Gatos brigando em casa? Confira dicas de criação importantes!

Gatos brigando em casa? Confira dicas de criação importantes!

Gatos são animais não muito sociáveis. A presença de outro animal novo em casa pode acabar em confusão. Descubra como manter a harmonia nesses momentos!


Fazer dois gatos se darem bem exige dedicação!

Dois gatos lado a lado

Gatos são animais extremamente territorialistas e apegados à rotina. Muitas vezes, a aparição de um novo gato no ambiente ou a mudança de rotina e do ambiente em que vivem pode ser algo considerado uma ameaça, sendo um fator de estresse para os bichanos. Por isso, é fundamental que você compreenda o que fazer quando os pets se desentendam.

Aqui você descobrirá as principais motivações para as brigas dos gatos, entenderá como preparar sua casa para recebê-los da melhor forma possível e aprenderá passo a passo como fazê-los conviver melhor. Além disso, conhecerá quais intercorrências podem surgir no caminho e o verá o que você não deve fazer quando aproximar os gatos. Confira tudo isso por meio da leitura a seguir! Vamos lá?

Saiba porque dois gatos ficam brigando

Dois gatos brigando

Gatos, devido à natureza instintiva, são animais muito solitários. Não socializam facilmente, possuem o instinto de caçar sozinhos e, por isso, são considerados muito independentes. Por essas razões, conviver com outros animais, em sociedade, pode ser algo muito difícil para alguns gatinhos. Separamos alguns tópicos que explicam sobre o porque dois gatos acabam brigando facilmente. Veja a seguir!

Os gatos possuem comportamento independente

O comportamento independente é uma característica própria e muito peculiar dos felinos em geral. Se observarmos o comportamento dos tigres e leões, por exemplo, podemos observar que estes animais caçam sempre sozinhos e, desde cedo, são incentivados a ter autonomia para se defenderem e comerem sem depender de outros.

Os gatos possuem esse comportamento em sua natureza felina, e isso faz com que sejam animais solitários, com muita dificuldade para socializar e aceitar a convivência com outro animal.

Os gatos são territorialistas

Outro comportamento instintivo do gato é defender o seu território, seja ele qual for. Tudo que o gato considere dele, provavelmente irá "lutar" para defender. Por exemplo, caixinhas de areia, comida, água e, ás vezes, até mesmo o dono.

Logo, a presença de outro animal no ambiente em que o gato vive pode ser interpretada como ameaça. Muitas vezes, para marcar o território, os felinos podem arranhar, esfregar-se e até mesmo fazer xixi em cima, deixando sua marca como uma mensagem bem clara de que aquilo ali é dele.

Eles são apegados à rotina da casa

É comprovado que os gatos seguem uma rotina e que são muito fiéis a ela. Por exemplo, eles têm a hora certa para comer, para defecar, para brincar e para passear. Isso faz com que eles estranhem facilmente qualquer mudança que possa interferir essa rotina.

A presença de outro animal no ambiente, certamente, é algo que gera movimento e que pode alterar algo na rotina do gato. Até porque, agora, o tempo é dividido para outro animal além dele, e isso pode deixar o gato muito ansioso e estressado.

Doenças podem fazer os dois não se darem bem

Muitos animais têm o instinto de se isolarem quando estão doentes e de não aceitaram outro animal doente por perto. Isso vem de um instinto de sobrevivência. Os animais conseguem detectar quando seu semelhante está doente e, muita vezes, quando o fazem, ficam longe dali como uma maneira de não serem contaminados com aquilo também.

Os gatos possuem esse instinto. Se sentem outro gato doente, certamente irão vê-lo como uma ameaça à sua própria vida, mantendo-se longe e rejeitando a presença do animal no ambiente.

Estresse é um fator importante

Como citamos anteriormente, gatos são extremamente apegados à rotina. Isso faz com que qualquer mudança no ambiente possa ser um motivo para deixá-los estressados. Com o estresse, a adaptação do gato, tanto ao ambiente quanto às pessoas e animais que convivem ali, pode ser mais difícil.

A verdade é que gatos são animais sensíveis que podem acabar se estressando facilmente. Qualquer mudança inserida de forma brusca pode acabar resultando em estresse e ansiedade para o seu gatinho.

Preparando a casa para os gatos se darem bem

Dois gatos na casinha

Antes de levar o novo gatinho para sua casa, certifique-se de preparar o ambiente em que ele será recebido. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse primeiro momento e contato, e o principal para esse primeiro passo é: mantenha uma distância entre os dois gatos! Confira mais logo abaixo:

Separe um cômodo para o novo gato

Comece deixando-o em um cômodo separado do restante da casa. Isso fará com que o gatinho acostume-se aos poucos com aquele ambiente. Certifique-se, também, de que ali tenha tudo que ele precisa, como comida e caixa de areia. Faça com que ele sinta-se seguro e confortável naquele ambiente.

Isso será benéfico tanto para o processo de adaptação dos outros gatos com o novo inquilino, quanto para que o pet que acabou de chegar sinta-se bem.

Separe os lugares para descanso dos gatos

Quando temos mais de um gato em casa, é importante criar vários lugares de repouso para os bichanos, dando a oportunidade para cada um escolher o lugar de descanso que mais agrade.

