Calopsita pode comer ovo cozido? Veja a resposta e dicas!

Calopsita pode comer ovo cozido? Veja a resposta e dicas!

Será que a calopsita pode comer ovo cozido? Confira dicas de alimentação importantes para manter o seu pet saudável!


Saiba se a sua calopsita pode comer ovo cozido!

Calopsita andando

Se você tem uma calopsita e estava querendo saber se pode dar ovo cozido para ela comer, pode ficar tranquilo, porque a resposta é sim! Mas é preciso ficar por dentro de informações que são de grande utilidade para manter a sua ave bem cuidada.

Neste artigo, vamos te mostrar por que é importante dar ovo cozido para a sua calopsita, como prepará-lo e quais os cuidados que você deve tomar ao dar esse alimento para ela. Por isso, antes de parar a leitura aqui mesmo e sair para dar ovo cozido para a sua ave de estimação, acompanhe o que vem a seguir!

Por que é importante dar ovo cozido para a calopsita?

3 calopsitas bebês

Agora você já sabe que pode dar ovo cozido para a sua calopsita, mas se você está se perguntando por que se deve dar esse alimento à sua ave, conheça abaixo algumas boas razões para fazer isso!

Ovo cozido é importante no processo de troca de penas

Durante processo de troca de penas, o ovo cozido vai fazer a diferença na saúde da sua calopsita, pois ele é um dos alimentos mais ricos em proteínas e aminoácidos.

Portanto, se a sua calopsita é um filhote ou está em fase de muda de penas, essas são as melhores ocasiões para você dar ovo cozido para ela. São nesses períodos que a sua ave precisa muito de algo bem nutritivo para repor as penas, e esse alimento é um deles.

Ovo cozido fornece cálcio para a calopsita

O cálcio está presente no ovo cozido e é um ótimo aliado da saúde da sua calopsita. Principalmente no período reprodutivo dela, pois proporciona o fortalecimento da casca do ovo e ajuda a repor a perda desse nutriente que a ave tem durante as posturas.

Além disso, ovo preso em calopsita ocorre geralmente por falta de cálcio. Então, está aí um bom motivo para você dar ovo cozido para a sua calopsita na época de reprodução!

Muitos outros nutrientes podem ser encontrados no ovo cozido

O ovo cozido não se limita a ser rico somente em cálcio. Ele é abundante em outros nutrientes que são muito bons para a saúde da sua calopsita, como: ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina D.

Além disso, possui a colina, que é uma substância indispensável para a manutenção das estruturas das células, prevenir o acúmulo anormal de gordura no fígado, prover grupo metil no nível metabólico e ser um ótimo aliado do sistema nervoso das aves.

Então, a sua calopsita não tem nada a perder ao comer ovo cozido, pelo contrário! Só tem a ganhar!

Ovo cozido é indicado por criadores e veterinários

Talvez você pense que ovo cozido é apenas um alimento que as pessoas dão sem critério para suas calopsitas. No entanto, esse alimento é recomendado por veterinários e criadores que têm experiência na criação de aves; eles sabem o quanto esse alimento faz bem aos pássaros.

Então, você pode servir ovo cozido sem medo para a sua calopsita comer, pois esse alimento não oferece riscos e tem o aval de quem entende do assunto.

Cuidados ao dar ovo cozido para calopsita

Calopsita na gaiola comendo

Uma outra coisa importante na hora de servir ovo cozido à sua calopsita são os cuidados. Saiba qual a quantidade de ovo cozido que você pode dar para a sua ave e aprenda quais cuidados você deve tomar na hora de fazer isso.

Verifique se o ovo está próprio para consumo

Isso mesmo! Não peque qualquer ovo que está na caixa para cozinhar. Verifique antes se ele está bom para o consumo!

Você não precisa quebrar o ovo para verificar se ele está bom, lógico, mas você pode fazer um teste bem simples aí na sua casa! Coloque o ovo em um recipiente com água, se ele afundar é porque está bom, mas se ele boiar, é porque está estragado. Simples!

Qual a quantidade certa de ovo para a calopsita?

