O que periquito come? Lista completa com frutas, ração e mais!

O que periquito come? Lista completa com frutas, ração e mais!

Você sabe o que dar para o periquito comer? Se você tem dúvidas, entre aqui e saiba tudo sobre alimentos para periquito!


Você sabe o que o periquito come para se manter saudável?

Periquito comendo mamão

Os periquitos são animais belíssimos! Alimentar um animal de estimação é uma das funções mais lindas dos donos de pet. Pensando nas dúvidas de nossos seguidores, nós separamos tudo o que você precisa saber sobre os principais alimentos para o periquito. Portanto, aqui você saberá se periquito come de tudo.

Será que esses animais podem comer todos os tipos de fruta? Você já parou para pensar se seu periquito pode comer pêssego e amendoim? Quais são as categorias de ração que esses pets podem comer? Será que existe a necessidade de oferecer complementos aos periquitos? Aprenda mais sobre tudo isso agora!

Frutas que o periquito come

Periquito comendo

As frutas são um dos alimentos mais usados para agradar os periquitos, mas quais são as melhores? Agora você saberá quais são as frutas que o periquito vai adorar e ficar feliz comendo! Confira:

Banana

A banana é um alimento que você pode oferecer ao seu periquito, mas cuidado para não abusar. A banana tem valores calóricos altos e isso pode deixar seu animal acima do peso. Ofereça uma pequena porção, ou a metade da fruta picadinha para seu animal apenas uma vez por semana.

A banana é rica em vitaminas do complexo B: B12, B6 e B2. Além disso, a fruta contém quantidades interessantes de ferro e magnésio e, por isso, ajuda no combate à anemia, além de outras doenças. A banana também tem potássio, aumenta o bem-estar e melhora o sono. Seu pet ficará super feliz!

Frutas vermelhas

Os periquitos amam comer morangos! É legal variar as frutinhas que você oferece ao seu pet, por isso, você pode intercalar com outras mais. Os morangos são uma das frutas favoritas dos periquitos. Você pode picar, ou deixar a fruta inteira para seu animalzinho ir mordiscando.

Os morangos são frutas deliciosas e são ricas em potássio, vitaminas A e C. Essas frutas aumentam a inteligência, ajudam no funcionamento cardiovascular, ajudam no combate às inflamações e têm altas quantidades de betacaroteno. Seu animalzinho ficará bem nutrido ao comer morangos, por isso, você pode dá-los a ele!

Laranja

Você já viu periquito comer laranja? Tal alimento é super saudável para seu pet. Você pode apostar nessa fruta para oferecer ao seu bichinho de estimação. Corte a fruta em quatro partes iguais e deixe que seu periquito belisque. Você pode oferecer diariamente ao seu pet, uma vez por dia, ele vai gostar!

A fruta é rica em líquidos e é uma opção diferente para seu animal. A laranja é rica em vitamina C, logo, previne resfriados, já que periquitos também podem ficar com tal condição. Previne, também, outras doenças.

Melão

Sim, os periquitos podem comer melão! Você pode oferecer a frutinha picadinha em pequenas porções para seu animal. Retire a casca e as sementes. Tome cuidado com esses brotos porque eles são prejudiciais aos periquitos. Você pode oferecer uma vez ao dia, em dias intercalados.

O melão é rico em água, vitaminas A e E, potássio e minerais, além de outras propriedades. O melão também aumenta a saúde da visão e pode auxiliar na saúde do seu animal. Apenas tenha cuidado com a dieta geral do seu animal, porque o melão em excesso pode causar males intestinais.

Melancia

A melancia é uma fruta deliciosa e os periquitos também adoram! Você pode oferecer essa fruta ao seu pet, sem problemas. Retire as cascas e as sementes da fruta, pois prejudicam a saúde do pet. Você pode oferecer diariamente em pequenas porções ao seu animal.

