Criação de tenébrio: confira como criar, alimentação e dicas

Criação de tenébrio: confira como criar, alimentação e dicas

Você com certeza já ouviu falar desses insetos. Descubra como tudo sobre ele e como ter sua própria criação de tenébrios.


Guia completo de criação de tenébrio

Larvas de Tenébrio

Esse inseto mais conhecido como praga de cereais não é precisamente inútil, ele pode ser criado para ter várias utilidades. Nem todo mundo entende o fato de as pessoas criarem, mas por mais nojento ou desagradável que possa parecer é uma atividade interessante. Mas a pergunta que fica é: o que é um tenébrio?

Se ele é uma praga, porque ter uma criação desses insetos? Qual pode ser a utilidade de um inseto assim? Se estiver procurando sobre o assunto com certeza já deve ter ouvido falar sobre. Vamos conhecer o que é, para que ele pode ser útil e como você pode ter sua própria criação de tenébrios.

O que você precisa saber para começar a criar tenébrio

Larva de Tenébrio em planta

Muitas pessoas têm pavor e nojo de insetos, mas assim como qualquer animal dentro do nosso ecossistema ele pode contribuir com algo. Mesmo um inseto pode ajudar de maneira significativa o funcionamento da natureza.

O que é e porquê criar?

Tenébrio é uma espécie de besouro que está muito presente em locais secos, sendo mais encontrado em locais de armazenamento de cereais e farinhas. Ele faz parte de uma das maiores famílias de besouros escuros ou escaravelhos que existem. Suas larvas são bem conhecidas e possuem diferentes modos de uso.

Ele é indicado para alimentar algumas espécies de animais de estimação, como sapos, peixes, tartarugas, salamandras terrestres, pássaros, entre outros. Ele também pode ser usado como isca para a pesca de peixes. Tanto em forma de larva como em forma de besouro atrai peixes de grande porte.

O tenébrio é um animal difícil de criar?

Um dos melhores motivos para você ter sua própria criação de tenébrios é que a criação deste animal não é nada difícil e sua manutenção também é bem barata. Desde o local onde você vai deixar sua criação até o substrato usado para os tenébrios, a dificuldade é pouca e o custo de criação deste inseto é bem baixo. Além disso, o investimento pode render um bom dinheiro.

O que você precisa para começar a sua criação

Para a criação do tenébrio você não precisará de muito. O local pode ser algo bem simples, como potes de plástico, gavetas velhas ou potes de sorvete. Mas lembre-se que deve ter uma tampa e ficar bem arejado.

Além disso, você precisará de substrato, material que vai forrar a caixa de tenébrios e pode ser feito de ração para coelhos e pintinhos, farinha de milho, cevada, aveia ou uma mistura de todos esses. Como ele vai servir de comida para os tenébrios deve ser restabelecida quando notar que a quantidade está diminuindo.

Começando a criação de tenébrio

Larva de tenebrio

Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para começar a sua caixa de criação de tenébrios. Vamos descobrir mais sobre esse inseto curioso e como criá-lo do jeito certo, desde a montagem da caixa até o controle de temperatura. Confira!

Montando a caixa de criação

Você pode criar tenébrios em potes de plástico como tupperware, gavetas velhas ou potes de sorvete. O local deve ter uma tampa e ficar bem arejado, não pode ser um recipiente com risco de umidade. Caixotes de madeira não são indicados, pois eles podem roer.

Reprodução

A reprodução do tenébrio funciona de forma sexuada, ou seja, existe uma relação, e essa só pode acontecer quando chega a sua fase adulta. A reprodução é rápida e sem o macho fica em cima da fêmea e libera o esperma, dura poucos minutos. E em apenas uma ninhada a fêmea pode botar de 500 até 1000 ovos.

Alimentação

Por ser conhecida como larva-da-farinha, sua alimentação é basicamente composta de farinhas e cereais, a larva de tenébrio também consegue se alimentar de isopor. Você pode dar ração de coelho, farelo de trigo e ração para pintinho. Alimentos feitos de farinha também servem, como por exemplo, pão.

Vida de um tenébrio

Sua expectativa de vida assim como a maioria dos insetos não é muito longa. Sua transformação vai estar completa com 6 meses de vida, tudo vai depender dos cuidados com o inseto. Esse inseto em cativeiro pode durar mais tempo do que o normal. Podem chegar a viver até um ano.

Porque são consideradas pragas?

