Como fazer meu cachorro parar de latir? Sozinho, com visita e mais!

Como fazer meu cachorro parar de latir? Sozinho, com visita e mais!

O seu cãozinho tem incomodado a vizinhança com seus latidos? Confira alguns dos motivos que podem levar ele a agir dessa maneira e como resolvê-los!


Descubra como fazer cachorro parar de latir de uma vez por todas

Bulldog francês latindo

Que os cachorros latem por natureza todos nós sabemos. Em vários momentos eles usam o latido como forma de comunicação e expressão de seus desejos, mas existem momentos onde esse barulho pode passar a incomodar.

Você provavelmente já passou por alguma situação em que escutou um cachorro latindo durante um longo período de tempo. Ou até mesmo chegou em casa do trabalho e recebeu alguma reclamação de um vizinho porque escutou o seu pet latir durante horas, não é mesmo?

Fazer o cachorro parar de latir em momentos indesejados pode parecer uma tarefa difícil, porém com as técnicas certas e consistência você pode chegar ao resultado desejado. Selecionamos alguns dos principais motivos que fazem o seu cachorro latir, com soluções para cada um deles.

Por que o meu cachorro não para de latir?

Cachorro deitado olhando para a camera

Diversos estímulos podem estar por trás dos latidos de seu amigo. Apesar de comuns, são inconvenientes os latidos que assustam visitas ou tomam conta do ambiente após um simples toque da campainha.

Ele pode estar entediado

Se você costuma sair para trabalhar e deixa o seu pet sozinho em casa, ele pode acabar latindo puramente por tédio. Nenhuma atividade para fazer, ninguém para brincar ou dar atenção leva o seu amigo a tomar tal atitude. Afinal, eles, assim como nós, não são fãs de ficarem sozinhos.

Mas saiba que mesmo você estando em casa, o pet pode latir por esse mesmo motivo. Ele pode estar pedindo por atenção, pois já está entediado. É o famoso pedido por carinho.

Problemas de saúde

Ao sentir dor, reclamamos e pedimos ajuda, e os cães agem assim também. Como os cachorros não são capazes de falar, é através de latidos que expressam o que estão sentindo.

O som pode ser emitido no momento exato que algum acidente acontece, visível ou não, e nestes casos o latido costuma ser bem alto. Se for uma dor constante, por problemas ósseos ou musculares desenvolvidos ao longo dos anos, por exemplo, o cachorro latirá continuamente. Os cães demonstram que estão sofrendo através de latidos mais baixos e compridos, diferente de latidos de felicidade.

Por que o cachorro late quando toca a campainha?

Uma das principais preocupações de quem possui um pet é como fazer o cachorro parar de latir quando a campainha toca. Principalmente quando se mora em apartamento, onde os vizinhos escutam o latido com mais facilidade.

Os motivos normalmente são dois. O primeiro é o som, pois a audição deles é mais sensível que a nossa. Dificilmente você encontrará uma campainha ou interfone que não possua um som estridente e que deixa o seu companheiro irritado quando muito alta.

O segundo motivo é a ansiedade, os cães são excelentes em perceber padrões. Eles já sabem que a campainha é o anúncio de alguém que vai chegar e latem para a porta na expectativa de encontrar a pessoa.

Por que o cachorro late quando chega visita?

Mesmo que natural, o comportamento de latir para visitas pode assustar aqueles que não tem muita familiaridade com animais, por isso é importante identificar o motivo do latido.

Existem casos em que o seu amigo vai latir por animação, você certamente observa isso pelo seu rabo abanando. Ele quer conhecer a pessoa, brincar com ela e ganhar um carinho. Porém, em outros momentos o seu cão, por algum motivo, pode não gostar da visita e se sentir ameaçado. Ele latirá para ela como forma de demonstrar o seu medo ou de proteger o seu espaço.

Por que o cachorro late para outros cães?

