Frutas para calopsita: confira dicas de alimentação!

Frutas para calopsita: confira dicas de alimentação!

Como funciona a alimentação ideal para uma calopsita? Se você tem tal dúvida sobre a sua ave, leia este artigo e descubra!


Quais frutas para calopsita são saudáveis?

Calopsita comendo fruta

A alimentação da calopsita pode gerar controvérsias: qual é a melhor fonte de nutrientes? Muitos cuidadores optam por oferecem uma refeição composta majoritariamente por grãos, adicionando frutas que a ave gosta como petiscos.

A verdade é que não há um consenso a respeito da quantidade predominante de um grupo de alimentos que a calopsita deve consumir para manter-se bem nutrida e desenvolver-se de forma saudável. Essencial mesmo é que haja muita variedade!

Então, vamos responder suas dúvidas a respeito do que é ou não recomendado para oferecer uma alimentação saudável, completa e saborosa para uma calopsita. Assim, você e sua ave poderão escolher entre várias ótimas opções de frutas! Vamos lá?

Frutas básicas para calopsita comer

Calopsita comendo uva

As frutas são alternativas muito boas para incluir na dieta de uma calopsita, porque, além de serem ótimas fontes de vitaminas e de outros nutrientes, elas possuem um sabor muito agradável para o paladar da ave, que se alimentará com mais frequência. Assim, conheça as frutas básicas para alimentar sua calopsita:

Maçã

A maçã é uma fruta indicada para oferecer às calopsitas por ser rica em nutrientes como cálcio, fósforo e potássio. Também possui alto teor de fibras e um poderoso antioxidante chamado quercetina, capaz de ajudar a reduzir a morte celular causada pela inflamação de neurônios. A fruta também é benéfica à saúde do animal por possuir vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico.

Além disso, a fruta é bem aceita pelas calopsitas por possuir um sabor adocicado e agradável ao paladar delas. Por isso, a maçã é indicada para fazer parte da alimentação complementar a da ave, podendo ser oferecida em forma de petisco e sem sementes, pois, a longo prazo, pode ser extremamente tóxica para a calopsita.

Banana

A banana é uma fruta rica em potássio, vitamina A e vitamina D, nutrientes de extrema importância para preservar minerais importantes, como o cálcio e fósforo. Além disso, a fruta é responsável por fortalecer o sistema imunológico e evitar fadiga ou possíveis fraturas.

O sabor adocicado da banana faz com que ela se torne uma fruta de fácil aceitação pelas calopsitas. A fruta pode ser oferecida com ou sem casca, em forma de petisco, em média de 2 a 3 vezes por semana. Além disso, por ser uma fruta refrescante, é uma ótima opção para os dias mais quentes.

Melancia

A melancia é mais uma fruta positiva para ser inserida no cardápio da calopsita. A fruta é formada principalmente por água em grande parte da sua composição, tornando-se uma ótima opção para manter a ave hidratada. Ela também é rica em nutrientes e antioxidantes capazes de impedir danos causados pelos radicais livres.

Além disso, a melancia pode trazer para a calopsita benefícios para o coração e olhos, além de auxiliar no combate de inflamações da ave. Sendo assim, a fruta pode ser oferecida sem medo para a calopsita, desde que os excessos sejam evitados.

Pêssego

O pêssego é mais uma das frutas benéficas para a saúde da calopsita. A fruta é rica em fibras e antioxidantes. Ela também ajuda a reduzir inflamações e a proteger o organismo contra toxinas. Além disso, ela é muito nutritiva e proporciona vigor e saúde para a ave. O ideal é oferecer o pêssego fresco ao invés dos enlatados, além de dá-lo sem caroço, pois, pode ser tóxico para pássaros.

Uva

A uva pode ser um importante suprimento energético na alimentação da calopsita. Por isso, ela pode ser dada para calopsitas que passaram por situações de estresse ou que passaram por mudanças repentinas de temperatura. Além disso, a fruta é rica em água, ajudando a manter a calopsita hidratada.

