Quer adotar cachorro de raça? Saiba como, onde adotar e dicas!

Quer adotar cachorro de raça? Saiba como, onde adotar e dicas!

Já pensou em ter um cachorro de raça e não ter de gastar uma fortuna? Confira dicas e informações sobre a adoção de cães de raça aqui!


Saiba tudo antes de adotar cachorro de raça

Cachorro correndo sobre a grama

Adotar cachorro de raça é sempre um momento de muita expectativa por parte de quem cria e cuida desses animais. Por isso é preciso sempre saber tudo o que é preciso para que o processo seja acelerado.

Existem inúmeros motivos para que você adote um cão, e quando tiver decidido pela adoção, saiba que existem algumas regras para este ato. Tudo isso para que tanto o cão seja protegido, quanto você tenha todas as condições viáveis para a sua criação, sem outros contratempos.

Se você quer saber tudo o que é preciso para adotar um cão, veja aqui todas as informações importantes para ter seu cão de raça e conseguir um amigo fiel.

5 motivos para adotar um cachorro

Três cachorros caminhando juntos

Adotar cachorro de raça é algo que traz muita alegria e felicidade para o cão e para o dono. Existem também outros tantos benefícios que podem ser observados com esse tipo de prática. Um cachorro muda tudo com a sua simples presença, desde uma rotina que antes era monótona até mesmo para ser uma presença amigável e leal ao seu lado.

Veja agora alguns dos motivos mais importantes para se adotar um cachorro e ter uma boa companhia para o seu dia a dia.

Você dá alegria à uma vida

Já pensou nos cães que são abandonados ou que não possuem nenhum lar? São situações muito tristes e comoventes.

Adotar um cachorro, seja de raça ou vira-lata, é uma forma muito importante de fazer algo por esses animais que sentem saudade e o peso de serem abandonados por seus antigos donos.

Você ganha um verdadeiro amigo

Cães são sempre fiéis aos seus donos, e ter um amigo de verdade se trata de ter alguém para as horas mais tristes, ou para hora felizes.

Sabia que os cachorros percebem quando estamos tristes? Eles se preocupam com a gente e para tratar esses momentos eles costumam dedicar muito carinho e o simples fato de ficarem do nosso lado nesses momentos.

Adotar um cachorro garante que você vai ter sempre um amigo para lidar nos momentos mais tristes ou felizes.

Companhia para o dia-a-dia

Ter uma boa companhia para o seu cotidiano é também um dos benefícios de adotar cachorro, já que os cachorros costumam acompanhar os donos em qualquer tipo de situação.

Isso abre espaço para uma convivência intensa por quase todos os dias, e por conta disso, podemos dizer que é uma excelente companhia para se ter na sua rotina. Para quem vive só é ainda mais especial ter um cão consigo.

Rotina mais movimentada

Para quem tem um dia parado e sem muitas emoções, saiba que isso está sempre passível de mudança ao adotar um cachorro de raça. Um cachorro muda totalmente tudo o que você tem como rotina.

Quanto mais novo o cão, mais energia ele tem, e você pode se preparar para um dia a dia mais intenso, e é muito importante saber que ele vai exigir bastante de você e de sua disposição.

Faz bem para a saúde

Especialistas já comprovaram que adotar cachorro faz bem para a saúde, tanto o fato de fazer a boa ação de adoção, quanto o fato de ter um animal em sua casa.

Quando se acaricia um cachorro e se divide com ele todos os bons momentos o seu coração agradece, e o seu corpo também, já que produzem neurotransmissores ideais para o bem estar físico. Isso vale também para o seu novo amigo, que tendo um lar, tende a melhorar a sua saúde.

O que você precisa saber antes de adotar um cachorro de raça?

Cachorros correndo e brincando

Se você teve vontade de adotar cachorro de raça só em conhecer os benefícios, saiba que existem processos que devem ser respeitados. Isso depende muito do local de onde você adquire esses cachorros.

Normalmente esse tipo de processo é muito complexo, e até mesmo é tido como exigente. No entanto, é importante que assim seja, a fim de que o cachorro possa encontrar o seu lar definitivo, e não correr o risco de voltar para adoção.

