Pode dar alho para o cachorro comer? Confira a resposta definitiva

Pode dar alho para o cachorro comer? Confira a resposta definitiva

Pode dar alho para cachorro comer? O que dizem os especialistas? Veja aqui tudo sobre o assunto que divide opiniões de tutores e veterinários.


Pode dar alho para cachorro comer? Descubra agora

Cachorro com cebolas, alhos e cogumelos

Você já ouviu falar que cachorros não podem comer alho devido à toxicidade do alimento? Neste artigo você descobrirá que não é bem assim!

Isto é, muitas pessoas, quando preparam qualquer tipo de alimento para o cão, têm dúvidas sobre a utilização ou não do alho, já que há quem diga que ele pode fazer mal para a saúde do cachorro. Ainda assim, apesar de haver quem concorda ou discorda a respeito do fornecimento de alho aos cães, há uma premissa verdadeira: sem exageros, os cachorros podem, sim, comer esse tempero!

Por isso, você vai ver, neste artigo, tudo sobre a utilização ou não de alho na alimentação do cachorro. Descobrirá quais são as indicações, os critérios e principalmente os cuidados que devem ser tomados. Vamos lá?

Alho para cachorro: faz bem ou faz mal?

Cachorro com uma farta refeição

Afinal, é possível dizer se é certo dar alho para cachorro ou não? Conforme foi dito, ainda que tal dúvida divida opiniões, pesquisas apontam que é possível sim dar a iguaria aos pets! Descubra abaixo qual é a quantidade ideal do fornecimento de alho aos cães e o que pode ocorrer com o animal caso ele coma exageradamente o tempero. Veja:

Alguns recomendam, outros não!

Conforme foi afirmado, pesquisas recentes revelam que o alho pode ser benéfico sim para o seu cachorro. Porém, é preciso entender que o organismo do seu amigo pet é diferente do seu e pode reagir de uma forma que não é a mais ideal no consumo do alho. Há especialistas que dizem que o alho acaba com as células vermelhas do sangue do animal por conter tiossulfato, o que pode causar doenças muito graves.

Na equipe de especialistas que recomendam a ingestão do alho por parte dos cachorros, a recomendação é não exagerar na quantidade, para que, assim, seja possível obter os benefícios do alimento.

Qual a quantidade que eu devo dar ao meu cachorro?

O alho é utilizado para fins medicinais e culinários há muitos anos. Ainda assim, a quantidade ideal do insumo para cães é uma incógnita para muitas pessoas. Por isso, evite exageros: o ideal é dar entre 15 e 30 g de alho por kg do cão, por dia.

Ou seja, se o seu cão pesa 6 kg, você deve alimentá-lo com porções de alho entre 90 e 180 g por dia. Considerando que uma cabeça de alho possui 60 g, você pode dar a esse pet em questão até duas cabeças inteiras do insumo sem que haja problemas para ele! Ainda assim, caso esteja na dúvida acerca das quantidades, tenha consigo uma balança de cozinha para pesar o tempero.

O que acontece se exagerar no alho para o cachorro?

Assim como ocorre com quaisquer alimentos, todos os exageros são maléficos. Por isso, com o alho não seria diferente: em grandes quantidades, ele fará mal ao seu bichinho.

Conforme foi dito anteriormente, é recomendado fornecer ao animal, no máximo, 30 g de alho por kg do cão. Caso você ofereça maiores quantidades ao bicho, o tiossulfato, substância presente no alho, pode oxidar os glóbulos vermelhos do cão e provocar um male chamado anemia hemolítica. Tal doença prejudica as mucosas, a respiração e dá fraqueza no animal. Além disso, o excesso do insumo pode prejudicar o sistema gastrointestinal do pet.

Por isso, para evitar tais problemas, seja responsável! Seu cão deve ser bem cuidado e não pode comer nada em excesso, principalmente alho.

Benefícios do alho para os cães

Cachorro filhote e cabeças de alho

Sabendo que pode dar alho para cachorro e que ele também traz muitos benefícios para a saúde, a seguir você vai conhecer a lista completa de alguns dos diferenciais da inserção do alho na saúde do seu pet.

Diminui os riscos de derrame

Dar alho para cachorro é saber que o risco de derrame no animal vai ser muito pequena. O alho produz muitos benefícios para a saúde cardiovascular do cão, e também limpa o seu corpo de todas as toxinas.

Assim, tudo o que seria risco de derrame acaba sendo eliminado, de forma contundente, quando a alimentação é feita com pequenas quantidades. Distribuindo melhor no dia a dia, é possível ter acesso a esse benefício tão importante.

Reduz o colesterol nos cães

Seguindo a linha de redução de toxinas no organismo, dar alho para cachorro ajuda na redução geral da sua taxa de colesterol, tendo em vista os princípios ativos que o alho possui e que o cachorro tem acesso.

Uma boa alimentação equilibrada e com a presença de outros alimentos e nutrientes é suficiente para reduzir o colesterol em cães. Importante também ressaltar a importância da prática de atividade física para resultados mais expressivos.

Redução de açúcar no sangue

Um benefício do alho para cachorro que faz muita diferença é a redução do açúcar no sangue do animal. Já foi comprovada que essa redução é significativa, e que o cão, quando consome esse alimento tem resultados visíveis.

Isso reduz, a longo prazo, o risco de o cão desenvolver diabetes, por exemplo, o que pode levar a uma restrição alimentar maior, ou mesmo problemas com seus próprios órgãos. O controle da glicemia também auxilia na prevenção de doenças, já que há uma melhora do sistema imunológico.