Por fazer parte de um comportamento ligado à comunicação, o latido, quando voltado para outros cães, pode significar que o seu amigo quer se aproximar ou manter distância. É necessário ficar atento aos sinais para identificar a situação e saber como agir.

Cachorros mais animados vão te puxar ou sair correndo em direção ao novo amigo, prontos para brincar e deixando que os latidos expressem essa felicidade. Outros animais podem não gostar do outro cachorro, por motivos de proteger o território e o seu dono. Nesses casos, ele irá latir como um sinal de alerta ou para expressar o medo que está sentindo.

Por que o cachorro late quando fica sozinho?

Dentre a reclamação mais comum de latidos por vizinhos, a gerada quando o cachorro está sozinho é a campeã. Podendo durar horas conforme a ausência do tutor.

Isso ocorre, como já falamos anteriormente, pelo tédio que o animal sente em não ter atividades e pessoas disponíveis ou pela solidão que ele sente ao se separar daqueles que ama.

Os cães, diferente de nós, não são bons em perceber o futuro, eles podem não perceber que logo estaremos de volta. A forma que demonstram esse sentimento de abandono acaba sendo por latidos altos e constantes.

Por que o cachorro late para barulhos altos?

Sons como fogos de artifício, barulho de carros, motos e relâmpagos podem assustar o seu cão. Da mesma forma que o som da campainha pode irritar a sua audição aguçada, esses barulhos também podem. Sua defesa natural será latir, principalmente por medo.

Observe o seu amigo latindo para fogos de artifício, se ele intercalar os latidos com choros isso é sinal de angústia, ele está com medo, ansioso e irritado ao mesmo tempo. Em outros momentos ele pode latir por susto, como ao escutar um relâmpago. Até nós nos assustamos, e eles tendem a expressar isso através de latidos.

Como fazer meu cachorro parar de latir quando fica sozinho

Cachorro olhando para o dono saindo com mala

Vamos começar resolvendo o seu problema principal, controlar os latidos enquanto você está fora de casa. Acabando de uma vez com as reclamações dos vizinhos e deixando o seu pet o mais à vontade possível com a situação.

Faça grandes passeios com ele

Você já percebeu que ao sair com o seu cachorro, dependendo da distância que vocês percorreram, ele tende a ficar mais cansado? É normal, um grande passeio fará com que o seu pet gaste energia e precise descansar ao chegar em casa. Logo, tente passear com ele antes de você sair, assim ele estará preparado para dormir enquanto você não volta.

Aproveite esses momentos também para brincar com o seu amigo ao ar livre, deixando ele cheirar tudo o que quiser e aproveitando o tempo ao seu lado.

Quando for sair, saia naturalmente!

Não faça muitas cerimônias, ficar horas se despedindo do animal pode deixá-lo ansioso. Aja de forma que ele não perceba o que está acontecendo! Essa técnica pode funcionar bem quando o cão já está dormindo, não o acorde, simplesmente saia e deixe-o descansando.

Deixe brinquedos com o seu cachorro

Brinquedos mais rígidos e que demandam mais tempo para serem aproveitados são as melhores opções. Por exemplo, se você der um bichinho de pelúcia ao seu companheiro na tentativa de distraí-lo, provavelmente ele irá destruir o brinquedo em pouco tempo, não?

Separe brinquedos que ele possa utilizar sozinho, uma boa opção são bolas e ossos que contêm petiscos dentro. Para acessar o alimento ele vai necessitar de tempo e energia, ficando entretido por um longo período e evitando que o tédio retorne.

Deixe algum objeto que tenha o seu cheiro

Lembre-se que o latido pode estar relacionado à solidão. Por isso, deixe com ele algum objeto que possua o seu cheiro, como uma camiseta, ou libere o acesso dele para a sua cama. Esse gesto fará com que o animal se sinta seguro e se acalme ao lembrar de você.