Veja se você tem condições de adotar um cachorro

Primeiro, para adotar cachorro de raça, é muito importante saber se você pode dedicar tempo e dinheiro para os cuidados que eles vão demandar. Alguns cães possuem necessidades específicas de suas raças, necessitando maior atenção.

Cuidar de um cachorro não é somente dar comida e carinho, mas dedicar parte do seu tempo para brincar, e até mesmo ter um espaço adequado para que eles possam circular tranquilamente. Sempre observe isso.

Analise bem as características da raça

Adotar cachorro de raça demanda também o conhecimento sobre o tipo de raça a ser adotada. Isso porque as raças se diferenciam muito, e isso pode ter impacto na criação dentro do seu lar. Existem raças de grande porte, outras que são mais brincalhonas, outras ainda são extremamente territorialistas, e precisam de um bom espaço para viver. Escolha com bastante sabedoria.

Verifique se o local comporta a criação de um cachorro

O local também deve estar pronto para receber um cachorro, e isso é fundamental para os cuidados com relação à sua saúde.

Um bom lugar para o cão ficar é a melhor forma de ter a certeza de adotar cachorro de raça, já que ele vai encontrar tudo o que precisa para os cuidados devidos com as condições às quais podem estar expostos.

Além disso, como mencionado anteriormente, um cachorro de raça pode necessitar de cuidados especiais, como ambientação específica e espaço. Tenha sempre em mente essas questões antes de adotar.

Como adotar um cachorro de raça?

Cachorro de raça observando algo

Adotar cachorro de raça também exige alguns procedimentos técnicos, que são feitos a fim de que você tenha a segurança na transação, e o cão tenha a certeza que vai encontrar o seu definitivo lar. São passos para que o cão não seja novamente abandonado.

Esse procedimento é muito simples, apesar de um pouco burocrático. Nada que seja complicado demais ou que exija condições inalcançáveis.

O que é preciso para adotar um cachorro de raça

Para adotar cachorro de raça o procedimento varia um pouco de um lugar para outro, e isso deve ser sempre levado em consideração.

Normalmente você precisa de um documento de identificação e em algumas situações pode até ser exigida a visita ao local onde o cão vai ser criado, para que se avalie as reais condições para essa criação. Assinatura de papéis também podem ser exigidas.

Processo de adoção

O processo de adoção em si é feito por meio de papéis em que você se disponibiliza e responsabiliza pelo cuidado do cachorro, e da parte do local em que ele é adotado todas as informações referentes à saúde, como as vacinas, por exemplo. Tudo isso serve para que você já tenha toda a saúde do pet monitorada.

Como já dito, o procedimento varia muito de local para local e por isso pode ser que você encontre maior ou menor burocracia ao adotar cachorro de raça.

Custos com um cachorro de raça

Assim como os procedimentos, os custos para ter um cachorro de raça são muito variados. Veterinários podem cobrar adicionais para problemas específicos de raças, por exemplo.

Pesquisar uma média de preço antes de adotar cachorro de raça pode ser uma forma de evitar grandes surpresas e também faz parte de um planejamento. Pense sempre nos custos com alimentação, medicamento, visita a médicos e tudo para que o seu cão não fique sem esses cuidados básicos.

Adotar cachorro de raça filhote ou adulto?

Dois cachorros filhotes caminhando na grama

Uma das maiores dúvidas para quem quer adotar cachorro de raça é saber se opta por cachorros ainda filhotes ou adultos.

É comum quem procure por filhotes e aposte na sua criação e desenvolvimento, mas também existem pessoas que já preferem cães adultos. O comportamento é uma das diferenças, mas também existem outras características que devem ser muito bem avaliadas no momento de sua escolha.

Características do cachorro filhote

Um cachorro filhote geralmente é mais delicado, de modo que nos primeiros dias você precisa dar uma atenção maior.

Se pensar em adotar cachorro de raça filhote, é importante pensar em todo o cuidado com saúde, alimentação e a própria atenção que deve dar no dia a dia. Importante também se preparar para um amiguinho cheio de energia e disposto a brincar a qualquer momento do dia e incansavelmente.

Características do cachorro adulto

Já para quem prefere adotar cachorro de raça adulto, pode se preparar para encontrar um animal mais centrado, mas também com alguns pontos para se atentar.

