Psitacídeos: veja perfil, espécies e dicas de criação

Psitacídeos: veja perfil, espécies e dicas de criação

Você sabe quem são os psitacídeos? Nós enumeramos fatos sobre esses incríveis animais. Entre aqui e conheça tudo sobre.


Conheça os incríveis e inteligentes psitacídeos!

Dois periquitos juntos

Os psitacídeos são aves da ordem Psittaciformes, a qual possui mais de 360 espécies. Essas espécies podem ter inúmeras cores interessantes, assim como tamanhos e características únicas. Neste artigo nós separamos alguns psitacídeos, suas características e muito mais para que você aprenda tudo sobre eles!

Você sabe, por exemplo, como criar uma espécie de psitacídeo? O que tais aves precisam para serem felizes? Você sabia que espécies diferentes de psitacídeos podem conviver entre si? Sabe o que elas comem e como se reproduzem? Assim, se você é um curioso ou um amante de aves, este artigo é para você! Conheça agora as características dos psitacídeos!

Características dos psitacídeos

Dois periquitos alaranjados

As espécies de aves possuem especificidades incríveis que as diferenciam de outras raças. Agora, você descobrirá quais são as características dos psitacídeos, sua expectativa de vida, habitat, inteligência, comportamentos, alimentação, reprodução entre outros fatos sobre essas incríveis aves. Vamos começar?

Características visuais dos psitacídeos

Os psitacídeos são aves caracterizadas pelo bico curvo, pés zigodáctilos (ou seja, com dois dedos apontados para frente e um para trás), língua carnuda e variadas colorações de plumagem. A cauda pode ser curta ou longa, dependendo da espécie.

Também podem ter inúmeras cores com mesclas. Existem psitacídeos totalmente brancos, azuis, vermelhos, verdes, e outros misturados, que possuem a cabeça vermelha, o peito amarelo e as asas azuis, por exemplo. Há espécies que têm cristas e que possuem olhos com cores variadas, de modo que algumas não terão a marcação branca da esclerótica, a parte branca do olho. Ademais, os dedos desses animais são finos e sem penas.

Expectativa de vida dos psitacídeos

A expectativa de vida dos psitacídeos dependerá de cada espécie. Por exemplo, as calopsitas podem viver entre 10 e 14 anos. O papagaio australiano vive, em média, 8 anos. Os periquitos vivem até 15 anos, enquanto as araras vivem 50, em média. Além disso, há psitacídeos como o papagaio cinza que vive em média 23 anos, e o Kakapo, que pode viver surpreendentes 80 anos de idade!

Habitat dos psitacídeos

Estes animais vivem em bandos e residem em árvores altas. Os psitacídeos gostam de árvores altas para que possam chocar seus ovos com segurança. Também gostam de estruturas com ramificações densas para que possam se esconder dos predadores dentro das grandes florestas.

O habitat natural dos psitacídeos vai desde a Amazônia até ambientes áridos da Austrália. Mas, no geral, são animais que adoram arbustos ou ambientes agrícolas com plantações de grãos. Ademais, há grupos com determinadas preferências: os papagaios, por exemplo, preferem florestas úmidas, enquanto as araras estão em maior quantidade no Pantanal brasileiro.

Inteligência e comportamento dos psitacídeos

Os psitacídeos são animais inteligentes e treináveis. Muitos psitacídeos, por exemplo, são capazes de associar sons, de conversar com seus tutores e de realizar atividades complexas, como circuitos com obstáculos. Esses animais são capazes de buscar objetos, planejar, decorar palavras, cumprir tarefas e desenvolver empatia. Muitos conseguem, inclusive, cantar e espelhar os movimentos humanos.

Cientistas também apontam que os psitacídeos têm cognição evoluída, por isso conseguem ter aprendizagem associativa, inteligência social e memória. Os psitacídeos se comportam de forma monogâmica e são animais sensíveis que gostam de estímulo mental diário. Também se comportam de forma sociável e preferem viver em grupos.

Alimentação dos psitacídeos

Os psitacídeos podem comer frutas, como banana, maçã, manga, melancia e melão. As aves também gostam muito de jiló, sementes de girassol, linhaça, alpiste, aveia e painço. Você também pode oferecer cenoura, alface, couve, tomate, acelga, morangos e papaia para um psitacídeo, que ele irá apreciar bastante.

