Filhote de cachorro recém-nascido: Confira todos os cuidados

Filhote de cachorro recém-nascido: Confira todos os cuidados

Você tem dúvidas de como cuidar de um filhote recém-nascido? Através desse artigo você irá saber tudo que precisa sobre o assunto.


Saiba como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido

Filhotes de cachorro recém-nascidos.

Quem já teve o privilégio de acompanhar o nascimento de uma ninhada de cachorros, sabe o quanto este momento é emocionante. Porém, para quem não está acostumado, esse acontecimento lindo pode ficar um pouco assustador quando nos deparamos com a responsabilidade de cuidar dessas novas vidinhas. O que fazer? Como prestar assistência à mãe nesse momento? Será que eles precisam da minha ajuda? Como devo alimentá-los?

Muitas são as dúvidas que surgem nessa hora. Mas não se preocupe. Aqui iremos trazer todas as dicas que você precisa para saber como agir antes, durante e depois desse processo. Pega a caneta e o papel para anotar todas as dicas e ficar preparado.

Ajudando no parto e primeiros cuidados com cachorro recém-nascido

Filhotes de cachorro recém-nascidos.

O parto, sem sombra de dúvidas, é um momento marcante. Acompanhar nossas companheiras de quatro patas nessa hora é fundamental, pois ela se sentirá mais segura e confortável. Veremos aqui como podemos auxiliar as cadelas da melhor maneira possível para que o parto seja seguro e agradável.

Como ajudar a mãe do filhote no parto?

Entre 10 e 15 dias para o parto, a mãe buscará um canto da casa, de preferência lugares não habituais, para parir. É importante ajudá-la nessa missão fornecendo um local onde ela se sinta segura e confortável para ter seus filhotes.

Na hora do parto, o dono precisará, se necessário, dar assistência a cadela na limpeza dos filhotes, caso ela não os limpe dentro de 1 a 3 minutos. Para isso, deve utilizar toalhas limpas e secas, em sentido contrário ao pelo.

Normalmente a própria mãe cortará o cordão do filhote com os dentes, mas caso ela não faça, o tutor pode fazê-lo com um fio de náilon, fazendo um nó próximo a barriga do filhote (cerca de 1 cm do umbigo) e cortando com uma tesoura próximo à placenta e não do filhote.

Preparando o ambiente para receber o recém-nascido

O ambiente deve ser confortável e limpo para a mãe e para os filhotes. Pode ser uma caixa com bordas altas e forrada com almofadas para evitar acidentes com os filhotes ou que eles escapem nos primeiros dias de vida.

É necessário muito cuidado nas primeiras semanas, pois os filhotes recém-nascido não enxergam, não escutam, não andam e não conseguem regular a temperatura do corpo. Por isso o ideal é uma caixa com bordas altas é uma boa opção.

Entenda as fragilidades dos cachorros recém-nascidos

Logo após nascerem, os filhotes recém-nascidos ainda não desenvolveram a habilidade corporal de se manterem aquecidos. Por esse motivo, podem estar suscetíveis à hipotermia, já que eles sentem muito frio. Neste caso, lençóis e mantas podem ajudar nesse processo. Outro item que pode ser utilizado são bolsas de água “quente”, mas muito cuidado para não queimar o cão, de modo que elas devem estar numa temperatura morna, acima de 20°C.

Ademais, a fragilidade do recém-nascido é tamanha que ele precisa ter, em tempo integral, leite materno disponível para se alimentar a qualquer momento do dia. Por isso, é fundamental que a mãe esteja sempre ao seu lado, já que ela poderá prover leite ao animal em tempo integral, sempre que ele sentir fome.

Como será o desenvolvimento do filhote recém-nascido

O desenvolvimento do filhote recém-nascido se dá muito rápido. Como o cão nasce com o sistema nervoso inacabado, já a partir da segunda semana de vida, o tato, o olfato e o paladar do animal evoluem. Então, aproximadamente aos 13 dias, o filhote abre seus olhos.

