Como cuidar de um gato: veja dicas de criação e informações úteis!

Como cuidar de um gato: veja dicas de criação e informações úteis!

Temperamentais, os gatos vem conquistando cada vez mais pessoas em todo mundo. Quer saber como cuidar de um? Confira dicas que ajudarão no cuidado desse felino!


Saber como cuidar de um gato é essencial!

Gato preto deitado com fundo branco

Gatos são ótimos parceiros para se ter em sua casa. Além de lindos e peludos, esses felinos são dotados de personalidade, o que os torna ainda mais interessantes. No entanto, apesar de ser um animal um tanto quanto independente, os gatos precisam de muitos cuidados para ter uma vida boa, longa e saudável.

Cuidados com a higiene, alimentação e habitat são essenciais, mas, além disso, também são necessários cuidados com sua saúde. Isso inclui idas ao veterinário, vacinação, exercícios e brincadeiras. Para fornecer um bom ambiente ao seu amigo felino e mantê-lo sempre saudável, é imprescindível estar atento a todas essas responsabilidades.

Confira a seguir dicas para cuidar dos gatos, afinal, eles merecem todo o amor e carinho que você possa oferecer!

O que é necessário para cuidar de um gato?

Gato comendo da tigela

Como já citado anteriormente, ter um gato requer arcar com muitas responsabilidades que geram uma boa qualidade de vida ao seu amigo felino. Além da alimentação e higiene, os peludos também precisam de brinquedos de diversos tipos e um bom local para dormir e descansar. Confira algumas dicas sobre esses cuidados.

Ração e outros alimentos para gatos

Diferentemente dos cachorros, os gatos têm o costume de petiscar várias vezes durante o dia, logo não é necessário escolher determinados horários para fornecer a comida para eles. No entanto, deve-se também ter cuidado na quantidade de alimento que você deixa disponível para o seu felino, pois eles podem ficar acima do peso, algo não recomendado já que eles têm grande dificuldade em emagrecer.

Já sabendo do jeito adequado de alimentar seu gato, cabe agora escolher com que tipo de ração você irá fazer isso. Existem diversos tipos de ração: seca, úmida 100% natural, super premium e úmida funcional. Cada uma com sua especificidade que devem ser escolhidas baseadas no que você quer para o seu gato.

Consulte o veterinário para saber qual a ração ideal para o seu amigo felino, assim você garante que ele vai ter todos os nutrientes necessários para uma vida saudável.

Brinquedos e tigelas para gatos

Brinquedos são ótimas opções para entreter seu gato, principalmente quando ele fica sozinho em casa. As opções são muitas, incluindo brinquedos caseiros de fácil confecção, como varinhas e castelo de caixas de papelão. Além desses, ainda existem os tradicionais, como bolas de lã, ratos de brinquedo e torres. Só escolher e observar qual seu gato vai gostar mais.

Gatos tem uma curiosidade interessante, eles gostam mais de água corrente. Logo, ao escolher as tigelas para seu felino é bom pensar em pequenas fontes que mantenham a água em movimento, chamando mais atenção do seu amigo peludo.

Casinha ou cama para gatos

Gatos podem passar de 12 a 16 horas por dia dormindo. Devido a isso, é importante que eles tenham um local adequado e confortável para cochilarem, e as opções são diversas.

Para gatos que gostam de se esconder as camas iglus são ideais. Já para aqueles que gostam mais de se manter entretidos, as camas suspensas são ótimas. Além dessas existem os puffs, almofadões e casinhas de vários formatos. Tudo depende da preferência do seu felino.

Escovas e pentes para gatos

Por serem muito peludos, os gatos precisam se constantemente escovados. Para uma boa escovação é crucial escolher uma escova adequada ao tipo de pelo do seu felino. Em gatos com pelo médio e grande a rasqueadeira é a melhor opção, já para aqueles de pelo curto as de cerdas macias são as ideais.

Além dessas ainda existem a escova dupla-face, luvas de escovar, pentes de dentes largos e curtos entre outros, basta ir a um petshop e escolher!

Coleira de identificação

As coleiras de identificação são ótimas para embelezar o seu animal e também para colocar informações úteis caso ele se perca. Se o seu gato for daqueles que gosta de passear fora de casa, ela se torna ainda mais importante. Como esses felinos gostam de saltar, a coleira ideal é a com elástico, pois assim ela não irá se enroscar em objetos durante o salto.

