Guia prático do peixe betta: Tudo o que você precisa saber!

Guia prático do peixe betta: Tudo o que você precisa saber!

Os peixes betta são dóceis com os seres humanos e são ótimos animais de estimação. Conheça tudo sobre alimentação, hábitos, cuidados e muito mais aqui.


Peixe betta: como cuidar, limpar e muito mais

peixe betta

Um dos animais de estimação mais comuns para quem busca facilidade no cuidado é o peixe betta. Os amantes da vida marinha não precisam investir muito para ter um aquário em casa, e esse tipo de pet acaba sendo o preferido de muitos por sua beleza, simplicidade e baixo custo.

O peixe betta tem cores vivas e, mesmo pequeno, chama a atenção de quem o vê. Além disso, é uma ótima opção para o primeiro pet na vida de uma criança, que irá aprender a cuidar e limpar com a ajuda dos adultos.

Outro nome comum para a espécie é peixe de briga siamês, ou também seu nome científico Betta splendens. Se você está pensando em comprar um peixe betta para cuidar, confira aqui tudo o que é necessário saber para ter um desses bichinhos.

Macho ou fêmea: qual escolher?

peixe betta branco

No momento de decidir qual peixe betta comprar, você poderá optar entre macho ou fêmea. Como há diferenças físicas entre eles, fica fácil fazer a identificação, principalmente quando eles já são adultos. Entenda as principais características de cada sexo nos tópicos a seguir.

Como diferenciar o peixe betta fêmea do macho?

Geralmente, o pet shop dispõe os peixes betta que estão à venda para que os compradores possam escolher aquele que mais lhe agrada. A variação de cores e tamanho pode ser determinante para a decisão. No entanto, saiba que os peixinhos com nadadeiras grandes sempre serão machos.

É importante saber se você levará mais de um peixe betta para casa porque os machos são mais agressivos e não se comportam bem com outros de sua mesma espécie. Por isso, é recomendado separá-los em aquários diferentes para não provocar brigas.

Principais características do betta fêmea

Basta uma olhada para perceber se um peixe betta é fêmea. Elas apresentam barbatanas mais curtas e cauda reduzida, nunca maiores do que o próprio corpo. No entanto, outras características podem ser analisadas para confirmar o sexo do animal.

Além do tamanho das nadadeiras, observe com atenção a cor das escamas. A fêmea tem uma tonalidade opaca, com menos brilho que fica mais forte em momentos de estresse. Outro detalhe exclusivo do betta de sexo feminino é um ponto branco na parte inferior do corpo, chamado de tubo ovipositor e utilizado para a reprodução.

Principais características do betta macho

Agora que você já aprendeu a identificar o peixe betta fêmea, por exclusão já consegue determinar qual é o macho. Portanto, caso o animal tenha barbatanas alongadas e cauda esvoaçante, trata-se de um betta de sexo masculino.

Os peixinhos machos apresentam grande variedade de cores, além de na maior parte das vezes serem brilhantes e chamativas. Azul, verde e vermelho costumam ser os tons mais comuns no betta. Por fim, quando comparados às fêmeas, os machos têm corpos mais magros e alongados, mas essa diferença pode ser mais sutil de acordo com a espécie.

Convivência entre macho e fêmea

Como foi mencionado anteriormente, os peixes betta macho são briguentos e ficam estressados diante da presença de outros machos de sua espécie no mesmo lugar. Isso não é nada bom para a saúde dos animais, então evite esse contato próximo.

Por outro lado, duas betta fêmeas não disputam território quando estão juntas e podem conviver de forma tranquila. A união de peixes betta do sexo masculino e feminino no mesmo áquario deve ser feita somente no período de acasalamento.

Alimentação do peixe betta

peixe betta nadando

O cuidado com a alimentação do seu peixe betta é um dos pontos de maior importância. Sendo assim, o dono do pet precisa oferecer comida periodicamente, além de observar com atenção a quantidade de grãos. Tudo isso terá impacto na saúde e na vida do animal, portanto é fundamental consultar especialistas.

Quanto de comida oferecer?

Já que os peixes betta são animais pequenos, a porção de alimento deve ser proporcional ao que ele será capaz de digerir. Exagerar na quantidade de grãos fará com que o organismo do bichinho seja comprometido.

Dessa forma, o ideal é oferecer um pouco de cada vez diretamente na água do aquário, dosando a quantidade de pitadas. Entre duas e quatro pequenas porções distribuídas em duas vezes ao dia já é suficiente para mantê-lo alimentado.

Qual é a melhor ração para peixe betta?

Na natureza, os peixes betta são animais carnívoros que caçam alimentos como pequenos insetos, ovos e larvas. Mas, no caso dos animais domésticos, é possível substituir as proteínas vivas por rações que são desenvolvidas com os nutrientes necessários.

A alimentação mais comum dos peixes betta de aquário são os pellets, encontrados em qualquer loja de artigos para pets. Trata-se de flocos flutuantes produzidos especialmente para a espécie. Também é possível comprar animais vivos ou congelados, como as artêmias, mas exige um pouco mais de trabalho e o custo acaba sendo mais alto.