Uma dica é criar casinhas com caixas de papelão, já que eles adoram caixas. Espalhe algumas pela casa e crie cantinhos e caminhas confortáveis e os deixe livres para determinarem seu local de descanso. O importante é manter as opções de locais de descanso abertas e com variedades, principalmente quando temos mais de um gato em casa.

Separe os brinquedos para os dois gatos

Gatos são territorialistas não só no ambiente em que vivem, mas com tudo aquilo que eles consideram que seja deles. É importante sempre ter mais de um brinquedo em casa, principalmente quando se tem mais de um gato.

Compre brinquedos para cada um e sempre que for realizar alguma atividade lúdica com seu gatinho, use o brinquedo que você comprou especificamente para ele. Isso fará com que ele crie uma maior intimidade com aquele brinquedo e que ele entenda que aquele é o brinquedo dele.

Separe os lugares para alimentação dos dois gatos

É muito importante que cada gato tenha seu potinho de potinho de ração e que eles permaneçam em um lugar específico. Assim, os gatinhos irão entender que a comida deles sempre estará ali, naquela vasilha e naquele lugar.

Ao determinar isso, você já estará criando uma rotina para o gato, deixando-o mais seguro de que aquele alimento é somente dele, deixando claro que ele não precisa ter receio de que outros animais ou ameaças externas irão acabar com sua fonte de alimento.

Garanta o espaço de refúgio dos dois gatos

Quando um gato chega em um novo ambiente, a primeira coisa que ele irá procurar será algum lugar para se esconder caso se sinta ameaçado. É importante que o gatinho tenha esse espaço à vista. Por isso, crie cantinhos onde ele possa se esconder para que ele sinta-se seguro e confiante de que, se ele precisar se esconder, tem para onde ir!

Como fazer os dois gatos se darem bem

Dois gatos se cheirando

É sempre importante lembrar que a adaptação de um gato em um novo ambiente é um processo, que precisa de tempo e determinação. Isso vale tanto para adaptação de um gato em um novo ambiente, quanto para a convivência de dois gatos que acabaram de se conhecer. Veja a seguir como proceder ao inserir um novo gato no seu ambiente, separamos algumas etapas para te auxiliar!

Passo 1: Faça um sentir o cheiro do outro, sem se verem!

O primeiro passo de reconhecimento entre dois animais é deixá-los sentir o cheiro um do outro. Ao levar o novo gatinho para casa, antes de mostrá-lo aos outros que ali vivem, tente apresentá-los primeiro, de longe!

Você pode fazer isso levando algum pano com o cheiro do animal para o outro, e vice-versa. Ou pode deixá-lo em uma caixinha de transporte tampada com algum tecido perto dos outros animais, por alguns minutos todos os dias.

Passo 2: Brinque com os dois gatos por baixo da porta

Proporcione atividades lúdicas entre os dois gatos, mesmo sem se verem. Isso irá criar uma boa impressão para ambos em relação um ao outro. Uma brincadeira simples e que eles adoram, que pode ser feita dessa maneira, é com fitinhas ou fios em geral. Passe-os por debaixo da porta e deixe-os brincarem entre si.

Passo 3: Troque a porta por uma tela

Após as fases das primeiras interações longe, agora é hora de aproximá-los um pouco mais.
Coloque uma tela no cômodo em que o gatinho novo está. Isso fará com que os outros gatos possam vê-lo para que, assim, se acostumem mais com sua presença.

Faça isso aos poucos, de acordo com a reação de ambos ao se verem pela primeira vez. Recomece o processo se necessário, voltando a fechar a porta e vá, após algum tempo, aumentando o campo de visão de ambos.

Passo 4: Brinque com os dois gatos juntos

Ao notar que ambos já estão mais confortáveis com a presença um do outro, proporcione uma interação em conjunto, mas agora, de perto. Leve-os para um ambiente seguro e com espaço. Com muito carinho, delicadeza e paciência, brinque com os dois juntos. Sempre vá observando as reações de ambos, para que nenhum conflito aconteça e torne aquele momento traumatizante.

Lembre-se de que esse será o primeiro momento dos dois juntos, de fato. Portanto, busque fazer com que seja algo divertido e que desperte confiança nos dois.

Passo 5: Analise o comportamento dos dois gatos

Observe os dois gatos durante os momentos de interações. Eles estão com o pelo arrepiado? Com medo? Ou estão com o rabo levantado? Demonstrando curiosidade e boa aceitação?

Esteja sempre ao redor durante as primeiras interações. Caso note qualquer comportamento estranho, separe-os, a fim de evitar brigas ou qualquer tipo de confusão. Por outro lado, se eles estiverem se comportando bem e apresentarem uma boa aceitação entre si, deixe-os interagirem para que, naturalmente, conheçam e aceitem um ao outro.

