Mini coelho: raças e suas características
Se os coelhos de tamanho normal já são as criaturinhas mais fofas do mundo, imagine os mini coelhos! Por mais que tenham sido gerados através de combinações de raças provocadas pelos homens, podemos concordar que não há nada de errado nisso, não é mesmo? Inclusive, para a nossa alegria, existe mais de uma espécie dessa fofura por aí.
Ficou curioso, não é? Nós sabemos e, neste caso, com toda a razão. Por mais que sejam todos pequenos e que existam diferenças entre eles, no geral, a graciosidade é o que mais chama a atenção. Fofuras à parte, está na hora: vamos nos aprofundar no mundo em miniatura e peludo dos mini coelhos!
Raça American Fuzzy Lop
Para começar, conheça uma das raças mais macias de todas: a American Fuzzy Lop. Os coelhos pertencentes dela são muito conhecidos por aqueles que gostam de animais bastante peludos. Eles são muito populares como bichinhos de estimação e, não em vão, são pequenos e felpudos. Olhe só:
■Características da espécie
A principal característica é sua pelagem intensa, já que ele é, dentre todos, um dos mais peludos. Pode chegar a pesar apenas 2 kg e medir até 40 cm. Tem orelhas caídas mais longas, o que combina com seu rosto gordinho e com seus olhos parecidos com bolinhas pretas bem redondas.
■Curiosidades
A raça Holland Hop deu origem a essas fofuras: foi na década de 80 que seus criadores tiveram a brilhante ideia de gerar a nova subespécie. Os Hollands também são uma raça pequena, o que facilitou muito os cruzamentos seletivos de membros da raça, até que eles nascessem assim. Existem várias cores de Fuzzy Lop, mas a predominante é sempre branca.
■Personalidade
São muito enérgicos, mas o temperamento é dócil e carinhoso tanto com seus donos como com outros coelhos. Sabem se divertir; por isso, deixe brinquedos sempre por perto e, se puder, deixe-o brincar em um quintal, de preferência, com terra. Ele vai adorar cavar buracos e comer grama. Por isso, não o deixe o tempo todo na gaiola, permita que ele gaste sua energia.
Raça Anão Polish
Mais uma raça de pequeninos para deixar-nos com vontade de apertar, mas sem violência! Comumente chamado de coelho polonês, ele tem características diferentes do primeiro da lista. Vamos conhecê-lo:
■Características da espécie
Esta raça é fácil de identificar: os coelhos que pertencem a ela têm orelhas pequenas e bem esticadas para cima que ficam sempre juntas. Seus olhos podem ser vermelhos ou azuis, sendo que os vermelhos geralmente são encontrados em albinos. Quanto à pelagem, podem ser brancos ou pretos.
■Curiosidades
Ele é facilmente confundido com o Netherland Dwarf, mas existem diferenças entre os dois principalmente no formato da cabeça. A do Anão Polish é oval, já a do Netherland é arredondada, fora as cores distintas da pelagem. Sua origem continua sendo um mistério e, apesar de ser chamado de polonês, acredita-se que ele vem da Inglaterra.
■Personalidade
Assim como a maioria dos coelhos, eles são muito amigáveis, mas podem tornar-se territorialistas, logo, preste atenção em seu comportamento. Eles necessitam espaço e liberdade, assim, não o deixe preso, deixe-o ficar o máximo que puder fora da gaiola. Apenas tenha cuidado com o fato de que ele pode roer coisas enquanto o tutor está fora.
Raça Belier Anão (Dwarf lop)
Mais um para o time dos pequeninos, peludos e fofos desta lista, com algumas características diferentes dos demais, este pequeno pode tornar-se seu novo animal de estimação. Não faltam razões para isso!
■Características da espécie
Enquanto filhotes, suas orelhas estão sempre em pé. No entanto, de acordo com o crescimento do animal, elas vão caindo, o que causa um efeito muito fofo. As fêmeas podem ser ainda mais graciosas, pois têm bochechas um pouco mais salientes. Suas cores variam do cinza ao castanho, passando pelo branco: isso tudo depende de sua origem.
