Maria Fedida: picada, como acabar com o inseto e mais!

Maria Fedida: picada, como acabar com o inseto e mais!

Você já conhece a Maria Fedida? Clique aqui e saiba todas as informações a respeito deste percevejo verde que exala um cheiro bem característico!


A Maria Fedida é um inseto de cheiro desagradável!

Maria fedida em tronco

Você conhece a Maria Fedida? Este inseto da família dos Pentatomídeos é muito conhecido pelo nada agradável odor que exala. Assim, neste artigo iremos apresentar algumas curiosidades e características, por exemplo, morfológicas, reprodutivas e ecológicas. Ademais, mostraremos quais riscos o animal apresenta para os seres humanos.

Este nada cheiroso percevejo pode ser, também, um voraz predador de plantações, causando enormes prejuízos às pessoas que tiram da agricultura e do campo o seu sustento, por isso, aqui você conhecerá dicas importantes a respeito de como eliminá-lo de quintais, terrenos e lavouras. No mais, se você aprecia os insetos e quer desvendar informações muitas vezes desconhecidas pelo público, este artigo vai cair-lhe como uma luva! Boa leitura!

Características da Maria Fedida

Maria fedida

Agora, antes de saber sobre alguns danos que a Maria Fedida pode causar e como acabar com este interessante animal, é importante que você conheça alguns de seus aspectos mais gerais, além de seus hábitos e particularidades físicas. Confira:

Nome

A Maria Fedida tem o nome científico Nezara viridula e possui uma coloração esverdeada, sendo conhecida, ainda, como “fede-fede”, “percevejo-fedido”, “percevejo-verde” e por outros nomes, que variam conforme as diferentes regiões do país. O inseto é encontrado em todo o Brasil, apesar de preferir as regiões mais frias, nas quais se adapta melhor.

Aspectos visuais da Maria Fedida

A Maria Fedida é um inseto predominantemente verde que possui como característica visual marcante os cinco segmentos localizados em sua antena. Embora seja da mesma ordem do barbeiro, inseto transmissor da Doenças de Chagas, a Maria Fedida exala um odor muito mais forte quando tocada e possui uma morfologia diferenciada.

Este grupo de insetos possui glândulas odoríferas localizadas no tórax (no caso dos indivíduos adultos) ou na região do abdômen (nos filhotes), de onde sai o seu famoso odor desagradável.

Habitat e alimentação da Maria Fedida

Aspectos importantes a se destacarem sobre este percevejo são as diversidades de habitats por ele ocupados e de hábitos alimentares, mostrando o quanto ele foi capaz de se adaptar na sua história evolutiva.

De uma forma geral, os jardins são lugares-comuns de encontrar a Maria Fedida, pois, sua dieta diária inclui a seiva das plantas, da qual se alimenta e pela qual é atraída a partir do odor. Os Heterópteros podem ser tanto hematófagos (alimentam-se de sangue) quanto predadores, mas, na maior parte, são fitófagos (nutrem-se de matérias vegetais de uma forma geral).

A Maria Fedida pode ter surgido na África Oriental

A Nezara viridula é oriunda da região norte oriental da África, e estima-se que tenha inicialmente surgido na Etiópia. Possui uma distribuição bem diversificada pelo planeta, tendo como habitat áreas temperadas, subtropicais e tropicais de todas as Américas, da Ásia, da Europa e do próprio continente africano. Em nosso país, o Brasil, é muito bem adaptada às regiões com temperaturas mais baixas.

Importância ecológica da Maria Fedida

O percevejo Maria Fedida faz parte da ordem Hymenoptera (Hemíptero), que é a quinta mais numerosa entre os insetos, havendo, no momento, aproximadamente 115 mil espécies já descritas e conhecidas.

Muitas são as funções ecológicas dos indivíduos que fazem parte dessa ordem de insetos, já que podem desempenhar papéis diferenciados na natureza, seja como parasitoides, polinizadores, predadores ou herbívoros. Por essa razão, contribuem de maneira importante para o equilíbrio dos ambientes em que vivem e das cadeias alimentares.