Arranhador e caixa de areia para gatos

Se tem algo que os gatos gostam de fazer é arranhar para afiar suas unhas. Se você não quer que seu amigo destrua os móveis da sua casa, ter um arranhador é essencial. Esse arranhador deve ter o tamanho do gato esticado, ser firme, áspero e resistente. Além de ajudar com suas unhas ele também vai divertir seu gato.

A caixa de areia é um dos itens mais importantes para o seu gato. O ideal é ter uma caixa a mais do que a quantidade de gatos na casa. São inúmeros os tipos de areia para gatos, algumas delas são a areia sílica, granulada e de madeira, mas ainda existem outras. A ideal é aquela que o seu gato preferir, pois eles têm muitas exigências.

Dicas para cuidar da nutrição e das necessidades do gato

Gato tomando água da torneira

Gatos são animais exigentes. Sua personalidade faz com que ele tenha gostos específicos e prefira certa alimentação, cama e areia. Mas, além do gosto específico, é importante que eles tenham acesso a uma boa alimentação e limpeza para que fiquem saudáveis e felizes, e possam permanecer com seus donos por muito tempo. Descubra mais a seguir!

Forneça alimentação certa para gato filhote e adulto

As fases do gato impactam diretamente na sua alimentação. Para alimentar seu filhote é importante fornecer rações específicas para eles até completarem 1 ano de vida. São várias as opções no mercado com preços diversos, basta escolher a adequada para seu filhote.

Já para os gatos adultos as opções são ainda mais diversas, e cabe ao dono observar qual o gato vai gostar e se adaptar melhor. Tome cuidado se o seu gato for castrado ou precisar de uma ração mais light, existem rações específicas para esses casos.

Forneça água limpa regularmente

Como já mencionado anteriormente, gatos gostam de água em movimento, por isso é muito comum eles gostarem de beber água da torneira, por exemplo. Com um bebedouro em forma de fonte, você consegue saciar essa vontade do gato por água corrente, basta mantê-la limpa e fresca.

Troque regularmente a areia da caixa

A limpeza superficial dos gatos, que é a retirada do cocô e do xixi da caixa, deve ser feita no mínimo duas vezes por dia. No entanto, além dessa limpeza, também deve ser feita uma mais completa, na qual toda areia seja retirada e substituída por uma nova. Isso deve ser realizado pelo menos uma vez por semana.

Caso uma caixa esteja sendo mais usada que a outra, a limpeza completa deverá ser feita com mais frequência, portanto, fique atento!

Preste atenção sempre nas fezes do gato

Pode parecer algo um tanto quanto nojento, mas checar as fezes do gato é de extrema importância, pois elas dizem muito sobre a saúde do seu animal. A cor, consistência e forma devem ser avaliadas, pois indicam muitas coisas.

Caso note qualquer coisa diferente ou estranha, consulte o veterinário para saber como proceder com os cuidados do seu felino.

Dicas para cuidar da higiene e da saúde do gato

Gato tomando banho

Um ambiente limpo ocasiona um animal saudável e com uma vida duradoura. Com esses pequenos felinos não seria diferente, não é mesmo? Além de manter uma boa higiene, os gatos também devem visitar o veterinário com uma certa frequência. Descubra abaixo alguns cuidados essenciais que você deve ter com seu amigo felino.

Conte sempre com um veterinário para cuidar do gato

Assim como os seres humanos, os animais precisam sempre manter um acompanhamento médico adequado. Seu pequeno felino deve poder contar sempre com um veterinário caso você perceba algo diferente em seu comportamento ou suas fezes. Dessa forma, sua saúde poderá ser bem avaliada e os cuidados certos poderão ser tomados.

Mantenha vacinas e vermífugos em dia

Outra coisa importante é manter a vacinas em dia. Já nos primeiros meses de vida, o filhote passará por duas doses da Vacina Quádrupla (V4) ou Quíntupla (V5) e por uma dose da vacina contra a raiva. Lembre-se que essas vacinas devem ser reforçadas anualmente! Então, não adicione aquele lembrete no seu calendário para não esquecer.

Dependendo o local onde mora e da situação do animal, vacinas adicionais podem ser necessárias, pergunte ao veterinário se o seu gato precisará de alguma dose extra! Além disso, é essencial manter também o vermífugo em dia, para proteger o seu felino de doenças que podem ser causadas por vermes.