Em cativeiro, psitacídeos podem tomar leites vegetais feitos da aveia sem glúten, leite de coco e leite de castanha do Pará ou de caju. Eles necessitam de água diariamente, assim como na natureza, e podem comer rações e tomar suplementos.

Reprodução dos psitacídeos

A reprodução entre machos e fêmeas de psitacídeos dependerá da idade de maturidade sexual entre as espécies, assim como a quantidade de seus ovos. Os periquitos estão prontos para acasalar a partir dos seis meses de idade. Já os papagaios estão maduros sexualmente apenas aos dois anos de idade, por exemplo.

Após o acasalamento, a fêmea entra no período de nidação e choca os ovos. No geral, o tempo de choca e a quantidade de ovos postos costuma variar dependendo da espécie. Alguns psitacídeos colocam até 7 ovos, enquanto outras espécies, como as araras, botam apenas entre 1 e 2 ovos.

Espécies de psitacídeos: Periquitos

Você certamente já ouviu falar sobre os periquitos. Existem algumas raças interessantes de periquito, como o periquito-de-colar e o periquito-rei. Por isso, separamos aqui algumas espécies para você conhecê-las melhor. Vamos adiante?

Periquito-australiano

Periquito-australiano na mão de pessoa

O periquito-australiano é um animal muito domesticado pelos brasileiros. Esta espécie de psitacídeo tem porte pequeno e mede em torno de 18 cm. O bico desse animal é discreto, porque a plumagem esconde a envergadura. Alguns podem nascer albinos, mas têm a plumagem naturalmente colorida.

Além disso, a plumagem desses animais é fluorescente quando exposta à luz ultravioleta. Esses animais não apresentam dimorfismo sexual apesar de as fêmeas serem levemente mais pesadas do que os machos. São bichos que costumam assobiar e cantar em seus voos.

Periquito-catarina

Periquito-catarina azul claro

Esses pequeninos pássaros são doces e sociáveis. O periquito-catarina, quando vive na vida selvagem, possui a cor verde e é coberto por listras. Mas, quando o animal é criado em cativeiro, pode ter mutações em suas cores, nascendo assim, exemplares nas cores turquesa, branco, azul e branco.

Ademais, os periquitos-catarina são animais muito ativos, inteligentes e belos. Esses bichos conseguem decorar falas humanas e até reproduzi-las. A espécie é agitada e necessita ficar pelo menos 4 horas diárias fora da jaula brincando com seus tutores para se sentir feliz.

Periquito-de-colar

Dois Periquitos-de-colar

Periquito-de-colar é um animal interessante. O bichinho tem esse nome, porque, na região de seu pescoço, há uma linha escura parecida com um colar. A cor da espécie é predominantemente verde, mas também pode-se encontrar outros periquitos-de-colar com mais cores vibrantes. A cauda é longa e o bico é grande e vermelho.

Geralmente o colar no macho é rosa e representa a maturidade sexual. Além disso, o animal mede 40 cm e costuma aceitar bem aproximação humana, posto que seus representantes são doces e sociáveis. Quanto à reprodução, não há monogamia no comportamento desta espécie, de modo que eles procriam botando de 2 a 6 ovos, geralmente.

Periquito-rei

Este periquito é um pássaro pequeno que mede apenas 20 cm. Este animal tem a cabeça verde com uma risca cor-de-rosa pêssego seguida da cor azul. O corpo do animal é verde intenso e o peito é amarelado. O animal vive em bandos e é dócil e sociável.

São animais agitados que necessitam da atenção de seus tutores. Os filhotes do periquito-rei nascem frágeis e amadurecem completamente aos 2 anos de idade, quanto atingem a sua maturidade sexual. Estes animais podem reproduzir a voz humana, sendo capazes de imitar palavras.

Periquito-monge

Periquito-monge sobre tronco

O periquito-monge é uma ave pequena, sua cor é verde em um subtom frio e o peito é acinzentado. Essas aves vivem em pequenos bandos e podem colocar 11 ovos, de modo que, na maioria dos casos, apenas 7 eclodem e conseguem chegar à vida adulta. Essas aves também são conhecidas como Caturritas.

O periquito-monge costuma ter um comportamento discreto e isolado. Está em grande quantidade no sul do Brasil, em Portugal, na Bolívia, no Paraguai, na Argentina e na Patagônia. Curiosamente, estas aves são as únicas do grupo que fazem o próprio ninho, construindo ninhos comunitários que medem até 1 metro de diâmetro!