Como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita

Cachorro se agachando e latindo

Fazer com que o seu cachorro pare de latir para as visitas pode demandar tempo, não será do dia para noite que esse comportamento vai mudar. Com algumas estratégias corretas, que dependem de você e da visita para funcionar, os latidos vão se tornar incomuns.

Não deixe o seu cão agredir a visita!

Se o seu companheiro canino tem um comportamento protetivo com o ambiente, você e as demais pessoas que convivem na casa, ele pode, ao não conhecer a visita, interpretar a situação como uma ameaça e reagir de forma agressiva.

Se for prendê-lo ou o deixar em um quarto com a porta fechada, para evitar que ele assuste a pessoa com seus latidos e rosnados, lembre-se de mantê-lo em um local com boas condições. Deixe água, comida e brinquedos para que ele se distraia durante esse período.

Acalme o cachorro e convide a visita a entrar

Ao saber que uma visita irá chegar, se prepare para não ter que pensar na hora em como fazer o cachorro parar de latir. O mantenha em um ambiente calmo para não gerar ansiedade no animal antes da campainha tocar.

Uma excelente maneira de realizar essa técnica é através de recompensas como carinho ou petiscos. Quando a visita chegar, observe seu cão e quando ele parar de latir dê a ele a recompensa, abra a porta devagar e se ele voltar a latir repita o processo. Com o tempo ele irá entender que a visita só entra quando ele não está latindo.

Depois, solte o cachorro e ignorem o seu latido

Depois que a visita já entrou, solte o seu cão e deixe que ele conheça a pessoa, se familiarizando com ela. Caso os latidos permaneçam, ignore o seu amigo, e recompense-o novamente com chamegos somente quando ele estiver em silêncio.

Como fazer o meu cachorro parar de latir quando toca a campainha?

Cachorro na cama latindo

Quando alguém toca a campainha, ou o interfone, de nossa casa o som vem seguido de outro barulho, os latidos do cachorro. Essa situação, que também pode acabar em reclamação por parte dos vizinhos, pode ser evitada com algumas técnicas que vão fazer o seu cão se manter calmo.

Espere alguém chegar ou peça para um amigo tocar a campainha

Se o seu cachorro está sozinho e a campainha toca, os latidos irão ficar mais altos e incisivos, gerando mais desconfortos. Uma boa ideia é deixar um aviso na porta quando não tem ninguém em casa para que a campainha não seja tocada.

No caso de visitas já esperadas, peça para que a pessoa te avise pelo celular quando estiver na porta, evitando o som da campainha e os latidos que com certeza viriam em seguida.

Ignore o latido do seu cachorro

Novamente, ignorar os latidos pode surtir efeito nessa situação. Quando a campainha for tocada, deixe que ele lata enquanto você finge que ele não está ali. Não olhe para ele e não realize nenhuma ação que ele possa entender como direcionada a ele.

Ao ter esse comportamento, o seu cão perceberá que latir não garante que ele receba atenção ou que a campainha pare de tocar. Assim, com o tempo você vai notar a diminuição desse comportamento e a campainha não será mais sua inimiga.

Apresente um novo estímulo para o cachorro além da campainha

Uma boa ideia pode ser apresentar um estímulo diferente para que o cão se distraia. Faça o uso de brinquedos, petiscos, e outros artifícios para que o cão esqueça a campainha e foque nesse novo estímulo.

Você pode pedir para que outra pessoa faça isso enquanto você atende a porta, de preferência em um ambiente separado, onde o som da campainha não chegue, ou que seja bem baixo.

Como fazer o meu cachorro parar de latir quando vê outro cão?

Cachorro latindo para outro e ele assustado

É comum ao sairmos para dar uma volta com nosso companheiro que situações como essa ocorram. Elas podem ser desconfortáveis e podem ser evitadas, garantindo um passeio tranquilo. Veja a seguir algumas técnicas que separamos para você.