Faça a castração no momento certo

Um outro cuidado muito necessário a se ter com um gato é a castração. Nos machos elas auxiliam na diminuição de xixi, principalmente aqueles que são feitos no local errado devida a marcação de território. Também os deixam mais tranquilos, evitando saídas para buscar fêmeas que podem ocasionar em brigas com outros gatos.

Nas fêmeas, a castração previne gravidezes indesejadas e passeios em busca de machos, que também podem ocasionar em brigas e algumas doenças. A castração pode ser feita, tanto nas fêmeas quanto nos machos, depois dos 3 meses de vida com total segurança.

Dê banho no gato quando necessário

Banho é uma questão controversa quando se trata dos gatos. De fato, esses felinos tem uma ótima higiene pessoal, pois sua língua possui inúmeros filamentos muito finos que servem como uma escova.

Entretanto, quando os gatos passeiam nas ruas, eles podem se sujar com coisas que não conseguem tirar com a língua, nesse caso o banho se torna necessário. Nesses casos, a água deve ser morna e se o gato não estiver acostumado desde filhote, ele deve ser inserido lentamente para evitar grandes sustos.

Para gatos que permanecem apenas dentro da residência, apenas um banho por mês durante a primavera e o verão é o suficiente. Evite dar banhos quando estiver frio, já que alguns problemas de saúde podem surgir em decorrência disso.

Cuide das unhas e dos pelos

O cuidado com as unhas e os pelos dos gatos é muito importante para manter o animal saudável. No caso dos pelos, é importante realizar a escovação com frequência para retirar a camada morta, evitando a formação das famosas bolas de pelo.

No caso das unhas, elas devem ser aparadas para não atrapalhar na mobilidade do peludo. No entanto, esse corte deve ser realizado com muito cuidado, pois há uma parte da unha que contêm vasos sanguíneos que não pode ser cortada. Além disso, não é recomendado realizar com tesoura comum e sim a especial.

Faça a higienização dos dentes do gato

A escovação dos dentes dos gatos também é muito importante para a saúde do animal. Dentes sujos e com restos de alimentos podem causar doenças proliferadas por bactérias, por isso sua limpeza é necessária.

Essa limpeza deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana. Ela deve ser realizada quando o gato estiver relaxado de maneira calma e paciente. O ideal são escovas pequenas e com cerdas macias, além de uma pasta dental adequada recomendada pelo veterinário.

Dicas para cuidar da adaptação do gato á residência

Gato cheirando uma planta

Os gatos são popularmente conhecidos por serem antissociais. Isso acontece, pois esses felinos são animais solitários e territorialistas, o que faz com que eles não sejam muito abertos a socialização. No entanto, existem várias formas de deixr o processo de adaptação mais fácil. Confira!

Faça brincadeiras e atividades físicas com o gato

Devido ao seu extinto de caça, os gatos precisam praticar exercícios regularmente. Uma boa maneira de fazer isso é brincar com ele. Ao brincar com o seu gato, principalmente com os ratinhos de brinquedo, ele se exercita, se diverte, socializa e consegue se adaptar ao novo ambiente.

Outras brincadeiras também são ótimas para isso, o mais importante e interagir de maneira saudável com o seu animalzinho.

Faça o adestramento correto do gato

Adestramento de gatos vai além de ensinar truques bonitos ao seu animalzinho. O adestramento faz com que os gatos tenham um melhor comportamento e relação com seus donos, além de estimular sua inteligência.

Para adestrar o seu pequeno felino, é importante compreender que muita paciência será necessária, pois o adestramento deles é mais difícil do que dos cachorros. Algumas raças possuem um temperamento mais complicado, o que dificulta no processo. No entanto, realizando isso preferencialmente na infância, com paciência e da maneira correta, o sucesso é garantido.

Coloque plantas pela casa

Gatos adoram exploras vasos de planta, portanto, inseri-las em sua casa é uma boa opção para anima-los. Entretanto, deve-se prestar atenção nos tipos de plantas que você colocará na sua casa, pois algumas podem ser tóxicas para os peludos.

Samambaias, pileas e suculentas são opções seguras para se ter em casa. Mas, se você está buscando algo mais florido e colorido, as orquídeas e girassóis são ótimas opções. Todas essas plantas não são tóxicas para cães e gatos e embelezam bastante a sua casa.

Dicas para cuidar da segurança do gato

Gato escondido embaixo da cama

Que os gatos precisam de muitos cuidados você já sabe. Mas, além dos cuidados citados anteriormente, eles também precisam de alguns processos de segurança tanto no início da vida como na fase adulta. Confira a seguir dicas sobre alguns procedimentos de segurança necessários para manter o seu gato em um ambiente seguro.