A melancia é rica em água, tem vitaminas A, C e B3. É ótima para regular o organismo do seu animal. Leve a porção gelada ao seu pet em dias quentes, porque ele vai adorar! Você também pode fazer o suco, sem açúcar, e oferecer a ele!

Pêssego

O pêssego é uma excelente fruta para seu periquito! Ofereça ao animal dentro da dieta. Não ofereça pêssego enlatado, mas sim a fruta natural ao seu pet. Retire o caroço central, porque pode machucar o bico do animal. Ofereça a metade da fruta em dias intercalados.

O pêssego é rico em potássio, magnésio, fibras e carboidratos. Seu pet pode aprovar a casca, observe para ver se ele rejeitará. A fruta previne o câncer de estômago, melhora a visão e melhora a pele do animal, e consequentemente a qualidade das penas que ficarão fortes e sedosas.

Verduras e legumes que o periquito come

Periquito comendo cenoura

Certamente você já viu periquitos comendo alguns tipos de verduras e legumes. De fato, essas opções são ótimas para seus pets! Nós separamos para você as melhores verduras para seu animal se alimentar bem. Quer saber mais? Leia a seguir:

Cenoura

A cenoura é um dos legumes mais interessantes para os periquitos. Eles podem comer à vontade e nunca pode faltar! Você pode dar uma porção diariamente ao seu animal. Ofereça o legume cru e com casca, porque não há problemas, só não se esqueça de lavar com água corrente.

A cenoura é um legume rico em vitaminas A, K, B, C e E. Também tem antioxidantes e ajuda na saúde dos olhos e do cérebro. Além disso, é rica em fibras, ajuda na inteligência, ajuda na pele e melhora o colesterol, portanto, seu periquito ficará mais saudável ao comer cenouras!

Alface

Será que os periquitos realmente podem comer alface? A resposta é sim! A alface é uma ótima pedida para seu pet. Você pode oferecer todos os dias ao seu animal. Sempre lave bem a verdura e deixe que seu animalzinho coma diariamente.

O alface é muito bom para os periquitos. Essa verdura tem propriedades, como vitaminas K, C e A. Além do mais, também é rica em fibras e ajuda no desenvolvimento imunológico, fortalece o sangue e a digestão.

Couve

Couve é uma ótima comida para seu animal! Você pode rasgar as folhas, depois de lavá-las bem, e deixá-las na gaiola do seu animal. É um tipo de alimento que você pode oferecer todos os dias! Você também pode oferecê-la junto a outras folhas, como alface.

A couve é riquíssima em várias vitaminas! Uma delas são vitaminas A e C! A couve também possui cálcio, fibras, antocianinas e betacaroteno. É boa para animais que necessitam de valores mais baixos na dieta, portanto, pode investir nesta verdura.

Jiló

O jiló é um dos alimentos mais conhecidos nas dietas dos periquitos. Você pode oferecer ao seu animal, sem problemas. O jiló deve ser partido ao meio e posto para seu animal beliscar. Você pode oferecer todos os dias ao seu animal.

Além disso, o jiló é ótimo porque é rico em potássio, tiamina e vitamina B1. O alimento é aliado ao coração, ajuda na bile e no fígado. Os periquitos se sentirão mais saciados ao comer este tipo de alimento. Você pode misturar com outras comidinhas para variar nos sabores.

Sementes e nozes que o periquito come

Periquito comendo sementes

Que as sementes e as nozes fazem bem aos seres humanos não é novidade! Mas, será que as sementes e as nozes fazem bem aos periquitos? Milho, castanha, amendoim, avelã e algumas outras sementes são alguns exemplos que trouxemos para você descobrir mais sobre os alimentos para seu animal. Leia:

Castanha do pará

A castanha é um alimento interessante para oferecer ao seu pet. É legal cozinhar a castanha em água quente para deixá-la macia, assim seu animal consegue comê-la melhor, você pode fazê-la em pasta também. Evite dar em formato de micro grãos sem amolecê-los porque pode prejudicar na digestão do animal.

