Como cuidar de Porquinho-da-Índia? Filhote, doente e mais!

Como cuidar de Porquinho-da-Índia? Filhote, doente e mais!

Alegres, ativos, curiosos e companheiros! Os porquinhos-da-índia são ótimos pets por esses e vários motivos. Você sabe como cuidar de um? Aprenda agora!


Veja dicas de como cuidar do seu porquinho-da-índia

três porquinhos-da-índia

Se você está pensando em ter este companheiro roedor, ou se já tem um porquinho-da-índia e quer saber mais sobre os cuidados que você deve tomar para tornar a vida dele mais feliz, este artigo é para você! Falaremos sobre os comportamentos esperados de um porquinho-da-índia filhote e adulto.

Também vamos mostrar várias dicas para escolher a melhor gaiola, brinquedos e acessórios para seu bichinho. Ademais, daremos dicas de saúde, nutrição e indicaremos quais as melhores formas de estimular seu porquinho-da-índia a ter uma vida mais ativa, aguçando sua curiosidade e sua saúde física!

Vamos dar dicas importantes para verificar o estado de saúde de seu pet e para prevenir qualquer mal-estar que possa afetar seu porquinho-da-índia! Continue lendo para saber todos os detalhes que vão proporcionar uma vida tranquila, cheia de amor, carinho e companheirismo entre você e seu porquinho-da-índia.

Dicas de como cuidar de porquinho-da-índia filhote

porquinho-da-índia mãe e três filhotes

Se você já tem um filhote, está pensando em ter ou quer reproduzir um casal de porquinhos-da-índia que já vivem com você, agora vamos dar dicas de como cuidar dessas pequenas fofuras: os porquinhos-da-índia filhote!

Primeiros cuidados com o porquinho-da-índia filhote

O primeiro cuidado é limpar bem a área onde o porquinho-da-índia vai ser recebido, mas não utilize materiais que possam ter cheiro muito forte. Antes de trazer o porquinho-da-índia é necessário preparar o cercado, com o bebedouro, comedouro, um saco de ração e feno a vontade.

É normal que o porquinho-da-índia não coma nada durante os primeiros dias, já que ele pode estar muito assustado, então deixe-o à vontade no cercado até que se acostume. Também evite pegá-lo na mão ou no colo neste primeiro momento. Depois, comece a fazer essa aproximação quando o porquinho-da-índia estiver se sentindo em casa.

Alimentação para porquinho-da-índia filhote

A partir dos 30 dias de vida, os porquinhos-da-índia filhotes têm a mesma alimentação que os adultos, ou seja, não há uma alimentação especial que deve ser oferecida para o porquinho-da-índia que acabou de chegar! Você pode dar a eles, por exemplo, uma ração seca e granulada.

Entretanto, até que o pet complete seu primeiro mês, é interessante oferecer a ele uma mistura de ração com água, em consistência pastosa. Ele pode ingeri-la através do auxílio de uma seringa.

Quando mais crescidos, os porquinhos-da-índia também podem comer vegetais e verduras. Mas, no caso dos filhotes, é melhor esperar um pouco até que ele se adapte bem ao ambiente e à ração seca para, depois, introduzir outros alimentos que complementarão sua dieta.

Aquecimento para porquinho-da-índia filhote

Esses roedores fofos e peludos são originais de zonas tropicais, portanto, naturalmente, eles preferem ambiente mais quentes e ventilados. Os filhotes não possuem qualquer tipo de fragilidade em relação ao porquinhos-da-índia adultos.

O mais importante é que ele tenha feno à vontade dentro do cercado para que assim forme uma cama confortável e quentinha para acolhê-lo. Mas observe a temperatura do quarto onde ele está, e se tiver ar condicionado, tome muito cuidado com baixas temperaturas!

Dicas de como cuidar de porquinho-da-índia em apartamento

porquinho-da-índia em gaiola

Esses pets são ótimos para quem deseja ter um companheiro animal, mas não possui um espaço muito grande para criá-los. Se você pretender criar o porquinho-da-índia em seu apartamento, aí vão algumas dicas do que deve fazer!