Quando alimentar?

O peixe betta consome seu alimento rapidamente, mas isso não significa que ele deva comer com mais frequência ou em maiores quantidades. Os especialistas recomendam no máximo duas refeições por dia com grandes intervalos.

No caso dos peixes adultos, a recomendação é alimentá-los uma vez de manhã e outra à noite. É interessante entender o comportamento do betta em relação à comida para, assim, determinar o cronograma de sua alimentação.

O que o peixe betta não pode comer?

Fique atento para a composição dos alimentos que você está comprando. Corantes artificiais são prejudiciais para a saúde do seu pet. Além disso, tenha cuidado na hora de substituir a alimentação para não desregular o organismo do seu betta.

O ideal é contar sempre com as rações próprias para a espécie. Não ofereça nada que não tenha sido desenvolvido especialmente para esse tipo de peixe.

Como criar um peixe betta

mulher interagindo com peixe betta

Depois de aprender sobre as características e necessidades básicas do peixe betta, é a hora de entender outros deveres importantes. Para ver o animal feliz e saudável, cuidar da moradia do peixe betta é algo que precisa ser feito regularmente.

Aquário

Além do peixe betta, você deverá sair do pet shop com um aquário para ele morar. Os tanques de vidro são encontrados em tamanhos variados, e a melhor opção depende da quantidade de peixes que você pretende ter.

Reserve um lugar especial na sua casa para comportar o aquário. Certifique-se de que ele estará seguro e longe do sol ou de correntes de ar frio. Para saber mais detalhes sobre os cuidados com o aquário, leia até o final deste artigo.

Água

A manutenção da água em que o seu peixe betta vive é mais um dos cuidados que você não pode deixar de lado. Verifique sempre as condições de limpeza para manter o máximo de oxigenação possível e atente-se para a temperatura.

A troca da água velha pode ser realizada semanalmente. Além do mais, tenha certeza de que não contém cloro ou sal e priorize temperatura média de 22º C a 32º C. Além disso, atente-se para o pH, que deve estar entre 6.5 e 7.

Acessórios

Existem diversos adereços que deixam a casa do seu peixe betta mais bonita e, ao mesmo tempo, aproximam o seu bichinho da natureza. Plantas naturais, areia e cascalho já deixam o aquário mais colorido e não dão trabalho.

De qualquer forma, lembre-se de deixar espaço suficiente para o peixe nadar à vontade. Cuide também para não acrescentar acessórios cortantes, como pedras afiadas. Ainda, se o aquário for grande e tiver mais espécies convivendo, considere adicionar elementos que possam ser usados de esconderijo.

Interação

É claro que um peixe betta não tem um comportamento tão extrovertido quanto um cachorro, mas você pode se surpreender com as interações que ele proporciona para seu dono.

Com o tempo, o betta é capaz de aprender alguns truques básicos, como subir até a superfície da água, acompanhar o movimento do dedo e até mesmo passar por dentro de uma argola. Esses pets têm rápida memorização, mas é importante ter paciência para não cansá-los.

Compatibilidade do peixe betta com outras espécies

dois peixes betta

Os peixes betta são vendidos em unidades e muitas pessoas optam por ter apenas um deles em casa. Afinal, assim é mais barato e mais fácil de cuidar. No entanto, quem tem o aquarismo como hobby deve conhecer as espécies com as quais o betta é compatível.

Outras espécies de betta

Não é muito comum ver aquários com vários peixes betta convivendo juntos. Como já mencionamos, o instinto territorialista desse animal pode gerar estresse e agressões, especialmente quando machos da mesma espécie são colocados no mesmo espaço.

Mesmo separados por um vidro, os machos que estão perto um do outro ficam estressados com facilidade. Desse modo, caso você queira ter um tanque com mais de um betta, a única opção será adquirir apenas fêmeas. Elas não brigam entre si, mas lembre-se de oferecer bastante espaço e adquirir um filtro para manter a água limpa por mais tempo.

Outros peixes

A boa notícia é que os peixes betta machos não têm o costume de brigar com peixes de outras espécies. Mesmo assim, ao introduzir um amigo para seu betta, é importante analisar o temperamento desses animais por alguns dias.

Peixe-gato coridora, rabora, neon tetras, tetras de ember e cascudo palhaço são alguns exemplos de peixes que convivem pacificamente com os betta. Além de dar mais vida ao seu aquário, os pets ficam mais animados com a convivência.

Reprodução dos peixes betta

peixe betta

Como dono de um peixe betta, talvez você queira conhecer mais sobre como é a reprodução deles. Leva alguns dias desde a fecundação até o nascimento dos alevinos (nome dado aos recém-nascidos) e o macho cuida dos ovos. Ademais, pode ocorrer tanto na natureza como em cativeiro.