A castanha do Pará é uma das maiores fontes de proteína vegetal do mundo! É um alimento brasileiro que promove muitos benefícios à saúde dos periquitos. Ajuda na saúde do coração, na imunidade, melhora o funcionamento do cérebro e prolonga a vida do seu pet.

Avelã

Sim, você pode oferecer avelã aos periquitos, mas tenha cuidado! Compre um broto orgânico e cozinhe o broto a fim de que ele fique macio e retire a casca. A avelã é um fruto delicioso e seu animal vai gostar e pedir mais, mas ofereça de vez enquanto, apenas como um agrado.

Isso porque esse tipo de fruto deve ser armazenado corretamente, além de ser muito calórico e ajudar na obesidade e outros problemas sérios. No geral, a avelã tem vitamina B, fósforo, ácido fólico e fortalece os ossos do seu pet.

Amendoim

O amendoim não é indicado para a alimentação dos periquitos. O amendoim, embora seja muito bom para os humanos, nos periquitos pode atrapalhar na saúde, porque o amendoim deve estar em perfeitas condições para ser indicado.

Pesquise, com seu veterinário, amendoins de excelente procedência. Isso porque os amendoins geralmente tem alguns fungos entranhados que fazem muito mal ao seu pet. Além disso, ajuda no desequilíbrio hormonal dos pássaros, por isso, evite.

Milho-painço

O milho-painço pode ser oferecido ao seu periquito. Você pode pendurar a espiga na gaiola e deixá-la para que seu animal mordisque. Intercale com alimentos menos densos porque o milho painço é um alimento rico em carboidratos.

O milho-painço é rico em proteína, fósforo e minerais. Quando você oferecer esse alimento ao seu pet, você notará que ele ficará mais enérgico e atento. Isso porque o milho-painço ajuda na atividade cerebral assim como na concentração da mente, ou seja, seu animal ficará mais esperto e inteligente!

Sementes de abóbora e de girassol

As sementes de girassol são ótimas opções para os periquitos. Ademais, as sementes de abóbora também são excelentes! Você pode oferecer algumas porções diariamente. Você não precisa cozer as sementes, nem torrá-las. Ofereça de forma natural, não esqueça de lavar. Eles adorarão, porque periquitos costumam amar esse tipo de alimento.

Ambas são riquíssimas em magnésio e fibras. Se você deseja que seu pet ganhe mais tônus muscular, ofereça uma maior quantidade de semente de girassol. Caso você queira que seu pet ingira menos calorias, aposte na semente de abóbora! Sempre esteja atento aos balanços nutricionais para seu periquito ficar sempre saudável.

Tipos de ração que o periquito come

Periquito comendo ração

As rações são alimentos industrializados que contêm os benefícios necessários para a suplementação alimentar do seu pet. Agora você aprenderá mais informações sobre esse assunto!

Fareladas

A ração farelada é aquela do tipo farofa. Os ingredientes são moídos e a mistura é homogênea. É um tipo de ração que tem baixo teor calórico, mas em compensação, a ração fornece baixo sabor e acarreta dificuldades na digestão ou diarreia devido ao baixo poder nutricional.

Além disso, é um tipo de ração de baixo custo, porque não contém complexidade em seu preparo, mantendo-se no primeiro estágio de preparo. Por isso, nem sempre uma ração barata é a melhor em teor nutricional, portanto, ofereça esse tipo de ração apenas em casos de obesidade em seu pet.

Peletizadas

Já as rações peletizadas são um pouco mais complexas no preparo, aqui já são adicionados sabores e mais quantidade de fibras. As calorias serão maiores assim como a possibilidade de aumentar o peso do seu animal, portanto, verifique as calorias da alimentação do seu pet.

Além disso, esse tipo de ração não é tipo farelo, mas sim concentrada em pequenininhos blocos compridos. A ração peletizada diminui os desperdícios. Geralmente tem um valor maior do que a ração farelada porque necessita de mais complexidades em sua fabricação, mas, por outro lado, são melhores.