Sem nenhum motivo maior como ser transmissor de doenças, esse inseto é considerado uma praga por agricultores. Isso porque seu habitat natural são locais secos como moinhos e depósitos de cereais e farinhas. Reproduzem-se e crescem nesses ambientes, mas fora isso não oferecem perigo a nossa saúde.

Ciclo de criação do tenébrio

Estar atento às fases do crescimento desse inseto é essencial para que tenha uma criação de tenébrios bem sucedida. Todos os cuidados devem ser tomados desde o ovo até se tornar besouro. Vamos descobrir sobre cada uma delas?

Ovo

A fêmea pode botar de 500 a 1000 ovos na época de reprodução, e todo cuidado com esses ovos é pouco. Além de serem pequenos, não chegando ao tamanho de um grão de arroz, estes ovinhos costumam ser bastante frágeis. Dentro de 10 ou 15 dias eles irão eclodir e sairão larvas bem pequenas deles.

Larva

Larva de tenebrio

A larva a princípio é muito pequena, mas seu crescimento é acelerado e devido ao seu crescimento ela vai trocar de pele algumas vezes. Essa troca pode acontecer até 15 vezes antes de passar para a próxima fase de seu crescimento. Essa fase pode durar dois meses e a larva pode atingir 3 centímetros de comprimento.

Pupa

Pupa de tenébrio

E então chega a terceira fase de crescimento do tenébrio, ele vai se transformar em pupa ou crisálida que é a forma menor e mais parecida com o besouro. Diminui de comprimento e aumenta sua circunferência, e em apenas alguns dias ele se tornará um besouro. Nessa fase que vai ganhar sua coloração característica.

Besouro

Besouro tenebrio

Por fim chega à última fase, a pupa vai ganhar a forma de besouro, patas, antenas e sua cor preta ou marrom. Sua estrutura vai ficar mais rígida e resistente, ele não vai soltar nenhum cheiro ou secreção. Não tem ferrão e não picam, são insetos fáceis de serem criados e não causam doenças.

Dicas para uma criação mais eficiente de tenébrio

Larvas e Tenébrios

Para cada fase de crescimento do tenébrio é ideal que exista uma caixa diferente, isso por vários motivos. Cuidados como esses vão fazer sua criação de tenébrios mais eficiente e maior.

Separe uma caixa para os besouros

Nesta caixa os besouros adultos e já em fase de reprodução devem ficar até que morram após a desova. E assim que a fêmea botar os ovos retire e coloque na caixa de ovos e larvas. O ideal é que essa caixa seja mais alta ou de plástico, pois os besouros podem querer escalar as paredes e sair.

Tenha uma caixa para os ovos/larvas

Uma caixa exclusiva para ovos e larvas vai evitar muitos problemas e otimizar sua criação de tenébrios. Isso porque além de serem extremamente delicados os ovos são quase invisíveis para nós e isso pode ser um problema na hora da manutenção da caixa. E, além disso, os besouros adultos comem tanto as larvas quanto os ovos.

Separe as pupas em outra caixa

A caixa de pupas deve ser separada pelo mesmo motivo de se separar a caixa de ovos e larvas. Os besouros podem usar as pupas como comida também, e isso vai exigir muita atenção. Mantenha menos comida na caixa de pupas, elas não demoram muito a se tornarem besouros.

Tenha um bom controle do ambiente

Manter o controle é muito importante. Para isso, a manutenção da caixa de tenébrios deve ser feita pelo menos uma vez por semana, como peneirar o substrato. Não deixe a fonte de água por mais de 24 horas, troque para que não corra o risco de mofar e comprometa o crescimento dos tenébrios. Além disso, mantenha a caixa bem arejada e dentro da média de temperatura 26 e 32 graus.

Ter uma criação de tenébrios é fácil, mas exige cuidados

Tenébrio em pedaço de pão

Já vá separando todos os materiais necessários para ter sua caixa de tenébrios segura, escolha o substrato ideal para começar e aguarde suas primeiras larvas nascerem. Pode não ser a coisa mais fofa e bonitinha de ser vista, mas tem as suas vantagens. Você estará contribuindo de alguma maneira com a natureza.

Agora que você está sabendo o que é, para que serve e seguindo todas as orientações de como começar sua própria criação de tenébrio você está no caminho certo. Seja qual for o motivo de sua criação, você já sabe o que precisa. Para alimentar seus pets, para a pesca de peixes ou como fonte de renda extra, agora já sabe como ter sua caixa de tenébrios.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.