Meu cachorro comeu osso de galinha! E agora, o que fazer?

Meu cachorro comeu osso de galinha! E agora, o que fazer?

Você já deu osso de galinha para seu cachorro? Descubra tudo que você precisa saber sobre a ingestão de osso de galinha pelo seu cachorro.


Cachorro pode comer osso de galinha?

Cachorro olhando frangos em prato segurado por mulher

Ter um cão é uma das coisas mais agradáveis de nossa vida. O cão é um companheiro para todas as horas e um excelente remédio para combater o estresse da correria cotidiana. Por isso é importante cuidar bem da alimentação do seu cão, para que sua saúde esteja sempre em dia.

Um dos alimentos mais polêmicos para o cão é o osso de galinha. Alguns dizem que faz bem para a saúde do animal e que ajuda a manter uma boa dentição. Outras dizem que é muito perigoso a ingestão desse alimento.

A verdade é que o alimento possui diversas contraindicações, e deve ser oferecido com muitos cuidados para que evitar riscos à saúde de seu pet. Descubra aqui as verdadeiras informações sobre o osso de galinha e o que a ingestão desse alimento pode causar em seu cão. Boa leitura!

Riscos de o cachorro comer osso de galinha

Cachorro olhando frango inteiro em cima da mesa

Saiba o que acontece se seu cão ingerir osso de galinha. A ingestão desse alimento feita de forma inadequada pode trazer sérias complicações à sua saúde. Veja abaixo quais são os males que o osso de galinha pode causar em seu pet.

O cachorro pode acabar se machucando

O osso de galinha costuma ter partes pontiagudas e afiadas, principalmente quando são quebrados. Isso pode acarretar um perigo muito grande para seu cão, podendo não só machucar a boca no ato da mordida, mas causar grandes problemas à saude do animal.

Evite ao máximo dar esse tipo de alimento ao seu cão e aproveite, no caso de uma reunião de família, alertar a todos para não darem ao seu cão restos de ossos de galinha.

O osso de galinha pode conter temperos

Ao dar restos de comida aos cães, é possível que o alimento ainda tenha resquícios de tempeiros com substâncias que podem fazer mal ao seu amigo. Isso não é diferente de quando oferecemos osso de galinha aos cães.

Temperos como sal, ou condimentos preparados para carne de galinha, também são exemplos de coisas que aparentemente não fazem mal aos cães mas que sim representam algum perigo. Geralmente, esses temperos contêm uma alta quantidade de sódio, que pode fazer o cãozinho desenvolver pressão alta e outros tipos de doenças.

A medula óssea da galinha tem muita gordura

Sim, a medula contem muita gordura, sendo nutricionalmente prejudicial para o cachorro. Além disso, o excesso de gordura pode causar problemas no trato digestivo do animal e sobrepeso. Existe uma forma mais segura de extrair os nutrientes da medula para ser consumida, que não envolve o cachorro comer o osso.

Esse preparo consiste na fervura dos ossos em água com um pouco de vinagre, o que ajuda a liberar a medula óssea. Esse processo resulta em um caldo bastante nutritivo e bem menos gorduroso.

Cuidados necessários ao oferecer osso para o cachorro

Cachorro olhando frangos em cima da mesa

Aqui você vai saber os motivos de não oferecer ao seu cão qualquer tipo de osso. Saiba quando os filhotes poderão comer alimentos mais duros e descubra quais cuidados deve tomar quando seu cão estive ingerindo osso.

Não ofereça ossos para cachorro filhote

Os filhotes só podem começar a comer ossos após os quatro meses de idade. Não é aconselhável que o cãozinho use sua dentição ainda incompleta para mastigar alimentos duros. O ideal é que ele coma apenas alimentos macios para não prejudicar os dentes de leite.

Os ossinhos macios sem sabor e sem cheiro, biscoitos e petiscos só devem ser ministrados ao filhote após os três meses de idade.

Separe ossos sem partes pontiagudas

Ao oferecer ossos de galinha para o seu cachorro, se certifique de que o osso não possui partes pontiagudas ou cortantes. O cachorro que come ossos cozidos está sujeito ao risco de acabar se machucando de diversas formas, como já mencionamos.

Além disso, não ofereça ossos pequenos demais ou grandes demais. Ambos podem trazer riscos desnecessários à saúde do animal, que pode acabar se engasgando.

Fique de olho enquanto o cão está com o osso

Ossos são alimentos nutritivos e fazem bem à saúde do cão, principalmente no fortalecimento dos dentes e limpeza das gengivas, se administrado de forma correta. Quando der ossos ao seu cão permaneça próximo a ele para evitar que ele quebre o osso transformando em pedaços menores.

Deixe que ele morda, exercitando a mandíbula e os dentes, antes de começar a estilhaçar em pedaços pontiagudos e/ou menores. Assim que o osso começar a se quebrar, interrompa a mastigação e retire os pedaços menores da boca do seu cão de forma tranquila e sem afobamento.

Não deixe o cachorro com o osso por muito tempo

Em alguns casos ossos de galinha são dados aos cães com pedaços de carne ainda grudados. Geralmente, quando a carne acaba, o osso é abandonado pelo animal. Fique atento quando isso acontecer, assim que ele terminar de comer recolha o osso e descarte em lugar seguro. O osso abandonado vai adquirir fungos e bactérias, isso pode ser perigoso, caso o cão volte a procurá-lo.

