Veja como espantar gatos de casa, quintal, telhado e mais!

Veja como espantar gatos de casa, quintal, telhado e mais!

Não sabe como espantar gatos? Veja aqui todas as dicas que você precisa saber sobre e que vão certamente fazer toda a diferença!


Quer saber como espantar os gatos incômodos?

Gato sentado olhando para cima com fundo amarelo

Muitas pessoas procuram formas de como espantar gatos. Quando eles invadem as residências, quintais e até telhados acabam deixando um estrago enorme, além de causarem um transtorno e tanto.

Existem métodos que são muito eficazes para quem quer afastar gatos, e isso ajuda muito quem quer ter um ambiente mais tranquilo e sem todos os problemas que esses felinos costumam causar por onde passam.

Esses métodos nada têm a ver com violência ou algo do tipo. O principal intuito do artigo é oferecer dicas seguras e eficazes, que não precisam de maus tratos. Além de serem também simples para a aplicação no dia a dia, de modo que você não tenha necessariamente problemas com a prática em si.

Sendo assim, daremos algumas dicas de como você pode se livrar de uma vez por todas desses visitantes não desejados, principalmente pelas dores de cabeça que costumam trazer.

Como espantar gatos de dentro de casa e da garagem

Gato em cima de um carro

Casa e garagem são um dos ambientes onde os gatos costumam simplesmente entrar, sem pedir licença ou algo do tipo. Saiba como espantar gatos desses ambientes e não ter mais nenhum tipo de problema com esses animais.

Borrife um pouco de água no gato

Uma das técnicas de espantar gatos é borrifar um pouco de água no felino quando você estiver frente a ele. Os gatos não costumam gostar muito de água, especialmente em um momento em que não estão preparados para o banho.

A água, quando borrifada, funciona como uma forma de ensinar e adestrar o gato. Se todas as vezes que ele entrar no ambiente ele receber uma borrifada, com o tempo ele vai evitar ir até lá, já que vai imediatamente ligar o ambiente a uma recepção nada calorosa.

Use perfumes que espantam os gatos de casa

Os gatos possuem um olfato bastante apurado, e por isso a utilização de certas essências e perfumes podem ajudar a afastá-los. Por incrível que pareça, alguns desses perfumes são até mesmo utilizados no dia a dia, pois possuem um acesso mais facilitado, o que ajuda nesse controle.

Os cheiros de produtos de limpeza são os mais odiados pelos bichanos. Sendo assim, esse é um dos aromas que certamente ajudam na tentativa de espantá-los seja de onde for. Perfumes mais fortes e carregados também são suficientes para afastar gatos de sua residência, veja o que fica mais fácil para você!

Use café ou vinagre

Se perfumes carregados são eficazes na tentativa de espantar gatos, café e vinagre são elementos muito interessantes também. Normalmente, um ambiente que possui esse tipo de cheiro mais carregado são os mais evitados pelos felinos.

Não precisa deixar toda a casa com cheiro de café ou vinagre, mas colocar nas entradas e possíveis locais onde o gato pode acessar já ajuda a afastar toda e qualquer tentativa de invasão desse felino.

Como espantar gatos do quintal e do jardim

Gato no jardim atrás de um vaso

Quintais e jardins também são alvos dos gatos. Saber como espantar gatos é muito importante para que você mantenha todo o ambiente em ordem, e possa até mesmo preservar suas lindas e belas flores. Veja dicas de como manter esse ambiente externo livre de gatos.

Use sinos no quintal ou no jardim

Gatos são animais que sempre ficam em alerta e odeiam quando são surpreendidos. Quando você coloca sinos no quintal na tentativa de espantar gatos, você está utilizando de um mecanismo muito eficiente e que traz bons resultados.

Distribuir esses itens no ambiente faz com que cada passo dele seja acompanhado de barulhos, assustando o felino. Ele vai tomar isso como uma situação negativa ou que não é muito amistoso e com o tempo deixará de andar nesse ambiente.

Coloque cercas no quintal

Cercas são também muito eficientes quando o assunto é aplicar estratégias de como espantar gatos. São também as mais simples de utilizar, mas desde que você tenha todo o controle de acessos.

