúcar no sangue dos cachorros, fazendo com que eles desenvolvam problemas de saúde.

Tipos e receitas de pão caseiro que cães podem comer

Além dos pães mais simples que cachorros podem comer, como o pão francês e o pão de forma, há algumas outras opções que podem ser usadas para complementar a alimentação do seu pet. Confira, a seguir, algumas receitas de pão caseiro que você pode fazer para seu cãozinho:

Receita de pão de aveia para cães

Pão caseiro de aveia para cachorro

A aveia pode ser um ótimo alimento para cães, pois é rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Entretanto, assim como qualquer outro alimento, também é preciso ter cuidado para que ela não seja dada em excesso, pois pode acabar desregulando a alimentação do seu pet.

O cereal também pode ser usado para fazer pães, tornando a refeição ainda mais nutritiva para os cachorros e ajudando no funcionamento do intestino.

Para fazer um delicioso pão de aveia que pode ser consumido tanto por você quanto pelo seu cãozinho, é preciso: 1 ovo, 2 colheres de sopa de água, 4 colheres de sopa de aveia em flocos ou farinha de aveia, 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de chá de fermento. Misture todos os ingredientes e asse a massa no forno.

Receita de pão caseiro de arroz para cachorro

Pão de arroz para cachorros

O arroz também é um alimento muito nutritivo e pode complementar a alimentação de seu cãozinho, pois é rico em ferro, cálcio, fibras e vitamina D. Por ter muito carboidrato, também é necessário ter cuidado para não dar arroz demais para seu pet, pois pode levar à obesidade.

Além disso, a farinha de arroz é conhecida por ter menos glúten que a farinha de trigo, o que pode agradar os cãezinhos e donos com intolerância ao glúten.

Para fazer um pão caseiro de arroz é necessário: 2 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de fermento em pó, 2 ovos e uma pitada de sal. Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou batedeira, com exceção do fermento. Depois misture o fermento na massa com uma colher e leve ao forno até dourar.

Pão de cevada para cachorros

Pão caseiro de cevada para cão

A cevada também é uma ótima fonte de nutrientes para cães. O grão, muito utilizado para a fabricação de cervejas e destilados, é rico em cálcio, fósforo, selênio, zinco e vitamina A, podendo ser também um bom antioxidante para seu pet.

Para fazer um pão de cevada é preciso: 350 g de farinha de cevada, 1 colher de chá de fermento em pó, 200 ml de água morna, 1 colher de sopa de azeite e uma pitada de sal. Ao contrário das receitas anteriores, é recomendável acrescentar 150 g de farinha de trigo para que o pão fique macio.

O primeiro passo da receita é dissolver o fermento na água. Em seguida, misture as farinhas com a água, o azeite e o sal até formar uma massa consistente. Depois modele a massa como preferir e asse no forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos.

Cachorros podem comer pão, mas com moderação!

Cachorro ganhando pão

Como você viu neste artigo, cachorros podem, sim, comer pão, pois o alimento pode ser uma ótima fonte de carboidratos e de diversos nutrientes, dando mais energia e saúde para seu pet. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não dar o alimento em excesso para o cãozinho, pois ele pode resultar em problemas.

Além disso, é preciso ter alguns cuidados na hora de dar um pedaço de pão para seu cachorro. Massa crua e pães com alimentos alternativos, como cebola, pimentas, chocolate, uvas-passas e até mesmo adoçantes, como o xilitol, dentre outros ingredientes, devem sempre ficar fora do alcance dos cachorros.

Também é possível fazer pão caseiro com uma grande diversidade de farinhas, como foi mostrado neste artigo. As farinhas de aveia, cevada e arroz, dentre diversas outras, podem ser usadas para a produção de pães caseiros para complementar a dieta do seu pet, fazendo pães deliciosos que podem ser consumidos tanto pelas pessoas quanto pelos seus melhores amigos caninos. Mas, claro, sempre com moderação.

Autor deste artigo

Paulista, 23 anos, maninho da Cacau e apaixonado por filmes, séries, livros e pets!

Palavras-chave relacionadas


Alimentação Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.