Como fazer molde de pata de cachorro com E.V.A, gesso e mais!

Como fazer molde de pata de cachorro com E.V.A, gesso e mais!

Gosta de artesanato e de enfeites que lembrem seu pet? Este artigo é para você! Entre e saiba como fazer um molde da pata do seu cão.


Passo a passo de como fazer um molde de pata de cachorro

Cão dando a pata ao dono

Há várias maneiras de se confeccionar um molde da patinha do seu cão. Inclusive, algumas são tão simples que você nem sequer vai precisar comprar nada em específico para fazer. Se gosta de artesanato ou de atividades manuais e quer guardar uma lembrança do seu pet ou, ainda, se deseja entreter as crianças da sua casa, um molde da pata do seu cachorro pode ser algo divertido e simples de ser confeccionado!

Por isso, aqui você verá alguns passos de como fazer um molde da pata do seu cachorro e descobrirá quais itens serão necessários para cada tipo de molde. Você pode fazê-lo para guardar de recordação ou até usá-lo para decorar sua casa. Vamos lá?

Como fazer molde de pata de cachorro com E.V.A

Cão oferecendo pata

Um método extremamente eficaz de moldar a pata do seu cão é através do E.V.A, uma espuma sintética amplamente utilizada para artesanatos. Para fazer o molde da pata do seu cachorro nela, o método é simples. Veja, a seguir, como fazer!

O que você vai precisar

Para fazer o molde da pata do seu cachorro no E.V.A, você só vai precisar de:

• Folha de E.V.A da cor que preferir;
• Tinta acrílica para tecido ou anilina;
• Tesoura sem ponta;
• Um pano úmido;
• Um recipiente raso para despejar um pouco de tinta.

O material do E.V.A não absorve qualquer tinta com facilidade, portanto, a tinta acrílica para tecido e a anilina são as mais indicadas para utilizar. Para evitar que esses materiais sejam nocivos ao animal, é importante que a tinta seja atóxica e que a anilina seja natural. Para cortar o molde e aparar as bordas, use uma tesoura ou um estilete, mas tome cuidado ao manusear esses utensílios.

Como fazer

Coloque o E.V.A sobre uma superfície plana e despeje um pouco de tinha no recipiente raso. Em seguida, limpe quaisquer resíduos da pata do seu cão com o pano úmido. Feito isso, segure gentilmente a pata do seu pet e coloque-a no recipiente com tinta; mergulhe-a suficiente para molhar apenas a parte inferior da pata.

Coloque a pata em cima do E.V.A e pressione-a delicadamente, rolando da esquerda para a direita, de modo que a figura da patinha fique uniforme sobre a superfície do material. Coloque o resultado obtido para secar e limpe a tinta da pata do animal. Depois que a tinta secar, você pode cortar as rebarbas e fazer belas colagens.

Dicas criativas

Você pode variar as cores e as estampas do E.V.A utilizado e fazer diversos moldes. É possível, inclusive, utilizar o molde em decorações de festinhas de aniversário e até como enfeite de Natal. Use sua criatividade!

Ademais, é muito interessante fazer os moldes de E.V.A desde que o cão é filhote. Assim, com o passar do tempo, à medida que a patinha do animal aumenta, você tem os registros do crescimento dela e pode compará-los para ver o quanto seu pet cresceu. Neste caso, fazer um álbum com os recortes do E.V.A é uma ótima opção!

Como fazer molde de pata de cachorro com gesso

Mão com luva segurando uma pata

O gesso é um mineral que, quando diluído, forma uma massa pastosa moldável muito utilizada na construção. No entanto, pode ser que seja um pouco difícil encontrá-lo, de modo que há receitas caseiras para que você elabore seu próprio gesso caseiro no conforto da sua casa. Confira, a seguir, como fazê-lo e como moldar a pata do seu cão com ele:

O que você vai precisar

Para elaborar esta receita de gesso caseiro, você precisará de alguns materiais bem acessíveis, que podem ser encontrados facilmente no armário da cozinha. Você precisará de:

• 2 xícaras de sal;
• 4 xícaras de farinha;
• 2 xícaras e meia de água;
• Verniz ou tinta acrílica para decorar e dar acabamento.

