Cachorro pode beber leite? Faz mal?
Se alguma vez você teve oportunidade de ver um cachorro em contato com leite de vaca, cabra, ou até mesmo leite em pó, pôde perceber o apetite com o qual o cãozinho toma a bebida, se saciando em poucos segundos! Mas será que esse alimento é bem aceito pelo organismo do cachorro?
Quando filhotes, os cães realmente dependem do leite, mas eles consomem, na maioria das vezes, aquele que vem de suas mães. Por isso, é comum que muitos tutores acreditem que o leite continuará sendo benéfico e nutritivo para o cachorro.
A verdade é que o cachorro não pode tomar qualquer leite, ou derivado de leite, que não venha de outra cachorrinha e apenas durante a sua fase como filhote! Agora, vamos saber os motivos pelos quais você não deve oferecer esse alimento para seu cachorro.
Por que devemos evitar que o cachorro beba leite?
Os cães param de consumir o leite materno depois de um tempo, e não é indicado que eles consumam qualquer outro leite ao longo de sua vida. Você sabe por quê? Descubra agora!
■Intolerância à lactose
Depois que saem da fase de filhote, e deixam de consumir o leite materno, o organismo dos cães, em geral, sofre uma diminuição grande na produção da enzima que processa o leite, isso faz com que o leite seja digerido e vire proteínas e minerais para o organismo.
O nome dessa enzima é lactase. Sem ela, os cães sofrem de intolerância a lactose, quando o leite não consegue ser digerido pelo organismo e acaba gerando problemas de saúde, que se manifestam com sintomas como vômitos, desconforto abdominal e diarreia intensa – podendo levar o cachorro a um quadro de desidratação caso não seja tratada rapidamente.
■Alergia
A falta da enzima que processa o leite - lactase - pode fazer com que o cachorro apresente um quadro de alergia. As alergias são causadas quando o organismo não consegue lidar com algum agente externo, e tenta expelir esse agente por todos os meios possíveis.
Esses meios que o organismo utiliza, às vezes, podem causar inflamações na pele, queda de pelos, febre, desidratação, entre outros sintomas que são sinais de alergia. Este é outro motivo pelo qual o oferecimento de leito aos cachorros não é recomendado.
■Pode causar problemas intestinais
Os cães que consomem leite podem aceitar o alimento bem no princípio, mas não se engane. No organismo do cachorro o leite não será absorvido, e isso faz com que o leite fique parado ao longo de todo seu sistema digestivo: estômago, intestino fino e grosso, e também o reto.
Acontece que a comida, quando não digerida, pode sofrer putrefação - apodrecimento - dentro do organismo de qualquer ser, inclusive os cachorros. E isso faz com que a chance do cãozinho desenvolver uma inflamação ou até outros problemas de saúde, no intestino, seja maior.
■Supernutrição
O leite é uma fonte rica em proteínas animais e cálcio, principalmente. Cachorros que consomem leite, e que não tem uma reação adversa devido ao consumo de lactose, podem desenvolver outro problema, relacionado ao consumo do alimento, a supernutrição.
Isso acontece quando há excesso de determinado nutriente no organismo do cachorro, e pode causar vários problemas ao longo do envelhecimento como obesidade, perda ou acúmulo de tecido ósseo, indisposição, inflamações, entre outros. Portanto, mesmo que seu cão aceito esse alimento, sem sofrer qualquer mal-estar, tenha cuidado.
Como e quais leites o cachorro pode beber
Calma, nem todo leite é proibido para os cães! Existem vários que são saudáveis e podem ser oferecidas ao animal, dando á ele um momento de prazer, cheio de sabor e saúde. A seguir damos algumas dicas de como e quais leites que podem ser oferecidos ao cachorro.
■Leite para cachorros
Por serem mamíferos, a primeira forma de nutrição dos cachorros é o leite de sua mãe. E isso é fundamental para o desenvolvimento de seus anticorpos, fauna e flora intestinal, ossos, dentes e pelos, enfim, todo o seu corpo. Por isso, o leite materno deve ser a única fonte de nutrição pelos primeiros 8 meses de vida do animal.
Mas, caso o cachorro não tenha acesso a essa fonte de alguma maneira, existem suplementos lácteos para os animais. Eles são vendidos por lojas especializadas na forma de leite em pó. Esses suplementos são elaborados para complementar a nutrição que os cãezinhos receberiam do leite materno.
■Leite de cabra
Em alguns casos o leite de cabra pode ser indicado para a alimentação do cachorro filhote, e pode ser uma opção mais viável financeiramente, para alguns tutores. Como é muito importante manter uma alimentação com leite na fase de filhote, o leite de cabra pode ser um substituto.
Mas ele deve ser introduzido com cuidado na alimentação do filhote. Apesar de ter menos lactose que o leite de vaca, ele pode desencadear reações alérgicas. Sempre que for servir leite de cabra pra o filhote consulte um especialista e note como o seu cão se dá com ele, se terá diarreia ou outros sintomas de intolerância a lactose.
■Dar leite aos poucos desde filhote
Por mais que os cães sejam alimentados com leite durante boa parte de sua fase de filhote, não é garantido que a continuidade do consumo de leite, mesmo em poucas quantidades, possa desenvolver em seu organismo a capacidade de processar a lactose completamente.
Por isso, ainda que você inclua na dieta de seu cão algumas porções pequenas de leite, eventualmente, ele poderá desenvolver intolerância. Assim, é recomendado que o oferecimento de leite para um cachorro seja interrompido depois de 1 ano de vida. A não ser em casos especiais, com acompanhamento veterinário.
■Dar pouco ou diluir na água
Esse método de oferecimento de leite para cachorros pode ser uma alternativa que viabiliza o consumo da bebida. Mas essa trará poucos benefícios à nutrição do cãozinho, que com certeza ficará mais saudável e nutrido recebendo alimentação adequada, como rações secas, úmidas e suplementação, quando for o caso.
Ainda assim, se você tem um filhote e ele está com dificuldade para alimentar-se, você poderá diluir um pouco de leite em água e oferecer ao cachorrinho em uma tigela, caso ele já consiga se alimentar, ou com uma seringa, se estiver na fase de amamentação.
A proporção de diluição é de uma parte de água para duas de leite, ou seja, em uma seringa de 30 ml você deve colocar 20 ml de leite e 10 ml de água.
Refresque seu cachorro com uma bebida mais saudável.
Vimos aqui que o leite de vaca, cabra ou em pó comum, pode oferecer sérios riscos à vida dos cachorros. Esses animais não possuem a enzima lactase, que processa o alimento. Assim, eles podem ser acometidos por inflamações, problemas digestivos e até coisas mais graves.
Contudo, existem muitas outras opções de leites saudáveis que podem ser oferecidas com moderação, como o leite de cabra, porém sempre levando em conta o cuidado com a dosagem e não exagero. Mas, lembre-se, nada vai substituir e ser mais saudável para um cachorro do que água fresca e limpa em abundância!
É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.
Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!