Reprodução da Maria Fedida

A Maria Fedida faz parte do grupo de insetos hemimetábolos, que são aqueles que passam por uma metamorfose incompleta. Ou seja, uma vez que tenham saído de seu ovo, eles não possuem asas e nem um sistema sexual totalmente desenvolvido. O percevejo põe ovos brancos, curvos, um pouco alongados e com suas extremidades arredondadas.

Quando chega o momento da eclosão e dos filhotes ganharem liberdade da casca, eles vão ganhando uma coloração que leva tons mais avermelhados. Normalmente o percevejo coloca seus ovos no interior das folhas de algumas espécies vegetais, efetivando a postura de aproximadamente 100 ovos.

O que causa o mau cheiro da Maria Fedida?

O indesejável odor exalado por este animal normalmente é liberado quando o inseto é ameaçado por seus predadores naturais ou quando eventualmente pisamos nele. Isso acontece porque ele libera substâncias de suas glândulas odoríferas nessas situações.

Essas substâncias, entretanto, também podem cumprir o papel de feromônios, que são compostos químicos utilizados em sua comunicação ou acasalamento, desencadeando comportamentos fundamentais para a perpetuação da espécie, bem como para a sua sobrevivência.

12 formas de acabar com a Maria Fedida em quintais e lavouras

Muitas marias fedidas presas em armadilha

Sabe-se que este percevejo tem grande potencial para atacar hortas e plantações e que preferem, em muitos casos, as culturas de soja, razão pela qual, em algumas regiões, a Maria Fedida é chamada de “percevejo-da-soja”. Nesta seção apresentaremos algumas formas de tentar combater e exterminar o percevejo, embora ele não cause doenças e nem maiores danos diretos à saúde humana. Veja:

Como acabar com a Maria Fedida com coleta manual

A coleta manual é um método importante para evitar infestações de insetos de uma maneira geral, principalmente em ambientes como jardins ou varanda com plantas. A primeira coisa é tentar identificar os animais visualmente e retirá-los um a um, evitando a sua propagação. Cheque bem todas as partes de seus vasos de plantas, pois a Maria Fedida adora se camuflar entre as folhas, onde também costuma postar seus ovos.

Como acabar com a Maria Fedida com armadilhas

Outra forma de tentar afastar a Maria Fedida do seu convívio é utilizando algumas armadilhas simples, feitas com produtos e coisas que você encontra facilmente em casa. As gaiolas de pássaros que são predadores dos percevejos são uma boa dica. Você pode pendurá-las em alguns lugares estratégicos de sua casa e testar os resultados.

Use, também, armadilhas elétricas contra insetos, que podem ser encontradas com alguma facilidade no mercado. Um exemplo são aquelas em formato de raquete de tênis que, ao capturar moscas e mosquitos, provocam alguns estalos e ruídos.

Como acabar com a Maria Fedida com água e sabão

Este método é simples e você pode ter bons resultados com ele se seguir as instruções corretamente. Sobre uma mesa, instale uma luminária, preferencialmente com uma luz bem forte. Embaixo dela, ponha uma vasilha com detergente e água, que não precisa ser filtrada. A vasilha deve ser rasa e você pode usar uma proporção de cerca de 1 litro de água para aproximadamente 200 ml de qualquer tipo de detergente neutro.

Como acabar com a Maria Fedida com hortelã

Você sabia que a hortelã pode ser uma maneira muito eficiente de se combater uma infestação de Marias Fedidas? Basta que você tenha em mãos os ingredientes necessários. Pegue 500 ml de água e misture dez gotas de óleo de hortelã em um borrifador. Caso não disponha do óleo, é possível fazer um chá utilizando cerca de 10 ml (em média, duas colheres de chá) de folhas da planta, que deverão ser bem moídas. Em seguida, borrife nos locais de sua preferência e nos focos do percevejo.

Como acabar com a Maria Fedida com jato de água

Caso você possua em sua casa uma dessas mangueiras com jato forte, saiba que também poderá usá-la no combate à Maria Fedida, principalmente em áreas de jardim e em suas plantas. Ao visualizar ou encontrar o foco do inseto, mire a mangueira nele de forma que a pressão da água seja suficiente para “lavá-lo”. Embora essa técnica não mate necessariamente a Maria Fedida, irá ajudar a mantê-la longe, ao menos por um tempo.