■Curiosidades
Mesmo tendo registros a princípio na França, você pode encontrar essa raça em variados lugares. Holanda e Alemanha são duas dessas localidades, sendo que em cada país o Belier Anão terá uma característica diferente, inclusive quanto ao tamanho. Mas nada disso faz com que se perca o charme da raça.
■Personalidade
Quanto mais tranquilo o ambiente for, melhor para esses coelhos, já que são muito dóceis e gostam de permanecer quietos praticamente durante o dia todo. Pode se dar muito bem com outros coelhos e com outros animais de estimação, mas é bom ficar atento.
Raça Britannia Petite
Petite vem do francês e significa pequeno ou seja, a denominação da raça tem tudo a ver com os coelhos correspondentes. Essa raça pode ser parecida com outras, mas possui sua própria história e um comportamento típico. Vamos lá!
■Características da espécie
Podendo chegar a pesar 11 kg, essa raça é um pouco parecida com os Polish, mas os coelhos dela não são os mesmos. As principais diferenças consistem no tamanho das orelhas, que são maiores e mais afastadas e no pelo, que é mais curto em comparação com outras raças. Ademais, eles podem ser pretos, brancos ou castanhos.
■Curiosidades
Desde o ano 1800, esses coelhos têm sido expostos em competições de beleza e até mesmo participado de corrida com obstáculos. Seus donos costumavam ensinar poses e truques diferentes para cada competição. Ademais, sempre houve cuidado com a reprodução para que as características da raça não mudassem.
■Personalidade
O Britannia Petite tem energia de sobra para gastar e, por isso, precisa brincar e se exercitar todos os dias. Diferentemente de outras raças, ele não gosta muito de carinho e de abraços. O que ele tem em comum com os outros é sua necessidade de ser solto em um quintal, de correr e de brincar livremente.
Coelho Anão Holandês (Netherland Dwarf)
É a menor raça dentre todos aqui citados, tanto é que seu nome é Anão Holandês, porque são realmente pequenos. Ele é adorável, de modo que é difícil permanecer sem pegá-lo no colo constantemente.
■Características da espécie
Possuem entre 25 e 35 cm, podendo pesar no máximo de 2,5 kg. Seus olhos podem ser castanhos ou azuis e seu pelo pode variar desde o preto, passando pelo castanho até o chocolate e o cinza. Seu corpo e suas orelhas são mais compridas em comparação a outros coelhos mini.
■Curiosidades
Acredita-se que ele é o resultado do cruzamento de um coelho polaco pequeno com um coelho pequeno das montanhas. Ademais, ele não apenas nasceu com diferenças físicas e de personalidade em relação aos seus pais. Outra curiosidade reside no fato de que popularidade era muita alta durante a Segunda Guerra Mundial
■Personalidade
Essa raça é bastante ativa, brincalhona e curiosa, o que deixa o ambiente mais divertido para todos. Além de tudo, os animais que pertencem a ela são tão inteligentes que podem ser comparados a cachorros e, inclusive, enganar seus donos.
Coelho Angorá (mini) Inglês
Mesmo sendo anão, o Angorá leva o título de maior de todos. Seu nome já diz tudo: ele teve origem na Inglaterra, um país frio. Esse é, inclusive, um dos maiores motivos para seu excesso de pelos.
■Características da espécie
A sua principal característica é, com certeza, seu denso pelo, presente inclusive em suas orelhas longas e felpudas. Seu corpo é mais robusto não só por conta dele, já que os Angorás podem pesar até 2 kg. Inclusive, sua pelagem, além de sedosa, pode chegar facilmente a 10 cm.
■Curiosidades
Apesar de seu nome Angorá ser associado a raças grandes, também existem Angorás anões, que é o caso dessa raça. O nome é de origem turca, país onde seu pelo era utilizado como lã, uma das melhores, por sinal. Com o tempo, a raça foi sendo difundida em outros países, como França e Inglaterra.