Eles podem ser mais impacientes, ou terem um pouco de dificuldade para conseguir entender a dinâmica do novo local onde estão, e por isso é preciso dar tempo para a sua adaptação. Formar vínculo com cães já adultos é algo possível, ainda que carregue um pouco de delicadeza na condução desse processo.

Adotei um cãozinho, e agora?

Dois filhotes de cachorro observando algo

Já adotou seu cão e não sabe o que fazer ou como se comportar? Saiba que é natural ter alguma dificuldade nos primeiros dias ou semanas em que você conseguiu adotar cachorro de raça.

Algumas orientações básicas são essenciais para que você possa se adaptar à nova rotina, e principalmente para que o cachorro também consiga se adaptar adequadamente ao seu novo lar.

Cuidados com a adaptação

Para adaptar bem o seu amiguinho, é preciso dedicar também um espaço para que ele possa descansar.

Dedicar um lugar exclusivo do seu pet faz toda a diferença, já que ele vai ter um ponto da casa em que pode se sentir mais protegido. Dessa forma o seu comportamento vai aos poucos atingindo o que se espera, com muita festa e algumas dores de cabeça de vez em quando também.

Cuidados com a alimentação

A alimentação para um cachorro recém adotado, é algo delicado, especialmente quando se quer adotar cachorro de raça ainda filhote.

Para os filhotes, é indicado o processo de alimentação natural, com leites especiais, depois a inserção, aos poucos, de alimentos mais sólidos. Para os adultos, você pode pedir informações sobre sua alimentação, caso seja possível, e se não, invista em alimentos variados, sempre de ordem natural.

Atenção com as vacinas

Cachorros precisam estar vacinados. Isso não é negociável e não deve ser negligenciado. Isso pode custar a vida do seu grande amigo.

Ao adotar um cachorro de raça, busque saber sobre as vacinas e se há especificidades para a raça dele. Verifique se estão em dia e quais as orientações para as próximas vacinas.

Procure um veterinário de rotina

Não somente as vacinas, mas a saúde do pet é importante quando se quer adotar um cachorro. Leve sempre o cão a um veterinário para ser feita uma avaliação e procure saber sobre problemas específicos da raça do cachorro

Mas isso não deve ser feito somente no momento da adoção, mas de forma recorrente, monitorando a sua saúde e evitando doenças.

Onde adotar um cachorro de raça ou mestiço?

Mulher abraçando um cachorro

Adotar cachorro de raça ou mestiço? Essa dúvida acaba sempre tomando conta de muitas pessoas nesse momento decisivo.

Os cães de raça são os mais procurados, mas as pessoas acabam optando pela adoção de fato de cachorros mestiços, os famosos vira latas, já que são os que sofrem com situações muito delicadas de abandono. A seguir, alguns sites onde você pode encontrar um amigo pet para adoção.

Amigo Não Se Compra

O site Amigo Não Se Compra (https://www.amigonaosecompra.com.br/) é especializado em recolhimento de cães para adoção, e posterior endereçamento para aqueles que estão interessados em adotar cachorro de raça ou mestiço.

No site você tem todas as informações de cuidados, as opções de cães, suas histórias e também dicas de cuidado com cachorros. É uma excelente forma de conseguir adotar e ter acesso a uma série de dicas para criar bem o seu cachorro.

Pet Feliz

O Pet Feliz (https://www.petfeliz.com.br/) também segue a mesma linhagem de criação e cuidado de cães voltados para a adoção, seja de raça ou não.

Se você quer adotar cachorro de raça, mestiço, vira lata, esse é um canal interessante. Lá você tem dicas de cuidado e pode também fazer doações para que os cachorros possam ser bem cuidados nos locais onde se encontram.

Cão Viver

O site Cão Viver (https://www.caoviver.com.br/) também é uma das possibilidades de conseguir adotar cachorro de raça ou não, atendendo ao que você de fato precisa.

Assim como nos exemplos anteriores, é possível ter acesso a conteúdos de cuidados pós adoção, e também espaço para realizar doações e ajudar o local que trabalha com esse tipo de serviço.

Ampara Animal

Ampara Animal (https://amparanimal.org.br/) é também um espaço especializado para adotar cachorro de raça ou não, tendo todo o suporte no momento da adoção.

