Veja como calcular a quantidade de ração para filhote de cachorro e gato!

Veja como calcular a quantidade de ração para filhote de cachorro e gato!

Você sabe que a quantidade de ração para filhote de cachorro ou gato pode implicar na sua saúde deles? Confira dicas aqui!


Saber a quantidade de ração para o seu filhote é importante!

Filhotes de gato e cachorro comendo ração

Você sabe qual a quantidade de ração para filhote ideal em cada fase de seu desenvolvimento? Saiba que esse tipo de informação é muito importante, já que é uma maneira de cuidar adequadamente da saúde de seu filhote pet, seja ele gato ou cachorro. O bom desenvolvimento tem como consequência direta um crescimento saudável.

Uma dieta adequada não leva em conta somente o que o filhote come, mas também a quantidade de nutrientes e de alimento que é oferecido, a fim de que ajude no cuidado com a sua saúde de uma maneira geral. Por isso, vai ser falado a seguir sobre a quantidade de ração ideal para cada fase de desenvolvimento de seu pet.

Dessa forma, conhecendo mais detalhes sobre, é possível ter também todos os retornos no que diz respeito ao cuidado com a saúde do seu melhor amigo.

Como calcular a quantidade de ração para filhote de cachorro

Filhotes de cachorro com vasilha de ração

Poucos sabem, mas a quantidade de ração para filhote de cachorro, ou para qualquer outro animal, é algo que precisa ser calculado. Mas como você pode fazer essa conta correta e oferecer para o cãozinho a quantidade exata de ração a partir do seu período de desenvolvimento? Confira!

Primeiros três meses

Normalmente o cálculo de quantidade de ração para filhote é feito a partir do peso do cão. Considerando que nos primeiros meses ele tenha um peso que varie de 2,2kg a 4,3kg o recomendado é uma porção com até 128g por dia.

Esse valor pode aumentar conforme o porte do cão seja maior, e também conforme o crescimento do cão, o que exige uma pequena mudança nos meses subsequentes.

De 4 a 6 meses

Quando você pensar na quantidade de ração para filhote de 4 a 6 meses, é preciso entender que o filhote cresce rapidamente nessa fase. De início, é interessante pensar em 250 gramas, divididas em 3 refeições. Quando estiver próximo de completar 6 meses, você pode optar por entregar 10 gramas a mais em cada uma das refeições, como uma espécie de transição.

De 6 a 8 meses

Para cães de 6 a 8 meses a quantidade de ração para filhote indicada pode chegar a 300 gramas divididas em duas refeições. Neste momento é muito importante iniciar a inserção de alimentos naturais.

Dessa forma você consegue adaptar melhor o cãozinho a comer outros alimentos, e ter a ração como uma opção que pode ser controlada, fazendo parte de sua rotina alimentar duas vezes no dia.

De 9 a 11 meses

Com o passar dos 8 meses, a quantidade de ração para filhote pode variar de 400 a 450 gramas em um dia, também sendo divididas em duas refeições diárias.

Essa quantidade é suficiente também para o seu desenvolvimento saudável, e outros alimentos podem ser iniciados nesse momento, para que haja também uma melhor adaptação nesse momento. Mas ainda é preciso esperar ele completar um ano para ter uma estrutura mais fixa.

A partir de um ano

A partir de um ano, a quantidade de ração para filhote vai variar muito a partir da rotina de alimentação do cãozinho.

O mais indicado é manter as quantidades anteriores, e privilegiar alimentos saudáveis e naturais na sua rotina, sem a inserção de mais ração. Outro detalhe que faz a diferença é o fato de estimular a prática de atividade física, que vem a ser um ponto muito interessante nessas tentativas de criar hábitos saudáveis.

Como calcular a quantidade de ração para filhote de gato

Três gatos comendo

Calcular a quantidade de ração para filhote de gato segue mais ou menos a mesma lógica que apresentamos anteriormente. Para cada fase específica, é preciso pensar em uma quantidade segura para que o seu desenvolvimento seja saudável.

2 a 3 meses

Um gato idade de 2 a 3 meses precisa de uma porção de 40 a 50 gramas por dia. Essa quantidade de ração para filhote diz respeito ao que ele pode se nutrir e também à possibilidade de queima calórica durante o dia.

É importante lembrar que essa quantidade não deve ser entregue de uma vez só. O ideal é conseguir dividir em até quatro porções, misturando com outros alimentos.

3 a 4 meses

A quantidade de ração para filhote com idade entre 3 a 4 meses varia entre 50 gramas e 60 gramas ao dia. Essa quantidade também pode ser dividida em até quatro vezes ao dia, para que seja uma alimentação segura e adequada para o seu gato. Nesta fase você pode inserir uma variedade maior de alimento, também acompanhando a divisão entre as refeições.

4 a 6 meses

Entre 4 e 6 meses a quantidade de ração deverá aumentar novamente, desta vez ela variará entre 60 gramas e 70 gramas ao dia. Lembrando sempre de dividir em até quatro porções ao dia. Nesta fase também inserção de uma maior variedade de alimentos estará liberada, mas sempre com o cuidado de selecionar cuidadosamente o que será ofertado.

Porque você deve saber calcular a quantidade de ração para filhote

Pote de ração e pá medidora

Saber como calcular a quantidade de ração para o filhote é ideal em cada fase não se trata somente de indicação vazia. Esse tipo de cuidado é algo que faz toda a diferença para o animal! Confira a seguir alguns dos benefícios que você pode oferecer.