Gatos se destacam pela flexibilidade e também por conseguirem entrar em ambientes que não são necessariamente de fácil acesso. Combinar estratégias pode ser uma boa alternativa para evitar que eles adentrem esse tipo de ambiente no qual não são bem-vindos.

Cultive plantas que espantam gatos do quintal

Existem algumas plantas que são ótimas para espantar gatos, o plantio delas ajuda e muito manter todo o ambiente livre desses animais. Plantas que possuem cheiros e odores muito fortes são muito eficientes nessa função e podem ser exatamente o que você estava procurando.

Algumas folhas como hortelã são mais eficazes, devido ao seu cheiro forte. Lavanda também figura entre as plantas mais odiadas pelos gatos, por isso podem ser usadas em seu jardim, ajudando até mesmo a perfumar todo o ambiente.

Espalhe casca de laranja pelo quintal

As cascas de laranja também são muito importantes no processo de espantar gatos, especialmente de ambientes como jardins e quintais. Isso acontece pelo fato de as cascas terem um cheiro muito forte, o que naturalmente afasta os bichanos.

O recomendado é colocar em volta do quintal e em alguns pontos estratégicos que podem manter os gatos sempre longe. Importante também saber que é sempre necessário colocar novas cascas de vez em quando, já que com o passar do tempo ela vai perdendo as suas características e consequentemente a sua eficiência.

Como espantar gatos do telhado de casa

Gato andando no telhado

Saber como espantar gatos de telhados talvez seja um dos sonhos de muitas pessoas. Se existe um lugar no qual são muito inconvenientes, certamente esse lugar é o telhado. Veja a seguir algumas dicas de como manter esse local livre de felinos.

Use superfícies lisas no telhado

Utilizar superfícies lisas no telhado é uma forma eficaz de espantar gatos. Isso faz com que eles tenham mais dificuldade para acessar o local e de permanecer ali, de modo que eles não o tenham como uma possibilidade para passar uma noite.

Como as patas dos gatos não conseguem aderir em superfícies lisas, eles tendem a evitar o local. Ou, caso ainda insistam em circular, não conseguem ficar tempo suficiente para atrair outros felinos. Isso ajuda a manter o local livre de toda e qualquer visita desses bichanos.

Use superfícies colantes no telhado

Por outro lado, as superfícies colantes também são eficazes em espantar gatos, pelo fato de que eles não conseguem andar normalmente nesses locais. Além disso, também não conseguem permanecer ou deitar, fazendo com que circulem por aí.

Assim, o telhado com superfície colante se torna não seja atrativo para os felinos, o que os leva a procurar um local mais apropriado e, portanto, deixando sua residência livre desses animais.

Crie barreiras no telhado

As barreiras, sejam em quintais, em garagens ou em telhados são as ferramentas mais utilizadas para espantar gatos e podem ser muito interessantes. No caso de telhados é um tipo de ferramenta muito útil.

Como os telhados são muito altos, você pode colocar proteções médias, o que evita a presença de gatos. Para que seja de fato eficaz é importante cuidar para que todo o perímetro seja cercado e passe também por constantes revisões, evitando brechas pelas quais os gatos poderiam passar.

Dicas extras para espantar gatos definitivamente

Gato tentando pegar um pedaço de queijo do balcão

Para além das dicas que você já teve acesso, existem algumas técnicas que podem ajudar bastante em espantar gatos. Isso também depende diretamente de quais tipos de ferramentas você utiliza a seu favor, descubra mais a seguir!

Não use métodos agressivos contra os gatos

Infelizmente, na tentativa de espantar gatos muitas pessoas acabam utilizando métodos altamente agressivos. Além de não resolverem nada, podem também gerar uma consequência grave, já que, a depender da agressão, você pode estar cometendo um crime grave.

Ações mais violentas não ajudam a afastar os gatos e pode torná-los ainda mais agressivos também, de maneira que procurem o local para desafiar novamente e reagir. Isso pode acabar gerando um risco para a vizinhança e até mesmo para quem vive com você, tome cuidado!