Espécies de psitacídeos: Calopsitas

A seguir, você conhecerá as diferentes espécies de calopsitas. Essas aves são naturais da Austrália, vivem em média 14 anos na natureza, medem 35 cm e pesam cerca de 120 g. Elas possuem cristas altas no topo da cabeça e uma exuberante plumagem que varia de cor. Vamos conhecer mais sobre elas? Veja:

Calopsita-arlequim

Calopsita-arlequim com fundo branco

A Calopsita-arlequim é a primeira mutação que ocorreu nas calopsitas criadas em cativeiro. Ela surgiu na Califórnia, em 1949. É um animal fora do padrão e o gene do animal traz padrões de manchas sortidas em suas plumagem, por isso não há um padrão exato de cor em suas penas, sendo assim, todas as aves são diferentes umas das outras.

Houve, então, a necessidade de classificar o Arlequim em um subgrupo. Quando o Arlequim tem presença de penas escuras, é chamado de "light"; quando há presença de manchas claras, é chamado de "heavy"; quando há presença apenas de penas claras, é chamado de "clear"; e quando existem penas brancas e apenas as asas mais escuras, chama-se "reverso".

Calopsita de Cara Branca

duas calopsitas de cara branca

A mutação Cara branca ocorreu na Holanda, em 1964. Conhecida como a sétima mutação de calopsita, é um animal fácil de se reconhecer devido à ausência do círculo rosa na face do animal. A mutação inibe toda a cor amarela e laranja dessas aves, estando presente apenas o cinza e o branco.

Além disso, há dimorfismo sexual nessas aves: as fêmeas costumam ter listras brancas na cauda, enquanto os machos não têm as listras. Em alguns casos, caso haja DNA de outros tipos de aves no material genético da calopsita de cara branca, é praticamente impossível identificar, na ave analisada, a presença da mistura entre espécies distintas.

Calopsita-albina

calopsita albina

A calopsita-albina é a combinação de duas mutações diferentes. Para originá-la, foram cruzadas as calopsitas de cara branca, incapazes de sintetizar as cores laranja e amarelo, com as calopsitas lutino, que não conseguem produzir a cor cinza. Foi gerada, então, uma calopsita que não apresenta pigmentos nas penas.

A partir dessa mistura, sobraram apenas as penas brancas, de modo que o resultado da mutação é evidenciado pelas calopsitas de cara branca. É um cruzamento difícil de ser realizado e que deve ser assistido, pois tais calopsitas não nascem de cruzamentos espontâneos, necessitando algumas especificidades em laboratório. Por isso, o preço desses animais é mais elevado.

Espécies de psitacídeos: Papagaios

Os papagaios são aves muito conhecidas por sua inteligência e capacidade de imitar os sons humanos, mas você sabia que existem diversas espécies distintas deles? Esses papagaios têm características únicas e interessantes! Agora você saberá mais sobre as principais características de algumas espécies. Confira:

Papagaio-verdadeiro

Dois Papagaios-verdadeiro

O papagaio-verdadeiro é uma espécie de ave bastante difundida no Brasil. Possui cerca de 45 cm de comprimento e pesa cerca de 400 g. Há alguns exemplares azuis e outros amarelos. O bico é negro e as espécimes vivem cerca de 80 anos de idade. No Brasil, vivem no Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, além de outros estados.

Além disso, são consideradas as aves mais inteligentes do mundo. A cor da íris desses bichos é amarelo-alaranjado no macho ou vermelho-alaranjado na fêmea, existindo algumas variações nas penas desses animais. Também são encontrados na Bolívia, Paraguai e norte da Argentina.

Papagaio-do-mangue

O interessante papagaio do mangue é um animal que pode ser encontrado em todas as regiões brasileiras. Fora do país, também há exemplares no Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana Francesa, Trinidad e Tobago, além de Miami, Flórida e Porto Rico.

O pássaro tem penas amarelas e azuis em sua cabeça, mas elas variam ao longo da extensão. O bico tem a base amarelada e cinza do meio até a ponta. O animal costuma ser barulhento, agitado e falante. Tem 33 cm de comprimento e pesa cerca de 340 g.