O acompanhamento depois do processo pode ser feito, a fim de que seja monitorada a saúde do animal e sua adaptação. Também ela aceita doações e pode ter esse tipo de suporte financeiro ou em suprimentos para a estadia dos cães.

Como saber se um cachorro é de raça pura?

Cachorro segurando com a boca sua guia

Quando se quer adotar cachorro de raça, o maior medo é não encontrar um cachorro de raça pura. Saber se ele é de raça é um processo que não é tão simples, e nem mesmo no olho é possível obter esse tipo de resposta. Quando o cachorro é filhote, saber dessas informações é ainda mais difícil. Mas algumas dicas podem ajudar neste momento.

Verifique a certificação do criador

Os criadores de cachorros de raça normalmente possuem alguma certificação, que oferece esse tipo de informação de forma precisa. Essa certificação atesta que o cão é de fato de raça pura.

Caso ele não tenha ou não queira mostrar a certificação desconfie da informação. É algo que pode, infelizmente, configurar um golpe, ainda que não se tenha um prejuízo grande, exceto pelo valor pago por quem quer adotar cachorro de raça que não possui aquelas características.

Compare fotos do cãozinho

Como já foi dito, nem sempre no olho é possível saber se o cachorro é de raça pura ou não, mas existem situações em que a característica visual é a que fala mais alto.

O mais importante é não ter esse tipo de ferramenta isolada, conseguindo outras informações que possam favorecer esse ponto. Ao adotar cachorro de raça pesquise antes as características principais, e depois faça a comparação.

Informações do local em que foi cuidado

Se você quer adotar cachorro de raça em um criatório ou uma ONG, procure saber informações diretas com o local onde ele foi criado.

Nem sempre o local tem todas as informações para todos os cachorros, mas ainda assim é possível que ela tenha o conhecimento se é de raça pura ou não, já que alguns cães são doados por donos de cães de raça.

Avaliação de especialista

Em último caso, para adotar um cachorro de raça pura você pode procurar uma avaliação de um especialista, que conhece tudo sobre cachorro.

Não é um tipo de ação muito comum, envolvida somente para pessoas que comprar cachorros muito caros. Essa é uma possibilidade de saber se ele é de raça pura a partir de uma análise profunda de todas as informações disponíveis.

Cachorro de raça ou cachorro mestiço?

Dois cachorros brincando

Muito se falou aqui sobre adotar cachorro de raça, mestiço e também os que não possuem raças definidas. Mas qual a diferença nesses casos?

Existem muitos pontos que devem ser verificados e que vão fazer a diferença na criação. Tanto o temperamento quanto o processo de adaptação ao novo lar são pontos importantes que devem ser verificados.

Principais diferenças

Na adoção de cachorros de raça ou mestiço é preciso entender alguns pontos que diferenciam um do outro. Os cães de raça pura normalmente se dão bem somente com uma determinada marca de ração e o seu temperamento também é único, acompanhando os cães da mesma raça. Os mestiços são mais adaptados a diferentes ambientes e também conseguem se alimentar com uma variedade maior de rações.

Qual devo adotar?

Se você não sabe se deve adotar cachorro de raça ou mestiço, levar em conta a dinâmica do local é a melhor indicação.

Não existe um cachorro melhor que outro, mas alguns que são mais adaptáveis e outros menos. Isso independe de raça. Confie mais em sua intuição e em sua vontade na hora de procurar um amigo para a adoção.

E agora? Pronto para adotar um cachorro de raça?

Cachorro sentado observando algo

O processo de adoção de um amigo pet é algo que faz bem para quem adota e para o cãozinho que ganha um novo lar.

Por isso sempre pense em adotar um cachorro de raça, mestiço ou vira lata sempre em criatórios ou com donos de cães que possuam informações precisas sobre esses animais. Informações que vão fazer a diferença na saúde e nos cuidados que eles podem demandar no seu dia a dia.

Não importa a forma, a raça ou o valor, mas sempre o que você sente e o que você pode oferecer para que o cachorro se sinta confortável em seu lar e possa demonstrar todo o seu afeto e alegria.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Palavras-chave relacionadas


cuidados criar dicas filhotes

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.