Organização do apartamento para cuidar do porquinho-da-índia

O espaço não será problema para os porquinhos-da-índia, já que são animais pequenos. Mas para criá-los em espaços menores, é indispensável que o cuidado com a limpeza seja redobrado, assim como a organização de objetos que possam oferecer risco aos bichinhos.

Os porquinhos-da-índia precisam passear fora da gaiola para se manterem saudáveis. Então, sempre mantenha seu apartamento limpo, tome cuidado com objetos que possam ser confundidos com comida por ele e não deixe comidas ao alcance do porquinho-da-índia, já que isso pode ser fatal.

Como alimentar o porquinho-da-índia no apartamento

A alimentação do porquinho-da-índia adulto no apartamento, assim como para aqueles que moram em casas, é baseada na ingestão de feno e de uma ração específica para roedores. Uma ração nutrópica à base de farinha é uma excelente opção. Ela deve conter vitamina C, cálcio, fósforo e fibras alimentares para que o intestino do pet funcione bem.

Você deve alimentá-lo cerca de duas vezes ao dia com ração e deve disponibilizar, em tempo integral, bastante feno. É possível, também, oferecê-lo vegetais frescos, como abóbora, agrião, brócolis e cenoura.

Cuidados com a temperatura do apartamento

Apesar de serem muito peludos, os porquinhos-da-índia são muito sensíveis às baixas temperaturas. Portanto, tome muito cuidado com esse detalhe. Se você possui ar-condicionado, lembre-se de não acionar o aparelho com temperaturas muito frias.

Deixe o ambiente muito arejado, com janelas abertas, mas também observe a mudança de temperatura ao longo do dia: se estiver muito frio, priorize o aquecimento do ambiente, deixando frestas nas janelas, pelas quais o ar possa entrar sem diminuir a temperatura.

Dicas de como cuidar de porquinho-da-índia doente

porquinho-da-índia no veterinário

Esses companheiros peludos são muito sensíveis, especialmente a estímulos estressantes. É importante saber quando algo não está bem, e principalmente o que fazer nesses casos. Vamos mostrar algumas dicas sobre como cuidar de porquinho-da-índia doente agora!

Como saber se o porquinho da Índia está doente?

Para identificar qualquer doença no seu porquinho-da-índia, você deve observar o comportamento dele, além das características físicas que podem estar diferentes do comum. Existem diversas doenças que podem acometer os porquinhos-da-índia, por isso, é preciso ficar atento ao estado do bicho.

Observe bem o comportamento de seu porquinho-da-índia, a frequência com que ele se alimenta, seus pelos e suas patas. Assim, você poderá detectar mais cedo qualquer problema e buscar ajuda profissional o quanto antes.

Procure saber a origem do problema

Se algo não estiver bem, procure saber os motivos do mal-estar. Identificando o que está acontecendo de incomum no comportamento ou no corpo do porquinho-da-índia pode ajudar a saber a origem do problema que o está acometendo.

É muito importante saber isso para poder prevenir qualquer outra contaminação ou fonte de stress que possa ter tido origem no ambiente onde o porquinho-da-índia vive, ou até mesmo observar se há uma falta de nutrientes em sua alimentação.

Alimentação para porquinho-da-índia doente

Como o porquinho-da-índia é um animal muito sensível, sua alimentação pode requerer mudanças no caso de doenças. Ainda que, neste caso, o pet precise de acompanhamento veterinário, uma boa dica é fornecer a ele alimentos ricos em vitamina C. Alguns deles são morangos, kiwis, bananas, melancias e damascos.

Ademais, jamais ofereça doces, comidas gordurosas, ou qualquer tipo de alimento processado humano, isso pode ter consequências sérias para a saúde de seu bichinho.

Procure um médico veterinário

Os porquinhos-da-índia são extremamente sensíveis, de modo que podem desenvolver um quadro grave de doença em um período de tempo muito curto, as vezes em questão de horas! Então, é muito importante que você sempre o observe e, caso perceba qualquer mudança de comportamento, procure um veterinário.

Busque veterinários de animais exóticos. Apenas um especialista poderá diagnosticar com certeza o problema pelo qual seu bichinho está passando e oferecer a solução mais adequada e menos agressiva para deixá-lo saudável novamente.