Papagaio-campeiro

Papagaio-campeiro em galho de árvore

Este animalzinho, que pesa cerca de 430 g e mede 35 cm de comprimento, é o queridinho papagaio-campeiro. Esta espécie de ave vive cerca de 50 anos de idade. Quanto às suas características físicas, são animais com penas verdes e que possuem, no topo da cabeça, um chumaço amarelo intenso.

Além disso, seu pescoço também costuma ser amarelado, mas sua asas possuem tons de vermelho. O bico dessas aves é acinzentado, porém claro. É um animal vasto na América do Sul e no México. No mais, há subespécies advindas da espécie deste papagaio que gostam bastante de viver em florestas úmidas, em pântanos e em florestas.

Papagaio-papa-cacau

O papagaio-papa-cacau tem este nome porque é uma ave que adora comer cacau! Esta espécie de ave é muito bela, pois, diferentemente dos outros papagaios, possui uma pintura peculiar na área dos olhos que lembra uma pintura indígena com faixas azuis turquesa e vermelhas escarlate. As penas são verdes, a cauda é curta e o bico é cinza grafite.

O papagaio-papa-cacau vive na Amazônia e há exemplares na Colômbia, Peru e também na Guiana. Os animais medem 35 cm de comprimento e pesam 435 g. Vivem aproximadamente 40 anos de idade e são aves conservadas que não correm perigo de extinção, sendo vastas em quantidade nas florestas próximas às plantações de cacau.

Papagaio-charão

O papagaio-charão é um animal lindíssimo. Ele é verde intenso em sua extensão, porém possui uma faixa vermelha com tons de rosa na área dos olhos, a ave encanta com seu charme. A cauda é nas cores azul e amarelo e, nas asas, há detalhes em roxo que variam entre os exemplares. Pesam 300 g e medem 35 cm de comprimento.

O animal tem um lindo degradê de cores variadas nas pontas das asas que são um espetáculo, diferenciam-se nos machos com cores mais intensas. Estão distribuídos em Santa Catarina. Além disso, a espécie apresenta dimorfismo sexual, mas não apresenta subespécies. As fêmeas colocam entre 2 a 4 ovos que chocam dentro de 22 dias.

Espécies de psitacídeos: Araras

As Araras são muito conhecidas no Brasil, porque fazem parte da representatividade da cultura brasileira. Existem vários tipos de araras como, as Arara-canindé, Araracanga, Arara-azul-de-lear, Ararinha-de-testa-vermelha e Arara-militar. Você conhece alguma dessas espécies de arara? Vamos entender mais sobre elas agora!

Arara-canindé

Duas Araras-canindé no poleiro

A Arara-canindé é uma famosa ave de grande porte. A cauda é longa e amarela com partes pretas. Essas aves são azuis turquesa com peito amarelo vibrante. A face é branca com listras finas pretas, a cabeça tem tons de verde e azul turquesa. As aves pesam 1 kg e medem 91cm. O bico da espécie é grande e preto e sua garganta é negra.

Estas aves vivem em floresta tropical úmida até as savanas secas. Vivem em bandos e residem em árvores altas próximo a água. São animais barulhentos, voam apenas em duplas ou trios e são monogâmicas. Seus predadores são maiores aves de rapina que podem predar seus ovos. Vivem por impressionantes 80 anos! Além disso, a fêmea coloca apenas dois ovos que demoram 25 dias para chocar.

Araracanga

Duas Araracangas no galho da árvore

Estas aves medem cerca de 89 cm e pesam 1kg, ou seja, são aves de porte grande. Chamam atenção porque têm a coloração vermelho escarlate. Suas asas têm três cores: amarelo, azul e vermelho, todas elas bem intensas. Não há dimorfismo sexual e nem cristas na cabeça. Elas têm subespécies que as diferenciam em alguns aspectos.

Além do mais, as aves Araracangas têm a base do rabo azul e a face nua, sem penas. Vivem na copa de florestas úmidas e em árvores altas de aproximadamente 500 metros de altura. Elas vivem tranquilamente entre outras espécies de araras. Estas aves vivem em torno de 60 anos de idade e atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade.

Arara-azul-de-lear

Arara-azul-de-lear

Ameaçado de extinção, este belíssimo animal é uma das aves mais raras do mundo. A ave mede 75 cm e pesa 940 g, sendo considerada um animal de porte médio. Sua plumagem varia entre as subespécies nas cores azul cobalto e azul com tons frios. Nestas aves, há um grande bico negro e a plumagem da cabeça e do pescoço é azul-esverdeada.

