Conheça o peixe corvina!
O peixe corvina costuma nadar em cardume, e têm preferência por águas profundas como lagoas, lagos e reservatórios, no entanto, podem ser encontrados também em águas rasas, principalmente quando estão à procura de suas presas ou em período de desova. Por ter uma carne muito saborosa é um peixe muito apreciado na culinária de diversas regiões.
Pertencente à família dos sciaenidaes, é uma espécie de peixe originalmente da América do Sul, porém, foi introduzido posteriormente em algumas bacias brasileiras, devido ao seu crescimento e desenvolvimento em diversas águas, fazendo com que algumas espécies se tornassem nativas do Brasil.
Neste artigo você verá dicas de como pescar e preparar a corvina e muitas outras curiosidades sobre o peixe.
Características do peixe corvina
O peixe corvina é um espécie muitíssimo interessante e que por causa da sua reprodução que se dá o ano inteiro é muito procurado. Veja a seguir mais sobre a reprodução e mais características de espécie.
■Outros nomes e aspecto físico do peixe Corvina
Conhecido cientificamente como Argyrosomus regius, o peixe corvina é conhecido popularmente no Brasil por outros nomes também. Pescada-branca, pescada-do-piauí e cruvina são alguns deles. Ele pode medir cerca de 40-50cm e atingindo até 2m de comprimento, chegando a pesar cerca de 50kg e vivendo no máximo 5 anos, caso não seja pescado antes.
A corvina é um peixe escamoso, de cores inconfundíveis prata azulada e é comum possuir uma listra preta na lateral do corpo, principalmente quando são jovens. Possui dentes pontudos que se estendem até a faringe e boca lançada para frente e não possui nadadeira adiposa diferentes de outros peixes.
■Origem e habitat do peixe Corvina
De origem portuguesa e espanhola ao poucos isso tem mudado muito. Distribuído pela Parnaíba, Rio Negro, Amazonas e Trombetas, essa espécie costuma habitar reservatórios, poços e remansos, lugares de água funda e turva. Porém, tem sido trazida para as Bacias do Rio Prata, São Francisco e alguns açudes do Nordeste por empresas hidrelétricas do Sudeste.
■Reprodução do peixe corvina
Uma das características que diferencia a espécie corvina de outros peixes é o fato de não precisarem se deslocar na época de reprodução, podendo reproduzir ao longo de todo ano, tendo como pico de desova os meses de setembro e outubro por serem meses mais quentes.
A desova é realizada em águas costeiras e é um peixe muito fecundo, o que o torna bastante acessível. Outra característica peculiar é que os machos na fase de reprodução emitem sons característicos no intuito de atrair as suas parceiras para o acasalamento
■Alimentação do peixe corvina
A corvina é uma espécie de peixe piscívoro, ou seja, se alimenta de pequenos peixes, camarões, crustáceos e mariscos, dependendo do local em que estão, diferente de algumas espécies que costumam se alimentar apenas de algas. Inclusive podem comer até a própria espécie, portanto, pode-se dizer que pratica o canibalismo, uma vez que se alimenta de presas da mesma espécie também. Costuma procurar seu alimento a noite em águas rasas e frias.
Receitas com o peixe corvina
A corvina é um peixe muito querido na culinária brasileira, pois além de possuir uma carne extremamente saudável, rica em cálcio e vitaminas, ainda é de fácil preparo e costuma pegar o tempero de forma muito rápida. Veremos a seguir algumas formas de comer essa iguaria.
■Corvina ensopada
A corvina ensopada é uma forma muito saborosa e prática para qualquer ocasião. Nesta receita você precisará de 8 postas de corvina, temperos ao seu gosto e leite de coco. Após cortar o peixe em postas, pique todos os temperos e refogue com azeite, feito isso coloque as postas da corvina com 1 copo de água e leve ao fogo por mais ou menos 20 min, ao final adicione o leite de coco, misture e desligue o fogo. Estará pronto para servir.
■Moqueca de peixe corvina
A moqueca de corvina é a forma mais popular para comer o peixe, principalmente na região nordeste. Para esta receita você precisará de 5 postas de corvina, amasse 5 dentes de alhos, junte com coentro, sal e limão e reserve por pelo menos 1 hora, após esse período junte tomate, cebola picados e dendê e deixe cozinhar por 15 minutos, recomenda-se servir com pirão do caldo do peixe ou arroz branco.
■A Corvina Assada
Diferente das receitas anteriores, nesta receita você não deverá cortar o peixe em postas, e sim deixa-lo inteiro, basta que o peixe esteja limpo e sem escamas. O peixe será temperado com óleo ou azeite, pimenta do reino e sal e reservado, após 30 min levar a corvina ao forno por mais 30 min coberto com papel alumínio, após esse período adicionar tomate, cebola e pimentão cortado em rodelas até murcharem. Caso queira adicione legumes e sirva com arroz.
Curiosidades sobre peixe corvina
Apesar de ser um peixe difícil de ser pescado pela sua resistência no momento em que é capturado, o corvina é uma espécie fácil de ser encontrado por ser fértil e viver em águas de várias regiões, veja a seguir dicas de onde encontrar e como pescar a corvina.
■Onde encontrar o peixe?
O peixe é comumente encontrado em águas profundas em diversas regiões. A depender da espécie poderá ser encontrada em bacias, reservatórios, açudes e também em águas salgadas. No Brasil eles estão presentes nas regiões Nordeste, Norte e centro oeste. Por outro lado, fora do Brasil pode ser encontrado em países como Paraguai e Uruguai.
■Como pescar a corvina?
Na maioria das vezes você encontrará o peixe em locais mais profundos, sendo assim, é necessário pegá-lo com firmeza ao capturar para que não fuja, pois tem fama de peixe brigão justamente por resistir quando é capturado, além de poder ser pescado o ano inteiro.
Uma dica importante é que você priorize a pesca durante a noite ou pela manhã cedo, pois como costumam fugir do sol, eles vão à superfície nestes períodos para se alimentar. Em relação a equipamentos opte sempre por varas de tamanho médio e, se possível utilize as iscas sempre frescas, de preferência vivas, para que o movimento atraia o peixe.
■Preço e como comprar a corvina
Como já dito acima, além de ser um peixe saboroso, saudável e fácil de preparar, a corvina ainda possui um preço muito acessível, dependendo da época e facilidade para a pesca de cada região, podendo variar entre R$ 8,00 e R$ 10,00 o kg do peixe. Ao escolher o peixe, o ideal é que esteja sempre fresco, a carne deve estar elástica, a pele brilhante e as escamas bem coladas à pele.
Entenda mais sobre o peixe corvina!
Agora você já sabe que a corvina é uma espécie de peixe muito fácil de identificar, comprar, pescar e preparar, além de ser muito popular na culinária brasileira por sua carne saborosa e delicada. A abundância dá espécie se dá pelo fato de reproduzir durante todo ano, podendo ser encontrado em águas salgadas, doces e salobras dependendo da espécie.
Além disso, vimos também as principais características e curiosidades sobre o famoso peixe.
Após essa leitura, ficará muito mais fácil distinguir a corvina de outros peixes na hora de pescar ou comprar. Quer saber mais sobre peixes? É só acompanhar no site. Lá você pode encontrar essa e muitas outras informações.
Redatora, administradora e apaixonada por pets (em especial os cachorros).