Cachorro pode comer carne de porco? Descubra aqui!

Cachorro pode comer carne de porco? Descubra aqui!

Você já pensou em oferecer carne de porco para seu cachorro? Desvende, neste artigo, todos os mistérios quanto ao fornecimento deste alimento para seu cão!


É seguro oferecer carne de porco para o cachorro?

Cão comendo carne de porco na caminha

No geral, carne de porco pode, sim, ser oferecida aos cães! Porém, é muito importante entender que ela precisa ser preparada da forma adequada para o consumo canino. Há, também, algumas ressalvas. Por exemplo, se seu cão for alérgico a tal tipo de carne, não é indicado oferecê-la a ele. Assim, é preciso que você conheça bem o seu cachorro para não dar a ele alimentos que possam prejudicá-lo ou despertar crises alérgicas.

Ademais, para solucionar todas as dúvidas envolvendo a ingestão da carne de porco pelos cães, há algumas dicas. Deste modo, neste artigo você descobrirá qual é a melhor forma para oferecer carne de porco ao cachorro, quais são seus benefícios, além de conhecer ressalvas e sugestões imprescindíveis! Vamos lá?

Como oferecer carne de porco para cachorro de forma segura?

Cão olhando para vasilha com carne de porco

Você oferece ou deseja oferecer carne de porco para o seu cão? Vamos te ajudar a entender como você pode introduzi-la na rotina alimentar do cachorro. Acompanhe, então, as principais dicas envolvidas no processo:

Cuidados antes de dar carne de porco para o cachorro

Antes de iniciar os preparos da carne de porco para oferecê-la ao cachorro, é muito importante se atentar quanto à qualidade do alimento. Assim, no momento da compra, certifique-se de que o estabelecimento cumpre normas rígidas quanto à higienização do insumo e de que ele é mantido em temperaturas adequadas para que não se proliferem micro-organismos desnecessários.

Comprar o alimento embalado à vácuo ou de açougues conceituados e especializados são ótimas alternativas na hora de adquirir a carne de porco que seu cachorro receberá posteriormente.

Sempre cozinhe a carne de porco antes de oferecê-la

Ainda que haja discussões quando à possibilidade de oferecer carne de porco crua para cachorros, é inegável que, ao cozinhá-la bem, a chance de o animal contrair possíveis doenças é muito reduzida. Por isso, é desnecessário correr o risco de fornecê-la crua. Logo, cozinhe bem a carne para o cão.

O cozimento da carne de porco evita a proliferação de vermes, como o Trichinella spiralis, capaz de causar triquinose nos bichos. Assim, seu pet poderá se deliciar sem correr riscos!

Retire todos os ossos da carne de porco

Muitos cortes da carne do porco possuem ossos. Assim, é necessário retirá-los para que o pet possa consumir o alimento e se deliciar de forma segura.

Os ossos podem causar feridas na boca ou no trato digestivo do cão. Ademais, ossinhos mais afiados podem causar obstruções ou perfurações intestinais! Por isso, de modo geral, evite o fornecimento da carne de porco com ossos aos cachorros.

Ofereça pequenas porções

Ainda que o fornecimento da carne de porco aos cachorros traga inúmeros benefícios devido à grande quantidade de nutrientes, vitaminas e proteínas essenciais, não é recomendado oferecer demais o insumo aos cães. O ideal é que se ofereça o suíno em pequenas porções, de modo que a dieta do pet contenha, em sua maior parte, uma ração nutritiva e especializada.

Ademais, caso seu cão tenha problemas com peso, é preciso equilibrar as refeições dele com outras proteínas mais magras, como peito de peru e peixe, para que o pâncreas não se inflame devido à sensibilidade da gordura. Assim, uma boa alternativa é oferecer carne de porco ao animal uma ou duas vezes por semana.

Benefícios em dar carne de porco para o cachorro

Cachorro comendo carne de porco

Há inúmeros benefícios em dar a nutritiva carne de porco aos cachorros. A seguir, você conhecerá alguns deles e descobrirá o quão saudável, rica em vitaminas, proteínas e sais minerais a carne de porco é. Veja:

A carne de porco é um alimento saudável

A carne de porco é uma das mais saudáveis para se oferecer aos cachorros. Isto é, de acordo com especialistas da área da saúde, ela possui menos gorduras do que as carnes bovinas e é fonte de gorduras "boas" (insaturadas e monoinsaturadas). Além disso, ela é rica em ácido linoleico e em ácidos graxos essenciais para o balanceamento da alimentação dos cães.

Assim, cortes específicos, como o lombo, o tender, o pernil e a costeleta representam carnes magras ideais para prezar pela saúde dos cães. Elas contêm menos de 10 g de gordura, menos de 95 mg de colesterol e menos de 4,5 g de gordura saturada por porção de 100 g.