A partir da terceira semana, o cachorro começa a dar seus primeiros passos e latidos. Depois disso, na quarta semana, o animal termina de desenvolver todos os seus sentidos e já tem sua coordenação motora aprimorada.

Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido

Filhote de cachorro recém-nascidos em toalha, segurado por mão humana

Boa parte dos cuidados será fornecido pela mãe. Basicamente o tutor irá agir para que nada saia do rumo natural, e se sair, esteja pronto para intervir e ajudar. Mostraremos agora algumas dicas importantes.

Como pegar um filhote de cachorro recém-nascido

O ideal é não pegar, porque o cheiro que deixamos no filhote pode fazer com que a cadela não os reconheça e acabe rejeitando a cria. Mesmo os filhotes órfãos, o sistema imunológico é muito frágil, deixando-o muito vulnerável a infecções.

Ao segurar os pets com as mãos sujas, por exemplo, eles ficam mais expostos ao risco de contrair doenças. Caso a mãe não esteja presente ou se tiver que segurar o filhote por uma emergência, como para levá-lo ao veterinário, procure fazer isso com a ajuda de um cobertor limpo, evitando o contato direto com as suas mãos.

Como aquecer um filhote de cachorro recém-nascido

Outro ponto importante a ser observado é em relação ao aquecimento do cachorro recém-nascido. A melhor forma de mantê-lo aquecido é através de cobertores e de mantas. Além de forrar a caminha em que os pets estão, elas também podem envolvê-los. É indispensável que os filhotes nunca fiquem em contato com o chão frio, já que eles são extremamente sensíveis, especialmente nos primeiros dias de vida.

Ademais, é muito importante que a mãe esteja perto das crias. O calor vital que ela passa aos recém-nascidos é imprescindível e fundamental.

Necessidades fisiológicas dos filhotes recém-nascidos

É preciso ter atenção às necessidades fisiológicas dos filhotes, pois o metabolismo deles é imaturo nos primeiros dias de vida. Se ele não estiver acompanhado de sua mãe, os tutores devem saber como estimular as fezes e a urina.

O estímulo é feito com massagens suaves na região anal e urinária, utilizando um pano macio, um algodão ou um pedaço de gaze com água morna. A ideia é imitar o movimento que seria feito pela língua da mãe nessas regiões.

Como alimentar filhote de cachorro recém-nascido

Filhote branco de cachorro recém-nascidos.

O leite materno é o ideal para os filhotes recém-nascidos. Ele fornece todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Mas e se os filhotes tenham sido resgatados? Ou então, e se a mãe morreu após o parto, como alimentar os cachorrinhos? É sobre isso que falaremos agora. Acompanhe:

Amamentação do filhote recém-nascido

Em geral, um filhote recém-nascido obtém toda a nutrição de que necessita através do leite de sua mãe. O primeiro leite feito pela mãe contém colostro, uma substância importantíssima para o animal. Rico em proteínas e anticorpos, fortalece o sistema imunológico do filhote contra várias doenças. Por isso é muito importante não intervir no momento da amamentação, muito menos substituí-la.

Amamentação do filhote recém-nascido órfão

Caso o seu filhote não tenha a presença da mãe durante os primeiros dias de vida, no mercado já existem leites específicos para cães que fornecem todos os nutrientes que eles precisam nessa fase de vida. Um deles é o Max Milk Substituto do Leite Materno. Estes substitutos custam em torno de R$39,00 a R$70,00 reais.

É possível dar comida para filhote de cachorro recém-nascido?

Os filhotes recém-nascidos, por não terem dentes, são incapazes de triturar e de digerir a comida. Devido a tal motivo, não se aconselha introduzir nenhum tipo de alimento para cães até que os filhotes estejam prontos para iniciar o processo de desmame, geralmente por volta das 3 ou 4 semanas de idade, a menos que seja recomendado por um veterinário.

Com que frequência o filhote de cachorro recém-nascido deve se alimentar?