Dicas de como cuidar da alimentação do porquinho-da-índia

porquinho-da-índia comendo folhas verdes

Existem algumas dicas gerais que contribuem para a boa alimentação do porquinho-da-índia e, portanto, para o seu bem-estar e para a sua qualidade de vida. Por exemplo, disponibilizar feno, oferecer legumes e verduras ao animal, além de não o oferecer determinados alimentos são ótimas dicas. Conheça-as a seguir:

Disponibilize bastante feno para o porquinho-da-índia

O feno corresponde a uma mistura de plantas que passam pelo processo de fenação, no qual perdem bastante água. Ainda que tais plantas tenham perdido líquido, o valor nutritivo delas permanece. Ademais, desta forma, elas podem ser armazenadas durante muito tempo sem que percam qualidade. Assim, o feno é um alimento excelente para porquinhos-da-índia não só pela praticidade de seu uso, mas por conter muitas fibras que auxiliam no funcionamento intestinal do roedor.

Além de ser um ótimo regulador intestinal, o feno também auxilia no desgaste dos dentes, os quais crescem continuamente durante a vida do animal e que, portanto, devem ser desgastados. Logo, é importante que sempre haja feno na gaiola do porquinho-da-índia, posto que, com ele, o pet pode ter mais qualidade de vida!

Ofereça verduras e legumes para o porquinho-da-índia

Além de feno, é imprescindível que você ofereça vegetais, verduras e legumes para o porquinho-da-índia. Desde que escolha os alimentos certos, seu pet só será beneficiado pelo fornecimento deles. Inclusive, é indicado que a alimentação do animal seja composta 70% por feno, 20% por legumes e verduras e 10% por ração.

A acelga, por exemplo, auxilia no bom funcionamento dos rins e do sistema urinário do animal. Já a alcachofra é extremamente benéfica para o fígado do porquinho-da-índia. Outros ótimos alimentos para ele são jiló, chuchu, couve, rúcula, pimentão e cenoura.

Alimentos que devem ser evitados

Como qualquer outro animal, o porquinho-da-índia é sensível a determinados alimentos. Por isso, é muito importante saber a fundo quais são as contraindicações. Carboidratos complexos, por exemplo, são insumos de digestão lenta que têm baixo índice glicêmica, logo, não são indicados para tais roedores. Alguns representantes desta classe alimentar são pães, massas e biscoitos.

Ademais, doces e laticínios, além de serem tóxicos aos pets, podem provocar mal-estar. Temperos, como alho e cebola também devem ser evitados, posto que o organismo dos porquinhos-da-índia não é adaptado a eles! Ademais, batata-doce, abacate, carnes, cogumelos e café também devem ficar longe da rotina alimentar do bicho.

Como cuidar da higiene e da limpeza do porquinho-da-índia

cortando as unhas do porquinho-da-índia

Como todos os mamíferos, os porquinhos-da-índia precisam de cuidados de higiene para se manterem saudáveis. Limpar os pelos, as unhas, os dentes e o espaço onde vivem são alguns desses cuidados. Quer saber mais? Continue lendo.

Como dar banho em porquinho-da-índia

Estes são animais que não precisam de banho com tanta frequência, inclusive muitos banhos podem matar os porquinhos-da-índia. Eles são roedores que se limpam quando lambem seus pelos. Se a gaiola estiver com uma limpeza frequente e adequada, junto com uma alimentação balanceada e nutritiva, ele não irá ter mal cheiro.

Para dar banho no seu porquinho-da-índia, jamais use shampoo com cheiro de qualquer tipo ou intensidade, você deve procurar um produto especializado para esta espécie ou algum cosmético que seja neutro e sem perfume.

Se quiser dar banho nele, siga essas indicações:

• Não jogue água diretamente no porquinho-da-índia.
• Encha uma bacia com água morna, até cobrir as patinhas dos roedores;
• Aplique pouco shampoo diretamente na água.
• Não molhe a cabeça, olhos ou nariz deles;
• Despeje a água com a mão ou recipiente apenas no corpo do animalzinho, massageando seu pelo suavemente;
• Seque os porquinhos-da-índia com um secador de cabelo, jamais deixe-os secando naturalmente.