Para garantir o crescimento saudável do filhote

O crescimento de um animal está diretamente ligado com a sua alimentação, e por isso, calcular a quantidade certa de ração para o seu filhote pode ajudar nesse momento. A ingestão de nutrientes voltados para a sua fase com a quantidade correta ajuda o corpo a se desenvolver melhor.

Além disso, a utilização de ração voltada para cada fase do cão ou do gato também ajuda a oferecer os nutrientes corretos e que são demandados em cada fase.

Para evitar problemas de saúde

O cuidado com a saúde também pode ser feito com o controle de quantidade de ração para filhote. Isso evita a desnutrição, quando são oferecidos nutrientes abaixo do recomendado, ou nutrição excessiva. Em ambos os casos existem prejuízos, e a única forma de conseguir controlar, e ter todo o acompanhamento a partir de cada fase de alimentação dos animais.

Um filhote bem alimentado é um filhote feliz!

Um animal quando está bem alimentado e com os devidos cuidados com a sua saúde sempre demonstra isso. Sendo assim, quando você sabe calcular a quantidade de ração para o seu filhote e sabe como cuidar de sua saúde, ele sempre vai ser feliz e brincalhão. É uma forma de expressar a alegria que sente em estar sendo tão bem cuidado.

Dicas extras sobre como calcular a quantidade certa de ração para um filhote

Um gato e um cachorro comendo ração

Saber calcular a quantidade de ração para filhote é importante, mas outros quesitos são essenciais também. Vejamos agora outras dicas que podem ajudar e muito nesse manejo e na saúde de seu animal.

A alimentação do filhote deve seguir uma rotina

Por mais que você tenha controle da quantidade de ração para filhote, é preciso ter acima de tudo uma rotina bem definida. Isso ajuda na sua adaptação a novos alimentos e também no cuidado com a sua saúde. Delimite alguns horários e porções específicas, para que o animal tenha hábitos alimentares, o que ajuda ainda mais no seu desenvolvimento saudável e adequado.

Como escolher uma boa ração para o filhote

Muitas pessoas acham que rações boas são somente as mais caras, o que não é verdade. Uma boa ração para seu filhote deve ter vitaminas e nutrientes adequados para cada fase de desenvolvimento. Escolha uma ração que tenha vitaminas, proteínas, tudo em valores indicados para cada fase.

Assim, com a quantidade certa de ração para filhote você vai entregar tudo de acordo com a sua necessidade.

Posso misturar ração com leite para filhote de cachorro?

Uma das grandes dúvidas para além da quantidade de ração para filhote é se pode haver a mistura de ração com leite. Em um primeiro momento é até recomendado inserir uma pequena quantidade, já que nem sempre o cãozinho pode se interessar de imediato pela ração. Outro fator é ele não ter ainda os dentes ideais para a alimentação com alguns tipos de ração.

Sendo assim, a utilização do leite serve para fazer essa transição de maneira segura e gradativa. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar e acabar oferecendo calorias em excesso para o cachorro.

Quando pode dar comida de gato adulto ao filhote?

Se você também quer saber quando pode dar comida de gato adulto junto com a quantidade de ração para filhote, é preciso esperar pelo menos de 4 a 6 meses para iniciar essa inserção que deve ser gradativa.

No mesmo cenário, é importante considerar as limitações físicas do animal no que diz respeito à dentição completa e condições do organismo de digerir aquele alimento. Comece optando por alimentos mais macios e também por aqueles que oferecem mais vitaminas.

A partir de então é possível também oferecer uma variedade maior no cardápio após os 6 meses, inserindo outros alimentos um pouco mais sólidos.

Quando pode dar comida de cachorro adulto ao filhote?

As rações e até mesmo certos alimentos são voltados exclusivamente para cachorro adulto. Quando isso é feito em uma etapa errada de desenvolvimento do cão, existem alguns riscos que são muito graves para a sua saúde, já que ele pode não possuir dentição para certos alimentos ou condições para digerir.

É recomendado variar a quantidade de ração para filhote com pequenas porções de alimentos de cachorro adulto a partir dos seis meses, quando você já consegue fazer uma transição segura. É muito importante que as porções não passem de 50 gramas por dia, para que esse processo de adaptação seja bem feito.

O que o filhote pode comer além da ração?

Alguns alimentos podem ser inseridos na alimentação dos cães e gatos a partir de 6 meses, e esse quantitativo pode aumentar de acordo com o seu desenvolvimento, a fim de equilibrar com a quantidade de ração para filhote.

Para os cães, as frutas e verduras são os principais aliados de início, mas conforme eles crescem, podem ser oferecidas diversas carnes para garantir também um acréscimo de proteínas aos poucos. Os gatos são animais hiper carnívoros, portanto, caso queira oferecer outros alimentos, terá de se limitar somente às carnes, seja de gado, frango ou peixe.

A importância de saber calcular a quantidade de ração para filhote.

Filhote de gato comendo

A alimentação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos pets.

Por isso, a quantidade de ração para filhote adequada ajuda no seu crescimento, e no cuidado com a sua saúde. Inicialmente é preciso cumprir algumas regras muito rígidas quanto à quantidade, e depois você pode inserir algo para sua dieta, que possa agregar nesse momento.

O mais importante é entender a fase que o seu filhote está passando para não acabar atropelando as etapas. Com as dicas dadas você já sabe como separar a quantidade ideal para cada momento da vida de seu filhote. Agora só basta colocar em prática e observar o seu crescimento da melhor maneira possível.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.