A carne de porco possui Tiamina e Ômega-3

Um dos grandes benefícios relacionados ao fornecimento da carne de porco aos cães é a presença da vitamina Tiamina e do Ômega-3. A vitamina B1, também conhecida como Tiamina ou vitamina "anti-stress", além de ajudar o organismo do cachorro a metabolizar carboidratos, ajuda a combater doenças que atingem o sistema imunológico do animal. Assim, faz-se essencial fornecê-la ao seu pet. Para isso, a carne de porco, rica em Tiamina, é um excelente artifício.

Ademais, o Ômega-3, rico na carne de porco, também é fundamental para os cães. Tal substância, além de ser capaz de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, possui os componentes EPA e DHA, que liberam anti-inflamatórios naturais para prevenir inflamações. Além disso, o Ômega-3 compõe a estrutura lipoproteica das membranas celulares dos cachorros, de modo que ajuda a estabilizar a atividade celular do organismo do pet.

A carne de porco é fonte de proteínas para o cachorro

Outro benefício latente é a grande quantidade de proteínas presentes na carne de porco. Cerca de 26% do seu peso, quando está fresca, correspondem às proteínas. Quando está seca, o teor delas na carne de porco magra pode chegar a até 89%! Logo, tal insumo é considerado uma das fontes alimentares mais rica em tal nutriente.

As proteínas são extremamente necessárias para os cães por possuírem a capacidade de sustentar a massa muscular deles e por evitarem que seus músculos atrofiem. À medida que o cão envelhece, faz-se cada vez mais necessário incrementar a dieta dele com insumos proteicos, como a carne de porco.

A carne de porco é rica em sais minerais

Sais minerais são substâncias inorgânicas intrínsecas ao bom funcionamento do organismo dos cachorros. Eles estão presentes em grande quantidade na carne de porco: selênio, zinco, ferro, magnésio e potássio são fortes exemplos.

O selênio é fundamental para a liberação de substâncias antioxidantes e metabólicas. O zinco é importante devido à influência no bom funcionamento do intestino e no crescimento saudável do pet. Já o ferro é necessário para prevenir anemias. Quanto ao magnésio e ao potássio, a importância deles reside principalmente no equilíbrio osmótico de líquidos no organismo do cachorro.

O que evitar ao oferecer carne de porco ao cachorro?

Cão comendo bacon

Saiba, a seguir, o que você deve evitar para que o seu melhor amigo coma a carne de porco da forma mais adequada e saudável possível. Confira todas as informações, as ressalvas e as contraindicações a respeito abaixo:

Evite temperos e ingredientes nocivos para cães

O tempero, no geral faz mal aos cães! Então, ao preparar a carne de porco para eles, não use cebola, ervas, pimenta ou alho. Além disso, não use sal ou outros insumos que você usa como tempero no seu cotidiano. Ao invés disso, ofereça apenas a comida cozida na água e certifique-se de que a carne de porco ficou bem-passada. Evitar temperos e ingredientes nocivos aos cães vai prevenir doenças no trato digestório do pet.

Evite oferecer ao cão carne de porco processada

Carnes processadas, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), possuem substâncias cancerígenas a longo prazo! Ademais, possuem gorduras e sódio em excesso, de modo que não são saudáveis para os cães. Assim, sempre que puder, evite oferecer ao seu cachorro carne de porco processada, como salsichas suínas industrializadas.

Ademais, o presunto também possui teores de sal altos, de modo que aumenta a retenção de líquidos no organismo dos cachorros, fazendo com que eles se desidratem com mais facilidade. Portanto, prefira cozinhar carnes de porco frescas!

Evite alguns cortes de carne de porco

Há alguns cortes que devem ser evitados ao fornecer carne de porco aos cães. Por exemplo, a barriga do corpo, de onde é extraído o bacon, não é indicada, já que possui muita gordura. Ademais, a panceta, extraída da barrida do porco, utilizada para fazer torresmos, também não é recomendada.

Ao invés disso, opte por cortes magros, como lombo, filé, lombinho, pernil, paleta e bisteca. Mas lembre-se de retirar os ossos!

Carne de porco para cachorro é uma boa escolha!

Cão e duas vasilhas com ração e carne

Diante disso, a carne de porco para cachorro está liberada desde que se cumpram todos os requisitos observados neste artigo com atenção ao corte e ao preparo. E, principalmente, desde que o cachorro não tenha alergia a suínos. Por isso, conheça o seu cão e saiba como anda a saúde dele. Para isso, é imprescindível estar com todas as consultas e com os exames veterinários em dia.

Seu cão, ao comer carne de porco, ficará extremamente feliz e satisfeito! Há inúmeros benefícios para a saúde do animal disponibilizados nos alimentos suínos. Entretanto, opte sempre por cortes magros, cozinhe bem a carne e não utilize temperos maléficos aos cães. No mais, alimentar seu cachorro com carne de porco será uma ótima escolha!

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Palavras-chave relacionadas


cuidados dicas alimentação

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.