Ação Anti Parasita

Alho para cachorro é um diferencial e tanto na sua saúde de tal forma que ele reduz consideravelmente a ação parasita. Normalmente eles são atraídos por nutrientes presentes no sangue e geralmente o açúcar é o principal vilão.

O alho reduz a quantidade de açúcar disponível e o resultado imediato é a reduçãotambém dos parasitas que podem se aproximar do seu cachorro. No entanto, vale lembrar que mais alho não significa maior redução. Tenha muito cuidado.

Desintoxica o fígado

Assim como em humanos, o alho para cachorro pode ter uma excelente ação de desintoxicação. Dessa forma, todas as gorduras geradas por intoxicação por parte dos alimentos que são oferecidos.

Essa desintoxicação é feita sem agressão, ou seja, o cão só tem benefícios e não tem o seu sistema digestivo agredido. A utilização de alho na sua alimentação de maneira controlada ajuda o cão a se livrar de componentes tóxicos e que podem levar a uma grave doença hepática a longo prazo.

Cuidados ao oferecer alho para o seu cachorro comer

Cachorro e vários alimentos

Alho para cachorro é recomendado, mas só pode dar cumprindo com alguns cuidados. São coisas simples, mas que para a saúde do animal vai ter um grande impacto, de modo que é preciso se atentar.

Quando não pode dar alho para o cachorro

Existem casos em que o alho para cachorro faz mal e isso todo o dono de cão deve saber. Cães que vão passar por cirurgia, por exemplo, não podem comer nenhum tipo de prato preparado com alho.

Outra restrição é para fêmeas grávidas ou que estão amamentando. O alho faz bem para ela, mas pode ser prejudicial para os cãezinhos que ainda não possuem estrutura para a absorção ou para o tratamento desses nutrientes, o que pode se tornar tóxico nesses casos.

Cães em tratamento

Cães que estão passando por tratamentos com uso de medicação não devem consumir nada com alho. O mais indicado nessas situações é saber de um profissional, para que ele dê as orientações adequadas.

Dar alho para cachorro que está tomando medicamento pode atrapalhar o tratamento naquele período. Deixe o momento da medicação passar e depois voltar com o alho na sua alimentação.

Pode dar para filhote, mas observe a idade

Cães filhotes podem consumir pratos com alho, mas não é recomendado que se dê antes dos 6 meses. Eles podem não ter ainda a estrutura ideal para lidar com esse tipo de nutriente e as ações que ele promove.

Procure dar alho para cachorro depois desse período e sempre observando as quantidades que já foram mencionadas, observando sempre o peso e o quanto é recomendado.

Verifique o estado de conservação do alho

Não é porque o alho faz bem que você pode utilizar aquele que está guardado faz tempo ou qualquer outro. Utilizar um bom alho é fundamental para que você possa oferecer para o cão uma alimentação nutritiva e segura.

Por isso, ao pensar em dar alho para cachorro, procure escolher os mais novos, ou os bem conservados. Eles carregam uma maior quantidade de nutrientes. Os outros já perderam o seu princípio ativo e podem trazer até mesmo mais dores de cabeça.

Receitas de comida para cachorro com alho

Sendo o alho um alimento que pode ser dado ao cão, é preciso pensar em algumas receitas que fujam do tradicional e que possam até mesmo agradar o seu cachorro. Essas receitas são menos comuns, mas fazem o maior sucesso entre os pets.

Bolacha de atum

Você vai precisar de 186 gramas de atum temperado com alho em lata não drenado, 1 xícara de fubá de milho ou farinha de arroz, 1 xícara de farinha de trigo integral ou farinha de quinoa ou polvilho doce, 1 colher de chá de salsinha picadinha e 1/3 de xícara de água (de preferência, filtrada).

Junte tudo em uma tigela e despeje em uma forma. Corte os pedaços e coloque para assar por 20 minutos em um forno pré-aquecido a 150 ºC é o suficiente.

Biscoito de cheddar

Para fazer o biscoito de cheddar, você precisará de 2 xícaras de farinha de trigo, 2/3 de xícara de queijo cheddar ralado, 1/3 de xícara de creme de leite, 1 colher de chá de salsa, 1/8 colher de chá de alho em pó, 2/3 de xícara de água e 2 colheres de sopa de azeite.

Misture todos os ingredientes até que se forme uma massa, molde-a em formato de pequenas bolinhas e coloque-a para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos. Para servir, espere esfriar.

Atum e sardinhas

Essa é uma receita mais simples e leva em conta somente a preparação desses alimentos com alho na sua composição. Ele deve ser incluído sempre no momento do cozimento, então diluído na preparação.

Você pode também misturar com outros ingredientes e utilizar a combinação com outros alimentos. O mais importante é dar alho para cachorro através dessa receita tão saborosa. Vale lembrar que não é preciso exagerar na quantidade.

Alho pode, mas depende da quantidade

Cachorro filhote e cabeças de alho

Como você viu neste artigo, o alho divide opiniões até mesmo de especialistas, que recomendam e dizem que ele deve ser evitado. No entanto, é possível obter o máximo de benefícios e cuidar da saúde do seu cão.

O alho para cachorro oferece propriedades que vão ajudar na sua saúde, mas isso desde que a quantidade seja limitada e controlada.

Tomando esse tipo de cuidado é mais fácil conseguir lidar com esse tipo de alimento importante para a nutrição dos cães e que ajuda no seu dia a dia. Importante ressaltar as restrições, e lembrar que nem sempre mais alho para o cão significa saúde.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Palavras-chave relacionadas


alimentação filhotes cuidados

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.