Além disso, as aves vivem em torno de 50 anos de idade e colocam cerca de 2 ovos por vez. Estas aves são endêmicas do Raso da Catarina, nordeste do estado da Bahia, no Brasil. Fisicamente, há, também, uma coloração amarela vibrante e intensa na face, além de uma cauda longa. Além disso, esta espécie vive em árvores altíssimas e voa em bando.

Ararinha-de-testa-vermelha

A Ararinha-de-testa-vermelha é uma ave exótica que corre risco de extinção. Atualmente, seus exemplares vivem somente na Bolívia. Esta ave tem a plumagem na coloração verde em tom frio e musgo. A testa da arara é vermelha e sua cauda é verde com penas azuladas em tom frio.

O bico é cinza-escuro e seus olhos são laranja. A ararinha pesa cerca de 460 g e seu tamanho é de cerca de 60 cm. A ave vive em torno de 50 anos de idade. Estas aves gostam de viver em áreas subtropicais do cerrado ou em semidesertos com muitos cactos.

Arara-militar

Arara-militar

A arara-militar é um animal verde-oliva, de modo que no bico há uma plumagem vermelha intensa. Há, também, uma plumagem azul-turquesa por dentro das asas e nas suas pontas. O rabo da ave tem as misturas das cores amarelo, azul-turquesa e vermelho.

Além do mais, a arara-militar vive em torno de 50 anos de idade. Esta ave contém 1kg e possui 70 cm de comprimento. As subespécies da arara-militar estão distribuídas na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, México e Argentina.

Espécies de psitacídeos: Tuins

Você conhece as aves Tuim? Estes animais são aves de pequeno porte semelhantes aos periquitos. Estes animais vivem por 15 anos, geralmente, e são considerados os menores psitacídeos do Brasil. As espécies são muito parecidas entre si, por isso, vamos descobrir as diferenças entre elas?

Tuim-de-asa-azul

O Tuim-de-asa-azul ou Forpus xanthopterygius é uma ave encontrada principalmente na floresta Amazônica e Caatinga, e é um animal muito pequeno, que mede apenas 120 milímetros! Tem pelagem da cor verde chamativa e possui detalhes de pelagem azul vibrante nas asas, por isso o nome "Tuim-de-asa-azul". Além disso, por conta do tamanho, estes animais pesam em torno de 25 g, apenas.

Os machos têm uma maior área azul nas asas enquanto as fêmeas têm detalhes mais discretos. Essas aves põem entre 3 a 5 ovos e essas aves gostam de viver dentro de árvores ocas. Além disso, alimentam-se de frutos e sementes das florestas. O bico dessas aves é acinzentado e o rabo é curto, ademais, não há cristas no animal.

Forpus xanthopterygius flavissimus

O Forpus xanthopterygius flavissimus é um tipo de periquito Tuim. Como dito aqui, as espécies são parecidas entre si. A diferença entre o Flavissimus e o Tuim-de-asa-azul é que os periquitos Flavissimus têm a plumagem mais amarela, em tons de limão, de modo que as marcas azuis nessas aves têm tons frios. Essas aves vivem especialmente no Nordeste do Brasil, do Maranhão até o norte da Bahia.

Forpus xanthopterygius olallae

Já essas espécies vivem na região de Codajás e Itacoatiara, na margem norte do Amazonas, no noroeste do Brasil. As asas dessas aves têm uma cor violeta-acinzentada em subtom frio. O uropígio das aves são mais escuros, o que as diferencia das espécies Tim Flavissimus e Tuim-de-asa-azul.

Forpus xanthopterygius spengeli

O que diferencia o Tuim-de-asa-azul, o Forpus xanthopterygius flavissimus, Forpus xanthopterygius olallae do Forpus xanthopterygius spengeli é que as subespécies Spengeli têm distribuição restrita ao norte da Colômbia. Além disso, os detalhes em azul de suas asas são próximos ao azul turquesa. Estes animais também raramente vivem em cativeiros.

Como criar um psitacídeo

Dois psitacídeos juntos na gaiola

Agora que você conhece sobre os principais tipos de aves psitacídeos, nós te ensinaremos sobre a criação destes animais. Você também aprenderá como cuidar desses animais para que você seja um tutor excelente. Vamos lá?