Como acabar com a Maria Fedida com alho ou cebola

Já imaginou que alguns ingredientes utilizados para fazer pratos maravilhosos e deliciosas receitas também podem ser muito eficazes contra esse inseto? Pois é, o alho é um deles. Basta misturá-lo com água! Misture 500 ml de água com cerca de 20 ml (aproximadamente quatro colheres de chá) do tempero diluído. Em seguida, borrife a mistura nas folhas ou em outra superfície na qual a Maria Fedida se localiza, com o intuito de afastá-la.

Utilizando um borrifador, espalhe o conteúdo nos focos do inseto, já que o cheiro será bastante desagradável para ele. Se preferir, faça com a cebola, usando, neste caso, uma proporção de 500 g de casca para cada 500 ml de água. Deixe ferver e coe. Após esfriar, faça o mesmo processo da mistura com alho.

Como acabar com a Maria Fedida com mosquiteiro

O uso de mosquiteiros pode ser interessante no combate à Maria Fedida, principalmente para pessoas que moram em áreas rurais, em regiões de mata e com incidência tanto de mosquitos quanto de percevejos. A vantagem é que essa ferramenta oferece dupla proteção, além de ser discreta, de fácil limpeza e de não afetar a paisagem externa e a circulação de ar.

Dependendo dos materiais com os quais os mosquiteiros são confeccionados, eles podem, também, ser antimofo, antialérgicos e instalados de forma removível, facilitando o dia a dia dos afazeres da casa.

Como acabar com a Maria Fedida com toalha úmida

E quem disse que toalhas servem apenas para a nossa higiene pessoal? Abra uma toalha molhada em seu quintal ou em outra área adequada de sua casa. Após torcê-la para extrair a água em excesso, coloque-a aberta sobre um varal, um muro, entre galhos de árvores ou qualquer outro lugar que preferir durante toda a noite, sempre que possível na posição vertical.

Ao amanhecer, você verá as Maria Fedidas espalhadas tentando beber a água acumulada na toalha, que deverá, então, ser jogada em um recipiente que também contenha água, contudo, desta vez, acrescido de detergente.

Como acabar com a Maria Fedida com TNT

Muita gente não sabe, mas o TNT, aquele tecido tão utilizado na decoração de festas e eventos, significa “Tecido Não Tecido”. Poucos já ouviram falar também que ele pode servir para proteger ambientes com plantas do ataque de diversos insetos, entre eles a Maria Fedida.

Facilmente encontrado em qualquer comércio local, o TNT poderá ser usado como uma cobertura para as plantas em hortas, jardins ou apenas em simples vasos de plantas comumente encontrados em casa e apartamentos. Embora permita que os vegetais respirem e realizem seus processos de forma natural, ele cria barreiras protetoras contra diversos tipos de insetos.

Como acabar com a Maria Fedida com spray de cabelo

Além de ser muito utilizado nos salões de beleza e até mesmo em casa, o spray de cabelo pode ter outra finalidade: ajudar no combate ao percevejo. O spray ajuda, porque os insetos possuem respiração traqueal, na qual ocorrem trocas gasosas através de tubos que se comunicam com o exterior através de pequenos poros na superfície do corpo da Maria Fedida, os espiráculos.

Assim, quando um produto forte em aerossol atinge o bicho, as traqueias dele ficam obstruídas, fato que o desorienta por alguns instantes, facilitando sua captura e remoção.

Como acabar com a Maria Fedida com controle biológico

O controle biológico é uma metodologia de grande importância no combate a esse tipo de percevejo, sendo conhecido entre pesquisadores e operadores do agronegócio por atacar grãos, sobretudo da soja. Entretanto, embora colaborem no controle de pragas, pesticidas e inseticidas podem se transformar em agentes de danos ambientais pela sua toxidade, e ainda pela possibilidade de promoverem desequilíbrios ecológicos.