■Personalidade
De todos os mini coelhos, esses são os mais tranquilos, já que apreciam muito o silêncio. Ainda assim, adoram estar perto de sua família e de outros animais. Eles são muito dóceis, adoram receber carinho e são perfeitos para casas com crianças. Além de pacíficos, também são muito inteligentes, você pode facilmente ensiná-los alguns truques.
Coelho Belier ou Mini Lop
Eles não são iguais aos Belier Dwarf Lop, já que esses pequeninos têm, além da personalidade, outras características que os diferem. Por mais que a energia que eles possuem seja perfeita para lidar com crianças, essa raça pode se dar melhor com crianças mais velhas.
■Características da espécie
Seu pelo tem densidade média e suas orelhas são largas, compridas e caídas. Eles têm o corpo arredondado e são considerados mini, ainda que possam chegar a pesar 3 kg. Por serem oriundos do cruzamento de várias raças, suas cores são misturadas com tons preto, castanho e cinza.
■Curiosidades
Ele é um cruzamento de muitas raças, como Lop Francês e Inglês, Coelhos Chinchila e Coelho da Nova Zelândia. Foi reconhecido pela ARBA (American Rabbits Breed Association) no ano de 1980 como uma raça oficial; desde então, tem feito a alegria de muitas casas, sendo uma raça mundialmente reconhecida.
■Personalidade
Eles são enérgicos e brincalhões e podem aprender truques com muita facilidade: basta usar petiscos como forma de incentivo. Podem ficar estressados caso alguém invada seu espaço; um indicativo da variação de humor é quando eles começam a bater suas patas traseiras. Nesse caso, apenas dê a eles espaço e deixe-os brincar ao ar livre.
Coelho Leão (Lionhead)
Apesar de seu nome ser característico de um bicho muito maior, ele é, sim, um mini coelho. Será que a escolha de seu nome foi aleatória? Descubra mais a seguir:
■Características da espécie
É uma raça peluda, mas a maior concentração de pelos encontra-se em sua cabeça, por isso o nome "Leão" ou "Lionhead". Apesar de ser peludo, não é muito pesado, podendo chegar a pesar apenas 2 kg. Seu corpo é redondo e curto e sua juba pode sumir de acordo com seu crescimento. Suas orelhas são longas e esticadas para cima.
■Curiosidades
A sua juba não foi proposital: durante o cruzamento de duas espécies das quais não se tem certeza, ele foi originado. Acredita-se ser a mistura de um Netherland Dwarf com um Swiss Fox, que tem características da pelagem da cabeça parecidas. Ainda assim, mesmo sendo fruto de um acidente, o animal é bastante gracioso.
■Personalidade
São muito amáveis, adoram aconchego e um carinho. Se dão bem com qualquer outro bicho de estimação. Assim como a maioria dos coelhos, eles acabam sendo medrosos, portanto, necessitam um ambiente seguro sem muita agitação e barulhos.
Coelho-pigmeu da Bacia de Columbia
O Coelho-pigmeu da Bacia de Columbia, apesar de estar em risco de extinção, ainda pode ser encontrado. Inclusive, programas de reprodução em zoológicos dos Estados Unidos estão funcionando para seu repovoamento.
■Características da espécie
Sendo o menor dos coelhos anões, ele costuma pesar apenas 0,5 kg. Medindo apenas 30 cm, é uma espécie selvagem que vive especificamente na bacia de Columbia, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Ademais, suas cores costumam ser castanho ou cinza.
■Curiosidades
No ano de 2004, foi considerado extinto. No entanto, logo depois, foram encontrados 14 exemplares ainda vivos. A reprodução assistida da raça não foi bem sucedida a princípio, mas, depois de cruzarem o coelho pigmeu de Idaho (um primo de outro estado) com o pigmeu da bacia de Columbia, pesquisadores acabaram observando resultados positivos. Hoje em dia a população cresce cada vez mais.