Afaste-se até que ele pare de latir

Como fazer o cachorro parar de latir ao ver outro cão, é uma pergunta difícil de ser respondida. Caso esse comportamento ocorra com todos os cachorros, o seu amigo precisa de socialização, ele não sabe como viver com outros cães.

Quando ele late somente para alguns, isso representa que por algum motivo ele não gosta ou sente medo do outro. Existem casos também em que ao sentir o cheiro de uma cadela no cio seu amigo lata descontroladamente.

Em ambas as situações o melhor caminho é se afastar até que o seu pet se acalme e volte a passear normalmente.

Recompense o seu cão quando ele parar de latir

Já citamos a técnica da recompensa aqui, mas para ele funcionar, deve ser utilizada para reforçar comportamentos positivos. De nada vai adiantar dar um petisco ao seu amigo para que ele pare de latir enquanto ele está latindo, ele irá associar o latido ao petisco.

A recompensa deve ser garantida quando ele parar de latir, reforçando que ele é presenteado quando está em silêncio.

Acostume ele com a presença de outros cachorros desde cedo

Permitir que o seu cão socialize desde filhote é muito importante para que ao encontrar outros cachorros ele saiba agir sem precisar latir, evitando que ele cresça com medo de outros animais.

Caso você não tenha tempo disponível para realizar essa tarefa, você pode contratar um passeador de cachorros, que irá passear com alguns cachorros em simultâneo. Ou então leve o seu amigo a uma creche para cães, lá ele poderá brincar e socializar livremente sob a tutela de um monitor treinado.

Aproxime-o gradualmente do outro animal

Evite aproximações rápidas e sem coleira, permita que o seu pet conheça gradualmente o novo amigo. Mantendo distância e observando o seu comportamento fica fácil perceber se ele está confortável.

Lembre-se também de observar a reação do outro cachorro, por mais que o seu amigo queira somente brincar, o outro pode acabar não gostando, fazendo com que a situação termine em latidos.

Como fazer o meu cachorro parar de latir para barulhos?

Beagle latindo

Sons incomuns podem fazer nosso amigo latir, e evitar esse comportamento é importante também para a saúde dele. O nível de estresse que o seu cão pode chegar ao escutar barulhos como os de fogos de artifício é alto, e pode o levar a desenvolver problemas mais sérios. Descubra a seguir o que fazer nessas situações.

Faça ele se sentir seguro

Como já vimos, o seu cão pode estar latindo por medo. Nesses momentos tente acalmá-lo. Primeiro tente ao máximo diminuir o som, leve-o para um ambiente onde portas e janelas estejam fechadas. Depois, faça carinho nele, você pode inclusive botar alguma música relaxante e caso os latidos não parem abrace o seu amigo.

Os cachorros possuem pontos em seu corpo que pressionados o relaxam e aumentam a sensação de segurança. Um bom abraço pode resolver o problema de seu cachorro com fogos de artifício.

Nesse caso, não o ignore

Em outros casos falamos da importância de ignorar o seu companheiro enquanto ele late, em casos de barulhos que o deixam angustiado não o ignore, isso poderá deixar ele mais irritado ainda, faça de tudo para que ele volte a se acalmar.

O famoso truque do pano

Uma técnica que pode surtir efeito, principalmente quando o barulho de fogos de artifício está muito alto, é amarrar um pano em seu pet. Também conhecido como Tellington Touch, o truque consiste em passar um pedaço de tecido pelo peito, dorso e abdômen do animal e amarrar as pontas nas costas para fixar.

O pano pressiona regiões que ativam o seu sistema nervoso e estimula a circulação sanguínea, deixando-o com sensação de segurança e o acalmando. Preste atenção para amarrar o tecido da forma correta e sem adicionar uma pressão excessiva para garantir que não vai machucar o seu pet.