Como criar psitacídeos legalmente?

Se você tem interesse em domesticar um papagaio ou uma arara, você deverá se dirigir até a sede do IBAMA e buscar pelos criadores autorizados. A partir disso, o IBAMA investigará se você tem condições para criar o animal em cativeiro e, após uma pesquisa rígida, será liberada a compra, a documentação, a colocação da anilha e o RG do animal.

Há algumas espécies de Psitacídeos que não residem no Brasil, como os casos de subespécies de Tuim, por exemplo, além de outras aves psitacídeas. Nesses casos, para uma importação, é necessário além de entrar em contato com o IBAMA, que haja uma inspeção sanitária, a autorização de entrada no aeroporto, além de uma negociação com a Receita Federal.

Onde encontrar psitacídeos para venda ou doação?

Como você viu acima, as araras e os papagaios são animais que necessitam de mais rigidez na compra devido às leis e às restrições do IBAMA. Mas, nos casos de aves domésticas, como os periquitos e as calopsitas, você pode encontrá-las em feiras autorizadas pela prefeitura da sua cidade ou em pet shops sérios e registrados legalmente.

Entretanto, a possibilidade de adoção desses animais é bastante rara, justamente por causa da necessidade de documentação e autorização para criação.

Gaiola ou viveiro para os psitacídeos

Os psitacídeos de pequeno porte podem ser criados sozinhos em gaiolas medianas, desde que seu tutor brinque diariamente com o animal. Psitacídeos são espécies agitadas que adoram socializar. Mas, é uma excelente opção criar seus psitacídeos em viveiros, sobretudo as espécies maiores. Se você tiver mais de um exemplar, opte por fazer um viveiro espaçoso e cheio de brinquedos.

Limpeza e higiene dos psitacídeos

Os psitacídeos são animais que tomam banho sozinhos e naturalmente. Constantemente esses animais pulam debaixo das torneiras, seguem seus tutores até o chuveiro ou tomam banho de chuva. Não há necessidade de o tutor usar sabão ou algo do gênero para limpar o pet.

Diferentemente disso, as gaiolas e o ambiente no qual o animal vive, deve ser lavado e limpo com recorrência. Pelo menos uma vez na semana os tutores devem lavar as gaiolas e as vasilhas. Além disso, o granulado deve ser inspecionado diariamente e trocado sempre que necessário.

Acessórios e brinquedos para psitacídeos

Os psitacídeos são animais agitados e por causa disso, gostam de brincar. Você pode oferecer ao seu animal balanços, gaiolas, bastões, árvores sintéticas e playgrounds completos. Esses brinquedos você encontra em pet shops físicos ou virtuais. Apenas se atente à qualidade dos brinquedos para que o bico do seu animal seja preservado. Busque pelos materiais de madeira, pois são os melhores.

Socialização dos psitacídeos

Não há problemas em colocar psitacídeos de diferentes espécies no mesmo viveiro. Socializar estes animais não é tão difícil, pois são animais que vivem em bandos. No entanto, migre cuidadosamente os animais para que se acostumem uns com os outros. Comece aproximando as jaulas para depois colocá-los no mesmo ambiente.

Caso haja brigas entre eles, separe-os e inicie o processo novamente. Será comum que as aves comam a comida umas das outras e isso pode gerar algum tipo de estresse. A adaptação pode deixá-las arredios, mas é por tempo determinado. O importante é que o tutor faça a socialização de forma pacífica e com paciência. Dessa forma, tudo dará certo.

Qual é o seu Psitacídeo favorito?

dois Psitacídeos araras no poleiro

Você viu neste artigo que os psitacídeos são aves caracterizadas pelo bico curvo, pés zigodáctilos com dois dedos apontados para frente e um para trás, língua carnuda, variadas colorações de plumagem e grande capacidade intelectual e verbal. São animais que necessitam de tutores responsáveis, atenção e brincadeiras diárias.

Os psitacídeos são animais dóceis e super inteligentes! Aqui você recebeu dicas construtivas sobre as diversas aves psitacídeos. Agora que você compreende mais sobre o assunto, reflita caso queira adotar um animal dessa magnitude e sempre retorne neste artigo caso tenha dúvidas. E agora, você já sabe qual é o seu psitacídeo favorito?

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.