Na natureza

Devido ao instinto de reprodução, os peixes betta macho e fêmea procuram um ao outro quando estão na fase madura, ou seja, quando são adultos e saudáveis. Um fato curioso é que o macho, ao sentir a presença de uma fêmea, começa a montar um ninho feito de bolhas de ar.

Como o tipo de fecundação é externa, o macho irá atrair a fêmea com um tipo de “abraço” para que ela deposite os óvulos no ninho construído. Depois, os gametas do betta macho são liberados no mesmo local.

Assim, a fertilização ocorre imediatamente e os ovos caem no fundo do aquário. Então, o macho os carrega para cima com a boca, os levando até as bolhas de ar onde irão eclodir em até 48 horas.

Em cativeiro

Se você deseja reproduzir peixes betta em cativeiro, deve ficar atento para proteger a fêmea de eventuais agressões do macho. Além disso, o aquário deve estar limpo e sem acessórios no interior para evitar quem entrem em contato com o ninho.

Em primeiro lugar, a fêmea precisa ficar à vista do macho, mas separados por uma divisória. Desse modo, ele poderá instintivamente construir o ninho. Com o terreno preparado, os dois betta devem ser juntados para começar a fecundação. Logo depois, a fêmea deve ser retirada do aquário.

Manutenção e cuidados com o peixe betta

peixe betta em aquário

Mais do que uma forma de trazer vida e cor para a sua casa, o peixe betta é em primeiro lugar um ser vivo que precisa de atenção como qualquer outro. Portanto, é imprescindível reforçar os cuidados básicos que devem ser adotados.

Como cuidar do peixe betta e deixá-lo sempre saudável

Justamente por ser muitas vezes ser o primeiro pet na vida de uma pessoa, o responsável deve buscar o máximo de informações sobre os hábitos e as necessidades do peixe betta, consultando especialistas.

Antes de mais nada, o cuidador precisa saber sobre o tipo de alimentação e a limpeza da água. Fora isso, interferências externas como localização do aquário, clima e interações também são importantes. Não é recomendado pegar o betta na mão para brincar, então deixe longe do alcance de crianças que não estejam familiarizadas com o bichinho.

O que não fazer

O peixe betta é um animal que exige poucos cuidados, mas jamais deve ser ignorado por mais de um dia. A atenção diária é suficiente para que ele viva de forma saudável. Portanto, se houver a necessidade de ficar longe de casa, tenha certeza que alguém poderá cuidar do seu pet durante a sua ausência.

Outras orientações incluem não dar alimentos inapropriados, não alimentar mais do que o necessário e não expô-los ao sol forte ou frio extremo.

Aquário para peixe betta

peixe betta em aquário

Agora, reforçamos as responsabilidades que o dono do peixe betta deve ter com o aquário. Além de comprar o recipiente adequado, a organização e a limpeza fazem parte da rotina dos cuidadores.

Como montar o aquário para o peixe betta

Colocar enfeites dentro do tanque de água pode deixá-lo mais bonito, mas cuidado para não exagerar. A prioridade sempre deve ser o bem estar do peixe e deixar o local livre para que consiga deslocar-se com facilidade.

A principio, os aquários são vendidos já prontos para enchê-los de água. Basta encontrar um lugar em sua casa que seja seguro, longe de aparelhos eletrônicos e não muito próximo do chão. Para evitar que o betta pule para fora da água, deixe o recipiente tampado (com espaço para passagem do ar).

Qual aquário comprar?

O aquário é literalmente o lar do seu peixe betta. É o ambiente em que ele deve estar confortável para viver de forma saudável. Quando chegar a hora de escolher um lugar para o seu animal de estimação, priorize um recipiente espaçoso.

O tamanho mínimo deve permitir que não encoste suas nadadeiras no vidro. Caso o espaço seja muito reduzido, o animal pode correr graves riscos como a caudofagia (automutilação da própria cauda devido ao estresse).

A beteira é um aquário com as condições básicas. Caso tenha viabilidade para algo maior, um vidro com capacidade para 10 litros de água é suficiente para esse pet morar sozinho.

Como limpar aquário do peixe betta

É recomendado limpar o aquário e trocar a água pelo menos a cada 15 dias. Para evitar um estado de choque devido à temperatura ou ao pH, retire parcialmente o líquido existente e o transfira, junto com o peixe, para outro recipiente limpo e vazio.

Depois, é só enxaguar bem o vidro e os acessórios (não use sabão ou qualquer outro produto). Certifique-se de que retirou bem os resíduos de sujeira e, então, adicione uma nova água ao tanque e devolva o peixe betta junto com a água antiga.

Encante-se com o peixe betta!

peixe betta

O peixe betta é uma das melhores espécies de animais de estimação para se ter em casa. Além do baixo custo, os pets são muito bonitos e harmonizam o ambiente. No entanto, assim como todos os outros seres vivos, eles necessitam de cuidado e carinho.

Caso você esteja pensando em adquirir um peixe betta, leve em consideração este guia prático para proporcionar a melhor qualidade de vida ao seu pet. Não se esqueça de mandar nosso artigo para mais pessoas que possam se interessar!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.