Meu cachorro passou mal com osso de galinha! E agora?

Cachorro com cocha de frango inteira na boca

Aprenda a identificar os sintomas de malefício causado pela ingestão de osso de galinha e os procedimentos corretos para evitar o agravamento da situação. Saiba fazer os primeiros procedimentos para desengasgar e diminuir os perigos após a ingestão de osso pontiagudo.

Não induza o seu cão a expelir

Se o seu cão ingeriu osso de galinha não entre em pânico e nem induza o seu cão a expelir. Evite abrir a boca de seu cão à força enquanto ele ainda estiver com o osso na boca, isso pode machucá-lo.

Isso aumenta o risco de alguma lesão no aparelho digestivo, pois força o osso a voltar pelo mesmo caminho que ele já percorreu de uma forma mais abrupta que o natural.

Ofereça um alimento volumoso

Uma forma de você aumentar as chances de seu cão não se ferir com a ingestão de ossos de galinha é dar alimentos que possam formar uma proteção na ponta dos ossos evitando que eles possam ferir o intestino do seu amigo canino.

Pães de alta fibra, abóbora e arroz integral são alimentos que combinados formam o volume essencial para forrar o estômago do animal. É recomendado um preparo de ½ xícara de cada um desses alimentos para um animal pesando de 2,5 a 9,5 kg.

Leve ao veterinário!

Se seu cão começar a passar mal após comer osso de galinha é importante que você consulte um veterinário o mais rápido possível. Não entre em pânico, siga corretamente as orientações que o veterinário te passar e, caso o cão esteja debilitado, com intervalos de mal-estar muito próximos, solicite o atendimento emergencial.

Observe também as fezes após o cachorro comer osso de galinha

É muito importante que você observe seu cão por um período de 72 horas após ele ter ingerido osso de galinha. Observe suas fezes para ter certeza de que os ossos saíram e se não possuem sangue. Fique atento ao comportamento de seu cão, pois apatia, falta de apetite entre outros sintomas que já vimos, podem estar sendo causadas pela ingestão dos ossos de galinha.

Caso passe as 72 horas e você não conseguiu identificar nada nas fezes de seu cão, leve-o ao veterinário para garantir que o osso não ficou presos no intestino, esôfago ou garganta do animal.

Alternativas ao osso de galinha para seu cachorro

Cachorro com pedaço de osso na boca

É importante saber qual o alimento que pode ser dado ao seu cão para substituir o osso de galinha. Veja quais os tipos de ossos podem ser dados as seu cão e como eles devem ser preparados, além do cuidado com sua saúde.

Petiscos prontos

Petiscos são uma boa pedida para substituir a ingestão e mordida em osso. Estes alimentos podem ser ministrados adequadamente de acordo com a idade do seu cão. Escolha o petisco certo, para que não haja prejuízo à saúde do animal. Outro ponto importante é não abusar dos petiscos, pois os petiscos industrializados são ricos em gordura e açúcar.

Como são alimentos calóricos, evite dar com muita frequência, isso evita que seu cão fique com sobrepeso, principalmente aos mais idosos.

Osso de couro para cachorro

Esse tipo de osso é encontrado em qualquer pet shop. São feitos de couro bovino e não representam nenhum perigo para o seu cão.

Ao contrário, eles são benéficos e recomendados para cães estressados e que podem estar sofrendo com ansiedade. Os preços variam de acordo com a marca e o tipo de osso, mas podem ser encontrados a partir de R$9,00.

Osso de boi

O osso de boi é saboroso e oferece uma boa quantidade de cartilagem e, até mesmo, restos de carne, o que beneficia a limpeza bucal do seu cão. O modo adequado de oferecer osso de boi ao seu cão é após as refeições. Dessa forma, com menos fome, você induz a seu cão morder o osso de forma mais moderada evitando a destruição do mesmo.

Evite dar ossos pequenos ao seu cão, para evitar que ele possa ingeri-lo inteiro. Um modo natural de medir o tamanho do osso a ser dado ao seu cão é dar a ele um osso que seja do comprimento do seu focinho.

Evite dar ossos de galinha para seu cachorro

Cachorro tentando alcançar prato com pedaço de frango em cima da mesa

Aqui você pôde conferir que osso de galinha é um alimento muito perigoso para seu cão. Seja pequeno ou grande, o osso de galinha pode causar muitos malefícios ao seu cão como ferimentos na boca e sistema digestivo interno. Devido à densidade desse osso, estruturas pontiagudas são formadas durante a ingestão desse alimento.

O maior perigo são ferimentos em várias partes o sistema digestivo, desde a boca até o intestino. Evite dar osso de galinha ao seu cão, mas caso aconteça, siga todas as orientações que você aprendeu lendo esse artigo, lembrando sempre de observá-lo atentamente para identificar qualquer um dos sintomas que foram informados, consultando sempre orientações médicas.

Mesmo se tudo ficar bem após o ocorrido, é sempre aconselhável levá-lo a um consultório veterinário, para que você tenha certeza de que está tudo bem com seu pet.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.