Cuidando de dentes e unhas do porquinho-da-índia

As unhas dos porquinhos-da-índia provavelmente crescerão bastante, se não houver um piso abrasivo para lixá-las naturalmente. Você pode levá-lo a um pet shop para realizar o corte das unhas ou pode fazer isso sozinho, com um cortador de unhas específico e com muito cuidado para não cortar a veia que passa pelas unhas.

Ademais, os dentes desses roedores não param de crescer ao longo de toda sua vida. Para mantê-los saudáveis e diminuir o risco de quebrarem, você pode fornecer algum brinquedo que possibilite o desgaste deles, mantendo-os limpos e ao mesmo tempo curtos.

Como cuidar das áreas genitais do porquinho-da-índia

Se você optar por dar banho no seu porquinho-da-índia, este será o melhor momento para fazer a higienização de seus genitais também. A água morna irá amolecer os resíduos de secreção que podem estar acumulados nessa região que, com um cotonete, poderão ser limpos.

Mesmo que não escolha o banho para fazer essa higienização, use um cotonete embebido em óleo mineral, tudo sem perfume, deixe o porquinho-da-índia com a barriga para cima e faça a higienização até remover todo o acúmulo de secreção da área.

Dicas de como cuidar da gaiola do porquinho-da-índia

porquinho-da-índia em gaiola

A gaiola do porquinho-da-índia é muito importante, pois é ali que ele vai se alimentar, dormir, e pode ser também o espaço onde ele fará exercícios e brincadeiras. Deve ser um lugar limpo, com comida e água à disposição! Leia mais sobre esses e outros cuidados:

Tamanho da gaiola para porquinho-da-índia

Assim como qualquer animal que tenha um estilo de vida ativo e curioso, o porquinho-da-índia precisa de bastante espaço! O mais recomendado é que sua gaiola tenha, no mínimo, 90 cm de altura, 45 cm de largura e 55 cm de profundidade.

Esse espaço vai deixá-lo mais à vontade, já que ele não é um roedor tão pequeno, medindo entre 20 e 40 cm na fase adulta. Lembre-se que o bebedouro e comedouro também ocuparão esse espaço. E se houver outro porquinho-da-índia dividindo o mesmo espaço, dobre esse tamanho!

Preparação da gaiola do porquinho-da-índia

No que diz respeito às necessidade essenciais para a gaiola de seu porquinho-da-índia, há poucas preparações a serem feitas além do básico: piso sólido (não use gaiolas com piso de grade), comedouro, bebedouro e muito feno disponível para seu bichinho!

Procure por gaiolas vazadas, o que ajudará a manter a ventilação e controlará a temperatura da casa de seu porquinho-da-índia. Quanto à cama dele, fique tranquilo! Se você sempre deixar o feno disponível, ele se encarregará de montar seu ninho aconchegante!

Como limpar gaiola de porquinho-da-índia

Como a gaiola dos porquinhos-da-índia é de piso sólido, é necessário mantê-la também seca e livre de sujeira. Para isso, faça a troca de todo feno e do substrato da gaiola pelo menos duas vezes por semana. Limpe-a com produtos que não tenham cheiro forte, removendo toda sujeira, depois seque.

Os bebedouros e comedouros devem ser limpos diariamente, e é muito importante que você procure e retire quaisquer restos de alimentos da gaiola ou de qualquer parte do ambiente onde o porquinho-da-índia vive.

Ornamentos para a gaiola de porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são animais muito curiosos que gostam de explorar os ambientes onde estão, além de conhecer novos lugares. Existem vários acessórios que podem estimular esses atributos do seu porquinho-da-índia.

Você pode colocar na gaiola, por exemplo, rodas para roedores e tubos que ligam uma parte da gaiola à outra. Existem, também, pequenas "balanças" para entreter a curiosidade de conforto dos porquinhos-da-índia! São acessórios fáceis de encontrar nos principais sites de pets do Brasil.