■Personalidade
A fêmea costuma ser bem arisca e pode se irritar facilmente com o macho por perto e, por esse motivo, a reprodução da raça pode ser muito difícil. Esses coelhos vivem em tocas cavadas por eles mesmos e se alimentam de maneira variada, exceto no inverno, quando comem plantas específicas. São amigáveis mas, ainda assim, selvagens.
Raça Holland Lop
Peludo, com variedade de cores, orelhas baixas e olhinhos redondos e brilhantes: esses são os mini coelhos Holland Lop. Ainda que eles pareçam iguais a outros coelhos aqui citados, acredite: não são.
■Características da espécie
Branco com caramelo, com preto e com cinza são algumas de suas variadas cores. Ademais, eles não passam dos 2 kg. Têm o corpo curto e a musculatura forte, ainda assim, conseguem ser fofos. As orelhas são caídas e largas, chegando a medir 3 cm. Além disso, são cobertas de pelos, o que virou a "marca registrada" da raça.
■Curiosidades
A raça é uma das mais antigas de mini coelhos e existe desde os anos 1950. É fruto do cruzamento entre o Coelho Anão Holandês com o Lop Francês, de modo que foram necessárias algumas tentativas até que conseguissem deixá-lo com as orelhas caídas. Eles costumam sentar como gatos, com as patas dianteiras mais altas do que as traseiras.
■Personalidade
Essa é uma raça muito ativa e adora brincar, se dá muito bem com outros animais e pode ser, inclusive, deixada perto de crianças. As fêmeas costumam ser mais assustadas, principalmente com pessoas diferentes, por isso, evite pegá-las no colo sem que elas venham até você.
Raça Hotot Anão (Dwarf Hotot)
Apesar de seu nome diferente, a fofura é a mesma dos demais presentes na lista. Ainda assim, existe uma coisa que o diferencia dos outros. Acompanhe todos os detalhes a seguir:
■Características da espécie
Podendo pesar 1,5 kg, no máximo, o Hotot Anão costuma ser branco com um detalhe que se assemelha a um delineado em volta dos olhos. Seu corpo é pequeno e sua pelagem é densa, porém curta e muito macia. Suas orelhas triangulares também são curtas e medem, no máximo, 8 cm.
■Curiosidades
Ainda que sua origem seja francesa, a raça se espalhou por outros países, como Alemanha e Estados Unidos. Existe desde os anos 1920, mas só foi considerada uma raça original nos Estados Unidos na década de 1970. Existem poucos coelhos dessa subespécie no mundo todo, mas esforços estão sendo feitos para ela não acabar.
■Personalidade
Ele é tranquilo, doce e pode viver com outros animais de forma pacífica. É muito inteligente e gosta de ser ensinado. O animal costuma ser bastante obediente a aprende rápido comandos simples, por exemplo, como fazer suas necessidades em algum local específico.
Raça Jersey Wooly (fator lanudo)
Essa é uma espécie um pouco menos conhecida pelo público, mas ainda assim tem seus encantos. Possui algumas características diferentes dos outros coelhos, mas a fofura é a mesma. Vamos descobrir um pouco mais sobre eles.
■Características da espécie
Pequeno, peludo, cabeça quadrada e fortinho. Além de todos esses atributos, o Jersey Wooly costuma pesar 1,5 kg. Suas cores podem ser cinza, marrom e branco, suas orelhas ficam esticadas para cima e são curtas. Seu pelo é denso, liso, macio e levemente comprido.
■Curiosidades
Seu nome dá uma pista de sua origem: indica que o animal é oriundo da cidade de New Jersey, nos Estados Unidos. Ele é uma mistura do Coelho Anão Holandês com o Angorá Francês e costuma ter um apelido curioso: é chamado de “coelho que não chuta” devido à sua personalidade nada agressiva.
■Personalidade
São muito carinhosos, calmos, dóceis e bastante indicados para conviver com pessoas e com outros animais. Assim como todos os coelhos, dar espaço para brincar e incentivar sua inteligência pode deixá-los ainda mais graciosos.
