Cachorro que dorme muito: as influências no sono do cão

Cachorro que dorme muito: as influências no sono do cão

Gostaria de saber se seu cão anda dormindo muito e entender a influência disso na saúde do seu melhor amigo? Leia nosso artigo e saiba tudo a respeito.


Seu cachorro dorme muito?

Cachorro deitado no sofá bocejando

Você sabe quantas horas seu cão dorme por dia? Os cães devem dormir bem e principalmente à noite, pois é a hora que seu dono usa para descansar. Descubra o tempo correto, pois é muito importante para qualquer ser vivo que o período de sono ocorra de forma natural e em quantidade equilibrada e com os cães não deve ser diferente.

Veja também o que ocorre se seu cão dormir demais ou de menos, e os possíveis fatores que ocasionam esse distúrbio. Fique atendo nas dicas a seguir e coopere para que seu cão seja mais saudável tendo os períodos de sono corretos.

Quanto tempo o cachorro dorme em cada fase da vida

Cachorro dormindo no sofá

Conheça os períodos de sono de acordo com sua idade e quais atividades são importantes para seu cão se adaptar a esses períodos. Veja abaixo todas as fases da vida de seu cão e os pontos mais importantes a serem observados em cada fase. Podendo assim, identificar se seu cachorro dorme muito.

Neonatal e transacional

O período do nascimento à segunda semana de vida do filhote é chamado de neonatal. Nesse período o cãozinho depende muito do leite materno, pois é ele que regula a urina e fezes do animal.

Da segunda semana até os primeiros vinte dias, chamamos de período transacional. Durante esse período o filhote começa a abrir os olhos, respondendo aos estímulos luminosos. Nessas duas fases iniciais o filhote pode dormir entre 14 a 18 horas por dia.

Infância e juventude

De 3 a 16 semanas, chamamos de infância, período em que o cãozinho inicia a fase de socialização, ajudando a definir seu comportamento dali em diante. Aqui seu período de sono varia de 12 a 14 horas por dia.

A partir de 16 semanas a um ano, chamamos de fase juvenil. Devido ao crescimento corporal, esta fase é marcada pelo aperfeiçoamento de sua mobilidade. Essa fase é conhecida, também, pelo nome de pré-adolescência canina.

Adulta

De 1 a sete anos, chamamos de fase adulta. Esse período pode variar de acordo com a raça. Nessa fase é onde o cão vive sua plenitude, convivendo com seus donos e outros cães. O período de sono dependerá de qual raça estamos falando, pois nessa fase o cão pode dormir de 8 a 14 horas diárias.

Velhice

De 7 anos em diante, consideramos que o cão entra na fase da velhice. Nessa fase é possível que o cachorro passe mais tempo dormindo. Aproximadamente 16 a 18 horas por dia. Na velhice necessita de um acompanhamento mais rigoroso da sua saúde, pois é aqui que os cães podem começar a desenvolver algumas doenças como diabetes, problemas cardíacos, obesidade, insuficiência renal, entre outros. O tempo de sono dependerá muito de sua saúde.

Raças de cachorros que dormem muito

Sabia que algumas raças de cachorros costumam dormir mais do que outras? Alguns desses animais podem dormir tranquilamente até 16 horas por dia. Confira aqui quais são as raças de cachorros mais sonolentas e que dormem muito.

Lhasa Apso

Cachorro Lhasa Apso

Não é a toa que o Lhasa Apso é uma das raças de cachorro preferidas para se criar dentro de casa. Além de dócil, ele é bem quieto e passa boa parte do dia dormindo. Mas não se engane, apesar dessas características, o Lhasa Apso é considerado um grande companheiro de instinto protetor e temperamento forte. Essa raça costuma dormir aproximadamente 12 horas por dia.

Pequinês

Cachorro Pequinês

Considerado uma das menores raças, esse mini leãozinho que pode passar grande parte do dia dormindo é ideal para morar em apartamento pequenos que não possam ter muitos problemas com barulho por causa da vizinhança. Por causa de seu porte é um cachorro que tem pouca energia, então seu donos não precisarão se preocupar com horas e horas de latidos incansáveis. O pequinês por sua vez dorme dorme entre 12 e 14 horas por dia.

Shit-zu

Cachorro Shit-zu em grama

Outro cachorro que dorme muito é o da raça Shit-zu. Bom companheiro, esse cãozinho de pequeno porte e longos pelos é ótimo para viver em um ambiente familiar. Não precisa de muito espaço e assim como o pequinês tem pouca energia, o que o fará não só dormir bastante quanto não precisar de muitas horas de brincadeira ou exercícios.

Os cães da raça Shit-zu costumam dormir até 16 horas por dia.