Mantenha a casa e a louça limpa

Um ambiente limpo sempre afasta esses visitantes indesejados. Nesse caso, a utilização de louça limpa como estratégia de espantar gatos acaba sendo também uma ação bastante efetiva e com resultados bastante expressivos.

Quando você tem casa e louças sujas, isso pode acabar atraindo insetos e outras pragas menores, o que por sua vez pode contribuir para a atração de gatos. Por isso, é preciso ter cuidado para manter a casa sempre em ordem e cheirosa.

Elimine fontes de alimentação do gato

Lixos, frutas, restos de alimento, todos esses são fontes de alimentação para gatos. Por isso, para encontrar formas efetivas de como espantar gatos, procure por estratégias que possam te auxiliar a ter bons resultados. Evite certos comportamentos e hábitos que contribuem para o seu aparecimento, como deixar o lixo aberto e alimentos à vista.

Se houver qualquer possibilidade de alimentação para gatos, você pode ter um grave problema e pode acabar em um desafio ainda maior. Sendo assim, o melhor a se fazer é prevenir da forma mais simples. Fique sempre alerta com o que você e quem mora com você deixam pela casa, o olfato desses animais é muito melhor que o nosso e podem ser atraídos muito facilmente pelo cheiro da comida.

Produtos para espantar gatos

Existem alguns produtos industrializados que são extremamente eficazes em espantar gatos. Eles podem exalar um tipo de odor que é imperceptível para nós humanos, mas que para os gatos é muito incômodo. Podem ser a uma ótima opção quando as soluções caseiras não funcionam!

Os produtos industrializados para espantar gatos são vendidos em diversas formas: líquido, granulado ou gel, possibilitando assim a sua utilização em qualquer local da residência. São mais duradouros que as soluções naturais, portanto, não precisam de tantas reaplicações. Mas lembre-se: sempre leia as instruções no rótulo do produto, pois cada um tem uma forma de aplicação específica e isso é essencial para a sua eficiência.

Existem outros produtos mais modernos, como emissores de ruídos, que podem afastar felinos pela frequência em que os sons são emitidos. Esse tipo de produto também não interfere em nada no nosso dia a dia ou nossa saúde, por outro lado, são temidos pelos gatos.

Remédio caseiro para espantar gatos

Remédios caseiros também são utilizados na tentativa de espantar gatos, e devem sempre estar de acordo com a necessidade. Normalmente, eles ajudam também a evitar a presença de outros animais e até de insetos.

Uma solução muito fácil e efetiva é esfregar frutas cítricas nos vasos, paredes ou onde os gatos costumam aparecer na sua casa. Esteja ciente de que esse cheiro não durará por muito tempo, então será necessário repetir o processo até notar que os gatos não estão mais frequentando o local.

Outra solução caseira muito eficiente é espalhar pó de pimenta nos locais frequentados pelos felinos. O cheiro do pó de pimenta causará alguns espirros no gato e essa sensação incômoda fará com que ele não queria mais retornar ao local. Outra opção é ferver a pimenta em água e espalhar o líquido nos locais desejados.

Convivendo sem gatos, tudo o que você queria!

Gato espiando atrás de uma parede branca

Saber como espantar gatos é o que muitas pessoas querem saber. São visitantes muito indesejados para quem não gosta, seja pelo estrago e bagunça que fazem ou mesmo pelo incômodo para quem tem algum tipo de alergias ou algo do tipo.

O mais importante é adotar algumas estratégias que sejam seguras para você, para todos os que convivem no local e também para os próprios gatos que não podem e nem devem ser maltratados. Por isso, foram trazidas algumas dicas de como afastar os felinos sem violência ou sem qualquer risco para a sua saúde.

Quando você colocar em prática as dicas acima, poderá observar que esses métodos são completamente seguros e efetivos, sem nenhum tipo de problema posterior. Então, se você quer se livrar da visita de felinos indesejados, coloque já em prática os ensinamentos que citamos aqui e tenha a certeza de que vive em um ambiente seguro e sem gatos.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.