Dicas extras de como cuidar de porquinho-da-índia

Porquinho-da-índia ganhando carinho

Você sabia que o contato com alguns animais também pode causar problemas para o porquinho-da-índia? Além de conhecer tal fato a fundo, a seguir você também verá o quão necessários são o carinho e a paciência na lida com este roedor:

Porquinho-da-índia e outros animais

Apesar de serem muito assustados, eles se relacionam muito bem com pessoas e outros animais. Os porquinhos-da-índia sentem-se especialmente confortáveis com outros roedores, como coelhos, chinchilas e outros porquinhos-da-índia, mas nada impede que eles formem laços com animais de outras espécies.

Os porquinhos-da-índia podem socializar também com aves, gatos e cachorros, por exemplo. O mais importante durante esses momentos de socialização é que você observe se os animais estão tendo seu espaço respeitado e que não há agressão entre eles.

Dê amor e carinho ao seu porquinho-da-índia

Apesar de parecerem muito aflitos nos momentos em que têm contato com humanos, especialmente quando são pegos no colo, os porquinhos-da-índia gostam muito de serem acariciados. Vá acostumando o seu bichinho com o toque antes de pegar ele definitivamente no colo.

Mas faça carinho nele diariamente! Só assim você poderá desenvolver um laço de afeto, confiança e segurança com seu porquinho-da-índia, e isso é essencial para um roedor que é naturalmente encontrado em bandos. Ele ficará mais saudável e feliz!

Tenha paciência ao cuidar do seu porquinho-da-índia

Diferente dos pets mais aceitos entre os criadores, como cães, gatos, aves e até de outros roedores, o porquinho-da-índia leva um tempo para se acostumar com o ambiente, com a comida, com os toques e, eventualmente, com outros bichinhos.

Mas ele perderá esse medo gradativamente com a convivência! Logo, respeite o espaço e o tempo do porquinho-da-índia. Assim que ele entender que está em casa, conhecer o ambiente para certificar-se de que não há perigo, irá se soltar e relaxar para receber afeto.

Importância de cuidar bem do seu porquinho-da-índia

porquinho-da-índia em mão

Como todo pet, o porquinho-da-índia requer atenção, toques carinhosos, brincadeiras e cuidados com sua saúde, alimentação, higiene, etc. Isso tudo para que ele tenha uma vida saudável e possa ser o companheiro que você deseja! Vamos ver quais os efeitos desses cuidados!

Aumenta a expectativa de vida do porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são animais que vivem de 4 a 8 anos em cativeiro. Mas para que eles possam desfrutar dessa longevidade, os cuidados com sua saúde e alimentação são essenciais. Além disso, por serem animaizinhos muito curiosos e ativos, o metabolismo deles requer movimentação.

Então, cuide bem desses detalhes. A importância com os cuidados oferecidos ao seu porquinho-da-índia é diretamente responsável por dar a ele uma vida mais longa e divertida e, consequentemente, prolongar a parceria de vocês!

Menores custos com remédios e visitas ao veterinário

Assim como nós, os porquinhos-da-índia precisam de cuidados variados para prevenir doenças causadas pelo stress, por infecções, uma nutrição não balanceada, pelo ritmo de vida sedentário, entre outras coisas. E cada vez que um desses problemas aparece, precisamos recorrer a um especialista e eventualmente a medicações.

Cuidar bem do seu porquinho-da-índia é benéfico pelo simples fato de trazer mais alegria para você e seu bichinho, mas vai além disso, e pode representar uma economia com custos de consultas veterinárias, rações especializadas, medicamentos e procedimentos médicos.

Você terá um porquinho-da-índia mais feliz

Todos esses cuidados vão, por si só, trazer mais felicidade para a vida de seu porquinho-da-índia. E o melhor será o fortalecimento no companheirismo de vocês. Os porquinhos-da-índia são muito carinhosos e apegados, e cada demonstração de cuidado é recompensada.

Por isso, é muito importante oferecer esses e outros cuidados para seu pet, de modo que ele retribuirá de várias formas! Assim, você ficará cada vez mais feliz ao ver que seu porquinho-da-índia também está feliz, saudável, brincalhão e cheio de energia!

Exercícios para cuidar do porquinho-da-índia

porquinho-da-índia se exercitando

Os porquinhos-da-índia são muito ativos, e extremamente curiosos! Sua rotina deve incluir exercícios e outros estímulos que o façam gastar sua energia, e você pode participar de várias dessas atividades. Saiba mais agora!