Entretanto, apesar de a uva ser benéfica para a calopsita, alguns cuidados devem ser tomados. As sementes não devem ser oferecidas, pois, possuem substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde do seu pet, como irritações, além de causar acidentes como engasgos.

Pera

A pera está na lista de frutas inofensivas para dar a calopsitas. A fruta possui um sabor suave e adocicado muito satisfatório ao paladar da ave. Além disso, o alimento é rico em nutrientes e possui diversas propriedades importantes, além de possuir baixa caloria.

A pera pode ser oferecida no máximo 3 vezes por semana e sem sementes, evitando o excesso e sem substituir a alimentação principal, pois, a fruta deve ser oferecida apenas como petisco. Quando bem administrada, a fruta pode traz muitos benefícios à saúde do animal, por ter em sua composição vitamina A e C, e minerais como magnésio, potássio e cálcio.

Morango

O morango é outra fruta que pode ser dada tranquilamente para as calopsitas. Ela possui um sabor agradável ao paladar da ave, além de ajudar a prevenir doenças e de ser rica em nutrientes com diversas propriedades importantes. A fruta pode ser oferecida sem sementes, evitando o excesso. Apesar de benéfico para a calopsita, ele não deve substituir a alimentação principal.

Frutas tropicais para calopsita

Mesa de frutas

Manga

Se você está em dúvida se a sua calopsita pode comer manga, a resposta é: sim, elas podem comer. A manga é uma fruta muito nutritiva e pode ser uma opção de petisco saudável para o seu pet de estimação. Na fruta você poderá encontrar nutrientes como ferro, fósforo, ácido pantotênico, cálcio e selênio, componentes que contribuirão para que o seu pet tenha uma vida mais saudável e ativa.

Além de todos os benefícios, é uma fruta muito acessível e fácil de ser encontrada. Entretanto, as mangas são ricas em açúcar e deve-se evitar oferecer ao pássaro em excesso.

Mamão

As calopsitas podem sim, comer mamão, com moderação. O mamão é uma fruta rica em vitaminas A e C, além de ser uma das favoritas da ave. Como já dito anteriormente, dar a fruta à ave em excesso deve ser evitado, pois, o mamão além de ser rico em fibras, ainda contém uma substância que funciona como laxante natural, a papaína. Por isso, para evitar problemas de saúde como diarreia, dê a fruta sempre como alimento complementar em dias alternados.

Goiaba

As calopsitas podem sim, comer goiaba. A fruta está entre as mais apreciadas pela ave, além de possuir inúmeros benefícios para a saúde das calopsitas. É uma fruta rica em vitaminas C, o que auxilia no sistema imunológico da ave e também possui nutrientes como fósforo, ferro e cálcio, importantes para manter a saúde da ave. No entanto, assim como outras frutas, o excesso deve ser evitado e a fruta não deve ser a alimentação principal da ave.

Kiwi

O sabor adocicado do kiwi faz com que seja mais uma fruta queridinha da ave. Por isso, vale a pena tentar introduzir a fruta como alimento complementar na dieta das calopsitas. O kiwi auxilia no bom funcionamento do intestino, além de possuir baixo índice glicêmico. Porém, o excesso da fruta deve ser evitado, além de tudo, não deve ser a alimentação principal da ave.

Frutas não recomendadas para calopsita

Calopsita comendo planta

As calopsitas têm restrições muito sérias em relação a alguns tipos de frutas. Isso acontece, pois, algumas delas contêm substâncias inofensivas para nós, mas extremamente tóxicas para uma ave. Veja quais são elas:

Abacate

Jamais ofereça abacate à calopsita. Como a casca e a polpa geralmente causam insuficiência cardíaca e hepática, é melhor prevenir e não oferecer. Existem muitas outras frutas que fazem bem às aves, de modo que é melhor dar prioridade a elas.

Cereja

A cereja é uma fruta de sabor adocicado e agradável ao paladar da calopsita. No entanto, a cereja não é recomendada para calopsitas devido às suas sementes, que possuem uma substância chamada cianeto, altamente tóxica para a calopsita. Então, se você oferecer a fruta com segurança, retirando cuidadosamente a sementes, a fruta não fará mal a calopsita. Tenha em mente que há outras frutas consideradas mais seguras para introduzir na dieta da ave.