Dê ovo cozido para a sua calopsita de uma a duas vezes por semana, no máximo. Nada de servi-lo todos os dias. E sempre que você der ovo cozido para a sua ave de estimação comer, que seja em porções pequenas, pois esse alimento é rico em gorduras e também é calórico.

A quantidade ideal é servir meio ovo cozido ou menos. Isso já é o bastante para a sua calopsita ficar bem alimentada e não ter complicações por causa de ingestão de grande quantidade de ovo cozido.

Não deixe o ovo cozido muito tempo na gaiola

Ao dar ovo cozido para sua calopsita, resista à tentação de deixar esse alimento servido para ela até acabar, caso ela coma aos poucos. Se a sua ave não consumir tudo em até 12 horas, jogue fora o que sobrar.

Isso vai ajudar a não acumular bactérias no ovo, que podem ser nocivas à saúde da sua calopsita. Sem contar que ele poderá azedar, o que também não vai cair bem para a sua ave depois.

Não coloque o ovo cozido direto no piso da gaiola

Evite colocar o ovo cozido, e também qualquer outro alimento, no piso da gaiola da sua calopsita, pois dessa maneira o alimento do seu pássaro vai ser contaminado logo de cara.

Para resolver isso, coloque o ovo cozido em um recipiente que seja durável e fácil de limpar, como um de porcelana, e lave todos os dias o local onde a sua calopsita come e bebe. Para isso, água, detergente e uma bucha resolvem a parada.

Como preparar ovo cozido para calopsita

Ovo cozido

Agora que você já aprendeu por que é importante dar ovo cozido para a calopsita, é hora de descobrir de que jeito prepará-lo para ela comer, afinal, você não vai fazer isso de qualquer jeito.

Como cozinhar e servir o ovo

Coloque o ovo no fundo de uma panela e depois encha-a com água fria até dois dedos acima do ovo. Por último, leve-o ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos.

Mas se você quiser cozinhar o ovo no micro-ondas, também pode. Embrulhe o ovo em um papel alumínio e mergulhe-o completamente na água em uma caneca. Depois, ponha-o para cozinhar por cerca de 15 minutos em potência máxima e retire-o da caneca. Por último, deixe a água esfriar e tire o papel alumínio.

Tome cuidado para não se queimar. Depois que o ovo estiver cozido, deixe-o esfriar um pouco antes de servi-lo para a ave.

Cozinhe o ovo ao ponto certo!

O ponto de cozimento certo do ovo cozido para a sua calopsita comer é de cerca de 15 minutos depois que ele começou a cozinhar, quando ele já está com a clara e a gema bem sólidas.

Cozido até cinco minutos, a clara vai estar sólida por fora e leitosa por dentro e a clara vai estar quente e mole. Entre seis e oito minutos de cozimento, o ovo vai estar firme, mas com a clara sólida e a gema, semilíquida. Esses dois pontos de cozimento do ovo não são ideais para a sua calopsita comer.

Ofereça o ovo sem condimentos

Aí vai uma dica extremamente importante para não prejudicar a saúde de sua calopsita: ao dar ovo cozido para ela comer, em hipótese alguma adicione condimentos e temperos, como pimenta, sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, óleo, colorau, ketchup, açúcar, vinagre, azeite, ervas e mostarda, por exemplo.

Além de os temperos e os condimentos não oferecerem qualquer benefício à saúde da sua calopsita. Dependendo da quantidade ingerida, podem causar problemas digestivos que podem comprometer a saúde do pet.

Por isso, tome esse cuidado toda vez na hora de servir ovo cozido a ela e sempre lembre dessa dica para manter a sua ave saudável.

Ovo cozido faz bem para a calopsita!

Calopsita branca

Com certeza você achou legal ter descoberto neste artigo mais uma opção de alimento para dar à sua calopsita. Agora que você já sabe mais essa, que tal já colocar a água para ferver e preparar um ovo cozido para a sua ave?

Aproveite que agora você sabe como é importante dar ovo cozido para a sua calopsita e como prepará-lo e vá fazer esse mimo para a sua ave tão amada! Ela vai adorar essa nova opção no cardápio e vai ficar muito feliz!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.