Mariposa: veja como diferenciá-la da borboleta e mais curiosidades!

Mariposa: veja como diferenciá-la da borboleta e mais curiosidades!

Através desse artigo você aprenderá como diferenciar uma mariposa de uma borboleta, de forma simples e rápida, espécies e curiosidades. Venha conferir!


Você sabe como diferenciar uma mariposa de uma borboleta? Descubra!

Mariposa com tons areia


As borboletas e mariposas confundem a cabeça de muita gente. Por serem bastante semelhantes, as pessoas se confundem na identificação desses animais. São dois grupos que apresentam algumas características em comum como a presença de antenas, seis patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Porém, apesar dessas semelhantes, trata-se de animais distintos.

São espécies extremamente diversos e ricos em cores, formas e tamanhos. Apresentam papel importante na preservação do meio ambiente, servindo como polinizadores de plantas e participando da cadeia alimentar de muitos animais. Neste artigo veremos algumas características que vão nos auxiliar na diferenciação das mariposas e borboletas de forma rápida e simples, para você nunca mais ter dúvidas.

Borboleta ou mariposa: como diferenciá-las?

Mariposa pousada em folha

Veremos agora características que podem nos auxiliar a identificar corretamente as mariposas e borboletas. Você vai ver como é simples e não vai errar mais.

Cores fortes x tons amarronzados

Uma das diferenças vistas entre elas é que as borboletas costumam ser mais coloridas, terem cores mais vibrantes e fortes do que as mariposas. Estas últimas, têm geralmente tons mais amarronzados. Porém, essa característica não pode ser vista como ideal para diferenciação, já que também existem muitas espécies de mariposas que apresentam cores fortes e vibrantes.

Hábito: diurno x noturno

Outra forma de diferenciar esses animais é quanto ao hábito noturno ou diurno. As borboletas apresentam hábito diurno, ou seja, são ativas durante o dia, enquanto as mariposas têm o hábito noturno, são ativas durante a noite. Essa característica é muito mais segura para a diferenciação do que a coloração, pois essa diferença de comportamento é bem precisa .

Diferença das asas de mariposa e borboleta

A posição das asas quando em repouso, também é uma característica muito importante e certeira para a diferenciação. Quando estão repousando, as borboletas mantêm suas asas de forma vertical ao corpo, posicionadas para cima. As mariposas, por sua vez, mantêm as asas deitadas, na posição horizontal em relação ao corpo.

Antenas

Outra característica que pode ajudar na diferenciação são as antenas. As borboletas e mariposas apresentam um par de antenas na cabeça, próximo aos olhos. As borboletas têm as antenas clavadas, ou seja, finas com a extremidade dilatada. As mariposas possuem antenas filiformes (semelhantes a um fio) ou plumosas (semelhantes a uma pena).

Espécies de mariposa

Existem inúmeras espécies de mariposas, das mais variadas cores, tamanhos e formatos. Aqui veremos algumas espécies diferentes e até exóticas, onde elas podem ser encontradas e suas principais características.

Mariposa leopardo

Mariposa Leopardo pousada em flor vermelha

Essa é um do tipos de mariposa que foge da regra em relação as cores amarronzadas, pois tem a coloração bem específica. Elas são brancas, com algumas manchas em preto azulado. A região dorsal do seu abdômen é azul escuro com manchas na cor laranja e nas pernas há uma faixa em preto e branco. A mariposa-leopardo ocorre do México até a Argentina e é muito comum no sul do Brasil.

Mariposa Poodle

Com um aspecto bem particular e intrigante, a mariposa Poodle ganhou esse nome por seu corpo peludo e branco, semelhante ao cachorro poodle. Essa mariposa pode medir 2 centímetros e é extremamente singular, com patas peludas, olhos grandes e antenas plumosas. Até o momento só foi encontrado esse tipo de mariposa na Venezuela.

Mariposa Falcão

Mariposa Falcão

Essa mariposa é encontrada em grandes áreas da África, Ásia e certas ilhas havaianas. É uma espécie migratória que voa para partes do leste e sul durante o verão. O formato de suas asas é bem característico e podem ter coloração verde, lilás, marrom claro, com manchas claras por todo corpo. Diferente das outras mariposas, suas asas inferiores não são visíveis quando vistas de cima, apenas as superiores.

Mariposa Atlas

Mariposa Atlas

Essa é a maior mariposa do mundo, com envergadura de asas de 30 cm. Elas são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, e também é comum ao longo do arquipélago malaio, da Tailândia à Indonésia.

Além de gigantes, são exuberantes nas cores e ganham esse nome pelos padrões mapeados nas suas asas, que se assemelham a um atlas, mas também devido ao seu grande tamanho. Têm asas marrom-avermelhadas com bordas brancas ou douradas, além de manchas brancas, pretas e cinzas ao longos das asas. Seu corpo é da mesma coloração das asas, marrom-avermelhado.

Mariposa da Cecrópia

Mariposa Cecrópia

Essa é a maior mariposa nativa da América do Norte. Têm asas com tom cinza e bordas mais claras, além de detalhes laranjas, vermelhos e brancos. Podem medir 15cm de envergadura. Seu corpo é roliço e o dorso do abdômen é marrom-avermelhado, com listras horizontais brancas. Podem ser encontradas na costa atlântica da América do Norte.