Pontos importantes para fazer o cachorro parar de latir

Cachorro sendo recompensado com um biscoito

Além dos casos específicos citados, existem ações que podem fazer diferença em qualquer situação. Evitando latidos em momentos desadequados, ou que os incômodos voltem a atrapalhar os vizinhos. Esteja atento também ao seu comportamento diante dessas situações.

Não repreenda o seu cãozinho

Não grite com ele. O seu pet não entende você, por mais que os nossos companheiros sejam muito inteligentes, eles não conseguem entender o significado das palavras que falamos. Porém, eles entendem a entonação e ao gritarmos com eles a percepção deles será que também estamos latindo, ou de alguma forma brincando com eles.

Muito menos repreenda o seu cão com agressões, queremos que ele aja por entender que bons comportamentos nos deixam felizes com eles, e não por ter medo. Uma fala em tom normal, mas incisiva, será recebida por seu pet com mais respeito e atenção.

Tenha muita paciência e seja persistente

Somente a paciência e a persistência poderão garantir que o seu cachorro pare de latir. Todos temos dias estressantes, ou aqueles em que não estamos bem e um latido pode nos tirar do sério. Porém, é importante sermos pacientes até nessas situações.

A persistência fará com que ele aos poucos saiba qual é a atitude que esperamos dele, um dia após o outros os latidos vão diminuindo.

Recompense sempre que ele acertar

Não se esqueça de recompensar o seu pet sempre que ele tiver um bom comportamento. Isso reforçará para ele quais são as ações consideradas corretas por você e que fazem ele ganhar um bom carinho ou um delicioso petisco.

Lembre-se de repetir várias vezes o processo

Nem todas as vezes os resultados serão animadores, repetir o processo de forma contínua demandará energia sua e das outras pessoas envolvidas. Porém, pense a longo prazo. A tarefa não será fácil, mas após aprendida e reforçada você estará livre de uns principais problemas ao se ter um cãozinho atualmente.

Crie um cronograma e, se necessário, deixe anotações em lugares visíveis, na porta, por exemplo, para se lembrar de como você deve agir com o seu cão na hora que a visita chegar.

Seja consistente no treinamento de não dê brechas

A consistência será um elemento crucial na hora em que você decidir fazer o cachorro parar de latir.

Avise as pessoas ao seu redor que você está tentando corrigir esse comportamento, não deixe de lembrar as visitas e apresente seu cachorro aos vizinhos explicando o processo que vocês estão passando para que ele não volte a incomodar, isso estabelecerá uma relação empática e trará uma rede de apoio para que você não desista dos treinamentos.

Não permita que o mau comportamento retorne

Esteja atento e pronto para agir nas mais diversas situações, mesmo com a preguiça batendo se lembre do objetivo de tudo isso, o seu bem-estar, daqueles que convivem com ou perto de você e o do seu próprio amigo.

Mesmo depois de muito treino ele pode se descontrolar em alguma situação, mas por menor que seja o mau comportamento não deixe de aplicar as técnicas novamente, fazendo com que ele se lembre de que não pode latir.

Se livre dos latidos incômodos e mantenha uma boa relação com seu cãozinho

Cachorro latindo em casa

Ao pensarmos em como fazer o cachorro parar de latir, temos de nos lembrar de que o caminho não será fácil e rápido. Latir é da natureza de nosso amigo, e fazer com que esse comportamento mude irá demandar atenção, dia após dias.

Todo o trajeto será recompensado ao perceber que os vizinhos não reclamam mais, as visitas não têm medo de ir a sua casa, não é preciso correr para abrir a porta quando a campainha toca e não nos irritamos com todo estresse que essa situação pode trazer.

Lembre-se de tentar todas as técnicas citadas de forma incisiva, sem aliviar em algumas ocasiões, e caso o comportamento não mude procure a ajuda de um profissional, um veterinário ou um adestrador poderão ajudar nessa missão.

Autor deste artigo

Redator de conteúdo, apaixonado por animais e tutor do Astor, um cãozinho dorminhoco, mas que ama brincar.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.