Mantenha o gato filhote sempre aquecido

Nas primeiras semanas de vida, o gatinho não consegue regular sua própria temperatura. Por causa disso, é de extrema importância que você o mantenha aquecido. Um dos primeiros passos para isso é cobrir o chão com papelão ou jornal para impedir que o frio passe, e depois colocar um cobertor bem quente e confortável.

Já nos dias mais frios, uma boa dica é esquentar água, colocar em uma bolsa térmica ou garrafa pet e encosta-la no gatinho. Nesse momento, tecidos de pelúcia também pode auxiliar no aquecimento do filhote. No entanto, fique atento para não esquentar demais o pequeno felino, pois isso pode acarretar em queimaduras ou outros problemas graves de saúde.

Providencie um lugar para o gato se esconder

Por estarem em constante alerta, os gatos adoram se esconder em lugares fechados e quentinhos, pois dessa forma eles se sentem mais seguros. Uma opção muito simples que é um sucesso entre esses felinos são as caixas de papelão. Eles adoram se esconder nelas, e é uma opção de baixo custo para alegrar seu animalzinho.

Caso queira uma opção mais sofisticada, existem também as casinhas iglus, que são quentinhas e escuras do jeito que o gato gosta.

Coloque telas nas janelas

Caso você more em um prédio e tenha um gato, a tela é um objeto de segurança essencial. Esses felinos adoram observar a vista da janela, vendo os carros passarem e a vida urbana se movimentando. Entretanto, ao fazer isso, eles acabam colocando a própria vida em risco, por isso a necessidade da tela.

O material e a dimensão das redes são detalhes que devem ser observados, pois a tela deve ser de boa qualidade para conseguir, de fato, prevenir acidentes.

Mantenha o ambiente silencioso

Gatos gostam de locais calmos, portanto, silêncio é algo muito valorizado por ele. Se você tem um gato, ou quer ter um, é importante pensar que ambientes barulhentos vão deixa-lo muito estressado, podendo até se tornarem agressivos. Evite sons muito altos, como música e muito falatório. Isso vai manter o seu animalzinho tranquilo e sociável.

Faça o transporte correto do gato no carro

Para transportar o seu gato de um local para outro, é importante ter uma caixa de transporte adequada. Afinal, seu gatinho não pode ficar solto pelo carro, pois isso é perigoso tanto para quem dirige quanto para o próprio animal. Não se pode esquecer que gatos são animais exploradores, portanto, dificilmente ficam parados.

Existem vários modelos distintos de caixas, cada uma voltada para uma determinada situação. As caixas tradicionais de plástico são ótimas para viagens longas, já as flexíveis, de tecido ou bolsas, são mais indicadas para quando você quer transportar o animal no colo.

Leve o gato para viajar da maneira certa

Uma viagem pode ser algo extremamente estressante para o seu gato, por isso, é imprescindível que algumas atitudes sejam tomadas. A caixa de transporte é necessária nesses momentos, e também é importante que o gato esteja familiarizado com ela. Além disso, levar objetos e brinquedos familiares ao gato é um bom plano para que ele se adapte mais facilmente ao novo ambiente.

Identificação e alimentação também são coisas que os donos devem prestar muita atenção. Durante a viagem, os gatos podem sentir falta de casa e tentar buscar o caminho de volta. Devido a isso a identificação é extremamente necessária, pois vai facilitar caso seu animal fuja. A alimentação também deve ser a favorita do animal, pois auxiliará no processo de adaptação. O mais importante é seu gato se sentir bem e seguro.

Agora você está pronto para cuidar do seu gato!

Gato preto e branco deitado

Higiene, alimentação e segurança são algumas das palavras-chave na hora de se atentar aos cuidados necessários que um gato exige. Essas bolinhas de pelo são ótimas companheiras, que não abandonam seus donos e que amam uma bagunça e um carinho. Ter um gatinho é uma grande responsabilidade, que exige do dono todo um cuidado e uma infraestrutura adequada.

Seguindo todas essas dicas, você terá um gato companheiro, sociável, amoroso e com uma excelente saúde. Com cuidados adequados, esse seu pequeno felino pode te acompanhar por até mais de 15 anos, enchendo o ambiente com alegria e carinho.

Agora você sabe tudo que engloba cuidar de um gato e está pronto para ter o seu e desfrutar da companhia desses animais muito temperamentais.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.