Mariposa elefante

Mariposa elefante

Essa mariposa tem uma envergadura média entre 5 e 7 cm. Tem uma forte coloração, resplandecendo em verde e vermelho quando em voo. Apresentam antenas filiformes e asas pequenas em relação ao corpo, quando comparadas com outras espécies. É encontrada no noroeste e oeste da Europa e na Ásia, mas especificamente Sibéria até à China e à região setentrional da Índia. Ocorre também no Japão e no sul da Coreia.

Mariposa-Tigre-de-Jardim

Mariposa-Tigre-de-Jardim

A mariposa-tigre-de-jardim é o tipo de mariposa que chama a atenção pelas cores contrastantes de suas asas. Parecem duas mariposas em uma só. As asas superiores apresentam cores marrom e branca, as inferiores são laranjas com manchas arredondadas de cor preta. A parte superior da cabeça é vermelha e o abdômen é laranja com listras horizontais pretas, e pode ser encontrada na Europa, EUA e Japão.

Mariposa da Lua

Mariposa da lua, verde pousada em folha.

Mariposa da Lua possui asas com envergadura máxima superior a 22 centímetros. Os machos apresentam uma espécie de cauda nas asas inferiores, mais retilíneas e finas do que as fêmeas. Essas caudas podem chegar a até 15 centímetros de comprimento. Apresentam uma coloração amarela ou verde bem claro, com as extremidades mais escuras. Elas têm quatro machas semelhantes a olhos, cada um em uma asa, de coloração laranja com detalhes brancos, lilás e preto. Podem ser encontradas em alguns países africanos.

Mariposa Imperador

Mariposa Imperador

Alguns dizem ser esta a maior mariposa do mundo, outros dizem ser a mariposa atlas. Seja qual for a maior, as duas são lindas e exuberantes. A mariposa imperador tem 30 cm de envergadura. As asas apresentam traços pretos, cinzas e marrons. As bordas das asas são de aspecto serrilhado. A cor do corpo segue o mesmo padrão das asas, cinza com manchas escuras, e as antenas são filiformes. Já foram vistas no Brasil e no México.

Mariposa-tigre-escarlate

Mariposa-tigre-escarlate

A mariposa Mariposa-tigre-escarlate tem o mesmo estilo da Mariposa-Tigre-de-Jardim, asas com coloração bem distinta. As asas superiores desta espécie são pretas com manchas brancas e amarelas, enquanto as inferiores são laranjas com manchas pretas. A parte dorsal do abdômen é laranja com listras horizontais pretas, porém a região ventral é azul com listras pretas.

Informações e curiosidades das mariposas

Mariposa de asas abertas

Vejamos algumas curiosidades em relação as mariposas. Será que elas têm veneno? Qual o significado espiritual que elas apresentam? Essa e outras perguntas serão respondidas nos próximos tópicos.

A mariposa tem veneno?

As mariposas com cores mais vibrantes e que costumam ser vistas em regiões tropicais, muitas delas são venenosas, como é o caso da Campylotes kotzchi, nativa da Índia. Essa espécie se alimenta de folhas tóxicas e absorvem um pouco do veneno, tornando-a venenosa.

Outras não são venenosas, mas suas cerdas, quando em contato com a pele humana, podem causar irritações dermatológicas, exemplo disso são as mariposas do gênero Hylesia, que são encontradas aqui no Brasil. Suas asas soltam pelos que causam muita irritação na pele humana.

Qual é o significado espiritual da mariposa?

A mariposa tem um significado espiritual ligado ao processo de renovação, proporcionado pela morte do corpo material, aliada ao crescimento espiritual, interior. Ela passa por grandes mudanças de fases até alcançar a adulta, onde será livre, capaz de voar e completa. Assim somos nós, passamos por várias fases e devemos ir em busca de melhorar cada dia como pessoa.

Importância da mariposa para o meio ambiente

Os lepidópteros, grupo a que pertencem as borboletas e mariposas, são importantíssimos para a natureza. Servem de alimento para uma infinidade de animais, controlam populações de plantas invasoras e, especialmente, promovem a polinização das plantas, o que acarreta na disseminação de espécies vegetais.

Por que mariposas são chamadas de bruxas?

Em algumas regiões, os espécimes de maior tamanho e de coloração escura são chamados de "bruxas", como é o caso da Ascalapha odorata. Ela é temida em toda a América, pois sua presença é associada à morte desde antes do aparecimento de Colombo. Por isso são chamadas de bruxas em alguns locais.

Lindas e exuberantes!

Mariposa pousada em folha

Vimos que mariposas e borboletas, apesar de muito parecidas visivelmente, são animais distintos e analisamos algumas características que podem nos auxiliar nessa identificação. As características que vimos foram as posições das asas durante o repouso, o formato das antenas, cores, hábito noturno e diurno.

Compartilhamos também um pouco da variedade do universo das mariposas, suas diferentes formas, cores e tamanhos, sua presença em lendas urbanas e também sua presença na espiritualidade, além do importantíssimo papel que elas exercem no meio ambiente, sendo uma excelente polinizadora e contribuindo para a disseminação vegetal.
Além de lindas, tanto as borboletas como as mariposas desempenham esse papel importante na natureza. Agora ficou fácil identificá-las!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.