Influências externas no sono do cachorro

Dois cachorros dormindo na cama com tapa-olhos cor de rosa

Assim como em nós humanos, fatores externos também podem atrapalhar o sono do cachorro. Barulho e agitação são os principais vilões contra o sono dos nossos amiguinhos caninos. Saiba aqui o que pode prejudicar o sono saudável de seu cão.

Influência no estilo de vida proporcionado ao cachorro

O tipo de atividade que seu cão pratica no dia a dia pode influenciar no seu sono. Se é um cão muito ativo e agitado, seu período de sono tende a ser mais curto no decorrer do dia. Já os cães mais lentos, tendem, naturalmente, a dormir um pouco mais. Por isso podemos dizer que o cão adulto dorme de 8 a 14 hora diárias, devido ao comportamento pertinente a cada raça.

Influência do ambiente em que o animal vive

Praticamente, todo ser vivo é influenciado pelo ambiente em que vive e os cães não são exceção. Ambientes muito barulhentos e/ou movimentados, podem fazer que a rotina de seu cão seja um verdadeiro pandemônio. Os cães tem audição sensível, por isso o mínimo barulho de um vizinho, ou um carro que passe na rua, pode deixá-lo agitado, influenciando no seu tempo de sono diário.

Convivência com crianças

A maioria dos cães gosta de crianças, pois encontram nelas um amigo para brincar e gastar suas energias. Esse benefício é recíproco, pois existem tratamentos para algumas doenças infantis que usam o cão como forma de amenizar o sofrimento e até diminuir o período de cura da criança enferma. No caso do cão, essa atividade diária pode melhorar seu sono noturno, em decorrência das atividades físicas ocorridas durante o dia.

Curiosidades sobre o sono dos cachorros

Filhote de cachorro dormindo no colo de dona

Veremos aqui algumas curiosidades sobre o cão e seu comportamento no que se refere ao seu modo de dormir. Saiba o que significa quando seu cão dorme perto de você, se ele pode sofrer de insônia ou não e o que fazer quando seu sono não está normal.

Cachorro dormindo perto do dono é sinal de confiança?

O período de sono é o mais vulnerável para qualquer animal. Se tomarmos como exemplo os lobos, podemos notar que ao dormir eles ficam todos juntos, isso significa que eles se sentem mais seguros. No caso do cão doméstico, ele tem o seu dono como seu amigo, ele o vê como um membro de sua matilha. Sendo assim, se ele dorme junto de você é porque se sente seguro e confia em você.

O cachorro pode ter insônia?

Tanto dormir demais como dormir de menos podem prejudicar a saúde de seu cachorro. O cão que não dorme tem aumento de cortisol sérico e irritabilidade, entre outras alterações. Isso interfere no sistema imunológico, contribuindo para o aparecimento de doenças infecciosas.

Vimos que a rotina que você impõem ao cão pode interferir em seu sono. Se ele tiver atividades durante o dia, provavelmente terá uma melhor noite de sono. Certamente se seu cão é ativo à noite, o sono de seu dono será prejudicado também.

A saúde também pode influenciar no sono?

A saúde pode interferir muito no sono diário de seu cão. Se você estiver suspeitando que seu cão está dormindo demais ou de menos passe a controlar esse tempo. Se ele estiver dormindo acima das 14 hora diárias, é hora de consultar um veterinário, pois seu cão pode estar com alguma enfermidade.

Caso seu cão esteja dormindo de menos, também pode ser algo de errado com sua saúde, nesse caso é possível que ele esteja apresentando um quadro de estresse ou ansiedade.

Cachorro dorme mais que o ser humano?

O sono saudável para um ser humano é de 8 horas diárias, que pode variar de acordo com as atividades exercidas por ele. O sono do cão tem uma relação muito íntima com sua idade. Os filhotes dormem de 16 a 18 horas por dia, enquanto que na fase adulta esse período diminui para um período de 12 a 14 horas diárias.

Em ambos os casos, o cão não dorme de uma só vez todas essas horas. Elas são divididas em intervalos entre um cochilo e outro. Sendo assim você vai encontrar seu cão dormindo em vários períodos do dia.

Cachorros são animais dorminhocos!

Cachorro dormindo abraçado a relógio com tapa-olhos azul

Agora que você já sabe tudo sobre o sono de seu cão e sabe identificar se seu cachorro dorme muito. Sabe também que vários fatores podem influenciar no sono de seu cachorro e como fazer para melhorar esse comportamento, em especial. Uma vida ativa e saudável faz com que as horas de sono do cão sejam mais tranquilas e que essa tranquilidade influencie diretamente a vida de seu dono.

Vimos também que um cão adulto saudável deve dormir entre 8 a 14 horas por dia, dependendo da raça e que esse sono deve ser bem distribuído durante as 24 horas diárias. Além disso, suas atividades e comportamento são elementos importantes para que esse sono ocorra de forma natural e saudável, preferencialmente à noite.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.