Cachorro cresce até que idade? Veja informações e dicas importantes!

Cachorro cresce até que idade? Veja informações e dicas importantes!

Já parou para pensar até que idade um cachorro cresce? Descubra os fatores que influenciam e tire todas as suas dúvidas sobre o crescimento do seu cachorro.


Até que idade os cachorros crescem? Descubra tudo sobre o desenvolvimento dos cães!!

Três bulldogs em diferentes idade

“Com quantos meses o meu cachorro para de crescer?”. Se você começou a ler este artigo, é porque está buscando pela resposta dessa pergunta. Aposto que o estirão de crescimento do seu cachorro em poucos meses te deixou com tal questionamento, muito comum para todos os donos de cães, principalmente aqueles que pertencem a raças não definidas.

Estimar o tamanho do seu amigo canino é mais fácil do que se imagina. Você já ouviu falar em curva de crescimento? Sabe dizer qual o porte de seu cachorro quando adulto? Neste artigo você aprenderá mais sobre isso e outros fatores que influenciam no crescimento. Vamos lá!

Quando o cachorro para de crescer?

Três beagles em diferentes idades

Você já sabe qual é o porte do seu cachorro? E a raça? Dependendo de tais fatores, o crescimento varia e, por isso, é fundamental analisar o histórico do pet e de sua raça para prever o crescimento. Ademais, caso o animal seja um Sem Raça Definida (SRD), também é possível analisá-lo para entender até que ponto o animal desenvolverá sua estatura. Chegou a hora de saber com quantos meses ele para de crescer:

Até que idade cães de porte pequeno crescem?

Os cães de porte pequeno são pets ideais para apartamentos e outros ambientes menores. Conforme seu nome diminuto indica, costumam atingir até, no máximo, 10 kg e param de crescer por volta dos 10 meses de idade. Dentre as principais raças dessa categoria estão o Shih-tzu, o Lulu da Pomerânia, o Bichon Frisé, o Pug e o famoso Yorkshire Terrier.

Até que idade cães de porte médio crescem?

Quanto aos cachorros de porte médio, ainda que sejam um pouco maiores do que os anteriormente citados, tais animais são ótimos pets de companhia e podem, também, se adaptar a ambientes reduzidos. Eles costumam ter seu peso final variando entre 11 kg e 25 kg e vão crescer até os 12 meses de idade. Poodle, Labrador, Chow chow, Bulldog e Dálmata são algumas das principais raças de porte médio.

Até que idade cães de porte grande crescem?

Já em relação aos cães de porte grande, é importante ressaltar que ambientes pequenos e apartamentos não são indicados para criá-los, já que tais lugares podem limitar o desenvolvimento e trazer insatisfação para esses pets.

Eles param de crescer por volta dos 15 meses, atingindo entre 26 kg e 44 kg na fase adulta. Algumas das raças mais difundidas de cães de porte grande são Pastor alemão, Doberman, Bernese e Golden retriever.

Até que idade cães de porte gigante crescem?

Enfim, enquadram-se no porte gigante cães com mais de 45 kg (isso mesmo!). Como são animais bem maiores e pesados, o período de crescimento costuma ser mais longo, terminando somente quando o pet atinge entre 18 e 24 meses de idade. Você certamente deve conhecer a raça São Bernardo, além do Mastim Inglês e o Dogue Alemão, grandes exemplos de cães de porte gigante.

Raças não definidas: até quando vai o crescimento dos "vira-latas"?

Um dos casos mais difíceis de se estimar o crescimento diz respeito aos vira-latinhas. Quando um filhote SRD tem partes de seu corpo muito desproporcionais, é esperado que ele chegue ao porte grande quando adulto.

No entanto, um grande indício de que o cão ficará pequeno, médio, grande ou gigante é o tamanho da pata: patas grandes em comparação ao resto do corpo indicam que o animal ficará alto e grande, enquanto patas pequenas indicam que os cães ficarão menores.

Ademais, como sempre há exceções à regra, é recomendado levar o pet ao veterinário, posto que o profissional poderá solicitar a radiografia, método certeiro para saber até quando o animal vai crescer.

Conheça o período de crescimento de cada raça

Saber a raça de seu cão de fato ajuda a estimar a idade que ele para de crescer. Um cão da raça Pinscher, por exemplo, para de crescer em torno de 8 meses e suas versões em miniatura chegam a medir apenas 30 cm. Por outro lado, um Border Collie costuma atingir um porte médio, podendo crescer até 14 meses, para cães menores, ou 16 meses, para os maiores.

Enquanto isso, os Pastores Alemães, considerados cães de porte grande, até os 15 meses de vida, multiplicam em praticamente 70 vezes o peso que tinham no nascimento. Já quanto aos cães de porte gigante, o São Bernardo é um grande representante e pode levar até 24 meses de idade para crescer totalmente!