O verniz e a tinta são opcionais e, se você quiser deixar a peça mais rústica, não precisa usar. Outros tipos de materiais podem ser usados para dar acabamento, como tinta guache ou tinta em spray. O importante é que esses itens sejam atóxicos e que não prejudiquem a saúde do animal.

Como fazer

Ferva a água, acrescente o sal e misture até dissolver. Enquanto a água com sal ferve, reserve uma vasilha grande com as medidas de farinha. Quando a mistura de água e sal ficar pronta, despeje-a sobre a farinha dentro da vasilha. Mexa tudo para obter a massa de gesso. Quando a mistura esfriar o suficiente para não queimar suas mãos, amasse-a como se fosse sovar massa de pão.

Com a massa de gesso pronta, corte-a no formato que preferir, seja em círculos ou em corações. Para isso, você pode usar copos, formas de bolo e biscoito ou, ainda, a mão mesmo. Assim que obter o formato que quiser, modele a pata do seu cãozinho pressionando-a diretamente no gesso.

Pegue o pedaço do molde da pata do seu pet e, em uma assadeira, coloque-o no forno por cerca de 3 horas numa temperatura de 110°C. Se preferir, cubra a assadeira com papel alumínio. Depois de pronto, é só decorar.

Dicas criativas

Se quiser, também é possível fazer pingentes de colar ou enfeites natalinos. Você só precisa usar um palito para fazer um furo no molde confeccionado para passar um barbante, corrente ou fita de cetim. É possível fazer escritas de nome ou data, basta utilizar um palito mais fino. Faça isso antes de assar.

Além de fazer moldes com as patinhas do seu cão, uma dica bacana é personalizar um pingente ou uma plaquinha de identificação, basta fazer moldes menores. Você, inclusive, pode escrever o nome dele e o seu número de telefone. Assim, caso ele se perca, quem achá-lo poderá verificar sua origem na coleira e entrar em contato para devolvê-lo.

Use sua criatividade para decorar os moldes de gesso. Além de utilizar tinta acrílica e verniz, use canetas hidrográficas, tinta guache e o que você tiver de colorido. Personalize as peças do jeito que você quiser. Use produtos atóxicos, para não correr o risco de prejudicar você ou seu animalzinho.

Como fazer molde de pata do cachorro para imprimir

Cão dando pata à dona

Ademais, uma ótima maneira de eternizar a patinha do seu cachorro é através de moldes impressos. Assim, neste tópico você verá como fazer a impressão da pata do pet. Esta é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de confeccionar o item decorativo. Confira!

O que você vai precisar

Se você quiser algo menos elaborado, pode pesquisar imagens de patas de cachorros e imprimi-las, mas caso você queira algo único, personalizado e feito pelas suas próprias mãos, anote o que será necessário:

• Papéis brancos;
• Um pano úmido;
• Tesoura sem ponta;
• Uma almofada grande de carimbo com tinta atóxica.

Caso você não tenha uma almofada, coloque a tinta em um recipiente raso. Além dos papéis brancos, você também pode utilizar papéis coloridos ou de outros tipos, como papel cartão, cartolina ou papel verge. Utilize qualquer um que preferir, de modo que a escolha vai depender do seu gosto e o do que estiver disponível na sua casa.

Como fazer

Em uma superfície lisa e plana, coloque uma folha de papel. Deixe ao lado a almofada ou o recipiente raso de tinta abertos. Em seguida, limpe a pata do seu cão com um pano úmido, tire sujeiras e resíduos e seque. Para garantir um efeito melhor, se quiser, apare os pelos da pata do seu pet com uma tesoura antes.

Feito isso, segure a pata do seu cão e pressione-a gentilmente sobre a almofada de tinta, deslizando-a da esquerda para a direita, de modo que a tinta esteja por toda a pata. Se você não tiver uma almofada, mergulhe a pata do animal sobre a superfície do recipiente raso com tinta o suficiente para cobrir apenas a parte de baixo da patinha.

Em seguida, passe-a para o papel, carimbando a pata de modo que a tinta saia uniformemente. Tire a patinha de cima do papel, com cuidado para não borrar a tinta. Coloque o papel recém carimbado em algum lugar para secar. Depois é só pegar o pano úmido novamente e limpar os resíduos de tinta da patinha do seu pet.