Por isso, o controle biológico, isto é, o controle das pragas através de meios naturais e de outros mecanismos vivos, é muito eficiente. Ele pode ser feito através da liberação massa do parasitoide Trissolcus basalis, uma pequena vespa de cor preta que deposita seus ovos dentro dos ovos da Maria Fedida, fazendo com que o percevejo morra antes mesmo de nascer.

Como acabar com a Maria Fedida com controle químico

O controle químico da espécie Nezara viridula normalmente é feito a partir da utilização de alguns inseticidas químicos classificados como organofosforados (que têm ação por contato e ingestão) e piretroides (sintéticos que atuam em diferentes tipos de pragas), entre alguns outros.

Embora sejam muito recomendados na agricultura, os inseticidas sintéticos podem causar danos ambientais, além de exterminar alguns insetos que são benéficos e importantes do ponto de vista ecológico.

Curiosidades sobre a Maria Fedida

Maria fedida de frente

Após a apresentação de algumas formas de se combater e acabar com a Maria Fedida, a próxima seção oferece outras informações interessantes sobre esse curioso animal, falando sobre suas origens, que tipos de danos ele pode causar e dúvidas que muitas pessoas costumam ter sobre o inseto. Acompanhe a seguir:

O que atrai a Maria Fedida

Além de sua preferência por climas mais frios, a Maria Fedida é atraída pelo odor da seiva contida nas plantas, que é sua principal fonte de alimentação. Ademais, há algumas épocas do ano nas quais o inseto tende a se acumular, por exemplo, nos intervalos que vão de março a abril e de outubro a dezembro.

Lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas, globos de halogênio e LEDs coloridas também são bem atrativas para tais insetos.

A Maria Fedida pode causar danos às plantações

Esta espécie de percevejo adora frutas, principalmente as mais cítricas. Além disso, estudos científicos mostram também que ela tem como fonte de alimento vários tipos de plantas silvestres e cultivadas, porém é fortemente atraída pela soja, um de seus grãos prediletos.

Isso pode, inclusive, fazer com que a Maria Fedida se transforme em uma verdadeira praga para esse tipo de plantação, causando manchas nas sementes em decorrência de fungos, vegetação anormal da planta e redução de sua capacidade de produção, entre outros.

Maria Fedida é venenosa?

Não, ela não é um inseto venenoso. Entretanto, este percevejo pode picar os seres humanos de maneira ocasional ou acidental com o seu aparelho bucal, o que geralmente causa forte dor no local afetado. Fora isso, a sua conhecida toxina de aroma desagradável pode provocar irritações e problemas dermatológicos ao entrar em contato com a pele humana, sem maior gravidade, no entanto.

O que fazer quando entrar em contato com uma Maria Fedida?

Embora o percevejo não seja venenoso ou não cause maiores danos aos humanos, é importante tomar alguns cuidados em relação ao animal. Procure manter sempre limpos seu local de trabalho e sua residência. Isso evita a aglomeração e a proliferação dos insetos.

Caso haja algum tipo de contato da pele com o animal, lave bem a região com água, deixe secar e aplique pomadas ou loções à base de corticosteroides, que aceleram na recuperação da área afetada e ajudam no alívio de qualquer sensação de incômodo.

Gostou da Maria Fedida?

Maria fedida em folha

Esperamos que, com este artigo, você tenha conhecido um pouco melhor este inseto diferente, aumentando um pouco mais os seus conhecimentos sobre ele, bem como sobre diferentes formas de combatê-lo!

Como vimos, a Maria Fedida é um tipo de percevejo que não é venenoso e nem causa danos diretos à saúde dos seres humanos, embora possa trazer enormes prejuízos à economia e à agricultura em diferentes níveis e em diversos países. Além disso, foi possível descobrir que esse animal é conhecido por vários outros nomes, que variam de acordo com as diferentes regiões do Brasil onde é encontrado. Até a próxima!

Autor deste artigo

Sou jornalista, guia de turismo e cientista ambiental, com mestrado em ecoturismo e conservação. Além disso, sou observador e fotógrafo amador de pássaros, apaixonado pelo mar e pela natureza.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.