Alguns problemas que podem surgir ao longo do processo

Dois gatos brigando

É normal que ao longo do processo possa ocorrer alguma confusão entre os dois gatos, afinal, tudo está sendo novo para ambos. São animais diferentes que têm personalidades diferentes, de modo que podem acabar se desentendendo uma hora ou outra. Assim, confira, em seguida, alguns fatores que podem ocorrer durante a adaptação de um gato com um novo inquilino no ambiente:

Brigas entre os dois gatos

Sim, pode ser que eles acabem brigando em algum momento! Não se desespere caso isso ocorra. Se acontecer, separe-os e retorne um passo no processo de inserção do novo gato. Se preciso, mantenha-o mais um pouco em um ambiente separado. Procure sempre estar perto durante as primeiras interações entre os bichanos, para evitar que brigas ocorram.

Os dois gatos correndo pela casa

Gatos adoram correr! Por inúmeros motivos isso pode acontecer. Observe se eles estão correndo e brincando um com o outro, se sim, está tudo bem! Deixe acontecer. Isso pode ser muito benéfico para ambos. Porém, se observar que estão correndo um do outro, com medo e comportamentos estranhos ou agressivos, busque solucionar isso determinando um espaço seguro para ambos.

Um pode tentar entrar no espaço do outro

Pode acontecer do gatinho novo querer se inserir no espaço do gato que ali já vive. Isso pode estressar o antigo gato, visto que são muito territorialistas. Caso isso ocorra, determine um espaço confortável para o novo gatinho, e leve-o ao seu espaço sempre que necessário. Assim ele vai entender e diferenciar, qual espaço é dele e qual é do outro gato.

Dicas extras de como fazer dois gatos se darem bem

Dois gatos amigos

O mais importante nesse processo é ter paciência com ambos os gatos. Afinal, tudo está sendo novo e diferente para eles. Lembre-se que gatos são animais delicados, e que qualquer movimento ou mudança brusca pode assustá-los. Assim, mantenha a calma e siga com atenção cada etapa. A paciência é a chave nesses momentos. Saiba como lidar com esse processo para que tudo ocorra bem, veja a seguir:

Tenha muita paciência

Paciência neste processo é algo extremamente importante! Gatos possuem seu próprio tempo e, ás vezes, isso pode ser demorado. Porém, é muito importante respeitar o tempo natural de cada um.

Quando estiverem preparados, eles irão demonstrar com alguns sinais e comportamentos. Portanto, atente-se e mantenha sempre a paciência, para que tudo ocorra bem e a situação não se torne um trauma para ambos.

Não pule as etapas para fazer os dois gatos se darem bem

Como citamos anteriormente, cada gato possui seu tempo para processar e aceitar as coisas. Portanto, é melhor que tudo seja feito com calma.

Pular etapas neste processo pode acabar gerando muito estresse para ambos os gatos, e isso irá dificultar muito mais a convivência dos dois a longo prazo. Não existe um tempo certo para este processo. Pode ser que ele dure dias, semanas ou meses, o importante é respeitar o tempo de cada um.

Se não estiver dando certo, recomece o processo

Se os gatos não estão se aceitando, é hora de voltar um passo atrás no processo. Não force a aproximação dos dois, isso pode acabar gerando muitos problemas para ambos.

Se as coisas não estão acontecendo de uma maneira harmônica, busque recomeçar. Pode ser que eles ainda não estejam preparados e precisem se acostumar mais um pouco com a presença um do outro de longe, para depois se conhecerem de fato.

Não grite com os gatos

Gatos não aprendem com violência e nem com gritos. Pelo contrário, isso os deixa com medo e estressados. Em momentos delicados assim, a ultima coisa que queremos é deixar os gatinhos com medo e ansiosos, pois isso pode afetar em todo o processo e tornar tudo mais difícil.

É importante sempre transparecer segurança para ambos. Para que nada no ambiente seja interpretado como uma ameaça, inclusive a presença um do outro.

Não isole os gatos totalmente

Embora a apresentação oficial entre os gatos possa ser algo demorado, é muito importante que em algum momento eles comecem a se ver, de fato. Ao mantê-los sempre longes e isolados, eles nunca irão conhecer e aceitar, de fato, um ao outro. Portanto, quando tudo estiver mais harmônico, com ambos demonstrando comportamentos de aceitação, faça com que eles convivam juntos no mesmo ambiente.

Laços de confiança entre gatos novos é algo que leva tempo

Dois gatos amigos

A melhor maneira de fazer dois gatos se dar bem é introduzir o processo de aproximação entre os dois aos poucos. Comece devagar, com paciência! A principio, mantenha os dois distantes, cada um em um ambiente.

Com o passar dos dias, vá aumentando o contato. O primeiro passo é ambos sentir o cheiro um do outro, após isso, realize contato visual, e quando estiverem acostumados com a presença do outro, leve os dois para o mesmo ambiente e brinque com os dois. Sempre observando o comportamento de ambos, á fim de evitar qualquer transtorno.

Mantenha a paciência, tenha determinação, e sempre demonstre muito carinho e segurança para ambos. É melhor que o processo seja demorado do que traumatizante. Pense sempre á longo prazo. Todo esse cuidado vai valer a pena quando os dois se aceitaram e criarem laços. Respeite o tempo de adaptação de cada um e redobre o cuidado e carinho, afinal, agora tudo será em dobro!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Causas Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.