Extrusadas

A ração extrusada é um alimento também conhecido como ração comercial. Esse tipo de ração tem mais complexidade em sua fabricação, contém sabores, cheiros, tamanhos e mais benefícios nutricionais. É o tipo de ração mais indicada para a alimentação do seu pet.

Você encontrará ração extrusada de boa qualidade em diversas marcas, em diversos sabores. Muitas dessas rações são naturais com ingredientes orgânicos que são os mais indicados para o seu pet.

Mais alimentos para periquitos

Periquito comendo

Você já parou para pensar se periquito pode comer ovo? Até aqui você aprendeu sobre as melhores frutas para seu periquito, assim como verduras e legumes e rações. Conheça, agora, mais sobre outros alimentos para o periquito:

Ovo cozido

Você pode oferecer ovo cozido para sua ave! Ferva a água e deixe o ovo cozinhar dentro da casca por 15 minutos. Deixe o ovo esfriar um pouco e retire a casca, parta ao meio e ofereça ao seu animal. Não coloque sal! O sal pode prejudicar a saúde do seu bichano.

O ovo pode ser muito benéfico para seu pet. Esse alimento faz muito bem aos olhos do periquito, ajuda a manter a saúde do coração, aumenta o tônus muscular, é rico em minerais e proteínas. Tem vitaminas A, D e E e ajuda no rejuvenescimento do seu animalzinho.

Suplementos de cálcio

Você também pode oferecer suplementos de cálcio para seu animal. Todos os seres vivos devem cuidar bem de seus ossos. O suplemento é rico em vitamina D3, fósforo, vitamina B12 e cálcio. Ajuda na prevenção ao raquitismo e vários tipos de doenças ósseas.

Você pode encontrar o suplemento em lojas pet shop e clínicas veterinárias. Peça auxílio de um profissional para que ele te passe mais informações sobre a quantidade diária, porque a quantidade de gotinhas dependerá do peso e das necessidades nutricionais do seu animal.

Areia para periquito

A areia para pássaros é um complemento que não substitui a alimentação dos periquitos, mas serve para auxiliar no desgaste natural do bico do animal e a fortalecer a boca. Também pode ser necessária para promover a distração e o bem-estar do animal.

Isso porque o periquito ao ar livre gosta de roçar o bico em árvores e passa bastante tempo de sua vida fazendo ninhos, capturando animais vivos na natureza, etc. Por isso, manter essas funcionalidades ativas em seu animal o ajuda a ser feliz.

O que evitar na alimentação do periquito

Dois periquitos comendo

Existem alimentos os quais você deve evitar dar para seu periquito. Se você ama seu pet, preocupa-se com o tempo de vida dele, assim como com a saúde dele, você tem que aprender sobre a lista dos alimentos proibidos. Os chás são um desses alimentos. Para descobrir mais, vamos prosseguir!

Café

Nossa lista de alimentos proibidos começa com o tão amado café. Embora o café seja uma bebida amada por muitos brasileiros, os periquitos devem passar bem longe dessa bebida! Isso porque o café é um estimulante e pode deixar seu pet super agitado. Além disso, pode causar taquicardia em seu animal.

Chás

Os chás são super benéficos para os seres humanos, mas tome muito cuidado ao dar chás ao seu periquito. Os chás não são terminantemente proibidos, mas devem ser dados com cautela e sem açúcar! Chás como erva doce, erva cidreira e camomila estão liberados.

Já o chá preto, chá verde, chá de ameixa, chá de casca sagrada e todos os tipos de chás emagrecedores, diuréticos ou laxantes estão terminantemente proibidos para seu pet.

Laticínios

Os laticínios não são bons para os periquitos. Esse tipo de alimento pode causar dores intestinais e alergias em seu animal. Ao invés de oferecer derivados do leite ao seu pet, você pode fazer leites vegetais.