Espaço para o porquinho-da-índia fazer exercícios

Esses roedores peludinhos são muito ativos! Não há um espaço específico que seja o suficiente para eles, que vão querer explorar todo o ambiente ao redor. O que é importante, para sua segurança e saúde, é preparar o espaço onde ele irá brincar.

Dentro ou fora da gaiola, certifique-se de que ele está longe de qualquer objeto que possa gerar uma queda, ferimento, corte, sufocamento, etc. Você pode delimitar uma área dentro do quarto, formando uma barreira que ele não ultrapasse, ou pode preparar o ambiente todo, deixando ele livre para explorar.

Brinquedos para porquinho-da-índia se exercitar

Existem diversos acessórios feitos para estimular o corpo e a atividade física do porquinho-da-índia. Você pode encontrar rodas, escadas, bolas para roedores, túneis, e até mesmo circuitos inteiros já prontos para que o porquinho-da-índia possa brincar!

Você também pode fazer alguns brinquedos ou circuitos de canos e deixar ele encontrar objetos que não ofereçam riscos para que ele brinque. O mais importante é que ele tenha essa interação com outros objetos com os quais ele possa ter gasto de energia!

Cuidados para socialização do seu porquinho-da-índia

porquinhos-da-índia socializando entre si

Apesar de serem muito assustados, especialmente quando são filhotes ou recém-chegados, os porquinhos-da-índia são extremamente sociáveis e convivem bem com humanos e vários animais. Saiba mais sobre a sociabilização deles agora!

Deixe o porquinho-da-índia dar um passeio

Parte do aspecto social do porquinho-da-índia está na exploração do ambiente. Ele se sentirá mais em casa quando conhecer melhor o lugar à sua volta. Isso trará mais segurança para que ele interaja com pessoas ou animais que frequentem o mesmo ambiente, afinal, ele já conhece os perigos daquele espaço.

Por isso, é importante deixar o seu porquinho-da-índia dar um passeio, conhecer os objetos, os cantos e espaços do quarto onde ele está, ou até mesmo da casa inteira! Claro que você tomará cuidado para não deixar objetos que oferecem risco espalhados. Ele irá adorar explorar tudo!

Brinque com seu porquinho-da-índia

É essencial, para o desenvolvimento das habilidade de relação do porquinho-da-índia, que ele tenha contato com você. Talvez ele se sinta desconfortável ao ser pego na mão ou no colo a princípio, isso é normal. Com o tempo ele se acostumará.

Ao pegá-lo no colo, acaricie lentamente seu pelo e não o coloque muito longe do chão, já que ele não se sente bem com a altura. Pode ser que ele morda um pouco no começo, o que também é normal. Depois de um tempo, o porquinho vai adorar esse contato e se tornará muito sociável.

Providencie companhia para porquinho da índia

O porquinho-da-índia também precisa de um companheiro, especialmente se você não puder estar por perto na maior parte do tempo. Essa companhia não se limita a um outro porquinho-da-índia, você também pode dar a ele um amigo de outra espécie.

Os porquinhos-da-índia se dão bem com todas os tipos de bicho aves, cachorros, roedores, e até mesmo gatos! Portanto, se perceber que ele fica muito tempo só, providencie uma companhia para ele, isso aumentará muito sua felicidade!

Porquinho-da-índia: fofo, carinhoso, curioso e afetuoso!

Dois porquinhos-da-índia

Agora você tem muitas dicas e maneiras de cuidar de um porquinho-da-índia! Lembre-se de pensar com carinho e cuidado ao planejar sua gaiola, assim como o ambiente em que ela será instalada. Vimos como é importante manter o local seguro e limpo para os passeios que o roedor fará.

Cuidar da saúde é essencial, e isso inclui não apenas uma alimentação completa, nutritiva e adequada, mas também a socialização do porquinho-da-índia. Assim que ele estiver acostumado com o ambiente, dê a ele um amiguinho, ou traga os dois juntos!

Fique atento para identificar qualquer mudança no comportamento do seu bichinho, e em caso de alteração na alimentação, na atividade, na cor dos pelos ou nas patas, consulte um veterinário de animais exóticos para prevenir qualquer complicação que seu porquinho-da-índia possa ter!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.