O cão recém-nascido é extremamente vulnerável, de modo que é recomendado fornecer alimento ao pet a cada duas horas. Caso o filhote não consiga mamar com tanta frequência, é preciso incentivá-lo posicionando a tetinha da mãe de modo estratégico para que ele mame mais, posto que ele pode estar fraco ou desnutrido para conseguir sugar o leite materno.

Ou, então, caso o filhote seja órfão, é preciso dar suplementos nutritivos a ele através de uma seringa com os mesmos intervalos. Com o passar do tempo, é possível estender o tempo de três em três horas até chegar a quatro em quatro horas.

Dúvidas frequentes sobre filhotes de cachorro recém-nascidos

Filhotes de cachorro recém-nascidos.

Nesse tópico iremos sanar as dúvidas mais frequentes dentre aqueles que já tiveram oportunidade de ter um filhotinho de cachorro por perto. Se esse é o seu caso, recomendamos que continue a leitura e se atente para as dicas.

Com quantos dias o filhote de cachorro abre o olho?

Diferente de nós, os cachorros demoram alguns dias para abrirem os olhos. Normalmente eles se abrem entre o 10º e 15º dia de vida. Isso ocorre porque o sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento, incluindo os nervos ópticos. Esses nervos precisam de um tempo para amadurecer e conseguir lidar com a luz, por isso ficam tanto tempo fechados mesmo após o nascimento.

O que fazer quando o filhote de cachorro não quer comer?

O primeiro é identificar o possível problema. Tenho dado alimentos muito duros? Ele tem tido muitas distrações na hora de comer? Após identificar, faça os ajustes necessários para solucionar o problema.

Se seu filhote acabou de passar pelo processo do desmame, forneça para ele alimentos hidratados, papinhas, comidas pastosas. A ração seca não é uma boa opção para esta fase e seu cachorro pode rejeitar esse alimento por não ser acostumado com esta textura mais sólida e dura.

Em lojas especializadas há misturas específicas para essa fase e que suprirá os nutrientes do leite materno. Você poderá oferecer essa papinha, por meio de seringas, liberando aos poucos o alimento para que o filhote não venha a engasgar.

O que fazer para um filhote de cachorro dormir a noite inteira?

A primeira coisa é certifica-se de que essa insônia não esteja relacionada com alguma dor, frio ou fome. Caso não sejam esses os motivos, pode ser que a falta de rotina atrapalhe o sono do seu cão. Então é muito importante para os cães ter uma rotina de atividades, inclusive para dormir.

Se você trabalha fora e seu cachorro fica a maior parte do dia sozinho, ele pode aproveitar esses tempos de ociosidade para dormir. Por isso, evite deixa-lo muito tempo só e ocupe-o com brincadeiras que gastam muita energia, para que no fim do dia ele durma com mais facilidade.

O que fazer quando o filhote não consegue urinar?

Como já vimos anteriormente, nos primeiros dias o filhote de cachorro precisa ser estimulado para urinar. Esse estímulo é feito com pequenas massagens na região genital e anal do animal. Porém se mesmo assim ele não urinar, pode ser que exista um problema. Levo-o ao veterinário para que ele possa identificar.

Existem inúmeras doenças que podem ocasionar essa dificuldade, como: infecção urinária, insuficiência renal, cálculo nos rins e até traumas podem afetar. O veterinário é a pessoa ideal para identificar e resolver esses problemas.

Filhotes de cachorro recém-nascido bem cuidados

Filhotes de cachorro recém-nascidos.

Participar do momento do parto é algo incrível e único, mas que também traz algumas responsabilidades. Diante de tudo que explanamos aqui, agora é possível saber como lidar com os filhotinhos e com a mãe antes, durante e depois do processo do parto. Com as dicas que foram passadas, seus cãezinhos irão crescer fortes e saudáveis.

Naturalmente a mãe fornecerá tudo que eles precisam nos primeiros dias de vida, mas caso algo saia do rumo natural ou seus filhotes tenham sido resgatados e não tenham a presença da mãe, você deve estar pronto para agir e colocar em prática o que ensinamos.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.