Os leites vegetais feitos a base de coco, amêndoas, castanhas de caju, castanha do Pará são ótimos substituidores dos laticínios e seu animalzinho vai adorar o sabor! Portanto, se você realmente ama seu periquito, não dê nenhum alimento derivado do leite para ele!

Abacate

O abacate não é uma fruta legal para oferecer ao seu periquito, portanto, não ofereça ao seu pet. O abacate pode ser tóxico e nocivo para o animal. O abacate pode causar obesidade, perda de penas, problemas intestinais, gases e cansaço, além de vários outros problemas de saúde.

Cuidados na alimentação do periquito

Vários periquitos comendo

Para você ter um animal feliz e saudável são necessários alguns cuidados com a alimentação do seu animal. Separamos algumas dicas simples e indispensáveis que você deverá se lembrar sempre!

Mantenha uma dieta variada

Um dos cuidados que você deve ter com seu animal é manter uma dieta variada. Os animais também têm papilas gustativas, eles também sentem cheiro e veem cores, assim como também possuem emoções como felicidade ao sentir um sabor novo de comida!

Você pode, por exemplo, dar frutas às segundas e às quartas, na terça você pode dar ração, na quinta e no domingo você pode oferecer um leite vegetal com verduras, e na sexta-feira e no sábado você pode oferecer legumes com suco de melancia. Esse tipo de variedade faz o periquito muito feliz!

Ofereça a comida na quantidade certa

Tenha cuidado nas medidas dos alimentos. Os periquitos, geralmente, ficam em suas gaiolas fechadas e, mesmo que tenham brinquedinhos, não se exercitam como na natureza. Por isso, os problemas de obesidade podem surgir nesses animais.

Não há necessidade de oferecer enormes quantidades de comida ao seu pet. Pequenas porções diárias já são o suficiente, sobretudo quando há variedade de comidas. Alimentar seu pet uma ou duas vezes ao dia é primordial para mantê-lo saudável.

Use recipientes limpos e adequados

Os recipientes que receberão as comidas devem estar limpos e secos. Lave os potinhos todos os dias com água corrente e sabão antibactericida e fúngico. Existem algumas doenças que podem proliferar em algumas aves como a psitacose e são altamente contagiosas.

Doenças como essa ocorrem devido a proliferação de bactérias. Vasilhas sujas com comidas antigas, podem gerar fungos e atrair larvas de moscas. Por isso é importante que você lave bem todos os potes de comida do seu animal para evitar a proliferação dessas doenças.

Lembre-se de trocar a água também

A água sempre deve ser fresca e limpa. Tome cuidado caso a jaula do seu pet esteja próxima ao ar livre, porque caso a água não seja filtrada, algumas verminoses podem proliferar. Essas verminoses são transparentes e podem causar febres, enjoos e diarreias.

Portanto, sempre ofereça água filtrada ao seu animal. Troque todos os dias! E lave os potes todos os dias também! Você não precisa colocar cloro e nenhum aditivo na água, mas apenas tenha atenção com a água exposta, para que ela sempre esteja limpa.

Agora você já sabe tudo o que os periquitos comem!

Dois periquitos comendo

Que bom que você chegou até aqui! Você leu muita coisa legal neste artigo! Você aprendeu sobre alguns alimentos indispensáveis para os periquitos, como o jiló, as sementes de girassol e de abóbora e a banana. Você aprendeu, também, sobre os tipos de ração e entendeu que a ração farelada é a menos indicada para seu animal.

Agora você sabe o que dar de comer aos periquitos. Frutas, vegetais, verduras, legumes, sementes, nozes, amêndoas são algumas das inúmeras opções para nutri-los. Será possível, daqui em diante, sempre incrementar e inovar no cardápio do seu periquito. Assim, além de apreciar sua alimentação devido aos gostosos sabores, a ave também será cada vez mais saudável e forte!

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.