Raça Mini Acetinado
Esta raça de coelho vem desde o século passado e tem uma característica que o difere das demais. Seu nome já diz muito, mas como será que ela ficou assim? Será que é acetinada mesmo? Veja:
■Características da espécie
O principal motivo de essa raça ser tão diferente é devido ao pelo que, com a textura acetinada, com certeza chama a atenção. Essa característica pode não ser encontrada com facilidade em todos os coelhos da raça, por isso é considerada rara. Há poucos registros de coelhos dessa subespécie.
■Curiosidades
Sua origem deu-se nos Estados Unidos no século 20, o que faz desta raça a mais velha de todas aqui citadas. Uma modificação genética do Coelho Havana durante os anos acabou tornando os Acetinados bastante refinados.
■Personalidade
São muito dóceis e carinhosos e, por isso, são perfeitos como bichinhos de estimação. Costumam ser calmos e convivem bem com crianças e com outros animais e, assim como a maioria dos coelhos, precisam gastar energia. Por isso, deixe-os brincar o máximo de tempo possível.
Raça Mini Lop (coelho Belier de pelo longo)
Quem não gosta de animais peludos e fofinhos para poder abraçar? Esta especificamente tem a pelagem maior e bem densa; é perfeita para abraçar e fazer carinho! Confira!
■Características da espécie
Sua pelagem é sua principal característica e, mas além de peludo, o Mini Lop é musculoso e robusto. Seu pescoço é curto e sua cabeça arredondada, suas orelhas são caídas, largas e peludas. A variedade de cores da raça é muito grande, há misturas de branco com preto, cinza, caramelo, dentre várias outras.
■Curiosidades
De origem inglesa, esses coelhos costumavam participar de exposições não apenas na Inglaterra, como também na Alemanha. Foi uma mistura de raças, como a dos Coelhos Chinchila, originária da França, dos French Lop e também Belier.
■Personalidade
Calmo, brincalhão e muito afetuoso, o Mini Lop precisa de um ambiente com muito amor e carinho. Tem muita energia a ser gasta, então precisa brincar até cansar. Se não gastar toda a sua energia, pode ficar bravo e estressado, por isso deixe-o bem livre.
Raça Teddy Dwerg
Essa raça é relativamente recente e possui uma das pelagens mais densas de todos. De origem alemã, os animais que a ela pertencem representam uma das raças preferidas de coelhos de estimação. Vamos saber um pouco mais sobre esses mini coelhos!
■Características da espécie
A pelagem densa do Teddy Dwerg só perde para a raça Mini Angorá e, por isso, o Teddy pode parecer um pouco maior do realmente é. Seu pelo pode chegar a medir até 10 cm e seus olhos são bem pretos e grandes, o que o pelo pode esconder um pouco. Suas orelhas são curtas e esticadas e ele pode chegar a medir 25 cm de comprimento.
■Curiosidades
Tendo surgido na Alemanha na década de 1960, essa raça foi a mistura de um Angorá Francês com um Coelho Anão. Seu nome veio de um dos fundadores de um clube exclusivo para essas raças. Apesar de já existir a algum tempo, ela começou a fazer sucesso no Brasil como bicho de estimação recentemente.
■Personalidade
O Teddy é bem ativo e gosta de correr e brincar o dia todo. Ele é carinhoso e adora colo, por isso é perfeito como bicho de estimação. Deixe-o gastar bastante sua energia para que esteja sempre feliz e saltitante.
Cuide bem de seu mini coelho!
Assim como qualquer espécie de animal de estimação, existem certos cuidados a serem tomados com seu mini coelho. Orientando-se pela raça você já vai ter uma ideia de como cuidar. Exercícios diários, alimentação balanceada e específica, higiene e cuidados com a pelagem não são luxos ou frescura, mas sim necessidades!
Os cuidados devem começar antes mesmo da compra: por exemplo, o tamanho do espaço reservado para ele é muito importante. Sua energia deve ser bem gasta e sua inteligência e suas habilidades devem ser incentivadas. Antes de comprar ou adotar qualquer animalzinho, tais fatores devem ser levados em conta, principalmente com os mini coelhos!