Ameixa

A ameixa aparenta ser uma fruta inofensiva, no entanto, é altamente tóxica para a calopsita. A semente da ameixa possui uma substância chamada cianeto, altamente tóxica e não é recomendada para aves de modo geral. Por isso, descarte oferecer ameixas a sua calopsita, pois, além de não trazer nenhum benefício, fará extremamente mal para sua ave.

Cuidados ao dar fruta para calopsita

Duas calopsitas comendo na mão

As frutas são muito saborosas e, com certeza, vão atrair muito a calopsita nos momentos da alimentação. Mas, inicialmente, elas devem ser servidas com cautela para que algo bom não passe a ser prejudicial ou capaz de comprometer seriamente a saúde do animal.

Ofereça quantidade correta

Não há, de fato, uma quantidade única recomendada para a alimentação da espécie calopsita. Tudo vai depender da quantidade de energia que a ave gasta. Sendo assim, o melhor mesmo é ir verificando nas primeiras semanas da ave o quanto ela come.

A sugestão é colocar duas colheres de sopa de mix de frutas no comedouro da calopsita e observar o tempo e a quantidade que ela consumirá da porção servida. Observando isso, ao longo de alguns dias, provavelmente já será possível estimar a quantidade de alimento ideal para a calopsita.

Saiba como oferecer frutas para calopsita

A maneira mais indicada é retirar todas as sementes de qualquer fruta (até das recomendadas) e cortar as frutas em cubos pequenos que sejam fáceis para a calopsita pegar com seu bico. Assim, você poderá oferecer uma porção mais controlada de frutas.

Outro detalhe a ser considerado é a fermentação das frutas. Isso pode ocorrer caso a fruta fique muito tempo exposta e em temperaturas elevadas. As consequências da fermentação são a perda de nutrientes e a alteração em sua composição que pode gerar uma má digestão na calopsita. Ademais, sempre ofereça frutas secas, e não deixe que elas fiquem por mais de duas horas no comedouro.

Evite oferecer as sementes das frutas

Todas as sementes das frutas devem ser evitadas no momento de oferecer o alimento para a calopsita. Isso, porque algumas sementes são ricas em cianeto, uma substância que é tóxica para a ave e, se for consumida em abundantemente, ao longo do tempo, isso pode levá-la a complicações de saúde.

Dê frutas frescas e bem lavadas

Assim como acontece com o nosso organismo, a calopsita se sentirá melhor recebendo uma alimentação natural e variada. Procure oferecer frutas, verduras e legumes frescos cultivados de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos ou qualquer conservante.

Ademais, é muito importe garantir que todos os alimentos oferecidos para a calopsita sejam devidamente higienizados, evitando qualquer tipo de contaminação. Na natureza, a calopsita consome alimentos diretamente da fonte, ou seja, que não passam por qualquer processo de industrialização ou transporte.

Higienizar o alimento vai garantir a eliminação da maior parte possível dos resíduos de insumos químicos usados no cultivo dos alimentos, além de evitar a contaminação da ave por qualquer bactéria ou outro micro-organismo que possa ter se alojado durante a manipulação do alimento.

Um cardápio de frutas variado para a calopsita!

calopsita recebendo alimento

Essa ave exótica possui inúmeros alimentos à sua disposição, e precisa ingerir nutrientes essenciais presentes em todas as frutas e outros insumos recomendados até aqui. Ainda assim, lembre-se que existem alimentos que devem ser oferecidos em condições específicas, e alguns que são extremamente perigosos e que devem ser evitados a qualquer custo.

Seguindo todas as dicas deste artigo, você terá muitas opções de alimentação à base de frutas saudável, balanceada e saborosa para oferecer a esta ave exótica que tem uma energia contagiante. Com isso, você terá tudo para criar calopsita cheia de saúde para ser sua companheira por um longo tempo!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.