Crie moldes coloridos e divertidos

Use tintas coloridas, faça contornos e desenhos ao redor. Faça recortes e colagens usando a impressão das patinhas do seu cãozinho. Você pode utilizar papéis coloridos, de diferentes tipos e tamanhos. Para guardar de recordação e usar como decoração nas paredes da sua casa, emoldure o resultado obtido como se fosse uma fotografia!

Há muitas ideias e maneiras de personalizar o molde da pata do seu cão. Além de uma recordação do seu fiel amigo, você terá uma decoração personalizada, uma arte feita por você mesmo, juntamente com seu companheiro de quatro patas! Por trás de algo tão simples, pode haver um momento divertido e de descontração para ser lembrado!

Como fazer molde de pata de cachorro com massa e sal

Mãos pequenas segurando duas patas de cão

Enfim, a massa de sal também é uma alternativa muito fácil de ser feita. Os itens são bem acessíveis e você pode utilizar o que tiver na sua casa. Confira, a seguir, quais são os materiais necessários e como preparar o molde da pata do seu cachorro!

O que você vai precisar para fazer

Para fazer o molde da pata do seu cão com massa de água e sal, você precisará dos seguintes ingredientes:

• 1 xícara de sal;
• 1 xicara de farinha;
• ½ xícara de água;
• Uma tigela grande;
• Cortador de biscoitos ou o que você tiver para cortar no formato que preferir;
• Papel manteiga ou papel vegetal.

Você pode separar tintas, palitos, fitas, lantejoulas e outros materiais para decorar sua peça depois. Entretanto, isso vai depender do gosto de cada um, de modo que, se você quiser moldes mais simples e rústicos, não precisa decorá-los ou pintá-los. Caso não tenha cortador de biscoitos, você poderá utilizar copos para cortar o molde no formato redondo ou quaisquer outros utensílios que você tiver disponíveis na sua casa.

Como fazer

Misture a farinha e o sal em uma tigela grande. Então, despeje água morna nela e mexa todos os ingredientes até que se forme uma massa homogênea. Caso a massa estiver grudando nas mãos, acrescente um pouco mais de farinha e, caso fique muito seca, adicione mais água.

Depois que a massa pegar consistência, amasse-a com as mãos. Polvilhe um punhado de farinha em uma bancada ou superfície lisa e amasse até ficar macia e homogênea. Pegue o papel manteiga e o disponha sobre a mesa. Então, abra a massa em cima do papel até que ela fique com aproximadamente meio centímetro de espessura. Tome cuidado para não deixá-la muito fina, para que não rasgue ao ser manuseada.

Feito isso, você já pode fazer o molde da patinha do seu cão. Basta pressionar a pata do animal sobre a massa! Depois, é só cortar o molde com um cortador de biscoitos ou com outro utensílio. Em seguida, coloque a massa dentro de uma assadeira e deixe-a assar por, no mínimo, 3 horas a 100°C.

Dicas para deixar os moldes incríveis

Além de fazer o molde da patinha do seu cão, você também pode moldar outras, como sua mão, a pata de outros animais e o que mais você quiser guardar de recordação. Além de fazer decorações diversas e recordações, você pode fazer fósseis de dinossauros e outros brinquedos para divertir as crianças, caso você tenha alguma em casa.

Para dar acabamento, se quiser, lixe as bordas do molde. Pinte sua massinha usando tinta acrílica ou tinta em spray. Caso queira pendurá-la como pingente ou enfeite na árvore de natal, faça um furo com palito de churrasco ou canudo e coloque barbante ou fita de cetim. Isso serve para os outros tipos de moldes também.

Agora você já sabe como fazer um molde da pata do seu cão!

Cão dando pata ao dono no sofá

Como você viu aqui, é muito simples fazer um molde de pata de cachorro. E, ainda, há várias maneiras de se fazer, de modo que você pode utilizar materiais acessíveis que podem ser encontrados no armário da sua cozinha ou em qualquer mercado ou papelaria.

Além de ser algo para estimular a criatividade, você pode fazer o molde para se divertir com seus amigos, utilizá-lo em atividades escolares ou apenas distrair sua mente com algo diferente e passar o tempo com seu amigo peludo.

Então, se você achou as ideias aqui apresentadas interessantes e ficou com vontade de botá-las em prática, separe algumas horinhas do seu dia livre para testá-las! Você, com certeza, irá amar o resultado!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas mamíferos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.