Por isso, caso seu pet pertença a determinada raça, conheça-a e pesquise sobre ela para colher informações precisas quanto ao crescimento!

Conheça quais são as informações mais importantes acerca do crescimento dos cães!

Cachorro grande e um bebê

É natural que surjam dúvidas quanto ao crescimento dos cães, ainda mais quando temos a sensação de que eles estão cada vez maiores. Por isso, além de verificar o porte e a raça do animal, há outras informações cruciais que determinam o entendimento acerca do crescimento do pet. Por exemplo, a análise da genética e os questionamentos quanto ao desenvolvimento do animal também são importantes. Acompanhe a seguir!

O crescimento canino depende do porte

De acordo com o porte do cachorro, o crescimento dele pode ser rápido ou prolongado. Cães de portes maiores tendem a crescer mais devagar, durante 1 ou até 2 anos de idade. Já os cães pequenos e médios, em questão de meses, podem atingir o tamanho final.

A genética pode influenciar

Conhecer a genética familiar para estimar o crescimento é uma regra tanto para os humanos quanto para os animais. Se nossos pais são altos, a tendência é de sermos altos também. Portanto, é importante saber qual o porte dos pais do seu cachorro, já que isso com certeza influenciará no crescimento do filhote. Nesse caso, caso o animal possua Pedigree, é possível verificar através dele a estatura dos pais e de vários antecessores.

O crescimento depende da raça

Muitos fatores podem influenciar o desenvolvimento do cachorro. Se seu cão tiver uma raça definida e você souber a idade dele, ficará mais fácil estimar quando ele parará de crescer, pois todas as raças têm padrões de crescimento próprios. Porém, se o seu cachorro for SRD, apenas um veterinário pode determinar o ritmo de crescimento do animal através de um exame de radiografia.

Quais são as fases de desenvolvimento dos filhotes?

Um filhote de basset

Os filhotes passam por 4 fases de vida até que atinjam a maturidade. Elas podem ser classificadas em: período neonatal, fase de transição, fase de socialização e fase juvenil. Saiba mais detalhes sobre cada uma delas a seguir!

Período neonatal

O período neonatal é a fase em que o cão é apenas um recém-nascido, podendo durar de 12 a 20 dias. Como os cães costumam ser vendidos após o desmame, por volta da 4ª semana de vida, durante esse período o animal ainda é bastante dependente da mãe. Suas únicas atividades são mamar e dormir muito e ele fica sempre próximo à sua genitora, com a qual se sente seguro.

Fase de transição

Posterior ao período neonatal, a fase de transição é aquela em que os cães começam a abrir seus olhinhos e a explorar o ambiente. Os estímulos sensoriais são cada vez maiores e os pets começam a emitir pequenos ruídos e a querer farejar tudo. É fundamental que haja acompanhamento dos donos, posto que o pet deve se manter aquecido, nutrido e protegido.

Fase de socialização

É a partir da fase de socialização que o filhote começa a brincar e a interagir com pessoas e outros cães. Além disso, como seus dentinhos começam a nascer por volta da 3ª semana, o pet costuma se sentir bastante inquieto e pode, inclusive, desenvolver o hábito de roer móveis, fazendo-se necessário o adestramento para que ele reprima comportamentos negativos. Tal fase se inicia a partir dos 30 dias de vida e pode durar até 12 semanas.

Fase juvenil

A fase juvenil perdura até que o cachorro vire adulto. Ele ganha mais independência, começa a crescer bem mais rápido, é ativo e curioso. Nela o crescimento corporal se dá de forma mais rápida. Ademais, é durante ela que o cão deve receber suas primeiras vacinas.

Curva de crescimento

Outra forma de acompanhar o desenvolvimento do cão é controlando sua curva de crescimento. Cada raça possui uma curva específica, a qual mensura o ganho de peso e a idade do cachorro em meses. A curva de crescimento de um Yorkshire, por exemplo, pouco se altera, enquanto a de um Dogue Alemão cresce de forma exponencial até os 2 anos de idade.

Seu cãozinho vai crescer até quando?

Mamãe pug e cinco filhotes

Agora que você já viu, em detalhes, como funciona o crescimento dos cães, lembre-se que é o peso do animal enquanto adulto que vai definir se ele se encaixa no porte pequeno, médio ou grande. Ademais, para descobrir até quando o seu cachorro vai crescer, certifique-se sempre de saber qual é o porte dele.

Existem cães de raças de 4 kg até mais de 80 kg. Pesquise sobre a raça de seu cachorro para saber com quantos meses ele para de crescer. No caso dos SRD, a genética e o porte dos pais podem ajudá-lo a ter uma noção.

Enfim, não se esqueça: em breve o seu cãozinho vai parar de crescer, mas seu amor por ele só vai aumentar cada dia mais!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.